9º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO - CAP. 2 E 3

1- CITE AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
2- O QUE FOI A POLÍTICA DAS ALIANÇAS?
3- O QUE CAUSOU A TENSÃO DOS BALCÃS?
4- O QUE FOI A PAZ ARMADA?
5- QUAL O ESTOPIM PARA O INÍCIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL?
6- EXPLIQUE AS FASES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
7- QUAIS AS TECNOLOGIAS USADAS DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL?
8- QUE PUNIÇÕES A ALEMANHA RECEBEU ATRAVÉS DO TRATADO DE VERSALHES?
9- O QUE FOI A LIGA DAS NAÇÕES?
10- CARACTERIZE A RÚSSIA CZARISTA.
11- D QUE FORMA A RÚSSIA SE MODERNIZOU NO SÉCULO XIX?
12- DO QUE SE TRATA O SOCIALISMO CIENTÍFICO?
13- COMO O SOCIALISMO FOI IMPLANTADO NA RÚSSIA?
14- CARACTERIZE OS BOLCHEVIQUES E OS MENCHEVIQUES.
15- QUAIS AS CAUSAS DO DOMINGO SANGRENTO? COMO OCORREU ESSE DIA?
16- QUAL A REAÇÃO DO POVO RUSSO AO SABER QUE A RÚSSIA CONTINUAVA NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL NO ANO DE 1917?
17- CARACTERIZE O GOVERNO PROVISÓRIO RUSSO.
18- CITE E EXPLIQUE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTO DO GOVERNO DE LÊNIN.
19- COMO SE FORMOU A URSS?
20- EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS STÁLIN ASSUMIU O GOVERNO DA URSS? COMENTE SOBRE SEU GOVERNO. 


CORREÇÃO CAP. 15
I- RETOMANDO

1- 
A- INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO, ISTO É, A SEPARAÇÃO ENTRE A CRIAÇÃO DOS PRODUTOS E SUA PRODUÇÃO.

B- O AUMENTO CRESCENTE DA CIRCULAÇÃO DE CAPITAIS, O AUMENTO EXTRAORDINÁRIO DO COMÉRCIO MUNDIAL, A CRESCENTE INTERLIGAÇÃO CULTURA ENTRE POVOS E PAÍSES.

C- ISTO ACONTECE PORQUE NESSES LUGARES A MÃO DE OBRA É MAIS BARATA, OS IMPOSTOS SÃO MAIS BAIXOS E A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA É MENOS RIGOROSA. 

2-
A- MULTINACIONAIS: GRANDES EMPRESAS COM MATRIZ EM UM PAÍS MAS ATUAM EM DIVERSOS PAÍSES EM BUSCA DE MERCADO CONSUMIDOR, ENERGIA, MATÉRIA-PRIMA E MÃO-DE-OBRA BARATA. ATUALMENTE É COMUM AS MULTINACIONAIS OU AS TRANSNACIONAIS PRODUZIREM CADA PARTE DE UM PRODUTO EM UM PAÍS, AFIM DE REDUZIREM OS CUSTOS.

B- PESSOAL

3-
A- CRITICA O FATO DA TV INIBIR A REFLEXÃO OBRIGANDO AS PESSOAS A CONSUMIREM IMAGENS E FALAS QUE INDUZEM Á ALIENAÇÃO. 

B- PESSOAL

4-
A- DESEMPREGO ESTRUTURAL

B- NÃO. OS PAÍSES DESENVOLVIDOS SÃO MAIS ATINGIDOS POIS A ELIMINAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO OCORRE EM UMA VELOCIDADE MAIOR DO QUE A DA CRIAÇÃO DE EMPREGOS.

C- ALGUMAS ÁREAS COM NOVOS EMPREGOS SÃO: INFORMÁTICA, TURISMO, TELEFONIA, MARKETING, FINANÇAS, ETC.

5-
1-OS 7 PAÍSES MAIS RICOS DO GLOBO E A RÚSSIA.
2- A DOUTRINA QUE DEFENDE A NÃO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA
3- BLOCO ECONÔMICO FORMADO ATUALMENTE (2015) POR 28 PAÍSES EUROPEUS.
4- MÁQUINA QUE REALIZA TRABALHOS E MOVIMENTOS HUMANOS.
5- BLOCO ECONÔMICO FORMADO PELOS EUA , CANADÁ E MÉXICO.
6- CAPITAL INVESTIDO EM APLICAÇÕES QUE BUSCAM LUCRO RÁPIDO
7- REDE DE INFORMAÇÃO QUE ULTRAPASSA  FRONTEIRAS E QUE NÃO TEM DONO.
8-  PROGRAMA DE VENDA DE EMPRESAS ESTATAIS E PARTICULARES.
9- GRANDES EMPRESAS QUE POSSUEM MATRIZ EM UM PAÍS MAS ATUAM EM DIVERSOS PAÍSES EM BUSCA DE MERCADO CONSUMIDOR, ENERGIA, MATÉRIA-PRIMA E MÃO-DE-OBRA BARATA.
10- PREGÃO EM QUE AS NEGOCIAÇÕES SÃO FEITAS ATRAVÉS DE COMPUTADORES.
11- TIPO DE DESEMPREGO CAUSADO PELA INFORMATIZAÇÃO / ROBOTIZAÇÃO.

6-
A- NOVAS FORMAS DE GERENCIAMENTO INTERNACIONAL DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CONFLITOS. 

B- PESSOAL.

7- ALTERNATIVA A

II- LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA
B- LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS
VOZES DO PRESENTE

A- TEXTO JORNALÍSTICO
B- JOCHEN MULLER, ESPECIALISTA NO TEMA DE INGRESSO DE JOVENS EM ORGANIZAÇÕES EXTREMISTAS ISLÂMICAS.
C- O INGRESSO DE JOVENS EUROPEUS NAS FILEIRAS DO ESTADO ISLÂMICO.
D- ELE APONTA ALGUNS MOTIVOS COMO : FAMÍLIAS DESESTRUTURADAS, HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA, AUSÊNCIA DE PAI, PROBLEMAS DE ACEITAÇÃO, DESEMPREGO , PROBLEMAS SOCIAIS E ESCOLARES.
E- PESSOAL
F- PESSOAL

C- CRUZANDO FONTES
A- RECONHECE MAS RELATIVIZA O PESO DA INTERNET COMO FATOR EXPLICATIVO DA REVOLTA ÁRABE. .
B- ELA DESTACA A IMPORTÂNCIA NAS REDES SOCIAIS , SEJA NA MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE MOVIMENTOS, SEJA NA DIVULGAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL.
C- DESTACA O PERFIL ESPONTÂNEO DAS COLABORAÇÕES , AS PESSOAS COLHIAM OU PRODUZIAM IMAGENS E TEXTOS E POSTAVAM NO FACEBOOK COLABORANDO PARA A DIVULGAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REVOLTA. 
E- PESSOAL

CORREÇÃO DO CAP. 16

I- RETOMANDO

1- ELEIÇÕES DE 1989
CANDIDATO: FERNANDO COLLOR E LULA
ORIGEM POLÍTICA: COLLOR(FAMÍLIA TRADICIONAL DE EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS) LULA ( OPERÁRIO E LÍDER DAS GREVES DO ABC PAULISTA)
PROPOSTAS DE CAMPANHA: COLLOR (ACABAR CORRUPÇÃO, COMBATER MARAJÁS E PROTEGER OS DESCAMISADOS) LULA ( REFORMA AGRÁRIA, ACABAR COM A POBREZA, SUSPENDER O PAGAMENTO DA DÍVIDA EXTERNA BRASILEIRA)
PARTIDO: COLLOR (PRN) LULA (PT)

2-
A- REFERE-SE AO BLOQUEIO DETERMINADO POR COLLOR DE TODO O DINHEIRO ACIMA DE 50 MIL CRUZADOS NOVOS DEPOSITADOS EM CONTAS CORRENTES E POUPANÇA.

B- SIM, RETIRANDO O DINHEIRO DE CIRCULAÇÃO, AS VENDAS NO COMÉRCIO E A PRODUÇÃO INDUSTRIAL CAÍRAM , PROVOCANDO FALÊNCIA E AUMENTO DE DESEMPREGO. 

3- O ALUNO DEVERÁ FAZER A PESQUISA E RELATAR POR ESCRITO SUAS CONCLUSÕES. 

4-
A- O PLANO REAL FOI UM PLANO DE ESTABILIZAÇÃO ECONÔMICA QUE ENTROU EM VIGOR EM JULHO DE 1994 E PREVIA:

  • A CRIAÇÃO DE UMA NOVA MOEDA
  • AUMENTO DO CONTROLE SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS
  • CORTES NO ORÇAMENTO NACIONAL
  • AUMENTOS DE IMPOSTOS, ETC
B- O PLANO REAL CONSEGUIU:
  • FAZER A INFLAÇÃO CAIR PARA MENOS DE 5% AO MÊS
  • OS SALÁRIOS RECUPERARAM PARTE DE SEU PODER DE COMPRA
  • AS PESSOAS PASSARAM A CONSUMIR MAIS
C- A QUEDA E CONTROLE DA INFLAÇÃO ELEVARAM A POPULARIDADE DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO CHAMADO PELA IMPRENSA DE PAI DO REAL. ISSO ABRIU CAMINHO PARA SUA CANDIDATURA E VITÓRIA EM 1994, NO PRIMEIRO TURNO. 

5- ALTERNATIVA E

6- 
A- LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL CONSISTIU EM PROIBIR O ADMINISTRADOR PÚBLICO (PRESIDENTE, PREFEITO, GOVERNADOR) GASTAR MAIS DO QUE O ARRECADADO. 

B- PESSOAL

7-
A- CONCLUI-SE QUE ENTRE 1991-2010 A POPULAÇÃO INDÍGENA CRESCEU APROXIMADAMENTE 240%, O QUE CONTRARIA AS EXPECTATIVAS NEGATIVAS DE QUE A POPULAÇÃO INDÍGENA IRIA DESAPARECER.

B- O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO INDÍGENA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DEVE-SE A :
  • FORTALECIMENTO DE MOVIMENTOS INDÍGENAS
  • MAIOS VISIBILIDADE POLÍTICA DA QUESTÃO INDÍGENA
  • ACESSO DOS INDÍGENAS A VACINAS E REMÉDIOS CONTRA TUBERCULOSE, VARÍOLA , CATAPORA, GRIPE...
  • AUMENTO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE SE AUTODECLARAM INDÍGENAS
  • POLÍTICAS PÚBLICAS EM DEFESA DOS ÍNDIOS
C- PESSOAL

8-
A- EM MARÇO DE 2014, A POLÍCIA FEDERAL DEFLAGROU A OPERAÇÃO LAVA JATO E DESCOBRIU UM GRANDE ESQUEMA DE LAVAGEM E DESVIO DE DINHEIRO ENVOLVENDO PETROBRÁS, POLÍTICOS E EMPREITEIRAS. AS EMPREITEIRAS PAGAVAM PROPINA PARA VENCER A CONCORRÊNCIA EM OBRAS DA PETROBRÁS E O DINHEIRO DESVIADO IA PARA CONTAS DE EXECUTIVOS E POLÍTICOS.

B- PESSOAL

C-PESSOAL

II- INTEGRANDO COM MATEMÁTICA

A- REGISTROU UMA QUEDA CONSTANTE. O GOVERNO COLLOR SE ESTENDEU DE 15/03/1990 A 29/12/1992

B- 21 DÓLARES

C- A MENOR INFLAÇÃO OCORREU NO PRIMEIRO ANO DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE COM 23,3%, NESSE ANO O SALÁRIO MÍNIMO SUBIU  CERCA DE 20 DÓLARES EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR. 

D- PESSOAL

III- VOCÊ CIDADÃO

A- ELES ESTÃO DIZENDO QUE , EM VEZ DE USAR SOMENTE AS REDES SOCIAIS PARA MANIFESTAREM SEU DESCONTENTAMENTO, DECIDIRAM IR PARA AS RUAS REIVINDICAR. 

B- PESSOAL


AVISO!!
CONTEÚDO DA PROVA SISTEMÁTICA
CAP. 15 - (pág. 271 À 281)
CAP. 16 - COMPLETO

  • Questões sobre Globalização
  • 1 questão sobre China - governo de Deng Xiaoping (pag. 276)
  • 1 questão sobre a Índia (pág. 277)
  • 1 questão sobre Fórum Social Mundial ( pág. 281) 
NÃO VAI CAIR NA PROVA : pág. 282 á 294


REVISÃO PARA A PROVA PARCIAL – 9º ANO 
 CAP. 13 E 14 - ETAPA 4
CORREÇÃO

1- QUAL O ÚLTIMO PRESIDENTE CIVIL ANTES DO GOLPE MILITAR DE 1964? 
R- JOÃO GOULART

2- QUAL O OBJETIVO DO GOLPE MILITAR?
R- LIVRAR O PAÍS DA AMEAÇA COMUNISTA E REESTABELECER A HIERARQUIA.

3- NO GOVERNO DE QUAL PRESIDENTE FOI INSTITUÍDO O ATO INSTITUCIONAL Nº 5? QUAL O OBJETIVO DESSE ATO INSTITUCIONAL?
R- GOVERNO COSTA E SILVA. 
OBJETIVO: 

  • FECHAR O CONGRESSO / CASSAR POLÍTICOS ELEITOS PELO POVO / 
  • DEMITIR , TRANSFERIR E APOSENTAR FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS / 
  • DECRETAR ESTADO DE SÍTIO  
  • SUSPENDER O DIREITO DE HABEAS CORPUS AOS ACUSADOS DE CRIMES CONTRA A SEGURANÇA NACIONAL.  

