7º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA A PROVA E RECUPERAÇÃO - CAP. 7 E 8

1- EXPLIQUE COMO SURGIU O RENASCIMENTO NO SÉCULO XI.
2- CARACTERIZE O RENASCIMENTO.
3- O QUE É O HUMANISMO?
4- QUAIS AS INOVAÇÕES TÉCNICAS NAS ARTES RENASCENTISTAS?
5- COMO SE DIVIDIA O RENASCIMENTO ITALIANO? COMENTE.
6- QUAL A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA NA PROPAGAÇÃO DO RENASCIMENTO
7- CITE E COMENTE SOBRE: ESCRITORES, PINTORES E CIENTISTAS DO RENASCIMENTO.
8- QUAIS OS MOTIVOS DA REFORMA PROTESTANTE?
9- QUAIS OS PRIMEIROS REFORMADORES? COMENTE.
10- QUEM FOI MARTINHO LUTERO? EXPLIQUE A REFORMA LUTERANA.
11- COMO SE CARACTERIZAVA A DOUTRINA LUTERANA? 
12- QUEM FOI JOÃO CALVINO? EXPLIQUE A REFORMA CALVINISTA.
13- QUEM FOI HENRIQUE VIII? EXPLIQUE A REFORMA ANGLICANA.
14- QUAL O OBJETIVO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA?
15- COMENTE SOBRE A ORDEM DOS JESUÍTAS E O CONCÍLIO DE TRENTO.
16- POR QUE O TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO FOI CRIADO? COMO FUNCIONAVA?


QUESTÕES DE REVISÃO PARA SISTEMÁTICA DA ETAPA 4
CAP. 13 E 14


1- QUAL O PRODUTO COMERCIALIZADO PELOS PORTUGUESES ASSIM QUE CHEGARAM NO BRASIL?
2- O QUE OS ÍNDIOS ESTRANHARAM COM RELAÇÃO AOS PORTUGUESES EM SEU PRIMEIRO CONTATO?
3- QUE FATORES FACILITARAM A DESTRUIÇÃO DOS ÍNDIOS PELOS PORTUGUESES?
4- QUEM ERAM OS DONATÁRIOS?
5- QUAIS OS DIREITOS E DEVERES DOS PROPRIETÁRIOS DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.
6- POR QUE NEM TODAS AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS OBTIVERAM SUCESSO?
7- QUAL A FUNÇÃO DOS GOVERNADORES-GERAIS?
8- O QUE FOI A GUERRA DE ITAPUÃ?
9- QUEM ERAM OS HOMENS BONS?
10- QUAL A IMPORTÃNCIA DA PRODUÇÃO DO AÇÚCAR PARA O NORDESTE?
11- O QUE ERAM AS DROGAS DO SERTÃO?
12-COMO ERA DIVIDIDA A SOCIEDADE COLONIAL BRASILEIRA?
13- QUEM ERAM OS SENHORES DE ENGENHO?
14- CARACTERIZE O TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL COLONIAL.

15- COMENTE SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DE MAURÍCIO DE NASSAU NO NORDSTE HOLANDÊS.

SOBRE BRASIL COLONIAL CLIQUE AQUI

CORREÇÃO CAP. 14

I- RETOMANDO

1- O CAPÍTULO FORNECE ELEMENTOS PARA A PRODUÇÃO DO TEXTO.

2-

  • A MORTE DE INDÍGENAS NAS ÁREAS AÇUCAREIRAS (POR MORTE OU FUGA).
  • A ALTA LUCRATIVIDADE DO COMÉRCIO AFRICANO PELO ATLÂNTICO
  • A HABILIDADE DE AFRICANOS NA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR

3- ALTERNATIVA D.

4- 
A- OS ESCRAVIZADOS ERAM ESSENCIAIS AO FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA COLONIAL, POIS SEM ELES ERA IMPOSSÍVEL CONSEGUIR E CONSERVAR A RIQUEZA.
B- DIZ QUE ELES RECEBIAM MAIS CASTIGO DO QUE COMIDA E ROUPA. E QUE OS CASTIGOS ERAM DADOS SEM QUE HOUVESSE CERTEZA DA CULPA DO ACUSADO E COM INSTRUMENTOS MUITO RIGOROSOS.

C- PESSOAL

5- 
A- ELE APONTA QUE A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR COLABOROU PARA A DESTRUIÇÃO DAS MATAS PRÓXIMAS DOS ENGENHOS.

B- SIM. A CULTURA DA CANA E A PRODUÇÃO DO AÇÚCAR COLABORARAM PARA A DESTRUIÇÃO DA MATA ATLÂNTICA. ISSO EXPLICA PORQUE ATUALMENTE ELA SE ENCONTRA REDUZIDA A CERCA DE 8% DE SUA COBERTURA ORIGINAL. 

II- LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA

LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS

VOZES DO PASSADO

A- CASO O AÇÚCAR BRASILEIRO FOSSE DIRETAMENTE PARA A HOLANDA , SEM TER DE PAGAR IMPOSTOS EM PORTUGAL, CHEGARIA Á HOLANDA MAIS BARATO E PODERIA SER VENDIDO COM MAIOR LURO.

B- ORIENTAL - LESTE
MERIDIONAL- SUL
SETENTRIONAL- NORTE

C- ELE DIZ QUE O NORTE DO BRASIL É A PARTE DA AMÉRICA DO SUL MAIS PRÓXIMA DOS ´PAÍSES BAIXOS, E SENDO ASSIM, O CUSTO E O TEMPO DA VIAGEM SERIAM MENORES.

D- SIM. ESTE DOCUMENTO DA ÉPOCA MOSTRA QUE O PRINCIPAL MOTIVO DAS INVASÕES HOLANDESAS NO BRASIL ERA CONTINUAR LUCRANDO COM A COMERCIALIZAÇÃO DO AÇÚCAR BRASILEIRO NA EUROPA. 

III- INTEGRANDO COM...MATEMÁTICA.

A- CRESCIMENTO: ENTRE 1500 E 1670.
DECRESCIMENTO: ENTRE 1650 E 1670.

B- A MAIOR EXPORTAÇÃO OCORREU EM 1650, QUANDO FORAM EXPORTADAS CERCA DE 1700 TONELADAS.

C- A ECONOMIA AÇUCAREIRA APRESENTOU DECLÍNIO; ISSO OCORREU POR DUAS RAZÕES PRINCIPAIS: A CONCORRÊNCIA DO AÇÚCAR PRODUZIDO NAS ANTILHAS E A CRISE VIVIDA PELA EUROPA  DESDE 1650 E 1700.

IV- VOCÊ CIDADÃO

A- NOS TEMPOS COLONIAIS, ELE ERA PRODUZIDO EM ENGENHOS POR MOENDAS QUE CONTAVAM COM FORÇA HUMANA, ANIMAL OU DA ÁGUA, HOJE ELE É PRODUZIDO EM USINAS POR MÁQUINAS POSSANTES.

B- PESSOAL

C- PESSOAL



CORREÇÃO CAP. 13-

I- RETOMANDO

1-
A- PAU-BRASIL: ÁRVORE TÍPICA DA MATA ATLÂNTICA, SUA MADEIRA TINHA VALOR COMERCIAL E ERA USADA PARA TINGIR TECIDOS.

FEITORIA: ARMAZÉNS FORTIFICADOS USADOS PARA GUARDAR MERCADORIAS E POLICIAR A REGIÃO.

ESCAMBO: TROCA DE UM PRODUTO POR OUTRO.

B-  PAU- BRASIL ERA OBTIDO PELOS INDÍGENAS E ARMAZENADO NAS FEITORIAS. LÁ ELES TROCAVAM MADEIRA POR FACAS, MACHADOS , ESPELHOS , ETC.

2- AS RELAÇÕES AMIGÁVEIS ENTRE ELES SE DERAM POR MEIO DE ESCAMBO DO PAU-BRASIL ; DO CASAMENTO DE PORTUGUESES E MULHERES TUPIS E DA ALIANÇA DE PORTUGUESES COM ALGUNS GRUPOS INDÍGENAS AFIM DE GUERREAR COM OUTROS GRUPOS.

3- ENTRE AS PRINCIPAIS RAZÕES ESTÃO: ARMAS DE FOGO, DOENÇAS, REGIME DE ESCRAVIDÃO E OFATO DOS INDÍGENAS SEREM FORÇADOS A DEIXAR SEUS HÁBITOS E ACEITAR OS DOS EUROPEUS.

