6º ANO

GEOGRAFIA










                         PERGUNTAS

1-  O ser humano possui cinco sentidos: audição, tato, visão, olfato e paladar. A paisagem tem a ver com qual desses sentidos?

2-  O que é paisagem  para a Geografia?

3-  Como podemos definir os elementos naturais de uma paisagem?

4- O que são os elementos culturais da paisagem? 

5- O que é paisagem natural? 

6- O que é paisagem cultural ?

7-  A foto abaixo é uma paisagem natural ou cultural?  Por quê?

Resultado de imagem para PAISAGEM




8 -  A foto abaixo é uma paisagem cultural ou natural? Por quê?

Resultado de imagem para PAISAGEM




AULA DO CAP. 14 - O IMPÉRIO BIZANTINO

CLIQUE AQUI




SOBRE ROMA ANTIGA CLIQUE AQUI



CORREÇÃO DO CAP. 14

I- RETOMANDO

1- ALTERNATIVA B - CORREÇÃO: AUMENTO DE IMPOSTOS SOBRE A POPULAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA.

2-
A- É QUE OS GERMANOS PENETRARAM NAS TERRAS DO IMPÉRIO ROMANO, SEJA POR MEIO DE MIGRAÇÕES  PACÍFICAS, SEJA POR INVASÕES.
B1 - JUTOS, ANGLOS, SAXÕES
B2- OS FRANCOS
B3- SUEVOS E VÂNDALOS
B4- LOMBARDOS E OSTROGODOS

3- 
NOME DA REVOLTA: REVOLTA DE NIKÉ
LOCAL: HIPÓDROMO DE CONSTANTINOPLA
REIVINDICAÇÕES: REDUÇÃO DE IMPOSTOS, FIM DO ABUSO DAS AUTORIDADES BIZANTINAS
PARTIDOS ENVOLVIDOS: VERDES E AZUIS
DESFECHO: REPRESSÃO VIOLENTA QUE CAUSOU A MORTE DE MILHARES DE PESSOAS

4-
A- FORMOU-SE NO IMPÉRIO BIZANTINO E É DIRIGIDA POR UM PATRIARCA
B- POVO GUERREIRO ORIGINÁRIO DA ÁSIA, QUE ATACOU OS GERMANOS ESTABELECIDOS NA FRONTEIRA DO IMPÉRIO GERMANO.
C- AQUELES QUE ERAM CONTRÁRIOS A VENERAÇÃO DE ÍCONES
D- NOME ATUAL DA ANTIGA CIDADE DE CONSTANTINOLA
E- O QUE OCORREU COM A IGREJA CRISTÃ EM 1054.
F- FUNDADOR DO CRISTIANISMO
G- NOME DA REVOLTA OCORRIDA EM 532 CONTRA ALTOS IMPOSTOS E O ABUSO DE AUTORIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO BIZANTINO.
H- POVOS CONVERTIDOS AO CRISTIANISMO PELOS BIZANTINOS
I- O NOME DE CONSTANTINOPLA É A HOMENAGEM A ELE.
J- IMPORTANTE MANIFESTAÇÃO DA ARTE BIZANTINA

5- PESSOAL

II- LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA

B- LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS 

VOZES DO PRESENTE

A- CASAMENTO POR INTERESSE QUE ERA UMA PRÁTICA COMUM NO MUNDO MEDIEVAL.
B- ESSAS EXPRESSÕES PODEM SER TRADUZIDAS POR HOMENS RICOS E RIQUEZA. INTERESSAVA À FAMÍLIA DO NOIVO O DOTE QUE RECEBIA DA NOIVA AO SE CASAR.
C- AS MULHERES RICAS VIVIAM RECLUSAS, CUIDANDO DOS AFAZERES DOMÉSTICOS E DAS CRIANÇAS. AS MULHERES POBRES TRABALHAVAM FORA PARA AJUDAR O MARIDO NA MANUTENÇÃO DO LAR.
D- AS MULHERES RICAS QUASE NÃO SAÍAM DE CASA , HOJE BOA PARTE DAS MULHERES RICAS TRABALHA FORA E TEM UMA VIDA SOCIAL INTENSA. NA SOCIEDADE ATUAL , A MULHER AJUDA A MANTER A CASA, NA ÉPOCA BIZANTINA SOMENTE O HOMEM ARCAVA COM AS DESPESAS DA CASA.


CRUZANDO FONTES

A- A COROA INDICA SER ELE O IMPERADOR
B- A AURÉOLA QUE SE VÊ EM VOLTA DE SUA CABEÇA
A IMAGEM SUGERE QUE ELE CONCENTRAVA O PODER POLÍTICO E RELIGIOSO AO MESMO TEMPO.
C- A IMAGEM 1 ILUSTRA E REFORÇA O TEXTO 2.

 III- INTEGRANDO COM ....GEOGRAFIA.

A- NA ENTRADA DO MAR NEGRO, ENTRE EUROPA E ÁSIA, NO ESTREITO DE BÓSFORO.
B- SIM, POIS ERA PASSAGEM OBRIGATÓRIA DE ROTAS COMERCIAIS QUE LIGAVAM O OCIDENTE AO ORIENTE. TODO TRÂNSITO DE MERCADORIA PASSAVA POR CONSTANTINOPLA.
C- A CIDADE ERA CERCADO DE ÁGUA POR TRÊS LADOS E POSSUÍA MURALHAS FORTES E ALTAS E RIQUEZA SUFICIENTE  PARA GASTAR COM A SUA DEFESA. 
D- ISTAMBUL NA TURQUIA.

IV- VOCÊ CIDADÃO!

A-  EXPRESSÕES COMO: "ENSURDECIDO PELOS SONS DA LÍNGUA GERMÂNICA", "FELIZES OS TEUS OUVIDOS".
B- A FRASE DENOTA UM GRAVE RESSENTIMENTO POR TER SIDO OBRIGADO A HOSPEDAR ADVERSÁRIOS, E UM FORTE PRECONCEITO COM RELAÇÃO A LÍNGUA E AOS HÁBITOS DOS GERMANOS.
C- ERA UM COMPORTAMENTO COMUM AOS ROMANOS. ELES SUPERVALORIZAVAM A LÍNGUA, O LATIM, E A SUA CULTURA E VIAM COM PRECONCEITO TODOS QUE NÃO FALAVAM SUA LÍNGUA E NEM PARTILHAVAM SUA CULTURA.
D- PESSOAL

CORREÇÃO DO CAP. 13

I- RETOMANDO

1- ALTERNATIVA B
CORREÇÃO: DISTRIBUIU TERRAS AOS SEUS SOLDADOS

2- A ESTABILIDADE POLÍTICA, A EXISTÊNCIA DE BONS PORTOS, UMA REDE DE ESTRADAS BEM CONSTRUÍDA E USO DE MOEDA ÚNICA EM TODO O IMPÉRIO.

3- 
A- UMA LUTA ENTRE GLADIADORES
B- ESPADAS CURTAS, ESCUDOS, PROTETORES PARA PERNA ESQUERDA E CAPACETES.
C- OS GLADIADORES ERAM EM SUA MAIORIA , ESCRAVOS TREINADOS PARA COMBATER A TÉ A MORTE, AS VEZES , OS INDIVÍDUOS MAIS POBRES TAMBÉM ACEITAVAM COMBATER OUTROS HOMENS E FERAS NAS ARENAS ROMANAS COM  A ESPERANÇA DE OBTER RECOMPENSAS MATERIAIS.

4- 
A- POLÍTICA DO PÃO E CIRCO
B- DIMINUIR A REVOLTA DA PLEBE E MANTÊ-LA SOB CONTROLE.
C- NÃO, POIS ESSAS PRÁTICAS ATINGIAM UM NÚMERO MUITO PEQUENO DE PESSOAS.