4- O QUE FOI O “MILAGRE ECONÔMICO” NA ÉPOCA ?  OCORREU NO GOVERNO DE QUAL PRESIDENTE MILITAR?
R- GOVERNO MÉDICE.
FOI A COMBINAÇÃO DE TRÊS FATORES: 

  • CRESCIMENTO DA ECONOMIA EM 11% AO ANO /
  •  TAXAS DE INFLAÇÃO RELATIVAMENTE BAIXAS / 
  • AUMENTO DO COMÉRCIO EXTERIOR EM MAIS DE TRÊS VEZES. 

5- CARACTERIZE A CONSTITUIÇÃO DE 1988.

  •  REPÚBLICA FEDERATIVA E PRESIDENCIALISTA /  
  • 1993 - PLEBISCITO PARA ESCOLHER ENTRE PRESIDENCIALISMO E O PARLAMENTARISMO.  
  • / ELEIÇÕES DIRETAS COM DOIS TURNOS PARA PRESIDENTE, GOVERNADOR E PREFEITOS DAS CIDADES  COM MAIS DE 200 MIL ELEITORES. CASO NENHUM CANDIDATO CONSEGUISSE MAIS DE 50% DOS VOTOS , HAVERIA SEGUNDO TURNO.  
  • / VOTO OBRIGATÓRIO PARA BRASILEIROS , MAIORES DE 18 ANOS E MENORES DE 70 ANOS, FACULTATIVO PARA OS MAIORES DE 70 ANOS E PARA OS JOVENS COM 16 OU 17 ANOS. 
  • / A JORNADA DE TRABALHO PASSOU A TER 44 HORAS , O TRABALHADOR REGISTRADO PASSOU A RECEBER O ABONO DE 1/3 DE SEU SALÁRIO AO SAIR DE FÉRIAS , O DEMITIDO SEM JUSTA CAUSA GANHOU O DIREITO DE RECEBER O CORRESPONDENTE A 40% DO SALDO DO FGTS, A LICENÇA-MATERNIDADE FOI AUMENTADA PARA 120 DIAS E CRIOU-SE A LICENÇA-PATERNIDADE DE 5 DIAS. 
  • OS POVOS INDÍGENAS OBTIVERAM O DIREITO DE POSSE DE TERRAS QUE TRADICIONALMENTE OCUPAM, CABENDO A UNIÃO DEMARCÁ-LAS. 
  • O ARTIGO 5º DEFINIU O RACISMO COMO CRIME INAFIANÇÁVEL E IMPRESCRITÍVEL, SUJEITO A RECLUSÃO NOS TERMOS DA LEI. 



6- QUAL O PLANO ECONÔMICO INSTITUÍDO NO GOVERNO SARNEY? DO QUE TRATAVA ESSE PLANO?

  • PLANO CRUZADO.
  • CRIAVA UMA NOVA MOEDA - O CRUZADO
  • CONGELAMENTO DE PREÇOS, TARIFAS E SERVIÇOS
  • REAJUSTE AUTOMÁTICO DE SALÁRIOS SEMPRE QUE A INFLAÇÃO ATINGISSE 20%
  • A CRIAÇÃO DE SEGURO-DESEMPREGO. 

7- COMO SE CHAMOU A EMENDA CONSTITUCIONAL QUE PROPÔS A VOLTA DAS ELEIÇÕES DIRETAS PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA?
R- EMENDA DANTE DE OLIVEIRA. 


8- EXPLIQUE O QUE FOI A DESESTALINIZAÇÃO QUE OCORREU NA ANTIGA URSS.
R- LIBERTAR PRISIONEIROS POLÍTICOS DA ÉPOCA DO GOV. DE STÁLIN. , REDUZIR CENSURA PRÉVIA SOBRE A IMPRENSA. 

9- QUAIS OS DOIS PLANOS DE REFORMA ECONÔMICA DA URSS PROPOSTOS POR MIKHAIL GORBACHEV? COMENTE SOBRE CADA UM.
R- PERESTROIKA - RECONSTRUÇÃO 

  • CORTE DE GASTOS COM ARMAS E SOLDADOS
  • RETIRADA DAS TROPAS SOVIÉTICAS DO AFEGANISTÃO
  • FIM DO MONOPÓLIO ESTATAL SOBRE ALGUNS SETORES, COMO O DE  ALIMENTOS
  • PERMISSÃO PARA ABERTURA DE EMPRESAS PRIVADAS
  • ESTÍMULO À RENOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A COMPETITIVIDADE ENTRE EMPRESAS. 
  • PERMISSÃO PARA ENTRADA DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS NO PAÍS. 
GLASNOST - ABERTURA POLÍTICA EFETIVA
  • LIBERTOU PRESOS POLÍTICOS
  • DEMITIU FUNCIONÁRIOS CORRUPTOS
  • FIM A CENSURA DE JORNAIS, LIVROS E REVISTAS
  • SUBSTITUIU O SISTEMA DE PARTIDO ÚNICO PELO PLURIPARTIDARISMO 

10- QUAIS OS OBJETIVOS DAS GUERRAS QUE OCORRERAM NA IUGOSLÁVIA (GUERRA DA BÓSNIA E GUERRA DO KOSOVO)?

R- GUERRA DA BÓSNIA - O PRESIDENTE DA SÉRVIA QUERIA SE APOSSAR DE TODA A IUGOSLÁVIA. ESLOVÊNIA E CROÁCIA (AS REPÚBLICAS MAIS RICAS) DECLARAM SUA INDEPENDÊNCIA DA IUGOSLÁVIA. O GOVERNO SÉRVIO REAGIU ATACANDO A CROÁCIA E ESLOVÊNIA.

GUERRA DO KOSOVO - OS KOSOVARES QUERIAM SE SEPARAR DA IUGOSLÁVIA MAS O PRESIDENTE MILOSEVIC MASSACROU OS KOSOVARES. 

CORREÇÃO CAP. 14

I- RETOMANDO

1- NOME: UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS - URSS - EXTENSÃO: 22,4 MILHÕES DE KM2
PERÍODO - DE 1922 - 1991
POVOS/CULTURAS - MAIS DE 100 POVOS COM DIFERENTES LÍNGUAS E CULTURAS.
TIPO DE GOVERNO - SOCIALISTA
REGIME PARTIDÁRIO - PARTIDO ÚNICO - PARTIDO COMUNISTA DA UNIÃO SOVIÉTICA.

2-
A- A TABELA MOSTRA DUAS REALIDADES DISTINTAS: MERCADORIAS COM PREÇOS ACESSÍVEIS NAS LOJAS ESTATAIS (ONDE QUASE SEMPRE ESTAVAM EM FALTA) E ESSAS MESMAS MERCADORIAS NO MERCADO PARALELO, COM PREÇOS INFLACIONADOS E DESTINADOS SOMENTE AOS PRIVILEGIADOS, ENTRE OS QUAIS ESTAVAM OS ALTOS FUNCIONÁRIOS DO PC SOVIÉTICO.

B- COMO SE SABE , A MAIOR PARTE DO ORÇAMENTO NACIONAL DESTINAVA- SE À SEGURANÇA E À DEFESA; INVESTIA-SE POUCO NA PRODUÇÃO E MELHORIA DOS ARTIGOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE; COM ISSO; TORNOU-SE COMUM NA URSS A FALTA DESSES PRODUTOS NAS LOJAS ESTATAIS.

C- NÃO; ESSES PRODUTOS ERAM CAROS E SOMENTE OS MAIS RICOS OU PODEROSOS CONSEGUIRAM ADQUIRI-LOS; ESTE ERA O CASO, POR EXEMPLO, DE ALTOS FUNCIONÁRIOS DO PARTIDO COMUNISTA.

D- PRODUTOS ESSENCIAIS COMO A CARNE E BATATA , ACABAVAM SENDO PROIBIDOS PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO QUE NÃO TINHA CONDIÇÕES DE ADQUIRI-LOS NO MERCADO PARALELO. O QUILO DO SALAME NO MERCADO PARALELO CUSTAVA TRÊS VEZES MAIS , E O DA VITELA CHEGAVA A SEIS VEZES MAIS.

3-
A- PERESTROIKA: UM AMPLO PROGRAMA DE REFORMA ECONÔMICA.
B- GLASNORT: CONSISTIA NUMA ABERTURA POLÍTICA EFETIVA. 
C- PESSOAL.

4- ALTERNATIVA E - CORREÇÃO: A QUEDA NA QUALIDADE DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E TRANSPORTE.

II- INTEGRANDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA

A- LOGO NO INÍCIO, O POETA ESCREVE QUE "O MEDO ESTÁ MORRENDO AQUI NA RÚSSIA / COMO OS FANTASMAS DO PASSADO".
B- SEGUNDO O POETA, O MEDO "TORNAVA A TODOS NÓS OBEDIENTES; / NAS COISAS TODAS PUNHA O SEU SELO; / FAZIA-NOS GRITAR QUANDO ERA HORA DE CALAR; E CALAR NA VEZ DO GRITO". OU SEJA, O MEDO ERA UM INSTRUMENTO DE CONTROLE DOS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTOS DOS INDIVÍDUOS. 
C- O ATO DE FALAR COM O ESTRANGEIRO, PARA OS DIRIGENTES SOVIÉTICOS, ERA VISTO COM DESCONFIANÇA, TANTO POR PERMITIR QUE INFORMAÇÕES SOBRE A URSS PUDESSEM SER LEVADAS PARA OUTROS PAÍSES QUANTO PELA POSSIBILIDADE DE QUE SE TRATASSE DE UMA AÇÃO DE ESPIONAGEM PURA E SIMPLES.
D- PESSOAL
E- A REPETIÇÃO DE ESTRUTURAS CONTRIBUI PARA ENFATIZAR DETERMINADOS "MEDOS" TRATADOS NO POEMA, OU SEJA, O MEDO DE SER PASSIVO, INERTE, APÁTICO DIANTE DOS PROBLEMAS HUMANOS REPRESENTADO PELA IDEIA DE SER INDIFERENTE E DE NÃO SER DESTEMIDO.
F- A PINTURA E A LITERATURA DEVERIAM SER DESTEMIDAS, OU SEJA, DEVERIAM SER FONTES DE CRÍTICA SOCIAL E DE POSICIONAMENTO DIANTE DOS PROBLEMAS HUMANOS, DESOBEDECENDO OS REGIMES DITATORIAIS.

III- VOCÊ CIDADÃO!

RESPOSTA PESSOAL


CORREÇÃO CAPÍTULO 13

I- RETOMANDO
1-
A- QUERIAM DIZER QUE ERA NECESSÁRIO LIVRAR O BRASIL DO COMUNISMO.
B- UMA MEDIDA, COM FORÇA DE LEI, IMPOSTA POR UM GOVERNO, SEM QUE A POPULAÇÃO, O PODER LEGISLATIVO OU O JUDICIÁRIO TINHAM SIDO CONSULTADOS.
C- SIM, POIS AO ELEGER O COMUNISMO COMO INIMIGO Nº 1 DA NAÇÃO, O GOVERNO CASTELO BRANCO DECLAROU SUA OPÇÃO PELO BLOCO CAPITALISTA, LIDERADO ENTÃO PELOS EUA.
2-
A- PESSOAL
B- PESSOAL
3-
A- O CRESCIMENTO DO PIB, COMBINADO COM TAXAS DE INFLAÇÃO RELATIVAMENTE BAIXAS E AUMENTO DA DÍVIDA EXTERNA.
B- SIM, POIS O CRESCIMENTO DO PIB NO PERÍODO, QUE FOI SEMPRE IGUAL OU SUPERIOR A 10% ANUAIS, ESTEVE ACOMPANHADO DE UM AUMENTO CONSIDERÁVEL DA DÍVIDA EXTERNA NOS ANOS CORRESPONDENTES.
C- SIM, UMA VEZ QUE O DOBRO DA DÍVIDA EXTERNA DE 1969 É 8,8 BILHÕES DE DÓLARES, E EM 1973, A DÍVIDA CHEGAVA A 12,6 BILHÕES DE DÓLARES.
D- A POLÍTICA VISAVA O CRESCIMENTO DA ECONOMIA AINDA QUE COM BASE EM UM CRESCENTE ENDIVIDAMENTO EXTERNO.

4-
TEMPO DE DURAÇÃO – 21 ANOS (1964-1985)
PRESIDENTES – CASTELO BRANCO; COSTA E SILVA; GARRASTAZU MÉDICI; JOÃO FIGUEIREDO. A PRESIDÊNCIA TAMBÉM FOI EXERCIDA POR UMA JUNTA MILITAR DE AGOSTO A OUTUBRO DE 1969.
PRESIDENTES CASTELISTAS: CASTELO BRANCO, ERNESTO GEISEL E JOÃO FIGUEIREDO.
PRESIDENTES LINHA DURA: COSTA E SILVA E GARRASTAZU MÉDICI.
ATO AUTORITÁRIO QUE MARCA O FECHAMENTO POLÍTICO – AI5 – O PRESIDENTE DA REPÚBLICA PASSAVA A TER O PODER DE: FECHAR O CONGRESSO NACIONAL; FAZER LEIS; ORDENAR A INTERVENÇÃO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS; CASSAR POLÍTICOS ELEITOS PELO POVO.
MOVIMENTOS QUE LUTARAM CONTRA O REGIME MILITAR- MOVIMENTO ESTUDANTIL; MOVIMENTO OPERÁRIO; MOVIMENTOS CATÓLICOS; MOVIMENTO PELA ANISTIA.
PROPOSTA DA ABERTURA DO GENERAL GEISEL- O GENERAL GEISEL PROPÔS UMA ABERTURA LENTA, GRADUAL E SEGURA.