4-
A- POR MEIO DE CORES, NOMES E LEGENDA INTERNA
B- PERNAMBUCO, BAHIA E SÃO VICENTE
C- A PROSPERIDADE DESSAS PROVÍNCIAS SE DEVEU Á PRODUÇÃO AÇUCAREIRA
D- ENTRE OS FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SUCESSO DA AGROINDÚSTRIA AÇUCAREIRA NO NORDESTE ESTÃO; O MASSAPÉ, CLIMA TROPICAL ÚMIDO E A RELATIVA PROXIMIDADE DA EUROPA.
E- A FALTA DE RECURSOS POR ALGUNS DONATÁRIOS, A GRANDE EXTENSÃO DE TERRAS A SEREM ADMINISTRADAS, A FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE ELAS, A RESISTÊNCIA DOS INDÍGENAS E ATAQUES DE CORSÁRIOS.

5-
A- O NÚMERO DE ENGENHEIROS QUE CADA CAPITANIA POSSUÍA EM 1585
B- NORDESTE - PERNAMBUCO , BAHIA E ILHÉUS
C- REPRESENTAVAM 82,7% DO TOTAL

6- A,C,E

7-
A- FUNÇÕES: ELABORAR LEIS PARA A CIDADE, FISCALIZAR A ATUAÇÃO DO PREFEITO E OS GASTOS DA PREFEITURA, ATUAR COMO PONTE ENTRE A POPULAÇÃO E O PREFEITO, CONTROLAR ATIVIDADES ECONÔMICAS, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇO...

B- O SALÁRIO DE UM VEREADOR É RELATIVO AO NÚMERO DE HABITANTES DO MUNICÍPIO. EM CIDADES POPULOSAS O SALÁRIO É BEM MAIS ALTO QUE EM CIDADE PEQUENAS.

C- OS VEREADORES RECEBEM VERBA DE GABINETE PARA PAGAR SALÁRIOS DE ASSESSORES DIRETOS, VERBA INDENIZATÓRIA, AUXÍLIO-PALETÓ, AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO, AUXÍLIO-GASOLINA, COTA MENSAL DE SELOS E TUDO QUE É NECESSÁRIO PARA O GABINETE.

D- O NÚMERO DE VEREADORES DEVE SER PROPORCIONAL AO NÚMERO DE HABITANTES DA CIDADE.

E- QUATRO ANOS

F- PESSOAL


III- INTEGRANDO COM...CIÊNCIAS

A- QUANDO A GRIPE ATINGIU O ATLÂNTICO, ATINGIU UMA POPULAÇÃO IMUNOLOGICAMENTE INCOMPETENTE PARA COMBATÊ-LA E O RESULTADO ... FOI A CATÁSTROFE.

B- O CORPO DO EUROPEU HANS STADEN TINHA DEFESAS NATURAIS CONTRA A DOENÇA. COMO DIZ O TEXTO: "PRESUME-SE QUE A GRIPE , CAUSADA PELO ... VÍRUS INFLUENZA, SE PROPAGASSE NA EUROPA DESDE O SÉCULO XII".

C- A VACINAÇÃO

D- AS VACINAS CONSISTEM NA APLICAÇÃO DE VÍRUS ATENUADOS OU PEDAÇOS DE VÍRUS NO CORPO. O ORGANISMO ESTIMULA A PRODUÇÃO DE MAIS CÉLULAS DE DEFESA,QUE RECONHECEM O VÍRUS COMO CORPO ESTRANHO. EM UMA POSSÍVEL INFECÇÃO, O SISTEMA D DEFESA DO CORPO REAGE DE FORMA MAIS RÁPIDA E INTENSA PARA COMBATER O VÍRUS.

E- PESSOAL.

IV- VOCÊ CIDADÃO!

A- A AUTORA DO TEXTO É KALUANÃ, LÍDER INDÍGENA TUPINAMBÁ.
B- ELA VÊ COMO UMA INVASÃO DE TERRAS INDÍGENAS QUE ELA CHAMA DE "NOSSAS TERRAS".
C- ELA DEFENDE OS INTERESSES DOS ÍNDIOS TUPINAMBÁS ÁS TERRAS QUE TRADICIONALMENTE OCUPAM.
D- ELA USA DOIS ARGUMENTOS: 1 - OS ÍNDIOS JÁ ESTAVAM AQUI QUANDO CABRAL CHEGOU. 2- A DÍVIDA QUE O GOVERNO, OS FAZENDEIROS E OS CORONÉIS TÊM COM O POVO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA.
E- PESSOAL
F- PESSOAL



REVISÃO PARA A PROVA PARCIAL 7º ANO – CAP. 12
ETAPA 4
1- QUAL PAÍS EUROPEU OCUPOU O TERRITÓRIO ASTECA? QUAL PAÍS ESTÁ SITUADO NO TERRITÓRIO DO ANTIGO IMPÉRIO ASTECA?

R- OS ESPANHÓIS TOMARAM CONTA DO TERRITÓRIO ASTECA. ATUALMENTE É O MÉXICO.

2- COMO FOI O PRIMEIRO CONTATO ENTRE HENAN CORTEZ E MONTEZUMA?

R- FOI AMISTOSO. HERNAN CORTEZ FOI RECEBIDO NO PALÁCIO ASTECA.

3- CUZCO FOI A CIDADE MAIS IMPORTANTE DE QUAL IMPÉRIO DA AMÉRICA?

R- INCA

4- O PERU É O PAÍS QUE OCUPA O TERRITÓRIO DE QUAL ANTIGO IMPÉRIO AMERICANO?

R- INCA

5- QUAIS OS FATORES FACILITARAM A VITÓRIA DOS ESPANHÓIS NA AMÉRICA SEGUNDO O HISTORIADOR MATTHEW RESTALL?

R- DOENÇAS, A DESUNIÃO E RIVALIDADE ENTRE OS AMERÍNDIOS, AS ARMAS DE FOGO , A NEGOCIAÇÃO ENTRE AMERÍNDIOS E ESPANHÓIS POIS OS AMERÍNDIOS PRECISAVAM PROTEGER SUAS FAMÍLIAS.

6- QUAL A IMPORTÂNCIA DA MINERAÇÃO PARA A AMÉRICA ESPANHOLA?

R- A MINERAÇÃO ERA O MAIOR INTERESSE DOS ESPANHÓIS, FOI COM ESSE OBJETIVOS QUE ELES VIERAM PARA A AMÉRICA.

7- A OBRIGAÇÃO DOS MEMBROS DAS ALDEIAS TRABALHAREM PARA OS ESPANHÓIS 4 MESES AO ANO SE CHAMAVA: MITA

8- O DIREITO DO COLONO ESPANHOL DE EXPLORAR O TRABALHO INDÍGENA NAS MINHAS SE CHAMAVA  ENCOMIENDA

9- QUAIS OS GRUPOS SOCIAIS QUE FORMAVAM A SOCIEDADE ESPANO-AMERICANA? COMENTE SOBRE CADA UM DELES.


  • CHAPETONES: COLONOS NASCIDOS NA ESPANHA
  • CRIOLLOS: FILHOS DE ESPANHÓIS NASCIDOS NA AMÉRICA
  • MESTIÇOS: FILHOS DE ESPANHÓIS OU CRIOLLOS COM INDÍGENAS OU AFRICANOS.
  • INDÍGENAS: A MAIORIA DA POPULAÇÃO E ERAM EXPLORADOS NAS FAZENDAS, TECELAGENS E MINAS.
  • AFRICANOS ESCRAVIZADOS: TRABALHAVAM PRINCIPALMENTE EM PLANTAÇÕES DE CACAU NA COLÔMBIA, EQUADOR, VENEZUELA E CUBA.

10- EXPLIQUE O QUE ERAM:
OS ADELANTADOS: HOMENS QUE TINHAM DIREITO DE CONQUISTAR E EXPLORAR TERRAS AMERICANAS COM ORDEM DOS ESPANHÓIS.

OS CABILDOS: CÂMARAS MUNICIPAIS PARA ADMINISTRAR AS CIDADES COLONIAIS E FAZER CUMPRIR AS LEIS E GARANTIR A SEGURANÇA DA COLÔNIA ESPANHOLA.

AS CAPITANIAS GERAIS: PARA DEFENDER A COLÔNIA DE ATAQUES DE PIRATAS

11- QUAL PAÍS ATUALMENTE OCUPA O TERRITÓRIO DO VICE-REINADO DA NOVA ESPANHA? 