5-
A- DIÁCONO: MEMBRO DA ORDEM RELIGIOSA ENCARREGADO DE MINISTRAR O BATISMO E DE PREGAR.
SUPLÍCIO: SOFRIMENTO PROVOCADO EM UM SER HUMANO PARA OBTER CONFISSÃO INDEPENDENTE DE ELE SER OU NÃO CULPADO. 
CONFISSÃO: TEM SENTIDO DE REAFIRMAR A FÉ NO CRISTIANISMO, DAR TESTEMUNHO.

B- O DOCUMENTO PERMITE CONCLUIR QUE OS CRISTÃOS ERAM PERSEGUIDOS PELAS AUTORIDADES DO IMPÉRIO ROMANO. ESSA CARTA É UM DOCUMENTO IMPORTANTE SOBRE O ASSUNTO. 

C- CRISTÃOS FORAM PERSEGUIDOS POR NÃO CREREM NOS DEUSES ROMANOS, POR SE RECUSAREM A CULTUAR O IMPERADOR E DEFENDEREM A EXISTÊNCIA DE UM DEUS ÚNICO E UNIVERSAL 

D- ELE ESCREVERAM COM A INTENÇÃO DE FORTALECER A CRENÇA DE SEUS COMPANHEIROS NO CRISTIANISMO E ATRAIR NOVOS ADEPTOS PARA ESSA RELIGIÃO.

II- LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA

CRUZANDO FONTES

A- SIM. O QUE ESTÁ DE AZUL PARECE SER O COMANDANTE POR SUAS VESTES E POSTURA. OS DOIS MILITARES À DIREITA SÃO SOLDADOS DE INFANTARIA , COMO SE VÊ PELA LANÇA QUE PORTAM .

B- AS PELAS PELAS QUAIS ELES PERGUNTARAM SOBRE COMO CHEGAR À CAPITAL DO IMPÉRIO ROMANO DISSERAM QUE TODOS OS CAMINHOS LEVAM A AROMA. 

C- A EXPRESSÃO CIDADE DOS CÉSARES PODE SER TRADUZIDA COMO CIDADE DOS IMPERADORES E O UMBIGO DO MUNDO. ROMA ERA A CAPITAL DE UM IMENSO IMPÉRIO EM TERRAS CONTÍGUAS ERGUIDO NA ANTIGUIDADE. 

D- ESSA EXPRESSÃO ORIGINOU-SE NOS TEMPOS DA ROMA ANTIGA, QUANDO A CIDADE CHEGOU A TER 80 MIL KM DE ESTRADAS.

E- SIM, A TIRINHA USA O HUMOR PARA SE REFERIR A UMA EXPRESSÃO USADA PELOS ANTIGOS ROMANOS. O TEXTO EXPLICA O PORQUÊ DA EXPRESSÃO. 

III- VOCÊ CIDADÃO!

A- MORADIAS PEQUENAS E AGLOMERADAS, FALTA DE HABITAÇÕES, ALUGUÉIS CAROS, CRIMINALIDADE, CUSTO DE VIDA ALTO, IMPOSTOS ELEVADOS, DESEMPREGO, MÁS CONDIÇÕES DE SAÚDE E HIGIENE.

B- PESSOAL

C- C1,C2,C3  - PESSOAL

D- PESSOAL


QUESTÕES DE REVISÃO 6º ANO – CAP. 12
PARCIAL ETAPA 4

1- QUAL A ORIGEM LENDÁRIA DE ROMA?

R- A LENDA CONTA QUE UMA PRINCESA DA CIDADE DE ALBA LONGA TEVE GÊMEOS E O TIO DAS CRIANÇAS TOMOU O TRONO E COLOCOU OS BEBÊS EM UM CESTO E OS ATIROU NO RIO TIBRE. AS CRIANÇAS FORAM ENCONTRADAS E AMAMENTADAS POR UMA LOBA E DEPOIS UM PASTOR AS ENCONTROU E OS CRIOU E DEU A ELES OS NOMES DE RÔMULO E REMO. QUANDO FICARAM ADULTOS VOLTARAM PARA ALBA LONGA, LUTARAM CONTRA O TIO E DEVOLVERAM O TRONO AO SEU AVÔ. OS DOIS IRMÃOS FUNDARAM A CIDADE DE ROMA QUE TEM ESSE NOME EM HOMENAGEM A RÔMULO. 

2- COMO SE DIVIDIA A SOCIEDADE ROMANA DURANTE A MONARQUIA? COMENTE SOBRE CADA CLASSE SOCIAL.


  • PATRÍCIOS - NOBRES ROMANOS
  • PLEBEUS - FORMAVAM A MAIORIA DA POPULAÇÃO E TRABALHAVAM COMO PEQUENOS AGRICULTORES, ARTESÃOS OU MERCADORES.
  • CLIENTES - SERVIDORES OU PROTEGIDOS DO CHEFE DE UMA FAMÍLIA QUE TINHA PODER E PRESTÍGIO.
  • ESCRAVIZADOS - PRISIONEIROS DE GUERRA OU ENDIVIDADOS

3- EXPLIQUE AS FUNÇÕES DOS MAGISTRADOS ROMANOS ABAIXO:
CÔNSULES:  COMANDAVAM O EXÉRCITO. ADMINISTRAVAM A CIDADE E PRESIDIAM O SENADO.
PRETORES: RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO DA JUSTIÇA 
QUESTORES: CUIDAVAM DA ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS E DESPESAS PÚBLICAS
EDIS: RESPONSÁVEIS PELO POLICIAMENTO, ABASTECIMENTO E CONSERVAÇÃO DAS RUAS E ESPAÇOS PÚBLICOS
CENSORES: FAZIAM A CONTAGEM DA POPULAÇÃO, CLASSIFICANDO AS PESSOAS DE ACORDO COM SUAS POSSES.

4- QUAIS AS CONQUISTAS DOS PLEBEUS NA ROMA ANTIGA?
R- ELEGER UM TRIBUNO DA PLEBE, AS PRIMEIRAS LEIS ESCRITAS, O CASAMENTO ENTRE PATRÍCIOS E PLEBEUS, UM DOS CÔNSULES TINHA QUE SER PLEBEU E O CANCELAMENTO DE DÍVIDAS COM OS PATRÍCIOS.

5- EXPLIQUE COMO ERA SER CIDADÃO EM ATENAS E COMO ERA SER CIDADÃO NA ROMA ANTIGA.
R- EM ATENAS O CIDADÃO TINHA QUE SER LIVRE E FILHO DE PAIS ATENIENSES. OS RICOS E POBRES PODERIAM PARTICIPAR DOS DEBATES DO GOVERNO DA CIDADE.
EM ROMA HAVIA DIFERENTES GRAUS DE CIDADANIA. A CIDADE DE ROMA ESTABELECIA OS DIREITOS E DEVERES DE SEUS ALIADOS E O TIPO DE CIDADANIA QUE ELES PODIAM EXERCER NO MUNDO ROMANO.


6- QUEM FOI O LÍDER DA REVOLTA CONTRA A ESCRAVIDÃO EM ROMA? POR QUE ELE FOI ESCOLHIDO PARA SER GLADIADOR?
R- ESPÁRTACO. POR SER FORTE E CORAJOSO FOI ESCOLHIDO PARA SER GLADIADOR.

7-QUAL A REFORMA QUE O CÔNSUL MÁRIO FEZ PARA OS MILITARES DURANTE A CRISE DA REPÚBLICA ROMANA?
R- PAGAMENTO DE SALÁRIO PARA QUEM SE ALISTASSE NO EXÉRCITO VOLUNTARIAMENTE.