5-  ALTERNATIVA D
6-
A- O POVO BRASILEIRO- COM A LISTA DOS PREÇOS OFICIAIS PASSOU A FISCALIZAR MERCADOS E LOJAS E APONTAR OS INFRATORES (ESPECULADORES).
B- OS VERSOS FALAM DO GOVERNO SARNEY QUE, APÓS LANÇAR O PLANO CRUZADO, PEDIU A CADA BRASILEIRO E BRASILEIRA QUE FISCALIZASSEM OS PREÇOS E APONTASSEM OS SABOTADORES DO PLANO CRUZADO.
C- O POETA ALINHA-SE DO LADO DO POVO E SE POSICIONA CONTRA “OS TUBARÕES DO COMÉRCIO” QUE, NO CORDEL, QUASE SEMPRE REPRESENTAM O MAL. ESSES VERSOS FAZEM PARTE DO LIVRETO INTITULADO:“A GUERRA CONTRA A INFLAÇÃO E O PLANO CRUZADO”.

II- LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA
VOZES DO PRESENTE

1- SIM, HÁ INDÍCIOS. EX: MINISSAIAS E CONTEÚDO DOS CARTAZES...
2- A PASSEATA REIVINDICA, ENTRE OUTRAS COISAS, IGUALDADE DE SALÁRIOS ENTRE HOMENS E MULHERES , COMO SE PODE CONCLUIR PELOS DIZERES DO CARTAZ QUE A MOÇA DE MINISSAIA BRANCA OSTENTA: “EQUAL PAY EQUAL JOBS”.
3- PESSOAL
4-
A- É INDÍCIO DO MACHISMO QUE CONTINUA PRESENTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
B- PESSOAL.

B- CRUZANDO FONTES
A- O PERSONAGEM CENTRAL É O PRESIDENTE JOSÉ SARNEY.
B- PORQUE O MÉDICO ESTÁ SE REFERINDO AOS ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS DE INFLAÇÃO REGISTRADOS NO GOVERNO SARNEY.
C- ELE ESTÁ CRITICANDO/IRONIZANDO A EXPLORAÇÃO INFLACIONÁRIA QUE, NO GOVERNO SARNEY, ATINGIU ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS. EM 1989 A INFLAÇÃO ANUAL FOI DE 1.764%, O QUE PREJUDICAVA, SOBRETUDO , OS ASSALARIADOS.
D- CONCLUI-SE QUE, ENTRE 1986 E 1989, HOUVE UMA EXPLOSÃO INFLACIONÁRIA. REPARE O SALTO DA INFLAÇÃO ENTRE ESSES ANOS.
E- COM O PLANO CRUZADO , A INFLAÇÃO CAIU E A POPULARIDADE DO GOVERNO SARNEY CRESCEU.
F- A TABELA REGISTRA A EXPLOSÃO INFLACIONÁRIA ENTRE 1986 E 1989; JÁ A CHARGE IRONIZA ESTE FENÔMENO OCORRIDO DURANTE O GOVERNO SARNEY.

III- INTEGRANDO COM...MATEMÁTICA.

A- CONCLUI-SE QUE, NO CASO DA SUÉCIA, ESSE PERCENTUAL É QUASE 5 VEZES O DO BRASIL.
B- CONCLUI-SE QUE O PERCENTUAL DE MULHERES QUE OCUPAM CARGOS NO PARLAMENTO DO SENEGAL É 7 VEZES O DA TAILÂNDIA.
C- SIM, NO KUWAIT O PERCENTUAL DE PARTICIPAÇÃO FEMININA EM CARGOS ELETIVOS É APENAS DE 9%.
D- 91%
E- ISTO ACONTECE POR VÁRIOS MOTIVOS; O PRINCIPAL DELES,  SEGUNDO AS PRÓPRIAS MULHERES, É A FALTA DE APOIO DOS PARTIDOS POLÍTICOS. EM SEGUNDO LUGAR , A FALTA DE INTERESSE POR POLÍTICA, E EM TERCEIRO, A DIFICULDADE DE CONCORRER COM HOMENS.

IV- VOCÊ CIDADÃO!

A- O TEXTO É JORNALÍSTICO.
B- ARTIGO 5º , INCISO XLII – A PRÁTICA DO  RACISMO CONSTITUI CRIME INAFIANÇÁVEL E IMPRESCRITÍVEL, SUJEITO A PENA DE RECLUSÃO, NOS TERMOS DA LEI.
C- PESSOAL.
D- PESSOAL.




CORREÇÃO DO TD DE REVISÃO - ETAPA 3



1- QUAIS AS ÁREAS DE INFLUÊNCIA NAS QUAIS ESTAVA DIVIDIDO O IMPÉRIO CHINÊS NO INÍCIO DO SÉCULO XX?

R- INGLATERRA, FRANÇA, ALEMANHA, JAPÃO E EUA.

2- DE QUE MANEIRA AS POTÊNCIAS ESTRANGEIRAS CONSEGUIAM DOMINAR A CHINA?

R- COM O APOIO DO IMPERADOR QIN, QUE SE DEIXVA CORROMPER POR ELAS, E DA ELITE CHINESA LIDERADA POR NOTÁVEIS E MANDARINS.

3- O QUE MOTIVOU A REVOLTA DOS BOXERS? QUEM PARTICIPOU DESSA REVOLTA? QUAL O RESULTADO?

R- A EXPLORAÇÃO DOS CAMPONESES QUE SUSTENTAVAM A ELITE CHINESA E OS ESTRANGEIROS E A IMPOSIÇÃO DE VALORES OCIDENTAIS E DA RELIGIÃO CRISTÃ AOS CHINESES.  QUEM PROMOVEU A REBELIÃO FORAM OS CAMPONESES. O MOVIMENTO SE ESPALHOU MAS AS POTÊNCIAS IMPERIALISTAS INVADIRAM A CHINA E SUBORDINARAM MAIS AINDA OS CHINESES AO OCIDENTE.

4- O PARTIDO NACIONAL DO POVO DERRUBOU O IMPÉRIO CHINÊS E PROCLAMOU A REPÚBLICA. POR QUE ESSA REPÚBLICA NÃO SE ESTABELECEU?

R- PORQUE EXTENSAS ÁREAS DO TERRITÓRIO CHINÊS FICARAM NAS MÃOS DOS SENHORES DE GUERRA.

5- POR QUE O MARXISMO CONSEGUIU SE PROPAGAR PELA CHINA NO INÍCIO DO SÉCULO XX?

R- POR CONTA DA GRANDE INSATISFAÇÃO SOCIAL CHINESA DIANTE DO DOMÍNIO IMPERIALISTA OCIDENTAL.

6- QUEM FOI MAO TSÉ-TUNG?

R- FOI UM FILHO DE CAMPONESES CHINESES, MOROU NO INTERIOR DA CHINA, LIDEROU UMA ORGANIZAÇÃO DE COMBATE A VÍCIOS E DEFENDIA A EMANCIPAÇÃO DA MULHER. CURSOU PEDAGOGIA EM PEQUIM. TRABALHOU EM UMA BIBLIOTECA ONDE TEVE CONTATO COM LIVROS MARXISTAS. AJUDOU A FUNDAR O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS E DEFENDIA QUE OS CAMPONESES ERAM A FORÇA PARA A REVOLUÇÃO COMUNISTA NA CHINA. GOVERNOU A CHINA COM MÃO DE FERRO E MATOU MILHARES DE PESSOAS.

7- QUAL A CAUSA DA GUERRA CIVIL ENTRE NACIONALISTAS X COMUNISTAS? QUEM VENCEU?  QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?

R- O PRESIDENTE CHINÊS  SUN YAT-SEM MORREU E OCORREU UMA LUTA PELO PODER . ESSA LUTA FOI VENCIDA PELO GENERAL CHIANG KSI-SHEK QUE ROMPEU COM O PARTIDO COMUNISTA.  A CONSEQUÊNCIA DISSO FOI QUE O GENERAL CHIANG KSI-SHEK COLOCOU O PARTIDO COMUNISTA NA ILEGALIDADE.

8- O QUE FOI A LONGA MARCHA? QUEM LIDEROU? QUAL O OBJETIVO? QUAL O RESULTADO?

R- FOI UMA RETIRADA ESTRATÉGICA DAS FORÇAS LIDERADAS POR MAO TSÉ-TUNG PARA ESCAPAR DO CERCO DO EXÉRCITO DE CHIANG KAI-SHEK. O LÍDER FOI MAO TSÉ-TUNG. RESULTADO: APÓS UM ANO, MUITOS MORRERAM. DOS 100 MIL SOMENTE 20 MIL CHEGARAM COM VIDA.

9- QUAL O MOTIVO DA GUERRA CHINA X JAPÃO? QUAL O RESULTADO?

R- QUERIAM ANEXAR OS TERRITÓRIOS CHINESES AO IMPÉRIO JAPONÊS. OS JAPONESES ESTAVAM INICIANDO UM NOVO TIPO DE IMPERIALISMO BASEADO NO MILITARISMO. OS CHINESES VENCERAM POIS OS PARTIDOS COMUNISTA E NACIONALISTA CHINESES SE UNIRAM PARA DEFENDER SEU TERRITÓRIO.

10- QUAIS AS MEDIDAS ADOTADAS POR MAO TSÉ-TUNG NO INÍCIO DE SEU GOVERNO?

R- ESTATIZOU GRANDES EMPRESAS, EXPROPRIOU E DISTRIBUIU TERRAS AOS CAMPONESES, IMPLEMENTOU A INDUSTRIALIZAÇÃO COM A URSS, CONCEDEU ÀS MULHERES OS MESMOS DIREITOS QUE OS HOMENS.

11- QUAL O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ADOTADO POR MAO TSÉ-TUNG EM 1958?  QUAIS OS OBJETIVOS DESSE PLANO?  O PLANO OBTEVE OS RESULTADOS DESEJADOS? JUSTIFIQUE.

R- O GRANDE SALTO PARA FRENTE. PRETENDIA TRANSFORMAR A CHINA EM UM PAÍS DESENVOLVIDO NO PRAZO DE 15 ANOS. O PLANO NÃO DEU CERTO POIS A ECONOMIA CHINESA SE DESORGANIZOU E OCORREU ESCASSEZ DE ALIMENTOS. 30 MILHÕES DE PESSOAS MORRERAM DE FOME, AUMENTOU O DESEMPREGO E A ESPECULAÇÃO. MAO PERDE PRESTÍGIO.

12- QUAIS AS CAUSAS E AS PROPOSTAS DA REVOLUÇÃO CULTURAL CHINESA IDEALIZADA POR MAO-TSÉ-TUNG EM 1966? COMENTE SOBRE A GUARDA VERMELHA E O LIVRO VERMELHO.

R- CAUSADA PELA INSATISFAÇÃO POPULAR POR CONTA DA CARESTIA E PRIVILÉGIOS DOS ALTOS FUNCIONÁRIOS DO PARTIDO COMUNISTA.  A GUARDA VERMELHA FOI FORMADA POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE DEIXARAM DE ESTUDAR PORQUE AS UNIVERSIDADES FORAM FECHADAS PELO GOVERNO DE MAO. ELES TINHAM COMO MISSÃO REEDUCAR O POVO E DIVULGAR OS ENSINAMENTOS DE MAO. O LIVRO VERMELHO CONTINHA OS PENSAMENTOS DE MAO E DEVERIA SER DIVULGADO POR ESTUDANTES E OPERÁRIOS.

13- EXPLIQUE OS MOTIVOS DA  DOMINAÇÃO DOS FRANCESES NA REGIÃO DO VIETNÃ. OS VIETNAMITAS CONSEGUIRAM SE LIBERTAR DOS FRANCESES ? EXPLIQUE.

R- OS FRANCESES ESTAVAM INTERESSADOS NAS RIQUEZAS AGRÍCOLAS E MINERAIS DA REGIÃO. OS FRANCESES PERDERAM SEU DOMÍNIO NO VIETNÃ POR CONTA DA INVASÃO JAPONESA NA REGIÃO. ENTÃO OS VIETNAMITAS PASSARAM A LUTAR CONTRA OS JAPONESES.

14- APÓS A CONFERÊNCIA EM GENEBRA QUE RECONHECIA O FIM DO DOMÍNIO FRANCÊS SOBRE O VIETNÃ, COMO O PAÍS FICARIA DIVIDIDO?

R- FICARIA DIVIDIDO EM DOIS: VIETNÃ DO NORTE (SOCIALISTA) E VITNÃ DO SUL.(PRÓ-CAPITALISTA)

15- SOBRE A GUERRA DO VIETNÃ RESPONDA:

A- CAUSAS: A MAIORIA DO POVO VIETNAMITA ERA FAVORÁVEL AO COMUNISMO E COM ISSO OS EUA INTERFERIRAM APOIARAM O GOVERNO DITATORIAL DO SUL.

B- DESENVOLVIMENTO:
·         Em 1964, os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados e armamentos de guerra.
·         Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas.
·         Os vietcongues utilizaram táticas de guerrilha, enquanto os norte-americanos empenharam-se no uso de armamentos modernos, helicópteros e outros recursos.
·         No final da década de 1960, era claro o fracasso da intervenção norte-americana.
·          Mesmo com tecnologia avançada, não conseguiam vencer a experiência dos vietcongues.
·         Para piorar a situação dos Estados Unidos, em 1968, o exército norte-vietnamita invadiu o Vietnã do Sul, tomando a embaixada dos Estados Unidos em Saigon. O Vietnã do Sul e os Estados Unidos responderam com toda força. É o momento mais sangrento da guerra.
·         No começo da década de 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade nos Estados Unidos. Jovens, grupos pacifistas e a população em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas.
·         Neste momento, já eram milhares os soldados norte-americanos mortos no conflito. A televisão mostrava as cenas violentas e cruéis da guerra.