R- MÉXICO

12- EXPLIQUE O QUE ERA O COMÉRCIO TRIANGULAR.

  • OS COLONOS CONSEGUIAM MELAÇO NAS ANTILHAS E TRANSFORMAVAM EM RUM
  • TROCAVAM O RUM POR ARMAS E TECIDOS POR PESSOAS ESCRAVIZADAS NA COSTA OCIDENTAL DA ÁFRICA.
  • LEVAVAM OS ESCRAVIZADOS PARA SEREM VENDIDOS NAS FAZENDAS NAS ANTILHAS E VOLTAVAM DE LÁ COM MAIS MELAÇO DE CANA PARA TRANSFORMAR EM RUM.


CORREÇÃO DO CAPÍTULO 12

I RETOMANDO
1-
A- A VITÓRIA DOS ESPANHÓIS SE DEVE A MÚLTIPLOS FATORES ENTRE ELES: DOENÇAS, A DESUNIÃO E RIVALIDADES ENTRE OS INDÍGENAS, AS ARMAS DOS CONQUISTADORES, O FATO DOS AMERÍNDIOS LUTAREM EM SUA PRÓPRIA TERRA E PRECISAREM PROTEGER SEUS PARENTES, CASAS E PLANTIOS.
B- PESSOAL

2-
1) IMPERADOR ASTECA DO INÍCIO DA CONQUISTA.
2) PROFISSIONAL QUE ESTUDA OS POVOS POR MEIO DE VESTÍGIOS MATERIAIS.
3) PROCESSO DE TOMADA DE TERRAS AMERICANAS PELOS CONQUISTADORES EUROPEUS.
4) NOME DAS MINAS DE PRATA, LOCALIZADAS NA ATUAL BOLÍVIA, EXPLORADA PELOS INDÍGENAS A SERVIÇO DOS ESPANHÓIS.
5) CONQUISTADOR ESPANHOL DAS TERRAS ASTECAS.
6) GOVERNANTE INCA QUE FOI AO ENCONTRO DOS ESPANHÓIS.
7) NOME DAS MINAS DE PRATA, LOCALIZADAS NO ATUAL MÉXICO, EXPLORADAS PELOS INDÍGENAS A SERVIÇO DOS ESPANHÓIS.
8) CONQUISTADOS ESPANHOL DAS TERRAS INCAS.
9) ÚLTIMO LÍDER DA RESISTÊNCIA INCA AOS ESPANHÓIS.
10) DOENÇA CONTAGIOSA TRAZIDA À AMÉRICA PELOS EUROPEUS.
11) TRABALHO OBRIGATÓRIO QUE OS MEMBROS DAS ALDEIAS TINHAM DE PRESTAR PARA OS ESPANHÓIS QUATRO MESES POR ANO.
12) DIREITO DADO AO COLONO ESPANHOL DE EXPLORAR O TRABALHO INDÍGENA NAS MINAS, PLANTAÇÕES E FAZENDAS.

3-
A- ADELANTADO
B- CONSELHO DAS ÍNDIAS
C- CABILDOS.
4-
A- ENCOMIENDA – DIREITO CONCEDIDO AO COLONO ESPANHOL DE EXPLORAR O TRABALHO INDÍGENA NAS MINAS, PLANTAÇÕES E FAZENDAS. EM TROCA, O COLONO DEVIA DAR AOS INDÍGENAS ASSITÊNCIA MATERIAL E RELIGIOSA, OU SEJA, ALIMENTÁ-LOS E ENSINAR-LHES A RELIGIÃO CATÓLICA.
B- MITA ERA O TRABALHO FORÇADO QUE OS INDÍGENAS TINHAM DE PRESTAR PARA OS ESPANHÓIS 4 MESES POR ANO. ESSES TRABALHADORES (MITAYOS) RECEBIAM 1/3 DO SALÁRIO DOS TRABALHADORES LIVRES.
C- PESSOAL.
5- PESSOAL.
6- ASPECTOS ECONÔMICOS:
COLÔNIAS DO CENTRO-NORTE: PEQUENA PROPRIEDADE, POLICULTURA, PRODUÇÃO DE MANUFATURAS E COMÉRCIO TRIANGULAR ( AMÉRICA NO NORTE, ÁFRICA E ANTILHAS)
COLÔNIAS DO SUL: GRANDE PROPRIEDADE ESCRAVOCRATA  (PLANTATION), MONOCULTURA PARA O MERCADO EXTERNO – INGLATERRA.
POLÍTICO
COLÔNIAS DO CENTRO-NORTE: AUTONOMIA RELATIVA, ASSEMBLEIA PARA ELABORAR LEIS, ADMINISTRAVAM IMPOSTOS E VOTAVAM O ORÇAMENTO.
COLÔNIAS DO SUL: AUTONOMIA RELATIVA, ASSEMBLEIA PARA ELABORAR LEIS, ADMINISTRAVAM IMPOSTOS E VOTAVAM O ORÇAMENTO.
RELAÇÃO COM A INGLATERRA
COLÔNIAS DO CENTRO-NORTE: RELATIVA INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA E FINANCEIRA DA INGLATERRA.
COLÔNIAS DO SUL: RELAÇÃO  DE ESTREITA INDEPENDÊNCIA DA INGLATERRA.

II- LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA
VOZES DO PASSADO.
A- CORTEZ ERA UM OFICIAL ESPANHOL E COMANDOU A CONQUISTA  DO IMPÉRIO ASTECA.
B- ELE RELATA UMA DE SUAS PRIMEIRAS CONQUISTAS.
C- “AO TOMAREM CONHECIMENTO, POR MEU INTERMÉDIO, DA EXISTÊNCIA DE VOSSA ALTEZA E DE VOSSO IMENSO PODER REAL, MANIFESTARAM SEU DESEJO DE SE TORNAREM VASSALOS DE VOSSA MAJESTADE E MEUS ALIADOS”.
D-
I- UM REI PODEROSO E BENEVOLENTE.
II- UM TIRANO CRUEL, QUE GOVERNAVA PELA FORÇA.
III- COMO UM COLABORADOR DO REI E UMA PESSOA QUE TRATA BEM OS INDÍGENAS VASSALOS DO REI.
IV- PESSOAL.
V- PESSOAL.

III- INTEGRANDO COM ...MATEMÁTICA
A- EM 1519 A POPULAÇÃO ERA 25,3 MILHÕES E, EM 1605, ERA DE 1 MILHÃO.
B- HOUVE UMA QUEDA BRUSCA DO NÚMERO DE HABITANTES.
C- O QUE EXPLICA O FENÔMENO APRESENTADO NO GRÁFICO É A DIZIMAÇÃO DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS DA REGIÃO, RESULTANTE DA CONQUISTA ESPANHOLA NA AMÉRICA.
D- A MAIOR REDUÇÃO DA POPULAÇÃO OCORREU EM 1519 CORRESPONDENTE A 2,53 MILHÕES, VALOR MAIOR QUE A POPULAÇÃO EM 1605, QUE ERA DE 1 MILHÃO.

IV- VOCÊ CIDADÃO!
A- “COMO TUDO ME ERA NOVO, TUDO O QUE VINHA CAUSAVA-ME ASSOMBRO”.
B- O AUTOR DESCREVE UM LEILÃO DE ESCRAVOS NA AMÉRICA DO NORTE.
C- OS COMPRADORES DEMONSTRAVAM ANSIEDADE E OS ESCRAVIZADOS, MEDO, TERROR.
D- “ DESSA MANEIRA, SEM ESCRÚPULOS , ERAM SEPARADOS PARENTES E AMIGOS, A MAIORIA PARA NUNCA MAIS VOLTAREM A SE VER”.
E- PESSOAL.

F- PESSOAL.










QUESTÕES DE REVISÃO PARA A SISTEMÁTICA
ETAPA-3


1- DURANTE A FORMAÇÃO DOS ESTADOS MODERNOS, OS MONARCAS RECEBERAM APOIO DE QUAIS GRUPOS SOCIAIS?

R- PARTE DA NOBREZA E GRANDES COMERCIANTES.

2- ELABORE UM TEXTO QUE EXPLIQUE A FORMAÇÃO DA MONARQUIA INGLESA .