8- QUAIS OS GENERAIS ROMANOS QUE FORMARAM O PRIMEIRO TRIUNVIRATO?
R- JÚLIO CÉSAR, POMPEU E CRASSO.

9- QUAIS AS MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS OCORRERAM EM ROMA NA PASSAGEM DA REPÚBLICA PARA O IMPÉRIO?
R- MUDANÇAS:

  • GRANDE PARTE DO PODER DO SENADO PASSOU AO IMPERADOR
  • A PLEBE PERDEU O PODER DE PROPOR E VOTAR LEIS
  • AS ELITES SE ALIAVAM AO IMPERADOR PARA CONSEGUIR VANTAGENS
PERMANÊNCIAS
  • ROMA CONTINUOU A SER O CENTRO DE PODER
  • AS ELITES DE ROMA CONTINUARAM COLABORANDO OU COMPETINDO COM AS ELITES DAS PROVÍNCIAS
  • OS MEMBROS DO SENADO CONTINUARAM A SER ESCOLHIDOS ENTRE A ARISTOCRACIA ITALIANA.
10- EM ROMA HAVIA TRABALHO ESCRAVO? COMENTE.

R- SIM. OS ESCRAVIZADOS ERAM PRISIONEIROS DE GUERRA 


CORREÇÃO  DO CAPÍTULO  12


I- RETOMANDO
1-
A- ROMA SITUA-SE NA PENÍNSULA ITÁLICA.
B- AO NORTE, TEMOS OS ALPES; A LESTE, O MAR ADRIÁTICO, O MAR TIRRENO; AO SUL, O MAR MEDITERRÂNEO.
C-ROMA ESTÁ SITUADA ÀS MARGENS DO RIO TIBRE.
D- ITÁLICOS, ETRUSCOS, GREGOS E CARTAGINESES FORAM OS PRINCIPAIS POVOADORES DA PENÍNSULA ITÁLICA.
2-
A- OS ROMANOS HERDARAM DOS ETRUSCOS O ARCO(1) E A ABÓBADA(3) E OS UTILIZAVAM INTENSAMENTE EM SUAS CONSTRUÇÕES.
B- SÃO COMPLEMENTARES, POIS AS IMAGENS 1 E 3 ILUSTRAM O QUE FOI AFIRMADO NO TEXTO.
3-
A- PODEMOS VER UM HOMEM COMEMORANDO O ESTABELECIMENTO DA REPÚBLICA EM ROMA.
B- UM HOMEM VESTIDO À MODA DE UM PATRÍCIO ESTÁ MANDANDO O REI IR EMBORA. NOTE QUE NA FAIXA DO REI ESTÁ ESCRITO “MONARQUIA”.
C- O FIM DA MONARQUIA E O INÍCIO DA REPÚBLICA.
D- EM 509 A.C., APROVEITANDO-SE DE UM MOMENTO DE ENFRAQUECIMENTO DO REI ETRUSCO CHAMADO TARQUÍNIO, O SOBERBO, OS PATRÍCIOS DERRUBARAM A MONARQUIA E FUNDARAM A REPÚBLICA.
E- OS PATRÍCIOS ORGANIZARAM A REPÚBLICA PARA ATENDER AOS SEUS INTERESSES E NÃO AOS DA POPULAÇÃO COMO UM TODO.
4-
A- TIBÉRIO FOI UM TRIBUNO DA PLEBE.
B- ELE COMPARA A SITUAÇÃO DOS ANIMAIS SELVAGENS DA ITÁLIA À DOS SOLDADOS ROMANOS.
C- ESTÁ FALANDO DOS CAMPONESES QUE SE ENGAJAVAM COMO SOLDADOS.
D- PROPÔS UMA REFORMA AGRÁRIA QUE LIITAVA O TAMANHO DA TERRA QUE UM INDIVÍDUO PODIA TER E DISTRIBUÍA EM LOTES DE TERRA AOS POBRES.
5-
CONTEÚDO DA LEI
-OS PLEBEUS GANHAM O DIREITO DE ELEGER UM REPRESENTANTE, O TRIBUNO DA PLEBE.
-AS PRIMEIRAS LEIS ESCRITAS
-PERMITIA O CASAMENTO ENTRE PATRÍCIOS E PLEBEUS.
-UMA DELAS DIZIA QUE UM DOS CÔNSULES DEVIA SER PLEBEU; A OUTRA CANCELAVA PARTE DA DÍVIDA QUE OS PLEBEUS TINHAM COM OS PATRÍCIOS.
6-
A- “GÁLIA, UMA ENORME ÁREA QUE CORRESPONDE, MAIS OU MENOS, À ATUAL FRANÇA, SUÍÇA, BÉLGICA E PARTE DA ALEMANHA.
B- ELE GOVERNAVA ROMA COM PLENOS PODERES POR UM PERÍODO DE SEIS MESES, EM CASO DE GRAVE AMEAÇA À REPÚBLICA. ERA ELEITO PELO SENADO.
C- DERRUBAR AS FLORESTAS PARA ESPANTAR OS JAVALIS, CUJA CARNE ERA IMPORTANTE NA ALIMENTAÇÃO DOS GAULESES.

II- LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA
VOZES DO PASSADO
A- AOS PATRÍCIOS E AOS HOMENS NOVOS, QUE POR VEZES, POSSUÍAM MILHARES DE ESCRAVOS.
B- “ NÃO DESEJO ENVOLVER-ME NA DISCUSSÃO DO NOSSO TRATAMENTO DOS ESCRAVOS, QUE ME PARECE DEMASIADAMENTE SEVERO, SÁDICO E INSINUANTE”.
C- O ESCRAVO É UMA PESSOA IGUAL A QUALQUER OUTRA; O SENHOR DOS ESCRAVOS PODE SER ESCRAVIZADO ALGUM DIA.
D- PESSOAL

VOZES DO PRESENTE
A- FOI A LUTA DOS PLEBEUS PELOS DIREITOS CIVIS.
B- PORQUE NÃO HAVIA IGUALDADE DE DIREITOS EM RELAÇÃO AOS PATRÍCIOS. O CASAMENTO ENTRE PATRÍCIOS E PLEBEUS , POR EXEMPLO , ERA PROIBIDO.
C- OS PLEBEUS URBANOS REIVINDICAVAM DIREITOS NA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E IGUALDADE DE DIREITOS CIVIS, COMO A PERMISSÃO PARA CASAR COM PATRÍCIOS. A PLEBE RUAL REIVINDICAVA MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA NO CAMPO, O FIM D ESCRAVIDÃO POR DÍVIDAS E O DIREITO A TERRAS CONQUISTADAS PELO EXÉRCITO ROMANO.
D- ELES SE UNIRAM E COM ISSO , TIVERAM MAIS FORÇA PARA ENFRENTAR OS PATRÍCIOS  NA LUTA PELA AMPLIAÇÃO DE SEUS DIREITOS DE CIDADANIA.

III- VOCÊ CIDADÃO!
A- AQUELES QUE SE CANDIDATAM A UM CARGO POLÍTICO.
B- CONHECER OS ELEITOS PELO NOME; ELOGIÁ-LOS; OFERECER-LHES BANQUETES, FALAR BEM, CUMPRIR O QUE PROMETE, ETC.
C- PESSOAL.
D- PESSOAL.