C- FINAL
·         Sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietnã do Norte.

D- CONSEQUÊNCIAS
·         O conflito deixou mais de 1 milhão de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos gravíssimos no Vietnã.
·         O Vietnã foi reunificado em 2 de julho de 1976 sob o regime comunista, aliado da União Soviética.

16- QUAIS AS CAUSAS DA REVOLUÇÃO CUBANA? QUAIS SEUS LÍDERES?

R- POR CONTA DE GOVERNOS DITATORIAIS CORRUPTOS E VIOLENTOS. OS PRINCIPAIS LÍDERES FORAM: FIDEL CASTRO, CHE GUEVARA E CAMILO CIENFUEGOS.

17- RELACIONE CUBA E A GUERRA FRIA.

R- DURANTE A GUERRA FRIA OS EUA ROMPERAM RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM CUBA. FIDEL CASTRO SE VENDO ACUADO. SE RENDEU AJUDA ECONÔMICA E PROTEÇÃO MILITAR DA URSS.

18- COMO CUBA CONSEGUIU SE MANTER DURANTE A GUERRA FRIA?

R- COM A AJUDA FINANCEIRA E PROTEÇÃO MILITAR DA URSS.

19- O QUE DIZ MAURÍCIO SANTORO SOBRE O POSSÍVEL DESDOBRAMENTO DO ACORDO ENTRE EUA E CUBA ESTABELECIDO EM 2014? (PÁG. 203)

R- ELE INFORMA QUE O TURISMO EM CUBA SUPEROU A PRODUÇÃO AÇUCAREIRA AMPLIANDO O MERCADO DE TRABALHO FORMAL E INFORMAL.

20- CARACTERIZE O PROJETO NACIONALISTA E O PROJETO LIBERAL NO BRASIL DE 1945-1964.

R- NACIONALISTA – O ESTADO DEVIA INTERVIR NA ECONOMIA E EM ÁREAS ESTRATÉGICAS COMO O PETRÓLEO, SIDERURGIA, TRANSPORTE E INCENTIVO A INVESTIMENTOS PRIVADOS.

LIBERAL – MENOR INTERFERÊNCIA DO ESTADO NA ECONOMIA. A ECONOMIA DEVIA SER REGULADA PELO MERCADO E APOIADA POR EMPRESAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS.

21- CARACTERIZE OS SEGUINTES GOVERNOS:

A- DUTRA: POLÍTICO? SOCIAL? ECONÔMICO? MUDANÇAS?

·         ALIADO DOS EUA
·         CASSOU O P.C
·         CONSTITUIÇÃO DE 1946
·         LIBERALISMO ECONÔMICO
·         DIFICULTOU ENTRADA DE PRODUTOS IMPORTADOS
·         AUMENTA O PREÇO DO CAFÉ
·         ECONOMIA VOLTA A CRESCER
·         SURGE A TV BRASILEIRA - 1950

B- VARGAS: POLÍTICO? SOCIAL? ECONÔMICO? MUDANÇAS?

·         1950- ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS
·         POLÍTICA NACIONALISTA
·         CAMPANHA O PETRÓLEO É NOSSO
·         CRIOU A PETROBRÁS
·         TRABALHADORES INSATISFEITOS
·         JOÃO GOULART MINISTRO DO TRABALHO
·         SALÁRIO MÍNIMO SOBE 100%
·         UND NÃO GOSTOU
·         JANGO SAI
·         CARLOS LACERDA FAZ CAMPANHA CONTRA VARGAS
·         ATENTADO CONTRA CARLOS LACERDA
·         MORRE O MAJOR DA AERONÁUTICA QUE ESTAVA COM CARLOS LACERDA NO DIA DO ATENTADO
·         AERONÁUTICA EXÉRCITO EXIGEM A RENÚNCIA DE VARGAS
·         VARGAS ESCREVE UMA CARTA E SE MATA - 1954


C- JUSCELINO KUBTISCHEK.: POLÍTICO? SOCIAL? ECONÔMICO? MUDANÇAS?

·         JOÃO GOULART – VICE – PTB
·         CARLOS LACERDA ,LÍDER DA UDN NÃO CONCORDOU
·         CARLOS LACERDA QUERIA O GOLPE MILITAR
·         O GENERAL LOTT – LEGALISTA- NÃO PERMITIU O GOLPE MILITAR
·         J.K. PROMETEU 50 ANOS EM 5
·     DESENVOLVIMENTISMO ( INDÚSTRIA BRASILEIRAS COM CAPITAIS ESTRANGEIROS E MULTINACIONAIS NO BRASIL.
·   PLANO DE METAS EM 5 ÁREAS: ENERGIA, TRANSPORTE, INDÚSTRIA, ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO.
·   INCENTIVO A MULTINACIONAIS NO BRASIL ( FORD, VOLKSWAGEM, GENERAL MOTORS..
·         INCENTIVO A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
·         DEIXOU DE LADO O TRANSPORTE PÚBLICO (TREM)
·         ECONOMIA CRESCEU 8,1% AO ANO
·         CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA
·         INFLAÇÃO DISPAROU
·         INDÚSTRIA NÃO GEROU EMPREGO
·         MIGRAÇÃO DE NORDESTINOS E MINEIROS PARA O CENTRO-SUL
·         J.K. GOVERNOU COM APOIO DO CONGRESSO
·         LIBERDADE DE IMPRENSA
·         ESTABILIDADE POLÍTICA
·         ELEIÇÕES 1960


D- JÂNIO QUADROS: POLÍTICO? SOCIAL? ECONÔMICO? MUDANÇAS?

·         1961
·         APOIO DA UDN
·         VICE- JOÃO GOULART (PTB/PSD) – OPOSIÇÃO A JÂNIO QUADROS
·         ALTA INFLAÇÃO E ALTA DÍVIDA EXTERNA
·         REDUZ CRÉDITO À EMPRESAS
·         CONGELOU SALÁRIOS
·         AUMENTO DO PREÇO DO PÃO E COMBUSTÍVEL EM 100%
·         RENEGOCIOU E DÍVIDA EXTERNA COM O FMI
·         POPULAÇÃO DESCONTENTE
·         PROIBIU LANÇA PERFUME, BRIGA DE GALO E BIQUINI
·         CORTA RELAÇÕES COM EUA E SE ALIA A URSS
·         EUA, UDN E CHEFES MILITARES DESCONTENTES
·         19/08/1961- JÂNIO NOMEIA CHE GUEVARA COM A ORDEM DO CRUZEIRO DO SUL – MAIOR HONRARIA DO BRASIL
·         CARLOS LACERDA – UDN- ACUSA JÂNIO DE COMUNISTA
·         25/08/1961 – RENUNCIA


E- JOÃO GOULART: POLÍTICO? SOCIAL? ECONÔMICO? MUDANÇAS?

·         VICE DE JÂNIO QUADROS
·         UDN, MILITARES E EMPRESÁRIOS CONTRA JOÃO GOULART
·         MOVIMENTOS SOCIAIS , ESTUDANTIS E ALGUNS GOVERNADORES A FAVOR
·         PARLAMENTARISMO- CONDIÇÃO IMPOSTA PELO CONGRESSO
·         06/01/1963- PLEBISCITO: PARLAMENTARISMO  X PRESIDENCIALISMO
·         VENCE O PRESIDENCIALISMO
·         EMPRESÁRIOS DESCONFIAM DE JANGO
·         QUEDA NO EMPREGO E PRODUÇÃO
·         ALTA NA INFLAÇÃO
· REFORMAS DE BASE: AGRÁRIA, ADMINISTRATIVA, BANCÁRIA, TRIBUTÁRIA,POLÍTICA,EDUCACIONAL
·         À FAVOR: UNE, GRUPOS CATÓLICOS, E COMANDO GERAL DE TRABALHADORES
·   CONTRA – EMPRESÁRIOS, ALTO CLERO, OFICIAIS DO EXÉRCITO, GRANDES JORNAIS.
·         GOULART SE APROXIMA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
·         13/03/1963 - 300 MIL PESSOAS NO COMÍCIO DE GOULART PELAS REFORMAS
·         GOULART ASSINOU DOIS DECRETOS: NACIONALIZOU REFINARIAS DE PETRÓLEO E DESAPROPRIOU TERRAS
·         19/03/1963- PASSEATA CONTRA GOULART EM SP- MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE.

22- QUAL A RELAÇÃO ENTRE A MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE E O GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964?

APÓS A MARCHA DA FAMÍLIA O GOLPE MILITAR FOI DECRETADO. GOULART FOI DEPOSTO.E OS MILITARES ASSUMIRAM O COMANDO DO BRASIL ATRAVÉS DE UM GOLPE DE ESTADO.



CORREÇÃO DO CAP. 12

1- PESSOAL

2- O RESULTADO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1955 FOI FAVORÁVEL A JUSCELINO KUBITSCHEK (PRESIDENTE) E JOÃO GOULART (VICE). INCONFORMADA COM A DERROTA NAS URNAS, A UDN DE CARLOS LACERDA COMEÇOU A TRAMAR UM GOLPE MILITAR PARA IMPEDIR A POSSE DE JUSCELINO. MAS O GENERAL TEIXEIRA LOTT SAIU EM DEFESA DA LEGALIDADE: EM 11/11/1955, COLOCOU SUAS TROPAS NA RUA E GARANTIU O RESULTADO DAS ELEIÇÕES, O CUMPRIMENTO DA LEI E A POSSE DE JUSCELINO E JANGO, EM 31/01/1956.

3- 
A- PESSOAL

B- A POLARIZAÇÃO POLÍTICA E IDEOLÓGICA QUE OPUNHA O BLOCO CAPITALISTA AO COMUNISTA SE REFLETIA NO CENÁRIO BRASILEIRO, FORNECENDO À OPOSIÇÃO UMA JUSTIFICATIVA PARA ACUSAR VARGAS DE ESTAR SE APROXIMANDO DE COMUNISTAS E DE SINDICALISTAS.

C- SIM; AO SUICIDAR-SE, VARGAS REVERTEU O EQUILÍBRIO DE FORÇAS QUE, NAQUELE MOMENTO, LHE ERA DESFAVORÁVEL. ISTO, PORQUE DESCOBRIU-SE QUE GREGÓRIO FURTADO, O CHEFE DA SUA GUARDA PESSOAL, ERA O CONTRATANTE DO PISTOLEIRO QUE ATIROU CONTRA CARLOS LACERDA, INIMIGO Nº 1 DO PRESIDENTE.

D- ELA QUIS DIZER QUE, AO SUICIDAR-SE, VARGAS IMPEDIU O GOLPE CIVIL-MILITAR QUE VINHA SENDO ARTICULADO PARA TIRÁ-LO DO PODER À FORÇA. LEMBRE-SE AQUI DE QUE LACERDA PEDIA AOS GENERAIS QUE DERRUBASSEM VARGAS E QUE, EM 22 DE AGOSTO, DOIS DIAS ANTES DO SUICÍDIO, OS OFICIAIS DA AERONÁUTICA TINHAM LANÇADO UM MANIFESTO EXIGINDO A RENÚNCIA DO PRESIDENTE.

4- CONCLUI-SE QUE TRÊS SETORES JUNTOS (ENERGIA, INDÚSTRIA E TRANSPORTE) RECEBERAM 93% DAS VERBAS, ENQUANTO ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FICARAM APENAS COM 7% DELAS.  ESSAS PEQUENAS PORCENTAGENS DESTINADAS À ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO GERARAM DURAS CRÍTICAS AO GOVERNO JK.

5- A POLÍTICA EXTERNA DE JÂNIO QUADROS FICOU CONHECIDA  COMO "POLÍTICA EXTERNA INDEPENDENTE" E SE CARACTERIZOU FUNDAMENTALMENTE POR UMA MUDANÇA NO MODO COMO O BRASIL SE POSICIONAVA NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA,AFASTANDO-SE DO BLOCO LIDERADO PELOS ESTADOS UNIDOS,MAS SEM ROMPER COM ELE; APROXIMANDO-SE DO BLOCO SOVIÉTICO, SEM, NO ENTANTO, ADERIR A ELE. COMO PARTE DA POLÍTICA EXTERNA INDEPENDENTE E UTILIZANDO-SE DA IDEIA DA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS, O GOVERNO JÂNIO QUADROS DECLAROU SEU APOIO À INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES AFRICANOS E ASIÁTICOS.

6-
A- O CARTAZ REFERE-SE AO PLEBISCITO (CONSULTA À POPULAÇÃO) SOBRE SE O POVO QUERIA O PARLAMENTARISMO OU PRESIDENCIALISMO.

B- ELE ERA FAVORÁVEL AO PRESIDENTE JOÃO GOULART; POR ISSO PEDE PARA O POVO DIZER NÃO AO PARLAMENTARISMO, SISTEMA DE GOVERNO EM QUE O CHEFE DE GOVERNO É O PRIMEIRO-MINISTRO E NÃO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

C- QUASE 80% DISSERAM NÃO AO PARLAMENTARISMO, DEVOLVENDO A CHEFIA DO GOVERNO A JOÃO GOULART.

7- ALTERNATIVA A

II- LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA
VOZES DO PRESENTE

A- A POPULAÇÃO SE MOBILIZOU PAR DEFENDER A DEMOCRACIA. E OS INTERESSADOS EM PEDIR O AVANÇO DA DEMOCRACIA NÃO CONSEGUIRAM APOIO SUFICIENTE PARA CONCRETIZAR O GOLPE QUE PRETENDIA DESFECHAR CONTRA AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS.

