6º ANO

CORREÇÃO DA REVISÃO  



CAP. 8 – HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

1- QUAL O LIVRO SAGRADO DOS JUDEUS?
R- A TORÁ

2- PARA ESTUDAR A HISTÓRIA DOS HEBREUS USAMOS QUAIS FONTES?
R- A TORÁ, VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS E RELATOS ANTIGOS

3- QUAIS OS 10 MANDAMENTOS RECEBIDOS POR MOISÉS NO MONTE SINAI?
R- 1-NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM
2- NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA
3- NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR DEUS EM VÃO
4- LEMBRAR O DIA DE SÁBADO PARA O SANTIFICAR
5- HONRAR PAI E MÃE
6- NÃO MATARÁS
7- NÃO ADULTERARÁS
8- NÃO FURTARÁS
9- NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O PRÓXIMO
10- NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

4- POR QUE ABRAÃO E SEU POVO SAÍRAM DA CIDADE DE UR PARA  UMA LONGA CAMINHA ? NO FINAL DA CAMINHADA O QUE ELES ENCONTRARAM?
R- SAÍRAM DE UR EM BUSCA DE ÁGUA E BOAS PASTAGENS. DEPOIS DE UMA LONGA CAMINHADA CHEGARAM A CANAÃ, CONHECIDA COMO PALESTINA.

5- DEPOIS QUE SALOMÃO MORREU, COMO FICOU DIVIDIDO O REINO DOS HEBREUS?
R- REINO DE ISRAEL E REINO DE JUDÁ

6-  QUAL FOI A INVENÇÃO MAIS IMPORTANTE DOS FENÍCIOS? POR QUE ESSA INVENÇÃO FOI IMPORTANTE PARA ELES?
R- O ALFABETO. FOI IMPORTANTE PARA FACILITAR O COMÉRCIO E AGILIZAR A COMUNICAÇÃO COM OUTROS POVOS.

7- PARA SOBREVIVER OS FENÍCIOS UTILIZAVAM MAIS O MAR OU A TERRA? POR QUE?
R- UTILIZAVAM MAIS O MAR POR CONTA DA CARÊNCIA DE TERRAS FÉRTEIS E A EXISTÊNCIA DE BONS PORTOS NATURAIS.

8- QUAL A PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA DOS FENÍCIOS?
R- O COMÉRCIO

9- QUAL O NOME QUE OS GREGOS DAVAM AO PAPIRO?  QUAL O SIGNIFICADO DESSE NOME?
R- OS GREGOS CHAMAVAM O PAPIRO DE BIBLOS QUE SIGNIFICA LIVROS.

10- O QUE ERAM AS SATRÁPIAS? QUEM AS GOVERNAVA? EM QUAL GOVERNO ELAS SURGIRAM?
R- AS SATRÁPIAS ERA PROVÍNCIAS PERSAS.
QUEM AS GOVERNAVA ERAM FUNCIONÁRIOS CHAMADOS SÁTRAPAS.
SURGIRAM NO GOVERNO DO IMPERADOR DARIO I.

11- O QUE É O ZOROASTRISMO? QUEM É SEU FUNDADOR? NO QUE ELES ACREDITAM?
R- ZOROASTRISMO É A RELIGIÃO DOS POVOS PERSAS. SEU FUNDADOR CHAMAVA-SE ZOROASTRO OU ZARATUSTRA. ELES ACREDITAVAM QUE O UNIVERSO É PALCO DE UMA LUTA PERMANENTE ENTRE O BEM E O MAL, A VERDADE E A MENTIRA.




O POVO HEBREU - VEJA AQUI 

OS FENÍCIOS - VEJA AQUI


O REINO DE KUSH














QUESTÕES DE REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO 

CONTÍNUA - cap. 4

6º ANO
1- QUAIS AS HIPÓTESES QUE PODEM EXPLICAR COMO OS PRIMEIROS SERES HUMANOS SE ESPALHARAM PELO PLANETA TERRA?
2- CITE O NOME DE ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS DO BRASIL.
3- COMENTE SOBRE OS HÁBITOS E COSTUMES DO POVO DA LAGOA SANTA.
4- QUEM ERAM OS HOMENS DE UMBU E QUAIS SUAS INVENÇÕES?
5- OS POVOS ANTIGOS DA REGIÃO AMAZÔNICA CULTIVAVAM QUE TIPO DE ALIMENTO? QUAIS ERAM SEUS HÁBITOS E O QUE ELES PRODUZIAM?
6- QUAIS ALIMENTOS PODEM SER FEITOS A PARTIR DA FARINHA DE MANDIOCA?
7- QUAL A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA?
8-  ONDE FICA O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA? QUAL SUA IMPORTÃNCIA PARA A HISTÓRIA ?
9- ESTUDAR NOSSOS ANTEPASSADOS É MUITO IMPORTANTE. POR QUE?