CORREÇÃO CAPÍTULO 13

I – RETOMANDO
1 – ALTERNATIVA B – CORREÇÃO: DISTRIBUINDO TERRAS A SEUS SOLDADOS.
2- A ESTABILIDADE POLÍTICA, A EXITÊNCIA DE BONS PORTOS, DE UMA REDE DE ESTRADAS BEM CONSTRUÍDAS E O USO DE UMA MOEDA ÚNICA EM TODO O IMPÉRIO. (O DENÁRIO).
3-
A- UMA LUTA ENTRE GLADIADORES
B- ESPADAS CURTAS (ADAGAS) ;ESCUDOS; PROTETORES PARA A PERNA ESQUERDA E CAPACETES.
C- OS GLADIADORES ERAM EM SUA MAIORIA, ESCRAVOS TREINADOS PARA COMBATER ATÉ A MORTE, MUITAS VEZES ERAM MUITO POBRES E ACEITAVAM COMBATER NAS ARENAS EM TROCA DE RECOMPENSAS MATERIAS.

4-
A- POLÍTICA DO “PÃO E CIRCO”
B- DIMINUIR A REVOLTA DA PLEBE E MANTÊ-LA SOB CONTROLE.
C- NÃO, POIS ESSA PRÁTICA ATINGIA UM NÚMERO MUITO PEQUENO DE PESSOAS.

5-
A- DIÁCONO: MEMBRO DA ORDEM RELIGIOSA ENCARREGADO DE BATIZAR E PREGAR .
SUPLÍCIO – SOFRIMENTO PROVOCADO EM UM SER HUMANO PARA OBTER A CONFISSÃO INDEPENDENTE DE ELE SER CULPADO OU NÃO.
CONFISSÃO – NO TEXTO TEM SENTIDO DE REFORMAR A FÉ NO CRISTIANISMO, TESTEMUNHAR.
B-  SEGUNDO O DOCUMENTO, OS CRISTÃOS ERAM PERSEGUIDOS PELAS AUTORIDADES DO IMPÉRIO ROMANO. ESSA CARTA É UM IMPORTANTE DOCUMENTO SOBRE O ASSUNTO.
C- OS CRISTÃOS FORAM PERSEGUIDOS POR NÃO CREREM NOS DEUSES ROMANOS E SE RECUSAREM A CULTUAR O IMPERADOR E POR DEFENDER A EXISTÊNCIA DE UM ÚNICO DEUS .
D- ELES ESCREVERAM PARA FORTALECER A CRENÇA DE SEUS COMPANHEIROS NO CRISTIANISMO E ATRAIR NOVOS ADEPTOS PARA ESSA RELIGIÃO.

II- LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA
B- CRUZANDO FONTES
A- SIM, O QUE ESTÁ DE AZUL PARECE SER O COMANDANTE POR CONTA DE SUAS VESTES E SUA POSTURA. OS DOIS MILITARES Á DIREITA SÃO SOLDADOS DA INFANTARIA, COMO SE VÊ PELA LANÇA QUE PORTAM.
B- QUE AS PESSOAS PARA S QUAIS ELES PERGUNTARAM COMO CHEGAR À CAPITAL DO IMPÉRIO DISSERAM QUE TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA.
C- A EXPRESSÃO “CIDADE DOS CÉSARES” PODE SER TRADUZIDA COMO CIDADE DOS IMPERADORES. UMBIGO DO MUNDO SIGNIFICA O CENTRO DO MUNDO.ROMA ERA A CAPITAL DE UM IMENSO IMPÉRIO, O MAIOR EM TERRAS CONTÍNUAS ERGUIDO NA ANTIGUIDADE.
D- ESSA EXPRESSÃO ORIGINOU-SE NOS TEMPOS DE ROMA ANTIGA, QUANDO A CIDADE CHEGOU A TER 180 MIL KM DE ESTRADAS.
E- SIM. A TIRINHA USA HUMOR PARA SE REFERIR A UMA EXPRESSÃO USADA PELOS ANTIGOS ROMANOS. JÁ O TEXTO EXPLICA O PORQUÊ DESSA EXPRESSÃO.

III- VOCÊ CIDADÃO!
A- MORADIAS PEQUENAS E AGLOMERADAS, FALTA DE HABITAÇÕES, ALUGUÉIS CAROS, CRIMINALIDADE, ALTO CUSTO DE VIDA, ALTOS IMPOSTOS, DESEMPREGO, MÁS CONDIÇÕES DE SAÚDE E HIGIENE.
B- PESSOAL
C- C1, C2, C3: PESSOAL

D- PESSOAL











QUESTÕES DE REVISÃO PARA A 

SISTEMÁTICA - ETAPA 3



1- Descreva as características da Dinastia Han.

R- APOIO DA NOBREZA E DO EXÉRCITO. FAZIAM CONTATOS COMERCIAIS COM O IMPÉRIO ROMANO.PRODUZIAM SEDA.TROCAS COMERCIAIS E CULTURAIS COM CHINESES E ROMANOS. HOUVE PROGRESSO TÉCNICO. PROGRESSO TÉCNICO: PRODUÇÃO DE FERRO, ARADO PUXADO A BOI, MOINHO MOVIDO A ÁGUA. ARTESANATO SE INTENSIFICOU E EXPANDIU O CONGRESSO. REDES DE ESTRADAS CONSTRUÍDAS PELO GOVERNO. A SOCIEDADE TINHA HIERARQUIA RÍGIDA ( IMPERADOR, NOBRES, ALTOS FUNCIONÁRIOS, COLETORES DE IMPOSTOS, JUÍZES, MANDARINS, CAMPONESES E ESCRAVOS.

2- O que é o Taoísmo? Quais suas características? Qual o significado do símbolo do Taoísmo?

R- CORRENTE FILOSÓFICA E RELIGIOSA CHINESA. BASEADO NA OBRA DE LAO-TSÉ. VALORIZA A VIDA MODESTA  E IGUALDADE ENTRE AS PESSOAS. ATRAIU TRABALHADORES POBRES E SE TORNOU POPULAR NA CHINA. O UNIVERSO É REGIDO POR FORÇAS OPOSTAS E COMPLEMENTARES: YIN E YANG. A HARMONIA E EQUILÍBRIO DO UNIVERSO ESTARIAM NA UNIÃO DESSAS DUAS FORÇAS. 

3-  A Muralha da China foi construída com qual objetivo?

R- PARA A DEFESA DO TERRITÓRIO CHINÊS.

4- Qual o rio mais importante da China?

R- AMARELO

5- Em qual civilização foram escritos os poemas Ilíada e Odisséia? Qual o autor dos poemas? Do tratam os poemas?

R- CIVILIZAÇÃO MICÊNICA. O AUTOR FOI HOMERO. ILÍADA FALA DA GUERRA DE TROIA E ODISSEIA FALA DAS AVENTURAS DO HEROI ULISSES. 

6- Cite as características culturais da Grécia Antiga.

R- POSSUÍA UMA CIDADE-ESTADO COMPOSTA DE: TERRITÓRIO AGRÍCOLA, NÚCLEO URBANO E ACRÓPOLE QUE SERVIA DE DEFESA E UNIDADE TERRITORIAL.USAVAM FERRO PARA PRODUZIR EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS, A AGRICULTURA SE DESENVOLVEU, A POPULAÇÃO AUMENTOU, HAVIA DIVISÃO DE TERRAS PELO GRAU DE PARENTESCO. MUITOS TINHAM MUITAS TERRAS E OUTROS POUCAS TERRAS. HAVIA ESCRAVIDÃO POR DÍVIDAS. ELES BUSCARAM TERRAS EM ÁREAS DISTANTES. FUNDARAM DEZENAS DE NOVAS CIDADES AS MARGENS DO MAR MEDITERRÂNEO E NO MAR NEGRO. 

7- Esparta foi uma importante cidade grega. Esparta tinha uma política voltada para a democracia ou para a oligarquia? Explique.

R- OLIGARQUIA. POIS A ÁPELA (ASSEMBLEIA DOS CIDADÃOS) VOTAVA SEM DISCUTIR AS PROPOSTAS DA GERÚSIA QUE ERA O CONSELHO DOS ANCIÃOS. 