B- ELE AFIRMA QUE A BANDEIRA DA DEMOCRACIA ESTAVA NAS MÃOS DOS TRABALHISTAS; ELES VENCERAM JUSTAMENTE POR ESTAREM DEFENDENDO OS PRECEITOS CONSTITUCIONAIS.

C- EM 1964, OS CONSERVADORES DA DIREITA SAÍRAM EM DEFESA DA ORDEM DEMOCRÁTICA, POR ISSO CONSEGUIRAM O APOIO DE GRANDES CONTINGENTES SOCIAIS PARA A SUA CAUSA OBTENDO UMA VITÓRIA RELATIVAMENTE FÁCIL.
D- PESSOAL.

III- VOCÊ CIDADÃO

A- PESSOAL
B- PESSOAL
C- PESSOAL


CAP.12 - BRASIL DE 1945-1964










CAP. 13 - REGIME MILITAR (1964-1985)

CLIQUE AQUI





CORREÇÃO QUESTÕES DO CAP. 11 – 

O SOCIALISMO REAL: CHINA, VIETNÃ E CUBA

RETOMANDO

1- OS DOIS MOTIVOS DA REVOLTA DOS BOXERS SÃO: A TENTATIVA DAS IGREJAS CRISTÃS DE IMPOR SUA RELIGIÃO AOS CHINESES E A DOMINAÇÃO ESTRANGEIRA NA CHINA (O IMPERIALISMO)
2- ALTERNATIVA C – CORREÇÃO: PARA ORGANIZAR SUA LUTA, OS MARXISTAS CHINESES FUNDARAM, EM 1921, O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS, QUE TINHA COMO PRINCIPAL LÍDER MAO TSE-TUNG.
3-
A- ELE DESTACOU A IMPORTÂNCIA (NUMÉRICA E SOCIAL) DO CAMPESINATO CHINÊS E AFIRMOU QUE A LIBERTAÇÃO DELES CONSTITUIRIA A DA PRÓPRIA CHINA.
B- NO TRECHO: “SAIAM E DESENVOLVAM-NOS E FAÇAM-NOS SABER (QUE ELES DEVEM) EXIGIR LIBERTAÇÃO”. OU SEJA, ELE CONVIDA SEUS SEGUIDORES A SE DIRIGIR AO CAMPO PARA DIVULGAR O SOCIALISMO ENTRE OS CAMPONESES.
C- CONFIRMA, POIS MAO ABRAÇOU A TSE DE QUE A CLASSE REVOLUCIONÁRIA NÃO É O OPERARIADO FABRIL, MAS SIM O CAMPESINATO.

II- LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA
B- LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS
VOZES DO PASSADO

A- O TIGRE É O VIETNÃ, E O ELEFANTE, A FRANÇA. JUSTIFICATIVA: ISTO FICA EVIDENTE QUANDO O GENERAL GIAP DIZ QUE SE O TIGRE PARASSE, SERIA VENCIDO PELO ELEFANTE, MAS O TIGRE NÃO VAI PARAR; VAI SE ESCONDER NA SELVA DURANTE O DIA PARA SAIR À NOITE, ATACAR O ELEFANTE DE SURPRESA E VENCÊ-LO.

B- POR ENTENDER QUE, À SEMELHANÇA DO ELEFANTE, A FRANÇA É FORTE; JÁ O TIGRE, QUE REPRESENTA OS VIETNAMITAS, É ÁGIL E SE DESLOCA CONSTANTEMENTE. ESCONDE-SE NA FLORESTA E SE VALE DO ATAQUE-SURPRESA DESFECHADO À NOITE.

C- ELE SE REFERE À GUERRA DE GUERRILHAS ADOTADA PELOS VIETNAMITAS, TANTO CONTRA A FRANÇA QUANTO CONTRA OS ESTADOS UNIDOS.

D- A GUERRA DE GUERRILHAS FOI UTILIZADA COM SUCESSO PELOS SUL-VIETNAMITAS NA GUERRA CONTRA OS SEUS ADVERSÁRIOS INTERNOS E OS ESTADOS UNIDOS. OS GUERRILHEIROS VIETNAMITAS ATACAVAM E DESAPARECIAM ENTRE A FOLHAGEM OU EM TÚNEIS ENORMES QUE ELES PRÓPRIOS CAVAVAM NA SELVA, PARA VOLTAR A ATACAR NOVAMENTE À NOITE.

III- VOCÊ CIDADÃO!

A- PESSOAL

B- O LÍDER CUBANO FIDEL CASTRO EFETUOU REFORMAS E ESTABELECEU PARCERIAS DE SEU GOVERNO COM O CAPITAL ESTRANGEIRO QUE DERAM UM NOVO FÔLEGO PARA A ECONOMIA CUBANA; JÁ NO CAMPO POLÍTICO, MANTEVE O REGIME DE PARTIDO ÚNICO, A CENSURA À IMPRENSA E A RECUSA EM REALIZAR ELEIÇÕES LIVRES.

C- SIM; POIS O PRINCIPAL ARGUMENTO DO GOVERNO CUBANO PARA RESTRINGIR AS LIBERDADES CIVIS E POLÍTICAS ERA JUSTAMENTE A PRESSÃO DOS ESTADOS UNIDOS PARA LIQUIDAR O REGIME CASTRISTA. NESSE CONTEXTO, O FIM DO BOICOTE PODE CONTRIBUIR PARA A ABERTURA POLÍTICA EM CUBA.

D- PESSOAL


CORREÇÃO TD DE REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA 3ª ETAPA. 
 CAP. 9 E 10

1- O QUE FOI A GUERRA FRIA E QUAIS SUAS CAUSAS?
R- A GUERA FRIA FOI UM CONFLITO PERMANENTE ENTRE EUA E URSS, NA QUAL OS DOIS LADOS EVITAVAM O CONFRONTO MILITAR DIRETO TEMENDO QUE O USO DE ARMAS NUCLEARES LEVASSE À DESTRUIÇÃO DE AMBOS. MAS PARA DEFENDER SEUS INTERESSES , AMBOS OS LADOS USAVAM DA ESPIONAGEM, PROPAGANDA E VIOLÊNCIA.

2- QUAL O PRINCIPAL OBJETIVO DA CONFERÊNCIA DE YALTA?
R- FOI UM ENCONTRO QUE ACONTECEU NA URSS ENTRE A INGLATERRA, EUA E URSS ANTES DE TERMINAR A SEGUNDA GUERRA , PARA DISCUTIROS RUMOS DO MUNDO. OS PAÍSES OCIDENTAIS CONCORDAVAM EM CEDER PARTE DA POLÔNIA PARA A URSS E PERMITIR O AUMENTO DA INFLUÊNCIA SOVIÉTICA NOS PAÍSES DO LESTE EUROPEU. ISSO FOI FEITO SEM QUE ESSES PAÍSES FOSSE OUVIDOS.

3- O QUE FOI A CONFERÊNCIA DE POTSDAM? QUAL SEU OBJETIVO? QUE MEDIDAS FORAM TOMADAS NESSA CONFERÊNCIA?
R- FOI UMA REUNIÃO QUE ACONTECEU NA ALEMANHA ENTRE OS PAÍSES ALIADOS DA SEGUNDA GUERRA COM O OBJETIVO DE PUNIR A ALEMANHA. NA CONFERÊNCIA ELES  TOMARAM AS SEGUINTES DECISÕES: DESTRUIÇÃO DOS SÍMBOLOS , LIVROS E MONUMENTOS NAZISTA, CRIAÇÃO DO TRIBUNAL DE NUREMBERG PARA JULGAR OS NAZISTAS, DIVISÃO DA ALEMANHA E SUA CAPITAL BERLIM EM 4 SETORES DE OCUPAÇÃO ( NORTE-AMERICANOS, SOVIÉTICOS, INGLESES E FRANCESES)

4- O QUE É A ONU? QUANDO FOI CRIADA? QUAL SEU OBJETIVO?
R- ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS CRIADA EM 1945 COM SEDE EM NOVA YORK. OBJETIVOS: PRESERVAR A PAZ E A SEGURANÇA MUNDIAL, PROMOVER A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E INCENTIVAR O RESPEITO AOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS DOS SERES HUMANOS.

5- COMO A ONU ESTÁ DIVIDIDA?
R- CONSELHO DE SEGURANÇA,, ASSEMBLEIA GERAL, CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL, O CONSELHO DE TUTELA E A CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA.

6- O QUE FOI O PLANO MARSHALL? ONDE ACONTECEU? OBJETIVOS? OBTEVE SUCESSO? JUSTIFIQUE.
R- FOI UM PLANO CRIADO PELOS EUA EM 1947 COM O OBJETIVO DE ENFRAQUECER O COMUNISMO E FORTALECER O CAPITALISMO EUROPEU. CONSISTIA EM UM PROGRAMA DE AJUDA ECONÔMICA AOS PAÍSES MAIS ATINGIDOS PELA SEGUNDA GUERRA NA EUROPA.A AJUDA CONSISTIU EM : EMPRÉSTIMOS, CONCESSÃO DE TECNOLOGIAS E INVESTIMENTOS VOLUMOSOS. O PLANO ATINGIU SEU OBJETIVO EM POUCO TEMPO E RECUPEROU A ECONOMIA DA INGLATERRA, ALEMENHA OCIDENTAL E FRANÇA. ESTIULOU AS EXPORTAÇÕES E FORTALECEU A LIDERANÇA MUNDIA DOS EUA E DIMINUIU A FORÇA DO COMUNISTMO.

7- QUAIS OS MOTIVOS DAS LUTAS DE INDEPENDÊNCIA DOS POVOS AFRO-ASIÁTICOS?
R- A DOMINAÇÃO EUROPEIA NA ÁFRIA E ÁSIA, O ENFRAQUECIMENTO DAS POTÊNCIAS COLONIAIS EUROPEIAS DEVIDO AS PERDAS NA GUERRA.A FORÇA DE MOVIMENTOS COMO PAN-AFRICAMNISMO E NEGRITUDE.

8- O QUE FOI O PANAFRICANISMOR?
R- MOVIMENTO POLÍTICO-IDEOLÓGICO SURGISO COMO UMA FORMA DE RESISTÊNCIA QUE VISAVA TRANSFORMA A SITUAÇÃO DA “RAÇA NEGRA”, LIBERTANDO-OS DA POBREZA E DA OPRESSÃO.

9- QUAL A PRINCIPAL TÁTICA DE LUTA DE GHANDI? EXPLIQUE.
R- RESISTÊNCIA PACÍFICA BASEADA NA DESOBEDIÊNCIA CIVIL. OS INDIANOS ERAM INCENTIVADOS A NÃO USAR E NEM COMPRAR PRODUTOS INGLESES E A DESOBEDECER AS LEIS QUE OS DISCRIMINAVAM DENTRO DA PRÓPRIA ÍNDIA E NÃP PAGAR IMPOSTOS COMO O IMPOSTO SOBRE O SAL.

10- O PERÍDO DA DOMINAÇÃO BELGA NO CONGO FOI VANTAJOSO PARA OS CONGOLESES? JUSTIFIQUE EXPLICANDO COMO OS BELGAS ADMNISTRAVAM A REGIÃO.
R- NÃO. FOI VANTAJOSO PARA OS BELGAS QUE LUCRAVAM COM AS RIQUEZAS DA REGIÃO: COBRE, ZINCO, MANGANÊS, URÂNIO E DIAMANTE. AS COMPANHIAS INTERNACIONAIS EXPLORAVAM A REGIÃO EM TROCA DE BAIXÍSSIMOS SALÁRIOS PAGOS AOS CONGOLESES. A ADMINISTRAÇÃO BELGA ERA AUTORITÁRIA E RACISTA , SEM LIBERDADE DE EXPRESSÃO E NEM REPRESENTAÇÃO. SÓ PODIAM FREQUENTAR ESCOLAS DURANTE 4 ANOS.

11- QUAL A IMPORTÂNCIA D NELSON MANDELA PARA A ÁFRICA DO SUL?
R- MANDELA FOI UM DOS LÍDERES DO CONGRESSO NACIONAL AFRICANO QUE LUTAVA CONTRA O PRECONCEITO RACIAL NA ÁFRICA DO SUL  - APARTHEID.  MANDELA FOI PRESO E LIBERTO EM 1990. MANDELA FOI ELEITO PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL EM 1994.

12- DESCREVA UMA SITUAÇÃO EM QUE VOCÊ PRESENCIOU RACISMO. CASO NÃO TENHA PRESENCIADO, DESCREVA ALGUMA SITUAÇÃO QUE TENHA VISTO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE RELATOS DE PESSOAS CONHECIDAS.
R- RESPOSTA PESSOAL, PORÉM, O ALUNO DEVERÁ BUSCAR EXEMPLOS DE RACISMO PARA RESOLVER A QUESTÃO, MESMO QUE NÃO TENHA VIVENCIADO OU PRESENCIADO.


CORREÇÃO QUESTÕES DO CAP. 9 - GUERRA FRIA
I- RETOMANDO
1- GUERRA FRIA
O QUE FOI: CONFLITO PERMANENTE ENTRE EUA E URSS, NO QUAL OS DOIS LADOS EVITAVAM O CONFRONTO MILITAR DIRETO TEMENDO QUE O USO DE ARMAS NUCLEARES LEVASSE A DESTRUIÇÃO DE AMBOS. 
SISTEMAS ECONÔMICOS RIVAIS: CAPITALISMO X COMUNISMO
PRINCIPAIS ALIANÇAS: OTAN X PACTO DE VARSÓVIA
COMPORTAMENTO DOS GOVERNOS E DAS SUPERPOTÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS QUE MANIFESTAVAM OPINIÕES DIVERGENTES: AMBOS SE COMPORTAVAM DE MODO PARECIDO: TANTO O MACARTHISMO QUANTO STALINISMO PERSEGUIRAM, PRENDERAM E PROVOCARAM A MORTE DE SEUS ADVERSÁRIOS. NO CASO DO STALINISMO ESSAS MORTES SÃO CONTADAS AOS MILHÕES.