  • SÉCULO XI
  • GUILHERME , O CONQUISTADOR
  • CONQUISTOU TERRITÓRIOS ONDE HOJE É A INGLATERRA E SE TORNOU REI
  • DIVIDIU AS TERRAS EM CONDADOS
  • NOMEOU FUNCIONÁRIOS REAIS PARA ADMINISTRAR OS CONDADOS
  • PROIBIU GUERRAS ENTRE A NOBREZA
  • HENRIQUE II ACELEROU O FORTALECIMENTO DO PODER REAL
  • RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO LUTOU NAS CRUZADAS E FICAVA FORA DO PAÍS
  • JOÃO SEM TERRA PERDEU TERRAS NAS GUERRAS
  • NOBREZA SE REVOLTOU CONTRA AUMENTOS DE IMPOSTOS PROMOVIDOS POR HENRIQUE III 
  • HENRIQUE III NEGOCIOU COM REBELDES
  • A BURGUESIA PASSOU A FAZER PARTE DO PARLAMENTO 
  • O PARLAMENTO SE DIVIDIU EM DUAS CASAS - NOBRES E CLERO: CÂMARA ALTA
  • CONDADOS E BURGOS: CÂMARA BAIXA

3- ELABORE UM TEXTO QUE EXPLIQUE A FORMAÇÃO DA MONARQUIA FRANCESA.

  • FILIPE AUGUSTO
  • CONQUISTOU FEUDOS, CASOU POR INTERESSE
  • COMPROU TERRAS DOS NOBRES
  • TINHA EXÉRCITO ASSALARIADO
  • LUÍS IX - CENTRALIZOU O PODER
  • OS CONDENADOS PELA NOBREZA PODERIAM RECORRER AO TRIBUNAL DO REI
  • CRIOU A MOEDA ÚNICA NO IMPÉRIO
  • FILIPE IV - PODER CENTRALIZADO
  • EXIGIU PAGAMENTO DE IMPOSTOS DO CLERO
  • OS ESTADOS GERAIS APROVARAM A SUA DECISÃO
  • GANHOU PODER E IMPÔS SUA AUTORIDADE NO REINO. 
4- QUAIS AS MONARQUIAS IBÉRICAS? COMO ESSAS MONARQUIAS SE FORMARAM? EXPLIQUE A FORMAÇÃO DE CADA UMA.

  • PORTUGAL E ESPANHA
  • PORTUGAL -SÉCULO IX
  • HENRIQUE DE BORGONHA GANHOU DO REI UMA FAIXA DE TERRA DO REI DE LEÃO E CASTELA
  • CONDADO PORTUCALENSE
  • COMBATEU OS ÁRABES
  • SEU FILHO, AFONSO HENRIQUES
  • CONTINUOU O COMBATE AOS ÁRABES
  • LUTOU CONTRA A INDEPENDÊNCIA DO CONDADO
  • ROMPEU COM O REINO DE LEÃO E CASTELA
  • PROCLAMOU A INDEPENDÊNCIA DO CONDADO
  • ASSIM NASCEU O REINO DE PORTUGAL
  • ESPANHA - VIZINHA A PORTUGAL
  • CRISTÃOS X ÁRABES MUÇULMANOS - LUTA LIDERADA PELOS REINOS DE ARAGÃO E CASTELA
  • ESSES REINOS TINHAM CIDADES PORTUÁRIAS
  • BARCELONA ERA UMA DELAS
  •  1469- FERNANDO DE ARAGÃO E ISABEL DE CASTELA SE CASAM
  • UNEM SUAS TERRAS E COMBATEM OS ÁRABES
  • 1492- CONQUISTAM GRANADA - ÚLTIMO REDUTO ÁRABE NA PENÍNSULA IBÉRICA
  • CONQUISTARAM NAVARRA
  • FORMARAM O REINO DA  ESPANHA
5- CARACTERIZE O ABSOLUTISMO.

R- GRANDE CONCENTRAÇÃO DE PODER NAS MÃOS DO REI.

6- QUAIS OS FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O APERFEIÇOAMENTO DO ABSOLUTISMO?

R- IMPRENSA , REFORMA PROTESTANTE E CAÇA ÀS BRUXAS.

7- QUAIS AS 4 BASES PARA A SUSTENTAÇÃO DAS MONARQUIAS ABSOLUTISTAS?

R- EXÉRCITO FORTE, APOIO DA NOBREZA, LEIS FAVORÁVEIS AO PODER REAL, ETIQUETA QUE LEVAVA A ADORAREM O REI COMO UM SER SAGRADO.

8- QUAIS OS TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO? COMENTE SOBRE CADA UM.

R- THOMAS HOBBES: FILÓSOFO INGLÊS. DIZIA QUE O HOMEM É O LOBO DO HOMEM.
JACQUES BOSSUET- BISPO FRANCÊS, PARA ELE O REI É REPRESENTANTE DE DEUS NA TERRA. 

9- CITE 4 CARACTERÍSTICAS DO GOVERNO DE LUÍS XIV, O REI SOL.

  • REINOU POR 54 ANOS
  • EXIGIA DOS SÚDITOS OBEDIÊNCIA E LEALDADE
  • ATENDIA AOS INTERESSES DA NOBREZA E BURGUESIA
  • PROIBIU A LIBERDADE DE CULTO DOS PROTESTANTES
10- O QUE É O MERCANTILISMO E QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

R- CONJUNTO DE IDEIAS E PRÁTICAS ECONÔMICAS

  • METALISMO
  • BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL
  • PROTECIONISMO
  • EXCLUSIVO COMERCIAL
11- O MERCANTILISMO ACONTECEU DA MESMA FORMA EM TODOS OS PAÍSES? EXPLIQUE.

R- NÃO. NA ESPANHA NO SÉCULO XVI, PREDOMINOU O METALISMO.
NA FRANÇA, NA ÉPOCA DE LUIS XIV, PREDOMINOU O PROTECIONISMO.
NA INGLATERRA FOI APLICADO DE FORMA AMPLA PELA RAINHA ELIZABETH I, QUE INCENTIVOU O COMÉRCIO EXTERIOR E A MARINHA MERCANTE.

12- QUAIS OS PERIGOS IMAGINÁRIOS ENFRENTADOS PELOS EUROPEUS NO SÉCULO XV?

R- CRENÇA QUE A TERRA ERA ACHATADA COMO UMA PIZZA, HAVERIA UM ABISMO LONGE DO LITORAL, QUE OS NAVIOS INCENDIARIAM NA ALTURA DA LINHA DO EQUADOR E HAVIA MONSTROS NO MAR.

13- QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS GRANDES NAVEGAÇÕES E AS ESPECIARIAS? CITE ALGUMAS ESPECIARIAS DA ÉPOCA.

R- NAVEGAVAM EM BUSCA DE ESPECIARIAS ORIENTAIS. EX: PIMENTA, CRAVO, CANELA...

14- QUAL ERA A MOTIVAÇÃO ECONÔMICA E RELIGIOSA DOS PORTUGUESES AO NAVEGAR EM MAR ABERTO?

R- BUSCAR UM NOVO CAMINHO PARA BUSCAR ESPECIARIAS NO ORIENTE E EXPANDIR A FÉ CRISTÃ E COMBATER OS INFIÉIS.

15- POR QUE PORTUGAL FOI O PRIMEIRO NAS GRANDES NAVEGAÇÕES?

R- PODER CENTRALIZADO, REVOLUÇÃO DE AVIS, EXPERIÊNCIA EM NAVEGAÇÃO EM MAR ABERTO E TÉCNICAS E CONHECIMENTOS EM NAVEGAÇÃO. 

16- QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DE BARTOLOMEU DIAS E VASCO DA GAMA PARA AS GRANDES NAVEGAÇÕES?

R- BARTOLOMEU DIAS CONTORNOU O CABO DAS TORMENTAS, NO SUL DA ÁFRICA. VASCO DA GAMA CHEGOU A CALICUTE NA ÍNDIA E INICIOU RELAÇÕES COMERCIAIS COM NATIVOS DA REGIÃO. 

17- QUEM INVESTIU NAS NAVEGAÇÕES ESPANHOLAS E QUAL SEU NAVEGADOR PRINCIPAL? COMENTE.

R- INVESTIMENTO DOS REIS FERNANDO E ISABEL. O NAVEGADOR ERA CRISTÓVÃO COLOMBO. COLOMBO QUERIA DAR A VOLTA AO MUNDO PARA CHEGAR AO ORIENTE. ELE ACREDITAVA QUE A TERRA ERA REDONDA E MENOR DO QUE SE IMAGINAVA. NÃO SABIA QUE IA ENCONTRAR UM CONTINENTE NO MEIO DO CAMINHO.SAIU DO PORTO DE PALOS COM 3 CARAVELAS E APÓS 2 MESES CHEGOU AO NOVO CONTINENTE QUE MAIS TARDE SE CHAMOU AMÉRICA.