8- Como era feita a formação dos meninos espartanos para a guerra? Quem foram os fundadores de Esparta?

R- QUANDO NASCIAM, ERAM EXAMINADOS E SE FOSSEM SAUDÁVEIS SERIAM CRIADOS PELOS PAIS CASO CONTRÁRIO, ERAM JOGADOS NO PRECIPÍCIO. FICAVAM COM A MÃE ATÉ OS 7 ANOS. AOS 7 IAM PARA ACAMPAMENTOS COM GAROTOS DA MESMA IDADE ONDE APRENDIAM A LER, ESCREVER E CONTAR. PRATICAVAM ESPORTES E RECEBIAM INSTRUÇÃO MILITAR DE COMO SOBREVIVER NO MATO. AOS 16 ANOS PASSAVAM POR PROVAS MUITO DIFÍCEIS COMO MATAR HILOTAS (DESCENDENTES DOS MISSÊNIOS). AOS 20 ANOS INGRESSAVAM NO EXÉRCITO, AOS 30 CASAVAM E RECEBIAM TERRA DO GOVERNO. A PARTIR DAÍ , ERAM CONSIDERADOS CIDADÃOS E PODIAM OCUPAR CARGOS PÚBLICOS. AS MULHERES FAZIAM EXERCÍCIOS PARA SEREM SAUDÁVEIS E BOAS MÃES.

9- Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia? Justifique.

R- NÃO. OS ESCRAVOS, MULHERES E ESTRANGEIROS NÃO ERAM CONSIDERADOS CIDADÃOS. 

10- Explique como era organizada a economia grega.

R- SE BASEAVA NO COMÉRCIO, AGRICULTURA E ARTESANATO. 

11- Qual era a religião dos gregos?  Explique como esse povo expressava sua religiosidade.

R- ERAM POLITEÍSTAS. PARA ELES, OS DEUSES VIVIAM NO OLIMPO E ERAM SEMELHANTES AOS HUMANOS , GUERREAVAM ENTRE SI E SENTIAM ÓDIO, AMOR RAIVA, CIÚMES , INVEJA... QUANDO QUERIAM AGRADAR SEUS DEUSES, OFERECIAM PRESENTES, ORAÇÕES E FESTAS. 

12- Platão e Aristóteles pensavam de forma diferente quando o assunto era  o conhecimento. Explique como cada um desses filósofos gregos pensavam sobre o assunto.

R- PARA SÓCRATES - SE CHEGA AO CONHECIMENTO PELO DIÁLOGO. PERGUNTAS INTELIGENTES QUE LEVAM A PESSOA A UMA CONCLUSÃO.
PARA PLATÃO - PARA ELE O MUNDO DOS FENÔMENOS É ILUSÓRIO E O MUNDO DAS IDEIAS É VERDADEIRO. 

13- Cada deus grego tinha uma função. Cite o nome e as funções de cada deus grego.

R- ÁRTEMIS - CAÇA
AFRODITE- AMOR E BELEZA
POSEIDON - MARES
DEMÉTER - FERTILIDADE
APOLO- MÚSICA
HEFESTO- FOGO E METALURGIA
HERMES- MENSAGEIRO
HÉSTIA - LARES

14- Qual a importância dos gregos para o teatro?

R- OS GREGOS CRIARAM O TEATRO POIS AS ARTES PARA ELES ERAM HUMANISTAS, E VALORIZAVAM O SER HUMANO. 


15- Como se chamou a escola de Filosofia  fundada por Platão?

R- ACADEMIA



CORREÇÃO CAP. 9 – CHINA

RETOMANDO I
1-
NOME DA CIVILIZAÇÃO     LOCALIZAÇÃO        RIOS IMPORTANTES
MESOPOTÂMIA               ORIENTE MÉDIO        TIGRE E EUFRATES
EGÍPCIA                        NORDESTE DA ÁFRICA             NILO
NÚBIA                          CENTRO E NORTE DA ÁFRICA     NILO
CHINESA                       LESTE DA ÁSIA                 RIO AMARELO
INDIANA                        SUL DA ÁSIA                 INDO E GANGES

2- O RIO AMARELO FAVORECEU A PRÁTICA DA AGRICULTURA E O PROCESSO DE FIXAÇÃO D GRUPOS HUMANOS NA REGIÃO.
O NOME DO RIO DEVE-SE A UMA POEIRA DE COR AMARELA QUE FERTILIZA O SOLO DA REGIÃO.

3- A- PAINÇO E ARROZ
B- PESSOAL
4- AMBOS SE ESFORÇARAM PARA INTEGRAR O IMPÉRIO E FORTALECER SUA AUTORIDADE. DÁRIO I ADOTOU A MOEDA ÚNICA VÁLIDA PARA TODO O IMPÉRIO; HUANG DI ADOTOU UMA ÚNICA ESCRITA E AS MESMAS LEIS PARA O PAÍS INTEIRO. POR SUAS MEDIDAS À FRENTE DO FRENTE DO GOVERNO, HUANG DI É CONSIDERADO O FUNDADOR DO IMPÉRIO CHINÊS.
5- ALTERNATIVA E – CORREÇÃO: ORDENOU A CONSTRUÇÃO DA GRANDE MURALHA PARA PROTEGER A CHINA COMO UM TODO.
6- CAMPONESES – ALIMENTOS – TERRA DOS NOBRES – COLHEITA – FAMÍLIA – OBRAS PÚBLICAS – SOLDADOS – REVOLTAS

II – LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA
VOZES DO PASSADO

A- ALTERNATIVA IV. LI SI ACONSELHOU A NÃO QUEIMAR LIVROS DE MEDICINA, AGRICULTURA E ARBORICULTURA.
B- PROVAVELMENTE PORQUE SÃO LIVROS ÚTEIS Á SAÚDE E À SOBREVIVÊNCIA DA POPULAÇÃO DO IMPÉRIO QUE ELE GOVERNAVA.
C- ALGUNS EXEMPLOS HISTÓRICOS DESSA CONDUTA SÃO A LISTA DOS LIVROS PROIBIDOS ELABORADAS PELA INQUISIÇÃO, NA IDADE MÉDIA; AS QUEIMAS DE LIVRO, NA ALEMANHA NAZISTA; A PROIBIÇÃO OU CONFISCO DE LIVROS DURANTE O REGIME MILITAR, NO BRASIL; A PROIBIÇÃO DO USO DA INTERNET EM REGIMES AUTORITÁRIOS, ETC.
D- A CENSURA DE OBRAS CONSIDERADAS “PERIGOSAS” OU A SUA DESTRUIÇÃO É UMA CONSTANTE NA HISTÓRIA. MUITAS VEZES O CONHECIMENTO FOI VISTO COMO ALGO A SER MONOPOLIZADO, E NÃO A SER PARTILHADO. O FATO DE AS PESSOAS PENSAREM POR SI MESMAS, DE DECIDIREM O QUE QUEREM LER OU DE QUESTIONAREM AS “VERDADES ESTABELECIDAS” CAUSOU, MUITAS VEZES, TEMOR NOS GOVERNANTES DE DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES.

CRUZANDO FONTES

A- POR MEIO DAS ESCAVAÇÕES FEITAS PELOS ARQUEÓLOGOS
B- PORQUE NA ÉPOCA, OS CHINESES TINHAM O MONOPÓLIO DA PRODUÇÃO DOS TECIDOS DE SEDA; QUEM QUISESSE TERIA D COMPRAR DELES.
C- ERA O CAMINHO TERRESTRE QUE LIGAVA A CHINA AO MAR MEDITERRÂNEO, PASSANDO PELO ORIENTE MÉDIO.
D- CONFIRMA, POIS ILUSTRA O COMÉRCIO FEITO ENTRE A CHINA E O OCIDENTE.