2- A- RESPOSTA PESSOAL 
B- SIM, BASTA VER QUE JAMES BOND, GALÃ DO FILME, É MOSTRADO SEMPRE COMO ALGUÉM INTELIGENTE , DETERMINADO E COMPANHADO DE MULHERES BONITAS; JÁ SEUS OPOSITORES SOVIÉTICOS, SÃO MOSTRADOS COMO SERES GROSSEIROS E CAPAZES DE COMETER AS PIORES ATROCIDADES.
C- ESTE E OUTROS FILMES DA SÉRIE 007 FORAM PRODUZIDOS NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA , ÉPOCA EM QUE O CINEMA FAZ DA ESPIONAGEM E DA CONTRAESPIONAGEM , UM DOS SEUS TEMAS MAIS FREQUENTES.

3- A-  ELA SE REFERE AO CONTEXTO DA GUERA FRIA, EM QUE HAVIA UMA TENSÃO PERMANENTE ENTRE O BLOCO COMUNISTA E O CAPITALISTA (BIPOLARIZAÇÃO). A JUSTIFICATIVA ESTÁ NO CONTEÚDO DA FALA DE CALVIN PRESENTE NOS QUADRINHOS 3 E 4.
B- NENHUM DOS DOIS LADOS, POIS O COMBINADO FOI QUE AQUELE QUE FOI ACERTADO PELO DARDO MORRIA; OCORRE QUE AMBOS FORAM ALVEJADOS AO MESMO TEMPO, O QUE , SEGUNDO AS REGRAS, LEVARIA AMBOS À MORTE.
D- A TIRINHA CRITICA O ABSURDO QUE SERIA UMA GUERRA ENTRE EUA E URSS, JÁ QUE AMBOS TINHAM UM PODER EQUIVALENTE DE DESTRUIR E DE MATAR, CAPAZ DE CAUSAR O FIM DA VIDA SOBRE A TERRA. 

4- A- REFERE-SE AO PLANO MARSHALL
B- O PLANO MARSHALL CONSTITUI UM VASTO PROGRAMA DE AJUDA ECONÔMICA AOS PAÍSES DA EUROPA MAIS ATINGIDOS PELA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
C- EM POUCO TEMPO O PLANO MARSHALL ATINGIU SEUS OBJETIVOS, PERMITINDO A RÁPIDA RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DE PAÍSES COMO: INGLATERRA , ALEMANHA OCIDENTAL E FRANÇA. ALÉM DISSO, ESTIMULOU A EXPORTAÇÃO DOS EUA PARA A EUROPA, FORTALECEU A LIDERANÇA MUNDIAL DOA EUA E DIMINUIU A FORÇA DO COMUNISMO NA EUROPA.

5- A- PODE-SE CONCLUIR QUE AS OLIMPÍADAS ERAM USADAS TANTO PELOS EUA QUANTO PELA URSS PARA PROVAR QUE SEU SISTEMA  SOCIOECONÔMICO ERA O MELHOR. DAÍ OS INVESTIMENTOS VOLUMOSOS EM SEUS ATLETAS E OS EXCELENTES RESULTADOS OBTIDOS NAS PROVAS. LEMBRE-SE QUE A URSS PASSOU A DISPUTAR AS OLIMPÍADAS EM 1952.
B- PESSOAL (O BOICOTE FEITO PELOS EUA EM MOSCOU, EM 1980, E O TROCO DADO PELOS SOVIÉTICOS EM 1984, EM LOS ANGELES. O ESPORTE ERA BASTANTE POLITIZADO NA ÉPOCA DA GUERRA FRIA.
C- NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA FICOU EVIDENTE O USO POLÍTICO DO ESPORTE PELAS SUPERPOTÊNCIAS,SEJA PARA EVIDENCIAR A SUPERIORIDADE QUE UM SISTEMA SOCIOECONÔMICO TINHA SOBRE O OUTRO, SEJA PARA PROVOCAR O ADVERSÁRIO, COMO OCORREU EM MOSCOU EM 1980 E LOS ANGELES EM 1984.

6- PESSOAL

II- VOCÊ CIDADÃO
A- A ONU TEVE POR OBJETIVO MANTER A PAZ E A SEGURANÇA , PROMOVER A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E AJUDAR A MELHORAR A VIDA DOS POVOS.
B- PESSOAL
C- O DOCUMENTO FOI ASSINADO TRÊS ANOS APÓS O FINAL DA SEGUNDA GUERRA E É UMA REAÇÃO A BARBÁRIE DO CONFLITO E AÇÕES CRIMINOSAS PRATICADAS PELO ESTADO NAZISTA, COMO A DISCRIMINAÇÃO E O EXTERMÍNIO DE MINORIAS (AQUELES QUE FOGE O PADRÃO ESTABELECIDO); A ESCRAVIDÃO DE POPULAÇÕES DE PAÍSES QUE FORAM CONQUISTADOS PELA GUERRA, AS ESTRANHAS EXPERIÊNCIAS GENÉTICAS FEITAS POR MÉDICOS NAZISTA...
D- PESSOAL

GUERRA FRIA: O MUNDO DIVIDIDO - VEJA AQUI 

GUERRA FRIA  - VEJA AQUI

CORREÇÃO DO CAP. 8 - ERA VARGAS

I- RETOMANDO
1- ELEIÇÕES E MOVIMENTO DE 1930

  • QUEM DISPUTOU AS ELEIÇÕES DE 1930 - JÚLIO PRESTES (SP) X GETÚLIO (RS) COM VICE JOÃO PESSOA PELA ALIANÇA LIBERAL
  • QUAL ERA O PROGRAMA DE VARGAS - VOTO SECRETO, INCENTIVO A INDÚSTRIA NACIONAL E APROVAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS.
  • COMO VARGAS REAGIU A VITÓRIA DA SITUAÇÃO - MARCHOU EM DIREÇÃO AO RJ PARA TOMAR O PODER
  • QUAL O DESFECHO DO MOVIMENTO DE 1930 - UMA JUNTA MILITAR TOMOU O PODER E ENTREGOU A VARGAS, LÍDER DO MOVIMENTO CIVIL DE 1930.

2- A - VOTO SECRETO PARA MAIORES DE 18 ANOS,O QUE DIFICULTAVA A PRÁTICA DA CORRUPÇÃO QUE ACONTECEU NAS DÉCADAS ANTERIORES.

3- 

  • INTEGRALISTAS - SE INSPIRAVAM NO FASCISMO, QUERIAM UM GOVERNO AUTORITÁRIO, MILITARIZADO, PARTIDO ÚNICO.
  • ALIANCISTAS - COMUNISTAS, GOVERNO POPULAR, NACIONALIZAR EMPRESAS ESTATAIS, REFORMA AGRÁRIA E SUSPENDER PAGAMENTO DE DÍVIDA EXTERNA.
  • O QUE HÁ EM COMUM NOS DOIS - USAVAM VIOLÊNCIA, AÇÕES ARMADAS E FRACASSARAM NO SEU INTENTO. 

4- ALTERNATIVA D. 
FORJADO PELAS LIDERANÇAS INTEGRALISTAS, FOI UTILIZADO POR VARGAS COMO JUSTIFICATIVA PARA A INSTAURAÇÃO DO ESTADO NOVO.

5- ALTERNATIVA E
VARGAS SERIA O HOMEM CAPAZ DE EXERCER O PODER DE MODO INTELIGENTE E CORRETO

6- 
A- INDICAM QUE NA ÚLTIMA DÉCADA DA PRIMEIRA REPÚBLICA AS TAXAS DE CRESCIMENTO DA AGRICULTURA ERAM SUPERIORES ÀS DA INDÚSTRIA.
B- ENQUANTO AS TAXAS DE CRESCIMENTO DA AGRICULTURA CAÍAM AS DA INDÚSTRIA CRESCIAM MUITO, ATINGINDO 11,2% AO ANO.
C- AS TAXAS DE CRESCIMENTO DA AGRICULTURA SE MANTIVERAM ENQUANTO AS DA INDÚSTRIA DIMINUÍRAM MAIS QUE A METADE. APESAR DISSO, CONTINUARAM 3 VEZES MAIORES QUE A AGRICULTURA.
D- CONCLUSÕES - 1- NA DÉCADA DE 20 A AGRICULTURA OCUPAVA LUGAR DE DESTAQUE NA ECONOMIA DO BRASIL. 2- DURANTE O GOVERNO VARGAS, A INDÚSTRIA CRESCEU MAIS QUE A AGRICULTURA, LIDERANDO A ECONOMIA DO BRASIL.
D- A INDUSTRIALIZAÇÃO NO GOVERNO VARGAS SE DEVEU A FATORES EXTERNOS (GRANDE DEPRESSÃO E SEGUNDA GUERRA) E INTERNOS ( EMPRÉSTIMO À INDÚSTRIA COM JUROS REDUZIDOS, REDUÇÃO D IMPOSTOS SOBRE BENS INDUSTRIAIS, FIM DOS IMPOSTOS INTERESTADUAIS E FIXAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO)

II- LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA
VOZES DO PASSADO

A- "UM OPERÁRIO É UM  BOM ....BRASILEIRO QUE TRABALHA."
B- PROVAVELMENTE ESTÁ SE REFERINDO AOS DIREITOS TRABALHISTAS ADQUIRIDOS NA ERA VARGAS.
C- SIM, A LINGUAGEM É MUITO FÁCIL E DIDÁTICA, POR ISSO O PÚBLICO ALVO ERA A CLASSE TRABALHADORA.
D- PROCURA TRANSMITIR A IDEIA DE QUE O BOM BRASILEIRO É AQUELE QUE TRABALHA E DEFENDE A ORDEM; O OPERÁRIO E O SOLDADO SÃO BONS BRASILEIROS; QUEM TEM DIREITOS TRABALHISTAS JÁ NÃO É TÃO POBRE;BRASILEIROS, SEJAM PATRÕES OU EMPREGADOS, SÃO TODOS IGUAIS. O BRASIL É MAIOR QUE OS BRASILEIROS.

III- INTEGRANDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA
A- FÉRIAS, PENSÃO POR INVALIDEZ, REMUNERAÇÃO ADEQUADA.
B- ELE É DESCRITO REPRESENTADO COMO PROTETOR DOS TRABALHADORES. OS VERSOS SÃO: " FOI ELE O TEU PROTETOR/ O HOMEM QUE NESSE MUNDO/ TRABALHOU EM TEU FAVOR
C- AMBOS COMPARAM A VIDA DO TRABALHADOR ANTES E DEPOIS DE VARGAS. ANTES DE VARGAS : VIOLÊNCIA E AUSÊNCIA DE DIREITOS TRABALHISTAS. APÓS VARGAS: DIREITOS TRABALHISTAS E GETÚLIO COMO PROTETOR DOS OPERÁRIOS.
D- SIM. BASTA VER A VITÓRIA EXPRESSIVA DE VARGAS NAS ELEIÇÕES DE 1950.


QUESTÕES DE REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA  - CAP.4 E 5      ETAPA 2 / 2017
A PROVA SERÁ DIA 9/5/2017
9º ANO
1- EXPLIQUE O SIGNIFICADO DE VOTO DE CABRESTO.
2- O QUE FOI A POLÍTICA DOS GOVERNADORES?
3- O QUE FOI O CONVÊNIO DE TAUBATÉ? QUAIS OS ESTADOS QUE PARTICIPARAM ?
4- O QUE CONTRIBUIU PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL?
5- POR QUE O BRASIL RECEBEU IMIGRANTES NO INÍCIO DA REPÚBLICA? ESSES IMIGRANTES VINHAM DE ONDE?
6- EXPLIQUE AS CAUSAS, DESENVOLVIMENTO E CONSEQUÊNCIAS DA REVOLTA DE CANUDOS.
7- O QUE FOI A REVOLTA DO CONTESTADO? ONDE ACONTECEU?
8- CARACTERIZE O CANGAÇO. QUAL A IMPORTÂNCIA DE LAMPIÃO NO CANGAÇO BRASILEIRO. COMO LAMPIÃO AGIA COM OS COMERCIANTES E FAZENDEIROS ?
9- QUAIS AS CAUSAS E QUEM LIDEROU A REVOLTA DA CHIBATA?
10- QUAIS AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS FÁBRICAS BRASILEIRAS NO INÍCIO DA REPÚBLICA BRASILEIRA?


REVOLUÇÃO RUSSA - ACESSE A AULA AQUI

QUESTÕES PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA
ETAPA 2
CAP. 4 E 5

1- EXPLIQUE O SIGNIFICADO DE VOTO DE CABRESTO.
2- O QUE FOI A POLÍTICA DOS GOVERNADORES?
3- O QUE FOI O CONVÊNIO DE TAUBATÉ? QUAIS OS ESTADOS QUE PARTICIPARAM ?
4- O QUE CONTRIBUIU PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL?
5- POR QUE O BRASIL RECEBEU IMIGRANTES NO INÍCIO DA REPÚBLICA? ESSES IMIGRANTES VINHAM DE ONDE?
6- EXPLIQUE AS CAUSAS, DESENVOLVIMENTO E CONSEQUÊNCIAS DA REVOLTA DE CANUDOS.
7- O QUE FOI A REVOLTA DO CONTESTADO? ONDE ACONTECEU?
8- CARACTERIZE O CANGAÇO. QUAL A IMPORTÂNCIA DE LAMPIÃO NO CANGAÇO BRASILEIRO. COMO LAMPIÃO AGIA COM OS COMERCIANTES E FAZENDEIROS ?
9- QUAIS AS CAUSAS E QUEM LIDEROU A REVOLTA DA CHIBATA?
10- QUAIS AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS FÁBRICAS BRASILEIRAS NO INÍCIO DA REPÚBLICA BRASILEIRA? 