18- QUAL O OBJETIVO DO TRATADO DE TORDESILHAS? EXPLIQUE O TRATADO.

R- DIVIDIR AS TERRAS ENCONTRADAS AMERICANAS ENTRE PORTUGAL E ESPANHA.

19- QUAL A IMPORTÂNCIA DE PEDRO ÁLVARES CABRAL NAS GRANDES NAVEGAÇÕES? COMO ERA FORMADA A SUA ESQUADRA?

R- ELE CHEGOU EM TERRAS BRASILEIRAS E SUA ESQUADRA ERA FORMADA POR 13 NAVIOS  E CERCA DE 1500 PESSOAS, INCLUINDO PADRES, CARTÓGRAFOS, SOLDADOS E NAVEGADORES EXPERIENTES.

20- POR QUE A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA É UM IMPORTANTE DOCUMENTO HISTÓRICO?

R- PORQUE DESCREVE O QUE OS PORTUGUESES ENCONTRARAM AO CHEGAR NO BRASIL. 

21- CARACTERIZE AS NAVEGAÇÕES INGLESAS, FRANCESAS E HOLANDESAS.

R- 1497- NAVEGADOR GENOVÊS A SERVIÇO DA INGLATERRA, GIOVANNI CABOTO. TENTOU EM VÃO A PASSAGEM PARA O ORIENTE PELO EXTREMO NORTE. EXPLOROU ALGUNS PONTOS DA AMÉRICA DO NORTE. OS FRANCESES BUSCAVAM PASSAGEM PARA O ORIENTE PELO OESTE, ATRAVÉS DO EXTREMO NORTE. JACQUES CARTIER TOMOU POSSE EM NOME DO REI DA FRANÇA, DE PARTE DO CANADÁ E EUA.  TANTO INGLESES E FRANCESES PRATICAVAM A PIRATARIA E FAZIAM FEITORIAS NA ÁFRICA A ÁSIA. OS HOLANDESES CONQUISTARAM VÁRIOS CONTINENTES: ÁFRICA, ÁSIA E AMÉRICA. CHEGARAM AO NORDESTE DO BRASIL.

22- QUAIS AS PRINCIPAIS FONTES PARA O ESTUDO DOS POVOS AMERICANOS?

R- A CULTURA MATERIAL E FONTES ESCRITAS.

23- CARACTERIZE AS SOCIEDADES: MAIA, ASTECA E INCA DO PONTO DE VISTA POLÍTICO, ECONÔMICO, RELIGIOSO E SOCIAL. 


Civilização Maia

  • O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual México). Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.
  • Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As cidades formavam o núcleo político e religioso da civilização e eram governadas por um estado teocrático. O império maia era considerado um representante dos deuses na Terra.
  • A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
  • Arte e arquitetura: pirâmide da civilização maia
  • A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
  • Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
  • A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo  calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.
  • Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes.
  • Desenvolveram muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero.



Civilização Asteca

  • Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram, no século XIV, a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
  • A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides). 
  • Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.
  • Arte asteca e arquitetura: pirâmide da civilização asteca
  • Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.
  • O artesanato asteca era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.
  • A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.
  • Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.



Civilização Inca

  • Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco. Foram dominados pelos espanhóis em 1532.
  •  O imperador, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por: nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média ( funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Esta última camada pagava altos tributos ao rei  em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.

  • Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de  pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade. A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias. A arte destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, tecidos e joias.
  • Domesticaram a lhama (animal da família do camelo) e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã, carne e leite deste animal. Além da lhama, alpacas e vicunhas também eram criadas.

  • A religião tinha como principal deus o Sol (deus Inti). Porém, cultuavam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. Acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo).

  • Criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.





CORREÇÃO CAP. 9 
- ESTADO MODERNO ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO

I- RETOMANDO
1-
BURGUESIA - LEIS FAVORÁVEIS AO COMÉRCIO E PROTEÇÃO DE ESTRADAS.
CAMPONESES - PROTEÇÃO CONTRA OS ABUSOS DOS SEUS SENHORES.
NOBREZA - AJUDA MILITAR PARA REPRIMIR AS REVOLTAS CAMPONESAS.

2-
A- O REI PROÍBE A FORMAÇÃO DE BANDOS ARMADOS  SEM SUA PERMISSÃO.
B- SIM, POIS O REI QUERIA DESMANTELAR OS EXÉRCITOS PARTICULARES DA NOBREZA E ABRIR ESPAÇO PARA A EXISTÊNCIA DE UM ÚNICO EXÉRCITO: O EXÉRCITO PERMANENTE E PROFISSIONAL A SEU SERVIÇO. 
C- AO REI E AOS MERCADORES QUE CIRCULAVAM PELAS ESTRADAS VENDENDO SUAS MERCADORIAS.

3- AS LINHAS DO TEMPO A SEGUIR SERVEM COMO MODELO DE RESPOSTA.

MONARQUIA INGLESA
1066-1154 - GUILHERME I
1154-1189- HENRIQUE II
1189-1199- RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO
1199-1216 - JOÃO SEM-TERRA

MONARQUIA FRANCESA
1180-1213/1226 - FELIPE AUGUSTO
1270-1285 - LUIZ IX
1285-1314 - FELIPE IV, O BELO

4- ALTERNATIVA D  - CORREÇÃO: UMA SEMELHANÇA ENTRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA MONARQUIA PORTUGUESA E O DA ESPANHA ESTÁ EM QUE AMBOS OCORRERAM DURANTE AS LUTAS DE RECONQUISTA. E UMA DIFERENÇA É QUE NO CASO DO REINO DA ESPANHA, FOI DECISIVO O CASAMENTO ENTRE OS REIS FERNANDO E ISABEL.

5- 
A- COMO O TRONO DO PRÓPRIO DEUS
B- DIZ QUE TODO GOVERNO É LEGÍTIMO, SEJA ELE JUSTO OU INJUSTO, PACÍFICO OU VIOLENTO.
C- ESSE TRECHO PODE SER ASSOCIADO À TEORIA DO DIREITO DIVINO DOS REIS. 

6- ALTERNATIVA B - CORREÇÃO: NO REGIME ABSOLUTISTA, O REI ATUAVA COMO MEDIADOR (ÁRBITRO) DO CONFLITO DE INTERESSES ENTRE A BURGUESIA E A NOBREZA.

7- 
A- METALISMO
B- BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL
C- PROTECIONISMO
D- EXCLUSIVO COLONIAL

8- PARA THOMAS HOBBES, O HOMEM ERA O LOBO DO HOMEM, E PARA EVITAR A DESTRUIÇÃO DA HUMANIDADE, OS SERES HUMANOS RENUNCIARAM A TODO DIREITO E A TODA LIBERDADE EM FAVOR DO REI ABSOLUTO; POR ISSO, SEGUNDO HOBBES, O REI NÃO DEVIA SATISFAÇÃO DE SEUS ATOS A NINGUÉM. JÁ PARA JAQUES BOSSUET, O REI É REPRESENTANTE E DEUS NA TERRA; ASSIM, O DIREITO QUE O REI TINHA DE GOVERNAR DE MODO ABSOLUTO POSSUÍA ORIGEM DIVINA ; POR ISSO A TEORIA CRIADA POR BOSSEUT É CHAMADA TEORIA DO DIREITO DIVINO DOS REIS.

II - LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA
VOZES DO PASSADO

A- O TRECHO É: " HAVIA NORMAS FORMAIS PARA PARTICIPAÇÃO NESSE ESPETÁCULO - QUEM TINHA DIREITO A VER O REI, A QUE HORAS E EM QUE PARTE DA CORTE, SE TAL PESSOA PODIA SE SENTAR NUMA CADEIRA OU NUM TAMBORETE (...) OU TINHA QUE PERMANECER DE PÉ".

B- ELE AGIA COMO SE ESTIVESSE NO PALCO, COMO ATOR PRINCIPAL DE UM ESPETÁCULO TEATRAL.

C- ISSO SUGERE QUE A FIGURA DO REI ERA SAGRADA: DAÍ A NECESSIDADE DE DOBRAR O JOELHO DIREITO TÉ TOCAR O SOLO EM SINAL DE VENERAÇÃO.