III- VOCÊ CIDADÃO
A- OS DOIS TEXTOS SÃO ATUAIS E TRATAM DA NECESSIDADE DE A FAMÍLIA CUIDAR DO IDOSO.
B- EM PARTE; HÁ MUITOS IDOSOS SENDO VÍTIMAS DE MAUS-TRATOS, NEGLIGÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO.
C- PESSOAL

CORREÇÃO CAPÍTULO 10

I- RETOMANDO
1-
A – A DIVISÃO DA GRÉCIA ANTIGA EM VÁRIAS REGIÕES.
B- INDICAM AS DIFERENTES REGIÕES EM QUE SE PODE DIVIDIR A GRÉCIA ANTIGA. ROSA-ESCURO: GRÉCIA CONTINENTAL; ROSA-CLARO; GRÉCIA INSULAR; AMARELO: GRÉCIA ASIÁTICA.
C- O RELEVO MONTANHOSO DA GRÉCIA FAVORECEU O ISOLAMENTO INTERNO E A FORMAÇÃO DAS CIDADES INDEPENDENTES UMAS DAS OUTRAS. JÁ O SEU VASTO LITORAL , FACILMENTE NAVEGÁVEL, E A EXISTÊNCIA DE BONS PORTOS NATURAIS ESTIMULARAM A NAVEGAÇÃO E O COMÉRCIO MARÍTIMO.

2-
A- ELAS SE FORMARAM EM TORNO DE PALÁCIOS.
B- OS PALÁCIOS CRETENSES CONTINHAM A SEDE DO GOVERNO; DEPÓSITO PARA GUARDAR OS CEREAIS, O ÓLEO E O VINHO PROVENIENTES DE IMPOSTOS, E LOCAIS PARA OS FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO TRABALHAREM E VIVEREM.
C- SERVIAM PARA SEREM USADOS EM ÉPOCA DE CRISE.
3-
A- EM CRETA HAVIA PALÁCIOS ENORMES COMO O PALÁCIO DE CNOSSOS.
B- ELES FORAM DESENROLANDO UM FIO DE LINHA, E NA VOLTA, PRETENDIAM IR ENROLANDO ESSE MESMO FIO DE MODO A ENCONTRAR A SAÍDA.
C- PESSOAL.
4-
A- UMA GRANDE CASA LIDERADA POR UM CHEFE, SEUS FAMILIARES, DEPENDENTES, ALÉM DE SEUS BENS MATERIAIS, COMO TERRAS E ANIMAIS.
B- A CIDADE-ESTADO ERA COMPOSTA DE UM TERRITÓRIO AGRÍCOLA, UM NÚCLEO URBANO E UMA ACRÓPOLE. ERA UM ESPAÇO DE DECISÃO COLETIVA, DE FESTIVIDADES E DE CULTO COMUM A DIVINDADES.
C- A CIDADE-ESTADO DE ATENAS ADOTOU A DEMOCRACIA DIRETA, E A DE ESPARTA A OLIGARQUIA.
5-
A- A FALTA DE TERRAS FÉRTEIS, A ESCRAVIDÃO POR DÍVIDAS E A PROCURA POR FERRO SÃO AS RAZÕES PRINCIPAIS.
B- ERA UMA CIDADE INDEPENDENTE QUE MANTINHA COM A CIDADE-MÃE LAÇOS COMERCIAIS E CULTURAIS.
C- ÁSIA, ÁFRICA E EUROPA.
D- OS GREGOS COMPARTILHAVAM ELEMENTOS CULTURAIS IMPORTANTES, COMO A RELIGIÃO E O IDIOMA.
6-
A- NO CASO DE ESPARTA, A DECISÃO SERIA TOMADA PELA GERÚSIA (CONSELHO FORMADO POR 30 ANSIÃOS) . NO CASO DE ATENAS, A DECISÃO SERIA TOMADA PELA ASSEMBLEIA DO POVO.
B- O DE ATENAS ERA CHAMADO DE DEMOCRACIA, O DE ESPARTA ERA OLIGARQUIA.
C- A DEMOCRACIA ATENIENSE ERA DIRETA, ISTO É , OS CIDADÃOS PARTICIPAVAM DIRETAMENTE DA POLÍTICA, DISCUTINDO E VOTANDO AS MEDIDAS A SEREM TOMADAS PELO GOVERNO.
7- ALTERNATIVAS B,C,D
8- DEMOCRACIA ATENIENSE: DIREITO AO VOTO (HOMENS, MAIORES DE 18 ANOS, FILHOS DE PAIS ATENIENSES). NO BRASIL, PODEM VOTAR BRASILEIROS ACIMA DE 16 ANOS.
TIPO DE DEMOCRACIA – EM ATENAS ERA DEMOCRACIA DIRETA. NO BRASIL É DEMOCRACIA REPRESENTATIVA.
PROTEÇÃO DA DEMOCRACIA – EM ATENAS ERA O OSTRACISMO. NO BRASIL É O IMPEACHMENT.
9-
A- O INTERESSE DOS PERSAS LIDERADOS POR DÁRIO I NAS RIQUEZAS DAS CIDADES GREGAS COMO ESPARTA, ATENAS E TEBAS; OS PERSAS ATACARAM AS COLÔNIAS GREGAS DA ÁSIA MENOR, E DEPOIS, EM 490 a.C., INVADIRAM A GRÉCIA CONTINENTAL.
B- FOI A UNIÃO DE CIDADES GREGAS SOBRE O COMANDO DE ATENAS.
C- ELES PASSARAM A DOMINAR AS DEMAIS CIDADES-ESTADO, COBRANDO TRIBUTOS QUE FORAM UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATENAS.
D- A GUERRA DO PELOPONESO FOI UM CONFLITO DE GREGOS CONTRA OS GREGOS; A CONFEDERAÇÃO DE DELOS, LIDERADA POR ATENAS, CONTRA A LIGA DO PELOPONESO, COMANDADA POR ESPARTA.
E- AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS FORAM O ENFRAQUECIMENTO E O EMPOBRECIMENTO DAS CIDADES GREGAS QUE, POR ISSO, ACABARAM SENDO CONQUISTADAS POR FELIPE II, DA MACEDÔNIA.

II – LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA
VOZES DO PASSADO

A- É O FATO DE O GOVERNO SER ADMINISTRADO PELO POVO E NÃO PELA MINORIA.

VOZES DO PRESENTE

A- O PAPEL DO CIDADÃO É ESCOLHER SEUS GOVERNANTES POR MEIO DE VOTO, O PODER É EXERCIDO PELOS GOVERNANTES ELEITOS PELOS CIDADÃOS.
B- NO BRASIL ATUAL, OS CIDADÃOS VOTAM EM POLÍTICOS, E ESTES TOMAM DECISÕES EM NOME DELES. NA ATENAS DE ANTIGAMENTE ERAM OS PRÓPRIOS CIDADÃOS QUE DECIDIAM EM ASSEMBLEIA COMO ADMINISTRAR A CIDADE.
C- A DEMOCRACIA BRASILEIRA PODE E PRECISA SER APERFEIÇOADA. ENTRE AS PRINCIPAIS DEMANDAS DA POPULAÇÃO ESTÁ É A REFORMA POLÍTICA, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, SAÚDE,OFERTA DE EMPREGO E UMA VELHICE DIGNA AOS TRABALHADORES. A DEMOCRACIA É UM CONCEITO HISTÓRICO E SEU SENTIDO VARIA NO TEMPO E NO ESPAÇO.

III- VOCÊ CIDADÃO!