CORREÇÃO DA REVISÃO
CAP.1  - PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA
ETAPA 1 / 2017

ROTEIRO: CAP. 1 – INDUSTRIALIZAÇÃO E  IMPERIALISMO

1- QUAIS AS TECNOLOGIAS APLICADAS NA INDÚSTRIA NA SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? COMENTE SOBRE CADA UMA.
- AÇO - MAIS BARATO E RESISTENTE QUE O FERRO.
USADO NA INDÚSTRIA DE ARMAS , CONSTRUÇÃO CIVIL E PARA FAZER MÁQUINAS.
- DÍNAMO: GERADOR DE ELETRICIDADE À LONGAS DISTÂNCIAS

2- QUAIS AS MUDANÇAS NOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DURANTE A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
-TRANSPORTE- FERROVIA, LOCOMOTIVA E BARCO A VAPOR
- COMUNICAÇÕES: TELÉGRAFO E TELEFONE

3- O QUE ERAM OS TRUSTES, CARTÉIS E HOLDINGS?
- TRUSTES - ASSOCIAÇÃO DE VÁRIAS EMPRESAS EM UMA
- CARTEL - VÁRIAS EMPRESAS INDEPENDENTES QUE DIVIDEM O MERCADO ENTRE SI
- HOLDING -SURGE DA ASSOCIAÇÃO DE VÁRIAS EMPRESAS E POSSUI A MAIOR PARTE DAS AÇÕES .

4- O QUE AS POTÊNCIAS IMPERIALISTAS BUSCAVAM EM OUTROS CONTINENTES? QUAIS OS CONTINENTES INVADIDOS POR ESSAS POTÊNCIAS?
- EUA, GRÃ-BRETANHA, FRANÇA E JAPÃO. 
- CONTINENTES: ÁFRICA, ÁSIA, EUROPA E OCEANIA

5- O QUE SÃO TEORIAS RACISTAS?
TEORIAS EUROPEIAS QUE DIZIAM QUE OS EUROPEUS ERAM SUPERIORES AOS OUTROS POVOS.

6- O QUE FOI A MISSÃO CIVILIZADORA DOS EUROPEUS?
OS EUROPEUS SE ACHAVAM NA OBRIGAÇÃO DE LEVAR A CIVILIZAÇÃO PARA OS DEMAIS POVOS.

7- COMENTE SOBRE O IMPERIALISMO FRANCÊS NA ÁFRICA.
- 1830- COMEÇARAM A OCUPAR A ARGÉLIA
- OBRIGARAM A POPULAÇÃO A TRABALHAR PARA ELES
- FORAM ENVIADOS MISSIONÁRIOS E EDUCADORES PARA TRANSMITIR A CULTURA OCIDENTAL

8- COMENTE SOBRE O IMPERIALISMO BELGA NA ÁFRICA.
- 1884- O REI DA BÉLGICA INVADE O CONGO
- EXPLORAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA DO POVO DO CONGO
-OS BELGAS ENRIQUECEM COM A PRODUÇÃO DE BORRACHA E MARFIM
- ESCRAVIZAVAM A POPULAÇÃO DO CONGO

9- COMENTE SOBRE O IMPERIALISMO BRITÂNICO NA ÁFRICA.
- BRITÂNICOS ERAM OS LÍDERES NA ÁFRICA
- ESTABELECERAM UM PROTETORADO NO EGITO
- TRAVARAM A GUERRA SANTA CONTRA OS MUÇULMANOS NO SUDÃO

10- QUAIS OS MOTIVOS DAS REVOLTAS AFRICANAS?
- PARA PRESERVAR SEU TERRITÓRIO, SUA CULTURA E SE LIVRAR DA EXPLORAÇÃO E MAUS TRATOS DOS EUROPEUS.

11- O QUE FOI A REBELIÃO ASHANTI?
- ACONTECEU NA COSTA DO OURO (GANA)
- DUROU 10 ANOS (1890-1900)
- CAUSA: DEPOSIÇÃO DE CHEFES LOCAIS PELOS BRITÂNICOS
-O GOVERNO BRITÂNICO EXIGIU QUE SEU REPRESENTANTE SE SENTASSE NO TAMBORETE DE OURO, DESRESPEITANDO AS TRADIÇÕES LOCAIS.
- DEPOIS DE INÚMERAS BATALHAS OS BRITÂNICOS GANHARAM

12- QUAIS TERRITÓRIOS AFRICANOS DOMINADOS PELOS PORTUGUESES?
- PORTUGAL - GUINÉ, ANGOLA, MOÇAMBIQUE, SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE E AS ILHAS DO CABO VERDE.

13- QUAIS AS DUAS COLÔNIAS CONQUISTADAS PELA ALEMANHA NA ÁFRICA?
- ALEMANHA- ÁFRICA DO SUDOESTE ALEMÃO E ÁFRICA OCIDENTAL ALEMÃ. 

14- O QUE FOI A CONFERÊNCIA DE BERLIM? QUAL SEU PROPÓSITO? O QUE OS REPRESENTANTES COMBINARAM NESSA CONFERÊNCIA?
- 28/02/1885
- OBJETIVO: COMBINAR REGRAS PARA A LIVRE NAVEGAÇÃO NOS RIOS CONGO E NÍGER E OCUPAÇÃO DE TERRAS NO LITORAL AFRICANO.

15- COMENTE SOBRE O IMPERIALISMO DOS BRITÂNICOS NA ÍNDIA.
- SÉCULO XVII
- COMPRAVAM TECIDOS DOS INDIANOS
REVENDIAM NA EUROPA COM ALTO LUCRO
1750- SE APOSSAM DA ÍNDIA
-AUMENTAM OS IMPOSTOS DOS TECIDOS
- VENDEM TECIDOS INGLESES PARA OS INDIANOS QUE ERAM OBRIGADOS A COMPRAR


16- O QUE FOI  REVOLTA DOS SIPAIOS?
- CAUSA: ABUSO DE AUTORIDAE DOS BRITÂNICOS NA ÍNDIA
- INGLESES GERARAM POBREZA E FOME NA ÍNDIA
- 1857: INGLATERRA X ÍNDIA
- INGLESES VENCEM E ASSUMEM O PODER NA ÍNDIA
- RAINHA VITÓRIA PROCLAMADA IMPERATRIZ DA ÍNDIA

17- QUAIS AS CAUSAS DA OCUPAÇÃO BRITÂNICA NA CHINA?
- INTERESSE NA SEDA, CHÁ E PORCELANA
- VENDA DE ÓPIO PARA A CHINA

18- COMO O JAPÃO SE TORNOU UMA POTÊNCIA CAPITALISTA?
- COM O AUMENTO DAS RELAÇÕES COM O OCIDENTE, LIDERANÇAS JAPONESAS DEFENDIAM A INCORPORAÇÃO DE AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA EUROPA. 
- OUTRA PARTE DOS CHINESES VIAM ISSO COMO SUBMISSÃO AOS EUROPEUS.
- HOUVE GUERRA CIVIL
- OS QUE QUERIAM A MODERNIZAÇÃO GANHARAM
- O PODER DO IMPERADOR É FORTALECIDO
- O PODER DOS SENHORES RURAIS DO JAPÃO É ENFRAQUECIDO
- INICIA-SE A ERA MEIJI





CORREÇÃO DA REVISÃO 2º ANO MÉDIO

ROTEIRO: MÓDULO 6 - H 16

SLIDE PARA AJUDAR NOS ESTUDOS







SOBRE SIMÓN BOLÍVAR CLIQUE AQUI

1- SOBRE A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA RESPONDA:
COMO SE ORGANIZAVAM OS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA DO NORTE?

-ORGANIZAVAM-SE EM POVOS DE INÚMERAS TRIBOS DE CAÇADORES E COLETORES
- A MAIORIA CONHECIA A CULTURA DO MILHO.
- DIVISÃO DO TRABALHO ERA PELO GÊNERO
- MULHERES: COLETA E AGRICULTURA
- HOMENS: CAÇA E PESCA, GUERREIROS QUE USAVAM FLECHAS, LANÇAS E MACHADOS DE PEDRA.
- VIVIAM EM ALDEIAS
- HAVIA ALGUNS QUE ERAM NÔMADES OU SEMINÔMADES
- NÃO EXISTIA NOÇÃO DE PROPRIEDADE DE TERRA

2- QUAIS OS FATORES QUE POSSIBILITARAM A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA DO NORTE?

- PROCESSO DE CERCAMENTO DOS CAMPOS
- EXCEDENTE POPULACIONAL DE CAMPONESES
- GRANDE NÚMERO D REFUGIADOS
- A DINASTIA STUART FUNDOU A COMPANHIA DO COMÉRCIO DE LONDRES, EMPRESA PRIVADA RESPONSÁVEL PELA OCUPAÇÃO DA REGIÃO
- ESTADO SE APROXIMOU DA BURGUESIA.

3- DIFERENCIE AS COLÔNIAS DO NORTE E DOS SUL DOS EUA.

NORTE (POVOAMENTO): MÃO-DE-OBRA LIVRE, FAMILIAR, PEQUENA PROPRIEDADE, POLICULTURA.
SUL ( EXPLORAÇÃO) : MONOCULTURA EXPORTADORA (PLANTATION), LATIFÚNDIO, MÃO-DE-OBRA ESCRAVA, MAIS DEPENDENTE DA INGLATERRA

4- O QUE FOI A GUERRA DOS 7 ANOS? CAUSA? OBJETIVO? RESULTADO?

CAUSA: DISPUTA DE TERRITÓRIOS COLONIAIS NA AMÉRICA ENTRE FRANÇA X INGLATERRA.
OBJETIVO: A POSSE DE TERRAS
RESULTADO: INGLESES VENCERAM POR CONTA DO APOIO DA METRÓPOLE 

5- QUAIS OS IMPOSTOS COBRADOS PELOS INGLESES ÀS 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE? DESCREVA-OS.

  • A Lei do Açúcar, que acabava com o contrabando de melaço para a fabricação de rum e protegia os plantadores ingleses das Antilhas;
  • A Lei do Selo, determinando que nas colônias só se podia usar o papel timbrado, vendido por agentes ingleses;
  • O imposto sobre o chá, cobrado também sobre o vidro, o chumbo, o papel e a tinta importados;
  • A Lei dos Alojamentos ou hospedagem:  obrigava os colonos a alojar soldados ingleses em suas casas.
  • A Lei da Moeda:proibia a emissão de papéis de crédito na colônia,utilizados como moeda corrente.
6- O QUE FOI O MASSACRE DE BOSTON EM 1770?

SOLDADOS INGLESES ATACARAM CIDADÃOS NORTE-AMERICANOS QUE PROTESTAVAM EM FRENTE AO QUARTEL INGLÊS.

7- QUAIS AS INFLUÊNCIAS DOS COLONOS PARA ATINGIREM SEU SONHO D LIBERDADE?

ILUMINISMO E LIBERALISMO

8- DESCREVA OS 2 CONGRESSOS CONTINENTAIS DA FILADÉLFIA.

1º CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA - OS COLONOS ROMPEM COM A INGLATERRA. A INGLATERRA CONCEDEU ALGUMAS REGALIAS ÀS COLÔNIAS MAS AUMENTAM A PRESENÇA DE SOLDADOS INGLESES NAS COLÔNIAS.

2º CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA - REUNIU AS 13 COLÔNIAS. ESTAVAM DIVIDIDOS ENTRE TER MAIS LIBERDADE DE AÇÃO E ROMPER COM A INGLATERRA.

9- QUAL A IMPORTÂNCIA DE THOMAS JEFFERSON NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA?

AUTOR DA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA AMERICANA.
É CONSIDERADO UM DOS FUNDADORES DOS EUA.

10- CARACTERIZE AS GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA.

- PEGARAM EM ARMAS PARA CONFIRMAR SUA INDEPENDÊNCIA
- BUSCARAM APOIO DE FRANCESES E ESPANHÓIS ( INIMIGOS DA INGLATERRA)
- ORGANIZARAM O EXÉRCITO CONTINENTAL
- LÍDER: GEORGE WASHINGTON
-AÇÕES ISOLADAS DE GRUPOS ARMADOS
- 1781- VENCEM A BATALHA DE YORKTOWN NA VIRGÍNIA
- 1783- ASSINAM O TRATADO DE PARIS: INGLATERRA RECONHECE A INDEPENDÊNCIA DOS EUA.

11- DESCREVA OS PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLA NA AMÉRICA.

VICE-REINO DO PRATA: 
- SÉCULO XIX - ESSENCIALMENTE RURAL
- FAZIAM LIVRE COMÉRCIO COM A INGLATERRA
- PROPRIETÁRIOS DE TERRA SE REVOLTAM CONTRA A INTERVENÇÃO ESPANHOLA
- CAUDILHISMO: GOVERNO MILITAR DURANTE AS GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA
- 25/05/1810 O VICE-REINO DO PRATA É FINALIZADO
- INÍCIO DA REPÚBLICA ARGENTINA EM BUENOS AIRES
- HOUVE REVOLUÇÃO LIBERAL DAS ELITES CRIOLLAS
-1811- PARAGUAI DECLARA INDEPENDÊNCIA
- PARAGUAI FOI FECHADO AO EXTERIOR,NACIONALIZOU BENS DA IGREJA, MONOPOLIZOU MADEIRA E ERVA-MATE, CONFISCOU PROPRIEDADES ESPANHOLAS.
- PARAGUAI POSSUÍ UMA PEQUENA INDÚSTRIA NACIONAL
-1815- ESPANHA TENTA RECOLONIZAR A REGIÃO
- O CONFLITO ARMADO SE MANTEVE
- 1816- PROCLAMADA A INDEPENDÊNCIA DA ARGENTINA E URUGUAI.