D- PODE-SE ASSOCIÁ-LO A JACQUES BOSSUET, PARA QUEM A FIGURA DO REI É SAGRADA E SEU PODER EMANA DE DEUS.

C - CRUZANDO FONTES

A- O GOVERNO INGLÊS PRETENDIA GARANTIR PARA A MARINHA BRITÂNICA O MONOPÓLIO DO COMÉRCIO COM SUAS COLÔNIAS NA ÁSIA, NA ÁFRICA OU NA AMÉRICA. DESSA FORMA, DESSA FORMA , A MONARQUIA INGLESA INCENTIVAVA O COMÉRCIO, A NAVEGAÇÃO E A INDÚSTRIA NAVAL DA GRÃ-BRETANHA (INGLATERRA, ESCÓCIA E GALES).

B- AO PROTECIONISMO

C- A AFIRMAÇÃO DE QUE TODOS OS TERRITÓRIOS SOB O DOMÍNIO INGLÊS ERAM PROPRIEDADE OU POSSE DA RAINHA. 

D- A IMAGEM SUGERE O IMENSO PODER DA RAINHA ELISABETH I. 

E- O PROTECIONISMO EXPRESSO NA LEI DE 1660 (FONTE 1 ) FOI A PRÁTICA ECONÔMICA CARACTERÍSTICA  DAS MONARQUIAS ABSOLUTISTAS, COMO A DE ELISABETH I, REPRESENTADA NA PINTURA (FONTE 2 )

III- VOCÊ CIDADÃO!

A- A PIRATARIA DE CDs E DVDs CONSISTE NA ATIVIDADE DE COPIAR, REPRODUZIR OU UTILIZAR CDs OU DVDs INDEVIDAMENTE, SEM A EXPRESSA AUTORIZAÇÃO DOS TITULARES. 

B- OS PREJUÍZOS DA PIRATARIA DE CDs E DVDs PARA A SOCIEDADE SÃO MUITOS: NA ECONOMIA DIMINUI A ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS, E COM ISSO, SOBRA MENOS DINHEIRO PARA O ESTADO INVESTIR NA ECONOMIA, AFETANDO INCLUSIVE OS NÍVEIS DE EMPREGO. ALÉM DISSO, ENCARECE OS PREÇOS DE CDs  E DVDs ORIGINAIS. 

C- PESSOAL


CORREÇÃO CAP. 10 
- AS GRANDES NAVEGAÇÕES

I- RETOMANDO

1-
A- UMA SERPENTE MARINHA ENORME ESTÁ ENVOLVENDO E COMEÇANDO A ENGOLIR UMA EMBARCAÇÃO E SEUS TRIPULANTES.
B- OS HOMENS DAQUELA ÉPOCA ACREDITAVAM QUE O MAR ERA HABITADO POR MONSTROS TERRÍVEIS COMO ESSA SERPENTE MARINHA , QUE ENGOLIA AS EMBARCAÇÕES EM ALTO MAR. 
C- 20% DELAS NAUFRAGAVA
D- NAUFRÁGIOS DURANTE AS GRANDES NAVEGAÇÕES - 20% NAUFRAGAVAM E 80% ERAM BEM-SUCEDIDAS. 

2-
A- ELES REPONDERAM: "VIEMOS BUSCAR CRISTÃOS E ESPECIARIAS". 
B- QUISERAM DIZER QUE O OBJETIVO ERA CONVERTER OS NATIVOS AO CRISTIANISMO E CONSEGUIR  ESPECIARIAS
C- ERAM TEMPEROS: CRAVO, CANELA, PIMENTA, BAUNILHA, GENGIBRE, MOSTARDA, ETC.
D- ERA UMA ROTA MARÍTIMA QUE LIGAVA O LITORAL DE PORTUGAL À ÍNDIA, RETORNANDO A ÁFRICA PELO ATLÂNTICO. TINHA O NOME DE ROTA DO CABO DA BOA ESPERANÇA.

3-
A- AO OCEANO ATLÂNTICO
B- A EXPANSÃO MARÍTIMA-COMERCIAL PORTUGUESA ATRAVÉS DO ATLÂNTICO.
C- QUIS DIZER QUE MUITOS HOMENS MORRERAM NAS VIAGENS QUE CONDUZIRAM À CONQUISTA DO ATLÂNTICO PELOS PORTUGUESES. 

4-
A- IMPORTANTE PONTO DE COMÉRCIO ENTRE ÁRABES E ITALIANOS, SITUADO NO NORTE DA ÁFRICA. 
B- PRIMEIRO NAVEGADOR PORTUGUÊS A CHEGAR ÀS ÍNDIAS.
C- ESPECIARIA MUITO APRECIADA NA ÁFRICA E NO BRASIL. 
D- EMBARCAÇÃO USAVA NAS GRANDES NAVEGAÇÕES.
E- SEGUNDO NOME DO NAVEGADOR QUE CHEGOU À AMÉRICA EM 1492.
F- CONCORRENTES DOS PORTUGUESES NAS VIAGENS DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. 
G- OCEAN QUE OS PORTUGUESES ATRAVESSARAM PARA CHEGAR ÁS TERRAS ONDE HOJE É O BRASIL.
H- PAÍS PIONEIRO NAS GRANDES NAVEGAÇÕES.
I- ENTREPOSTO COMERCIAL FORTIFICADO.
J- CONTINENTE QUE OS PORTUGUESES CONTORNARAM PARA CHEGAS ÀS ÍNDIAS. 
K- LOCAL ONDE CABRAL APORTOU NA BAHIA.

5- ALTERNATIVA B - CORREÇÃO: OS PORTUGUESES LUCRARAM MUITO COM A VIAGEM DE VASCO DA GAMA ÀS ÍNDIAS. AO REGRESSAR À LISBOA, ELE TROUXE CONSIGO UMA FORTUNA EM PIMENTA, CANELA E GENGIBRE. A VENDA DESSAS ESPECIARIAS POSSIBILITOU AOS INVESTIDORES UM LUCO EXTRAORDINÁRIO. 

III- LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA

VOZES DO PASSADO

A- SIM. O VIAJANTE DESCREVE O TATU A PARTIR DE OBSERVAÇÃO.
B- NÃO, POIS ELE DESCREVE DE MODO DETALHADO.
C- SAGUI, COTIA, PREGUIÇA,MICO-LEÃO-DOURADO, ETC. ELES INTEGRAM A FAUNA DA MATA ATLÂNTICA.

III- INTEGRANDO COM ... CIÊNCIAS.

A- ELE O DESCREVE COMO UMA DOENÇA CRUEL E FEIA.
B- DE ACORDO COM CAMÕES,A GENGIVA DO DOENTE INCHAVA E APODRECIA. 
C- O ESCORBUTO CAUSA INCHAÇO E SANGRAMENTO NA GENGIVA, DOR NAS ARTICULAÇÕES, OS DENTES CAEM, OS PÉS INCHAM , OCORRE ANEMIA AGUDA E EM CASOS AGUDOS ACONTECE ICTERÍCIA, CONVULSÕES E HIPOTENSÃO. 
D- ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C. FRUTAS, VERDURAS - LARANJA, LIMÃO, MORANGO, TOMATE, BRÓCOLIS, COUVE-FLOR, GOIABA, MAGA, ALFACE, ALHO, RÚCULA, KIWI, ETC. 

IV- VOCÊ CIDADÃO!

A- NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, QUANDO UM PAÍS EXERCE PODER POLÍTICO , ECONÔMICO OU CULTURAL SOBRE OUTRO, DIZ-SE QUE ESSE OUTRO ESTÁ NA SUA ZONA DE INFLUÊNCIA.

B- O TRATADO DE TORDESILHAS DIVIDIA AS NOVAS TERRAS ENTRE PORTUGAL E ESPANHA. OS DOIS PAÍSES SE UTILIZAVAM DE SEU PODER POLÍTICO, MILITAR E ECONÔMICO PARA IMPOR SEU DOMÍNIO SOBRE NOVAS TERRAS E SUAS GENTES. 

C- PESSOAL.