A- NO BRASIL.
B- LEVAR VANTAGEM EM TUDO É UMA PRÁTICA CONDENÁVEL, MAS COMUM ENTRE NÓS. DEVEMOS REFLETIR SOBRE A ÉTICA DO COMPORTAMENTO HUMANO.
C- O BAFO É UM JOGO NO QUAL O DESAFIO DOS JOGADORES É DESVIAR FIGURINHAS BATENDO COM A MÃO EM FORMA DE CONCHA SOBRE ELAS. AS FIGURINHAS DESVIRADAS PASSAM A PERTENCER A QUEM AS DESVIROU. O JOGADOR DESLEAL, COLA O CHICLETE NA PALMA DA MÃO E CONSEGUE DESVIRAR MAIS FIGURINHAS.
D- PESSOAL
E- PESSOAL

CORREÇÃO CAPÍTULO 11 – 

A CULTURA GREGA

I – RETOMANDO
1-
A- ERAM POLITEÍSTAS, POIS ACREDITAVAM EM VÁRIOS DEUSES.
B- PORQUE ACREDITAVAM QUE OS DEUSES PODIAM TANTO FAVORECER QUANTO PREJUDICAR AS PESSOAS, POR ISSO ERA NECESSÁRIO AGRADÁ-LOS OFERECENDO FESTAS, CULTOS E OFERENDAS.
C- SIM; PORQUE CADA CIDADE GREGA CULTUAVA SEUS DEUSES, CONSTRUÍA TEMPLOS E SANTUÁRIOS E FAZIA FESTAS RELIGIOSAS, CULTOS E OFERENDAS PARA ELES COM O OBJETIVO DE OBTER FAVORES OU PROTEÇÃO.
2-
A- MONTANHA MAIS ALTA DA GRÉCIA
B- DEUSA DO AMOR E DA BELEZA
C- DEUSA GREGA DA SABEDORIA
D- DEUS DOS MARES E IRMÃO DE ZEUS
E- NOME DOS FAMOSOS JOGOS CRIADOS PELOS ANTIGOS GREGOS.
F- DEUS DA LUZ E PROTETOR DOS MÚSICOS, MÉDICOS E PROFETAS.
G- RELATOS DE UM POVO DE ORIGEM DA VIDA, OS FENÔMENOS DA NATUREZA, ETC.
H- DEUSA DA CAÇA
I- SENHOR DO REINO DOS MORTOS.
3-
A- PESSOAL
B- A TRAGÉDIA E A COMÉDIA
C- PESSOAL
D- PESSOAL
4- “O HOMEM, POIS ENGATINHA NA INFÂNCIA, ANDA ERETO NA IDADE ADULTA E NECESSITA DE BENGALA NA VELHICE”.

II- LEITURA E ESCRITA DA HISTÓRIA
VOZES DO PASSADO

A- PORQUE AMBOS, ELE E O HOMEM, NADA SABEM; MAS O HOMEM JULGA SABER ENQUANTO ELE RECONHECE QUE NADA SABE.
B- SIM, POIS ATRIBUI-SE A SÓCRATES A AFIRMAÇÃO “SÓ SEI QUE NADA SEI”, COM ISSO QUERIA DIZER QUE O PONTO DE PARTIDA PARA CONHECER UM ASSUNTO É RECONHECER QUE O IGNORAMOS.
C- PESSOAL

VOZES DO PRESENTE

A- AMOR AO CONHECIMENTO
B- SEGUNDO A AUTORA, O HOMEM SOFRE POR DESCOHECER A FINALIDADE DE SUA EXISTÊNCIA, PORQUE QUER CONHECER A SI MESMO E ENTENDER TUDO O QUE EXISTE EM SUA VOLTA PARA TRANSFORMAR CONSTANTEMENTE SUA REALIDADE.
C- PESSOAL
D- PESSOAL

III- VOCÊ CIDADÃO!

A- HÁBITOS CULTURAIS DOS BRASILEIROS
TEATRO (39%)
CONCERTO DE ÓPERA (11%)
DANÇA (25%)
MUSEU (29%)

B- A FREQUÊNCIA DE PÚBLICOS É BAIXA. A PESQUISA REVELA QUE É MUITO GRANDE O NÚMERO DE BRASILEIROS QUE NUNCA FOI AO TEATRO, A UM CONCERTO DE MÚSICA, A ESPETÁCULOS DE DANÇA OU A MUSEUS.
C- PESSOAL




GRÉCIA ANTIGA - VEJA AQUI 


SOBRE O CAP. 9 - CHINA ANTIGA - VEJA O VÍDEO ABAIXO




CORREÇÃO DA REVISÃO  



CAP. 8 – HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

1- QUAL O LIVRO SAGRADO DOS JUDEUS?
R- A TORÁ

2- PARA ESTUDAR A HISTÓRIA DOS HEBREUS USAMOS QUAIS FONTES?
R- A TORÁ, VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS E RELATOS ANTIGOS

3- QUAIS OS 10 MANDAMENTOS RECEBIDOS POR MOISÉS NO MONTE SINAI?
R- 1-NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM
2- NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA
3- NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR DEUS EM VÃO
4- LEMBRAR O DIA DE SÁBADO PARA O SANTIFICAR
5- HONRAR PAI E MÃE
6- NÃO MATARÁS
7- NÃO ADULTERARÁS
8- NÃO FURTARÁS
9- NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O PRÓXIMO
10- NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

4- POR QUE ABRAÃO E SEU POVO SAÍRAM DA CIDADE DE UR PARA  UMA LONGA CAMINHA ? NO FINAL DA CAMINHADA O QUE ELES ENCONTRARAM?
R- SAÍRAM DE UR EM BUSCA DE ÁGUA E BOAS PASTAGENS. DEPOIS DE UMA LONGA CAMINHADA CHEGARAM A CANAÃ, CONHECIDA COMO PALESTINA.

5- DEPOIS QUE SALOMÃO MORREU, COMO FICOU DIVIDIDO O REINO DOS HEBREUS?
R- REINO DE ISRAEL E REINO DE JUDÁ

6-  QUAL FOI A INVENÇÃO MAIS IMPORTANTE DOS FENÍCIOS? POR QUE ESSA INVENÇÃO FOI IMPORTANTE PARA ELES?
R- O ALFABETO. FOI IMPORTANTE PARA FACILITAR O COMÉRCIO E AGILIZAR A COMUNICAÇÃO COM OUTROS POVOS.

7- PARA SOBREVIVER OS FENÍCIOS UTILIZAVAM MAIS O MAR OU A TERRA? POR QUE?
R- UTILIZAVAM MAIS O MAR POR CONTA DA CARÊNCIA DE TERRAS FÉRTEIS E A EXISTÊNCIA DE BONS PORTOS NATURAIS.

8- QUAL A PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA DOS FENÍCIOS?
R- O COMÉRCIO

9- QUAL O NOME QUE OS GREGOS DAVAM AO PAPIRO?  QUAL O SIGNIFICADO DESSE NOME?
R- OS GREGOS CHAMAVAM O PAPIRO DE BIBLOS QUE SIGNIFICA LIVROS.

10- O QUE ERAM AS SATRÁPIAS? QUEM AS GOVERNAVA? EM QUAL GOVERNO ELAS SURGIRAM?
R- AS SATRÁPIAS ERA PROVÍNCIAS PERSAS.
QUEM AS GOVERNAVA ERAM FUNCIONÁRIOS CHAMADOS SÁTRAPAS.
SURGIRAM NO GOVERNO DO IMPERADOR DARIO I.

11- O QUE É O ZOROASTRISMO? QUEM É SEU FUNDADOR? NO QUE ELES ACREDITAM?
R- ZOROASTRISMO É A RELIGIÃO DOS POVOS PERSAS. SEU FUNDADOR CHAMAVA-SE ZOROASTRO OU ZARATUSTRA. ELES ACREDITAVAM QUE O UNIVERSO É PALCO DE UMA LUTA PERMANENTE ENTRE O BEM E O MAL, A VERDADE E A MENTIRA.




