domingo, 29 de maio de 2011

CHINA ANTIGA E JAPÃO ANTIGO

CHINA ANTIGA









O BUDISMO



JAPÃO ANTIGO






OS SAMURAIS DO JAPÃO



O XINTOÍSMO NO JAPÃO





CURIOSIDADE

Como surgiu a expressão: NEGÓCIO DA CHINA?



  • Expressão surgiu com as Guerras do Ópio
  • Não é necessário ter muita imaginação para pensar no potencial de venda de qualquer lojinha em um país com 1,3 bilhão de pessoas. 
  • É por isso que, tanto hoje como no passado, os grandes países produtores querem atuar na China. 
  • No século 19, esse mercado gigantesco foi assediado pela Inglaterra, que estava no auge da Revolução Industrial e precisava de consumidores para seus produtos. 
  • Só que era difícil ter acesso ao país, que permanecia fechado ao Ocidente. O jeito foi partir para a briga. 
  • Nessa época, aconteceram as Guerras do Ópio, em duas etapas (1839-1842 e 1856-1860). 
  • Vitoriosos, os ingleses impuseram o monopólio da comercialização do ópio com os chineses e ainda ocuparam a ilha de Hong Kong, só devolvida em 1997. 
  • Um negócio da China mesmo.


VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA GRANDE MURALHA DA CHINA?

Veja o vídeo que conta a história da muralha.

.





QUESTÕES PARA O 6º ANO

QUIZ I - CLIQUE AQUI

QUIZ II - CLIQUE AQUI

QUIZ III - CLIQUE AQUI 

QUIZ IV - CLIQUE AQUI

QUIZ V - CLIQUE AQUI

8 comentários:

  1. Muito bom seu materia, parabéns Isabel

    ResponderExcluir
  2. olá, sou professora de história em uma escola no interior do Espirito Santo, é meu primeiro ano de trabalho na área e estou tendo muita dificuldade a ponto de querer desistir. Não estou conseguindo preparar aulas que agradem e despertem o interesse dos aluno, ja que acho historia um matéria extremamente chata, me ajudem por favor antes que eu desista de vez rsrsrsrs desde já agradeço a alma caridosa que me der uma luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, para suas aulas se tornarem atrativas é preciso:
      1- que você goste do que faz
      2- que vc domine o assunto
      3- interação com a turma
      4- que os alunos percebam que História é algo prazeroso e não um castigo
      5- você pode usar o blog em suas aulas
      6- os materiais que tenho aqui no blog, fique a vontade para usá-los
      7- vc deve trabalhar de acordo com a faixa etária e falar a linguagem do aluno
      8- procure relacionar o assunto com os dias atuais, para que a aula tenha sentido para a turma.
      Abraço!

      Excluir
  3. Lilian. Sou professora de História há mais de 30 anos e passei por muitas dificuldades e surgimento de vários tipos de metodologias....Essas coisas todas serão superadas se vc gostar de sua disciplina e de seus alunos. Primeiro goste de História e os alunos passarão a gostar tbm.

    ResponderExcluir
  4. Professora, sempre quando tenho dúvidas na atividade venho aqui e vejo. ASS Pedro Everton

    ResponderExcluir