CAP.10 - AS GRANDES NAVEGAÇÕES



CAP. 11 - AMÉRICA: ASTECAS , MAIAS E INCAS



CORREÇÃO DA REVISÃO



CAP. 8 – REFORMA E CONTRARREFORMA
1- O QUE FOI A REFORMA PROTESTANTE? POR QUE ELA ACONTECEU? CITE OS MOTIVOS.
R- A REFORMA PROTESTANTE FOI A MAIOR DIVISÃO JÁ VERIFICADA NO CRISTIANISMO. A REFORMA ACONTECEU PORQUE A IGREJA ERA MUITO RICA E PODEROSA , PORÉM , UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, GRUPOS SOCIAIS E LÍDERES POLÍTICOS E RELIGIOSOS ESTAVAM DESCONTES COM ESSA SITUAÇÃO.

2- O RENASCIMENTO CULTURAL DA IDADE MÉDIA INFLUENCIOU A REFORMA PROTESTANTE? JUSTIFIQUE.
R- SIM. ATRAVÉS DE UMA GRANDE RENOVAÇÃO DE IDEIAS E ATITUDES DAS PESSOAS QUE VIVERAM NAQUELES TEMPOS.

3- QUEM FUNDOU A IGREJA LUTERANA E QUAIS SUAS REGRAS?  QUAL SUA PRINCIPAL CRENÇA?
R- A IGREJA LUTERANA FOI FUNDADA PELO MONGE ALEMÃO MARTINHO LUTERO. SUA PRINCIPAL CRENÇA É DE QUE A FÉ QUE SALVA AS PESSOAS E NÃO AS OBRAS QUE PRATICOU.


4- EM QUE ÉPOCA SURGIU O TERMO PROTESTANTE?  NO GOVERNO DE QUEM?  QUAL A ORIGEM DO TERMO?
R- SURGIU NO SÉCULO XVI, NO GOVERNO DO IMPERADOR CARLOS V DA ALEMANHA. O IMPERADOR PROIBIU O CULTO LUTERANO NOS PRINCIPADOS CATÓLICOS. OS PRÍNCIPES LUTERANOS PROTESTARAM CONTRA ESSA PROIBIÇÃO; DAÍ O TERMO PROTESTANTE PARA NOMEAR OS SEGUIDORES DAS IGREJAS SURGIDAS A PARTIR DAS REFORMAS.

5- A IGREJA CALVINISTA FOI FUNDADA POR QUEM? QUAIS OS PRINCÍPIOS DESSA IGREJA?
R- FUNDADA PELO FRANCÊS JOÃO CALVINO.
DEFENDIA A SALVAÇÃO PELA FÉ E ACREDITAVAM NA PREDESTINAÇÃO ABSOLUTA, OU SEJA, QUE AS PESSOAS NADA PODERIAM FAZER PARA MUDAR O DESTINO.

6-CITE UMA  DIFERENÇA  E  UMA SEMELHANÇAS ENTRE A IGREJA LUTERANA E A IGREJA CALVINISTA?
R- DIFERENÇA: A LUTERANA ACREDITAVA NA SALVAÇÃO SOMENTE PELA FÉ E NÃO PELAS OBRAS. OS CALVINISTAS ACREDITAVAM NA PREDESTINAÇÃO.
SEMELHANÇA: AS DUAS IGREJAS ACREDITAVAM NA SALVAÇÃO PELA FÉ.

7- QUEM FUNDOU A IGREJA ANGLICANA? EM QUEM CIRCUNSTÂNCIAS ESSE IGREJA FOI FUNDADA?
R- O FUNDADOR FOI HENRIQUE VIII. AO PEDIR AO PAPA PARA ANULAR SEU CASAMENTO COM  CATARINA DE ARAGÃO, ALEGANDO QUE ELA NÃO CONSEGUIA LHE DAR UM  FILHO HOMEM .  O PAPA NEGOU SEU PEDIDO E HENRIQUE VIII  DECIDIU ROMPER COM A IGREJA DE ROMA E SE CASOU NOVAMENTE COM ANA BOLENA E FOI EXCOMUNGADO E FUNDOU A IGREJA ANGLICANA.

8- O QUE FOI O CONCÍLIO DE TRENTO? ONDE OCORREU? QUAL SEU OBJETIVO?
R- FOI UMA ASSEMBLEIA DE BISPOS CATÓLICOS QUE OCORREU NA CIDADE DE TRENTO NA ITÁLIA. O OBJETIVO ERA REPRIMIR E PUNIR OS ADVERSÁRIOS DA IGREJA CATÓLICA.

9- DE ACORDO COM AS REGRAS DA IGREJA CATÓLICA DA ÉPOCA MEDIEVAL, JOANA D´ARC PODE SER CONSIDERADA UMA HEREGE? JUSTIFIQUE.
R- SIM, POIS ELA FOI CONTRA AS IDEIAS DA IGREJA E COM ISSO FOI PERSEGUIDA E QUEIMADA . QUEIMAS PESSOAS VIVAS ERA UMA PRÁTICA COMUM NA ÉPOCA.

10- A ORDEM DOS JESUÍTAS FOI CRIADA COM QUAIS OBJETIVOS?
R- PARA DIVULGAR O CATOLICISMO NA EUROPA E A EVANGELIZAR OS POVOS DA AMÉRICA, ÁFRICA E ÁSIA. ATUAVAM NA EDUCAÇÃO CRIANDO COLÉGIOS EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO, INCLUSIVE NO BRASIL.

11- A IMPRENSA FOI IMPORTANTE NA ÉPOCA DA REFORMA PROTESTANTE? POR QUE?

R- SIM, POIS AJUDOU A DIVULGAR AS NOVAS IDEIAS DE FORMA MAIS PRÁTICA E RÁPIDA. 





REFORMA E CONTRARREFORMA - veja AQUI 


O vídeo abaixo é referente a questão 7 da página 164/165



QUESTÕES DE REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA 
ETAPA2
CAPÍTULO 4


1- QUE FONTES PODEM SER USADAS PARA ESTUDAR O IMPÉRIO DE MALI?
2- COMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS GRIÔS PARA OS POVOS AFRICANOS.
3- CARACTERIZE OS POVOS BANTOS E QUE REINO ELES FORMARAM?
4- NO REINO DO CONGO OS HOMENS E MULHERES TINHAM OS MESMOS TRABALHOS? JUSTIFIQUE.
5- CITE PALAVRAS DE ORIGEM BANTA QUE SÃO USADAS NA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA.
6- EXPLIQUE COMO ERA PRATICADO O COMÉRCIO ENTRE OS POVOS IORUBÁS.
7- CARACTERIZE O REINO DE BENIN DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO , POLÍTICO E SOCIAL.
8- AINDA EXISTEM POVOS DE ORIGEM IORUBÁ NO BRASIL? JUSTIFIQUE.
9- POR QUE DEVEMOS ESTUDAR A CULTURA AFRICANA?
10- QUAL O REINO AFRICANO QUE MAIS LHE CHAMOU ATENÇÃO? POR QUE?





CORREÇÃO DA REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA
PRIMEIRA ETAPA / 2017



ROTEIRO: CAP. 1 – OS FRANCOS

1- QUAL A PERIODIZAÇÃO DA IDADE MÉDIA?
SÉCULO V AO XV

2- QUEM ERAM OS POVOS GERMÂNICOS E ONDE VIVIAM?
HABITANTES DA GERMÂNIA DIVIDIDOS EM VÁRIOS POVOS: GODOS, SAXÕES,FRANCOS,ALAMANOS,SUEVOS,BURGÚNDIOS,VÂNDALOS,VISIGODOS,OSTROGODOS,HÉRULOS E OUTROS.

3- O QUE ERA O COMITATUS?
GRUPO D GUERRILHEIROS UNIDOS A UM CHEFE MILITAR A QUEM DEVIAM SERVIR E HONRAR.

4- O QUE É DIREITO CONSUETUDINÁRIO? ELE FAZIA PARTE DA CULTURA DE QUAL POVO?
DIREITO BASEADO NOS COSTUMES. FAZIA PARTE DA CULTURA DO POVO GERMÂNICO.

5- QUAIS OS DEUSES DA MITOLOGIA GERMÂNICA? COMENTE SOBRE CADA UM.
ODIN: REI E DEUS MISTERIOSO. FUROU SEUS PRÓPRIOS  OLHOS PARA OBTER SABEDORIA. CONTA COM A AJUDA DE DOIS CORVOS: HUGIN (O PENSAMENTO) E MUNIN (A MEMÓRIA)
THOR- FILHO DE ODIN. GENEROSO E INGÊNUO. USAVA UM MARTELO COMO ARMA. ERA O DEUS DO TROVÃO.
FREYA- DEUSA DA FERTILIDADE. ACREDITA-SE QUE GRAÇAS A ELA AS PLANTAÇÕES CRESCIAM E AS MULHERES ENGRAVIDAVAM.