O POVO HEBREU - VEJA AQUI 

OS FENÍCIOS - VEJA AQUI


O REINO DE KUSH














QUESTÕES DE REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO 

CONTÍNUA - cap. 4

6º ANO
1- QUAIS AS HIPÓTESES QUE PODEM EXPLICAR COMO OS PRIMEIROS SERES HUMANOS SE ESPALHARAM PELO PLANETA TERRA?
2- CITE O NOME DE ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS DO BRASIL.
3- COMENTE SOBRE OS HÁBITOS E COSTUMES DO POVO DA LAGOA SANTA.
4- QUEM ERAM OS HOMENS DE UMBU E QUAIS SUAS INVENÇÕES?
5- OS POVOS ANTIGOS DA REGIÃO AMAZÔNICA CULTIVAVAM QUE TIPO DE ALIMENTO? QUAIS ERAM SEUS HÁBITOS E O QUE ELES PRODUZIAM?
6- QUAIS ALIMENTOS PODEM SER FEITOS A PARTIR DA FARINHA DE MANDIOCA?
7- QUAL A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA?
8-  ONDE FICA O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA? QUAL SUA IMPORTÃNCIA PARA A HISTÓRIA ?
9- ESTUDAR NOSSOS ANTEPASSADOS É MUITO IMPORTANTE. POR QUE?




PRÉ HISTÓRIA BRASILEIRA-
ACESSE A AULA AQUI


CRIACIONISMO E EVOLUCIONISMO
ACESSE A AULA AQUI

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA
ACESSE A AULA AQUI

FONTES HISTÓRICAS E O ESTUDO DA HISTÓRIA
ACESSE A AULA AQUI







CAP.1 - HISTÓRIA E FONTES HISTÓRICAS

CORREÇÃO DE QUESTÕES DO CAP. 1

Retomando
1- 
a)
imagem 1  - foto em preto e branco
imagem 2 - foto colorida

b)
imagem 1 - classe somente de meninas
imagem 2 - classe mista com meninos e meninas

c) 
imagem 1 - ausência de recursos tecnológicos
imagem 2 - existência de projetor multimídia como suporte ao desenvolvimento da aula

2- 
Tanto a foto 1 quanto a foto 2, as crianças estão brincando de pega-pega, mas as imagens são de épocas diferentes., note que essa brincadeira continua sendo praticada hoje.

3- 
MUDANÇAS - transformações
PERMANÊNCIAS- o que não se modifica com o passar do tempo
HISTORIADOR - profissional que escreve sobre o passado e o presente com base em fontes históricas
FONTES HISTÓRICAS- todos os vestígios e pistas deixados pelos seres humanos na sua passagem pela Terra
SUJEITO HISTÓRICO - todos nós (pessoas, homens, mulheres, grupos, instituições)

4- 
1-FONTE MATERIAL
2- FONTE MATERIAL
3- FONTE ESCRITA
4- FONTE VISUAL
5- FONTE ORAL
6- FONTE VISUAL

5- PESSOAL

6- Sim; o trabalho do historiador é semelhante ao de um detetive. Ao investigar um caso, o detetive usa os vestígios deixados pelos envolvidos. O historiador age de forma semelhante: utiliza todos os vestígios ou pistas disponíveis para construir um conhecimento.

7- PESSOAL

INTEGRANDO COM ... LÍNGUA PORTUGUESA

1- Os blocos foram arrastados por trabalhadores braçais, homens comuns, personagens anônimos da História.

2- Pedreiros, soldados, tripulação do navio, entre outros. 

3- PESSOAL

4- Nesse frase, "ler" tem o sentido de interpretar a realidade, perceber o que acontece.

5- Elas nos permitem concluir que a História é feita por todos nós, e não só pelos grandes personagens.

16 comentários:

  1. 1-É as mudanças no campo da tecnologia, da moda, da alimentação, da construção de moradia, do lazer, entre outras.

    2-É aquilo que, mesmo com passar dos anos, não mudou ou mudou pouco. Exemplos disso são as construções presentes em algumas cidades brasileiras, como Ouro Preto, São Luís, Goiás e Salvador. Repare que elas são muitos antigas e que presevam diversas características da época em que foram feitas. As permanências também pode ser percebidas em brincadeiras como AMARELHINA...

    3-São os vetigios (escritos, imagens, objetos e etc.) produzidos pelo ser humano na sua passagem pela Terra são chamados de FONTES HISTÓRICAS.

    4-Visuais, orais e da cultura material. Cédulas de identidade, diários e leis são exemplo de fontes escritas. Fotografias , pinturas , desenhos e cartões-postais são exemplo de fontes visuais. Cantigas, lendas e entrevistas são exemplos de Fontes Orais.

    5-???????????

    6-Nao. Pois a mulher não tinha espaço na sociedade antigamente, já hoje em dia ela já é mais respeitada.

    7-?????

    8-O Calendário Cristão(UNICO ACHADO NO LIVRO, PROF.)é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a parti do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, portanto, há fatos ocorridos antes e depois de Cristo nascer. No casa dos acontecimentos anteriores ao nascimento de Cristo, ao lado da data, colocamos a abreviatura a.C.

    9-CULTURAL= o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, praticas[...], que remetem à identidade desse povo a preservação do patrimônio cultural significa principalmente, cuidar dos bens aos quais esses valores são associados[...].

    10-Pra começa vamos explicar o que é O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é uma autarquia do Governo do Brasil, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação do acervo patrimonial tangível e intangível do país. Cuja missão é preservar o patrimônio CULTURAL brasileiro.

    11-Significa um ato administrativo realizado pelo poder publico nos níveis federal, estadual e municipal, visando preservar um bem cultural e impedir a sua destruição ou descaracterização.

    12- Porque é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a parti do nascimento de Jesus Cristo.

    Escola Josefina, Nome : Eric Moreira Saraiva, 6º ANO, Chamada :09

    ResponderExcluir
  2. Tia isabel vc é a melhor prof do mundo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá tia Isabel. A professora Lídia mandou eu visitar o seu blog e hoje eu visitei e gostei muito. Você é a melhor professora. Samir

    ResponderExcluir
  4. Olhei o blog hoje e adorei professora!!! Marcello Gabriel

    ResponderExcluir
  5. Prof amei seu blog vc e a melhor tia isabel 😘 maria clara sexto ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professora gostei muito do blog aproveitei e tou dando uma estudada para a próxima prova preciso melhorar a nota a minha meta é tirar 2 em tudo kkkkk (Ou 1.8)Obrigado por me ensinar novas coisas Fui!!!

      Assiando:Pedro Everton Macedo Uchoa:6 ano

      Excluir
    2. Obrigada Pedro Everton! Visite o blog sempre que você precisar! Um abraço!

      Excluir
  6. Ameii seu blog tia muito criativo
    (isadora 6 ano)

    ResponderExcluir
  7. oi tia isabel sou do 6 sexto ano patronato adorei o blog me ajudou bastante obrigada!!!! Yasmim Souto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isadora! Que bom que você gostou! Um abraço!

      Excluir
    2. Obrigada Yasmim Souto! Que bom que você gostou! Um abraço!

      Excluir
  8. Obrigada Maria Clara! Que bom que você gostou! Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. oi tia Isabel,gostei muito do seu blog,vai me ajudar muito nos estudos,até porque eu quero tirar boas notas e aprender os conteúdos.Beijos!


    (Renata 6 ano :)

    ResponderExcluir
  10. Tia Isabel sou Yasmin do 6 ano cadê a correção na revisão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmin, a correção da revisão já está online. Boa sorte!

      Excluir