* CAPITANIA GERAL DA VENEZUELA E VICE-REINO DE GRANADA.

- LÍDER: FRANCISCO DE MIRANDA
- 1811 - CONGRESSO GERAL DA VENEZUELA
- PROCLAMAM A INDEPENDÊNCIA
- ESPANHA DECLARA GUERRA À VENEZUELA
- MIRANDA SE RENDE AOS ESPANHÓIS 
- SIMON BOLÍVAR CONSIDERA MIRANDA UM TRAIDOR
- MIRANDA É ENTREGUE AOS ESPANHÓIS E MORRE EM CÁDIZ EM 1816.
- 1813- SIMÓN BOLÍVAR FORMA UM EXÉRCITO E REINICIA A LUTA
- BOLÍVAR TEVE AUXÍLIO DA INGLATERRA
- 1819 - INDEPENDÊNCIA DA GRÃ-COLÔMBIA ( VENEZUELA, COLÔMBIA, PANAMÁ E EQUADOR) 
- BOLÍVAR TORNA-SE PRESIDENTE DA GRÃ-COLÔMBIA
- 1826 - CONGRESSO DO PANAMÁ PARA FORTALECER ALIANÇAS E A SOBERANIA NACIONAL.
- FIM DO TRÁFICO DE ESCRAVOS E ACORDO DE PAZ COM A ESPANHA.
- 1830 - GRÃ-COLÔMBIA CHEGA AO FIM
- BOLÍVAR É DEPOSTO E CAÇADO.

* INDEPENDÊNCIA DO CHILE
- LÍDER: BERNARDO O´HIGGINS
- 1808- CHILE INDEPENDENTE DA ESPANHA
- 1814- ESPANHÓIS RETORNAM AO CONTROLE DA REGIÃO
- SAN MARTIN LIDEROU OS ARGENTINOS QUE SE UNIRAM AOS CHILENOS
- CONSEGUIRAM A INDEPENDÊNCIA
- CHILE EM CRISE ECONÔMICA
- CHILE EXPANDE FRONTEIRA PARA O NORTE QUE PERTENCIA À BOLÍVIA
- GUERRA DO PACÍFICO: CHILE X BOLÍVIA
- CHILE VENCEU
- BOLÍVIA PERDEU ACESSO AO OCEANO PACÍFICO

*VICE-REINO DO PERU
- LÍDER: SAN MARTIN
- SAN MARTÍN INVADIU LIMA
- PERU INDEPENDENTE
- FIM DA MITA E ESCRAVIDÃO
- INAUGUROU ESCOLAS
- RESISTÊNCIA ESPANHOLA E CRIOLLA CONTRA A INDEPENDÊNCIA DO PERU
- SAN MARTÍN E BOLÍVAR SE REÚNEM NO EQUADOR PARA DECIDIR O DESTINO DO PERU
- SAN MARTIN PARTE PARA LONDRES
- 1824 - BOLÍVAR CONSEGUE DERROTAR OS ESPANHÓIS
-CONSOLIDAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO PERU

* VICE-REINO DA NOVA ESPANHA (MÉXICO)
- PARTICIPAÇÃO DE CAMPONESES
- LÍDER: MIGUEL IDALGO (REGIÃO NORTE)
- REVOLTA RADICAL E VIOLENTA
- MORELOS REBELA-SE AO SUL
- HIDALGO FOI MORTO
- MORELOS EXECUTADO EM 1815
- 1815 OUTRO MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA
- APOIO DA ELITE
- DUAS TENDÊNCIAS EM PROL DA INDEPENDÊNCIA
- UMA TENDÊNCIA QUERIA A REVOLUÇÃO PACÍFICA
-OUTRA TENDÊNCIA QUERIA A REPÚBLICA E RUPTURA COM A ESPANHA
- 1821- AUGUSTÍN DE ITURBIDE PROCLAMOU A INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO
- 1822- AUGUSTÍN SE PROCLAMOU IMPERADOR
- FOI DEPOSTO E FUZILADO
- 1824 É PROCLAMADA A CONSTITUIÇÃO DO MÉXICO
- MÉXICO SE TORNA REPÚBLICA PRESIDENCIALISTA.

* REVOLUÇÃO NO HAITI
- PARTICIPAÇÃO DE ESCRAVOS
- QUERIAM LIBERTAR-SE DA FRANÇA
- PREGAVAM O FIM DA ESCRAVIDÃO
- LÍDERES: ESCRAVOS E LIBERTOS ( TOUSSAINT LOUVERTURE)
- INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA
- 1801- TOUSSAINT DECLARA A INDEPENDÊNCIA DO HAITI
- LIBERTOU TAMBÉM SANTO DOMINGO (COLÔNIA ESPANHOLA)
- ABOLIRAM A ESCRAVIDÃO
- PROMULGARAM UMA CONSTITUIÇÃO
- FRANÇA INTERFERE E PRENDE TOUSSAINT
- 1804- JEAN-JACQUES DESSALINES DECLARA INDEPENDÊNCIA DA PARTE OCIDENTAL DO HAITI
- 1820  INSTALA-SE UM GOVERNO REPUBLICANO
- 1825 -  FRANÇA RECONHECE A INDEPENDÊNCIA DO HAITI
- PROBLEMAS SOCIAIS E ECONÔMICOS MARCAM A HISTÓRIA DO HAITI ATÉ HOJE.




9º ANO

CAP. 1 - 

A INDUSTRIALIZAÇÃO E O IMPERIALISMO

RETOMANDO

1- a) Ela mostra um enorme polvo cuja cabeça é um homem de cartola; o polvo de 13 braços, estende sua dominação sobre vários países (Egito, Índia, Canadá, Jamaica, Ilha de Malta...)

b) Representa a Inglaterra mostrada na charge como um polvo com cabeça humana estendendo seus tentáculos em direção a outros países.

c) A charge é uma crítica ao imperialismo inglês ;a cobiça desmedida da Inglaterra é representada na charge por um personagens cujos tentáculos avançam em direção as áreas cobiçadas. Repare que as mãos do polvo pousam sobre os mapas de determinados países (Egito, Índia, Canadá, Jamaica, Ilha de Malta...)

d) No contexto marcado pela expansão das potências europeias em direção a Ásia e à África, com o objetivo de conquistar mercados produtores de matéria-prima e consumidores de manufaturas. 

2- 
a) V,V,F,V

3- 
a) Leopoldo II da Bélgica
b) O artista critica o rei belga pela exploração de trabalho africano e pelos crimes cometidos no Congo. Repare as cabeças dos africanos dispostas em forma de círculo em torno do rei.

4- 
a) Desenvolvimento do comércio e civilização da África; a livre navegação nos rios Congo e Níger; o bem-estar moral e material das populações aborígenes; regulamentação dos territórios que viessem a ser obtidos nas costas da África.
b) As fronteiras misturavam culturas e línguas diferentes e separavam povos que tinham grande identidade cultural e isso contribuiu para eclosão de guerras entre os próprios africanos ; algumas se prolongam até nossos dias.
c) No documento não se traduz o significado de bem-estar moral e material das populações nativas. Não era esse o foco da Conferência de Berlim. 

5- 
a) Os domínios europeus na África em 1910.
b) A Grã-Bretanha era a potência com maior número de domínios na África.
c) A Espanha.
d) Na África do fim do século XIX somente a Líbéria, na costa ocidental e a Abssínia ( Etiópia), na costa oriental, eram nações livres.

LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA

LEITURA DE IMAGEM

a) Dois europeus agarram o mundo na tentativa de dominá-lo.Ambos vestidos à moda dos conquistadores europeus do século XIX. O loiro carrega uma espada na cintura, uma espingarda e um canhão nas costas. O outro não possui armas mas um livro no bolso traseiro da calça. 

b) Ele está interessado no continente africano.
c) Astúcia representada pelo livro e a força pelo canhão.
d) O uso de armas facilitou a conquista europeia na África e Ásia e o discuso da missão civilizadora serviu para justificar a conquista. 

LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS

VOZES DO PASSADO

a) Quem fala é Wogobo, um rei , autoridade máxima para o povo Mossi.
b) Conclui-se que o rei africano recusou a oferta de ajuda dos franceses por considerar que essa ajuda encobriria a real intenção deles: matá-los e se apropriar do país.
c) Fatores responsáveis pela partilha da África pelos europeus : superioridade bélica, desenvolvimento tecnológico e científico, estudo da geografia e dos costumes dos povos da África e a aliança dos europeus com parte das lideranças africanas. 









PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

RIVALIDADES IMPERIALISTAS – Principal causa da guerra
- Durante o século XIX
- Disputa de território colonial
- Conflito mundial: alvo militar e civil

POLÍTICA DAS ALIANÇAS
- 1907 – Europa dividida
- Dois blocos militares antagônicos
- Potências Centrais : Alemanha, Itália, Império Autro-Húngaro e Império Turco-Otomano
- Tríplice Entente: Grã-Bretanha, França e Rússia

TENÇÃO NOS BÁLCÃS
- Pan-eslavismo -   união dos territórios sérvios
- A Sérvia se aliou à Rússia
- Japão e EUA se tornam potências regionais com pretensões expansionistas
- Paz Armada: Corrida Armamentista

A PAZ ARMADA
- Desde 1871 Europa estava em paz. (Alemanha ganha da França)
- Inicia uma corrida armamentista das potências europeia.
- Serviço militar obrigatório
- Fabricação de armas em larga escala
- As nações estavam unidas em defesa mútua
- Bastava um pretexto para a guerra

O ASSASSINATO DE FRANCISCO FERDINANDO
- 28/06/1914 – o herdeiro do trono (Francisco Ferdinando) austo-húgaro foi assassinado a tiros
- O assassino era Gravilo Princip – um patriota sérvio
- O império Austro-Húngaro responsabiliza os sérvios pelo crime
- Sérvia X Império Austro- Húngaro
- Reação em cadeia das potências

AS FASES DA GUERRA – 3 fases

1-A guerra de movimento

- de agosto a novembro de 1914
- Alemanha X Bélgica
- Através da Bélgica chegam em Paris
- Alemanha X França
- Inglaterra ajuda a França ( Batalha do Marne)
- Nenhum dos lados teve vitória definitiva
- A guerra estacionou

2- A guerra de trincheiras

- os exércitos buscavam vencer os inimigos por meio do desgaste
- 640 km de trincheiras
- Desde o mar do norte até fronteira França e Suíça
- Frente oriental – Alemanha vencia a Rússia
- Alemanha perdeu para o Japão várias de suas colônias

VER PÁGINAS 34 E 35

NOVAS ARMAS:
- metralhadora
- gases venenosos
- lança-chamas
- submarinos
- tanque
-avião

O COMBATE CORPO A CORPO TORNOU-SE RARO

VER PAG. 36 E 37


ITÁLIA MUDA DE LADO – 1915
- milhares de mortos nas trincheiras
- países que entraram na guerra:  Itália, Romênia e Grécia (do lado da Grã-Bretanha)
- Do lado da Alemanha: Bulgária e Império Turco-Otomano
- EUA entram na guerra – motivo: alemães afunda navio dos EUA
- Brasil – teve navio afundado pelos alemães

PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA GUERRA

- enviou cruzados, contratorpedeiros, navio auxiliar e rebocador
- aviadores para ficar do lado de pilotos britânicos e franceses
- oficiais para o exército francês
- 86 médicos

3- Uma nova guerra de movimento

- 1918 – Alemanha sela paz com russos
- Alemanha ataca a frente ocidental
- recomeça a guerra de movimento
- a Entente reage e vence os alemães ( segunda Batalha do Marne)
- a população exige a saída do Imperador Guilherme II da Alemanha
- Novembro de 1918 – é proclamada a República na Alemanha
- Alemanha se rende

O SALTO DA GUERRA
- Novas armas para matar
- 9 milhões e 200 mil mortos
- 20 milhões de mutilados
- dezenas de milhares de órfãos e refugiados
- Woodrow Wilson – presid. Dos EUA , propôs acordo de paz (14 pontos- cada povo escolheria seu destino)
- o acordo não foi aprovado

TRATADOS DE PAZ
- Tratado de Versalhes: punição a Alemanha
- Alemanha deveria devolver Alsácia-Lorena à França
- cederia aos vencedores direitos as colônias ultramarinas
- entregar para a França a exploração de minas e carvão na bacia do Rio Sarre.
- pagar 33 bilhões de dólares de indenização
- proibida de ter aviação militar, canhões e submarinos
- entregou parte de seus navios mercantes
- exército limitado a 100 mil homens.
- Japão conquistou colônias alemãs na Ásia e se tornou potência regional
- aliados da Alemanha perderam territórios originando novos estados.
Ex: Tchecoslováquia, Áustria, Hungria e Iugoslávia

LIGA DAS NAÇÕES
- 28/04/1919- sugestão dos EUA
- Sede em Genebra-Suíça
- Garantir paz mundial
- EUA, Alemanha e Rússia não participaram (enfraqueceu a liga)
- 1931-  Japão invade Manchúria (província chinesa)
- a Liga das Nações não conseguiu impedir




Nenhum comentário:

Postar um comentário