6- COMO OS GERMANOS ENTRARAM NO TERRITÓRIO ROMANO? COMO FOI O DOMÍNIO DELES EM ROMA?
POR MEIO DE MIGRAÇÕES E INVASÕES
ENTRAVAM COMO SOLDADOS
ATRAVÉS DE CASAMENTOS
CONQUISTARAM GRANDE PARTE DO IMPÉRIO ROMANO
VIVIAM SEMPRE EM CONFLITO ENTRE SI
A MAIORIA DOS REINOS GERMÂNICOS DUROU POUCO TEMPO

7- QUAIS AS DINASTIAS DO REINO DOS FRANCOS? COMENTE.
MEROVÍNGIA- PRIMEIRA DINASTIA DOS FRANCOS E SEU REI ERA MEROVEU.
CAROLÍNGIA- PEPINO, O BREVE FOI SEU PRIMEIRO REI. O PAPA RECONHECEU PEPINO COMO REI. PEPINO INVADIU A ITÁLIA, DERROTOU OS LOMBARDOS E DOOU PARTE DAS TERRAS CONQUISTADAS À IGREJA CATÓLICA.

8- QUEM FOI CARLOS MAGNO?
CARLOS MAGNO FOI O PRINCIPAL REI DA DINASTIA CAROLÍNGIA, CUJO NOME SE DEVE A ELE.CONTINUOU ALIADO À IGREJA CATÓLICA. SEU IMPÉRIO ABRANGIA TODA A EUROPA OCIDENTAL.

9- CARACTERIZE O IMPÉRIO CAROLÍNGIO.
- IMPERADOR: CARLOS MAGNO
- DIVIDIDO EM PROVÍNCIAS GOVERNADAS POR DUQUES, MARQUESES E CONDES.

10- QUEM ERAM OS DUQUES, MARQUESES E CONDES? POR QUEM FORAM NOMEADOS?
NOMEADOS POR CARLOS MAGNO.
DUQUES – MAIS PRÓXIMOS AO REI E RECEBIAM AS MAIORES TERRAS CHAMADAS DE DUCADOS. PODIAM COBRAR IMPOSTOS , MULTAS E FAZER CUMPRIR AS DECISÕES DO REI.
MARQUESES – ADMINISTRAVAM AS FRONTEIRAS OU ÁREAS DE CONFLITOS QUE ERAM CHAMADAS DE MARCAS. PODIAM COBRAR IMPOSTOS , MULTAS E FAZER CUMPRIR AS DECISÕES DO REI.
CONDES- ADMINISTRAVAM TERRITÓRIOS MENORES.PODIAM COBRAR IMPOSTOS , MULTAS E FAZER CUMPRIR AS DECISÕES DO REI.

11- CARACTERIZE O RENASCIMENTO CAROLÍNGIO.
MOVIMENTO CULTURAL LIDERADO POR CARLOS MAGNO QUE TROUXE AS SEGUINTES MUDANÇAS:
-MANDOU PREPARAR A VERSÃO OFICIALDA BÍBLIA
-FUNDOU ESCOLAS NOS CONVENTOS, IGREJAS E NO PALÁCIO
- VALORIZOU O TRABALHO DOS MONGES COPISTAS (COPIAVAM TEXTOS GRECO-ROMANOS QUE ERAM DITADOS EM VOZ ALTA PELOS COLEGAS)

12- COMO TERMINOU O IMPÉRIO DE CARLOS MAGNO?
- MORREU CARLOS MAGNO
- LUIS , O PIEDOSO NÃO SOUBE MANTER A UNIDADE  TERRITORIAL
- COM A MORTE DE LUÍS , SEUS FILHOS DISPUTAM O TRONO
- HOUVE UMA GUERRA QUE DUROU 3 ANOS
- FOI ASSINADO O TRATADO DE VARDUN QUE DIVIDIA O IMPÉRIO EM 3 PARTES
- CARLOS , O CALVO, FICOU COM O OCIDENTE
- LUÍS , O GERMÂNICO, FICOU COM  O ORIENTE
- LOTÁRIO FICOU COM A PARTE CENTRAL.

- SÉCULO IX E X – EUROPA INVADIDA POR MUÇULMANOS, VIKINGS E ESLAVOS.




CAPÍTULO 1 - OS FRANCOS

CORREÇÃO DE QUESTÕES DO CAP. 1

RETOMANDO

1- Foi uma migração maciça das cidades para o campo. As pessoas não encontravam trabalho nas cidades e tinham dificuldades de sobreviver devido a inflação (alta generalizada de preços) . Além disso, os germanos vinham atacando e saqueando o Império, ocasionando a destruição de suas cidades.

2- Alternativa B - Os germanos não tinham lei escrita;o direito germânico era portanto, consuetudinário (baseado nos costumes)

3- 
a) Na Gália, área que compreende parte das atuais França, Bélgica, Alemanha e Polônia.
b) O Rei Clóvis unificou os vários grupos francos, aliou-se à Igreja Católica e impulsionou a expansão militar dos francos.
c) O papa, a mais alta autoridade da Igreja Católica
d) Significou a aliança dele com a Igreja Católica

4- 
a) Ambos os impérios foram constituídos por meio de armas e dominaram, cada um ao seu tempo, uma grande extensão de terras.
b) O Império Carolíngio era menor e durou menos tempo.
c) Diferentemente do Império Romano, o Império Carolíngio expandiu-se com o apoio da Igreja Católica.

5- 
a)A extensão do Império Carolíngio em 768.
b)Por meio de cores distintas e da legenda interna . O Império Carolíngio, por exemplo, foi associado à cor marrom.
c) O mapa maior representa o Império Carolíngio em seu auge e destaca também, as conquistas de Carlos Magno.
d) O mapa menos representa a divisão do Império Carolíngio, em 843.
e) O mapa maior representa a extensão do Império; o menos, a divisão dele.

LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA

a- LEITURA DE IMAGEM
a) na mão direita uma espada e na esquerda uma cruz.
b) a espada simboliza a guerra a característica guerreira dos francos; já a cruz, simboliza a aliança dos francos com a Igreja Católica.
c) pessoal
d) Dürer nasceu na cidade de Nuremberg, terceiro de oito filhos de um ourives húngaro. Aos 23 anos visitou Veneza a fim de estudar com os renascentistas italianos. Por isso a obra dele combina os conhecimentos técnicos dos artistas italianos com a religiosidade dos alemães da época. Com os italianos ele aprendeu e aperfeiçoou o naturalismo na pintura, conseguindo produzir em detalhe a casca e as folhas das árvores, as rugas no rosto, expressões que revelam fé, e assim por diante.

b- LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS
a) O texto é assinado por Carlos Magno que na época era imperador de um vasto império.
b) Assinou-o em 796, com a intenção de solidificar sua aliança com o Papa
c) O texto trata de deveres de Carlos Magno e seus guerreiros para com o Papa e do Papa com ele. Carlos Magno deveria defender com armas a Igreja e os valores cristãos. E o Papa deveria orar pelo sucesso do exército de Carlos Magno.
d) A aliança com a Igreja Católica foi decisiva para ampliar o Império Carolíngio, pois motivou e legitimou a luta que Carlos Magno e seus guerreiros vinham desenvolvendo para conquistar terras e almas para o Cristianismo.

c - CRUZANDO FONTES
a) Sim, Carlos Magno foi coroado imperador no dia do Natal, data importante para o Cristianismo, na Basílica de São Pedro, sede do catolicismo, e pelas mãos do papa a maior autoridade da Igreja Católica.
b) A coroação consolidou a aliança entre Carolíngios e a Igreja, facilitando a expansão do império e da fé católica.
c) A imagem reforça e ilustra o texto.Representa a coroação de Carlos Magno, que é o assunto principal do texto.


INTEGRANDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA

a) Trata-se de uma visão negativa, pois o significado de trevas é falta de conhecimento.
b) Hamlet a imagina como uma época em que as pessoas tenham paz, segurança e vivam felizes.
c) Sim, ele sugere que a mesma barbárie na época da Idade Média ainda está presente no mundo atual.
d) Sim, a violência vivida entre as pessoas está entre os problemas mais graves da humanidade atualmente.
  
VOCÊ CIDADÃO

RESPOSTA PESSOAL

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