PRÉ HISTÓRIA BRASILEIRA-
ACESSE A AULA AQUI


CRIACIONISMO E EVOLUCIONISMO
ACESSE A AULA AQUI

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA
ACESSE A AULA AQUI

FONTES HISTÓRICAS E O ESTUDO DA HISTÓRIA
ACESSE A AULA AQUI







CAP.1 - HISTÓRIA E FONTES HISTÓRICAS

CORREÇÃO DE QUESTÕES DO CAP. 1

Retomando
1- 
a)
imagem 1  - foto em preto e branco
imagem 2 - foto colorida

b)
imagem 1 - classe somente de meninas
imagem 2 - classe mista com meninos e meninas

c) 
imagem 1 - ausência de recursos tecnológicos
imagem 2 - existência de projetor multimídia como suporte ao desenvolvimento da aula

2- 
Tanto a foto 1 quanto a foto 2, as crianças estão brincando de pega-pega, mas as imagens são de épocas diferentes., note que essa brincadeira continua sendo praticada hoje.

3- 
MUDANÇAS - transformações
PERMANÊNCIAS- o que não se modifica com o passar do tempo
HISTORIADOR - profissional que escreve sobre o passado e o presente com base em fontes históricas
FONTES HISTÓRICAS- todos os vestígios e pistas deixados pelos seres humanos na sua passagem pela Terra
SUJEITO HISTÓRICO - todos nós (pessoas, homens, mulheres, grupos, instituições)

4- 
1-FONTE MATERIAL
2- FONTE MATERIAL
3- FONTE ESCRITA
4- FONTE VISUAL
5- FONTE ORAL
6- FONTE VISUAL

5- PESSOAL

6- Sim; o trabalho do historiador é semelhante ao de um detetive. Ao investigar um caso, o detetive usa os vestígios deixados pelos envolvidos. O historiador age de forma semelhante: utiliza todos os vestígios ou pistas disponíveis para construir um conhecimento.

7- PESSOAL

INTEGRANDO COM ... LÍNGUA PORTUGUESA

1- Os blocos foram arrastados por trabalhadores braçais, homens comuns, personagens anônimos da História.

2- Pedreiros, soldados, tripulação do navio, entre outros. 

3- PESSOAL

4- Nesse frase, "ler" tem o sentido de interpretar a realidade, perceber o que acontece.

5- Elas nos permitem concluir que a História é feita por todos nós, e não só pelos grandes personagens.

14 comentários:

  1. 1-É as mudanças no campo da tecnologia, da moda, da alimentação, da construção de moradia, do lazer, entre outras.

    2-É aquilo que, mesmo com passar dos anos, não mudou ou mudou pouco. Exemplos disso são as construções presentes em algumas cidades brasileiras, como Ouro Preto, São Luís, Goiás e Salvador. Repare que elas são muitos antigas e que presevam diversas características da época em que foram feitas. As permanências também pode ser percebidas em brincadeiras como AMARELHINA...

    3-São os vetigios (escritos, imagens, objetos e etc.) produzidos pelo ser humano na sua passagem pela Terra são chamados de FONTES HISTÓRICAS.

    4-Visuais, orais e da cultura material. Cédulas de identidade, diários e leis são exemplo de fontes escritas. Fotografias , pinturas , desenhos e cartões-postais são exemplo de fontes visuais. Cantigas, lendas e entrevistas são exemplos de Fontes Orais.

    5-???????????

    6-Nao. Pois a mulher não tinha espaço na sociedade antigamente, já hoje em dia ela já é mais respeitada.

    7-?????

    8-O Calendário Cristão(UNICO ACHADO NO LIVRO, PROF.)é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a parti do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, portanto, há fatos ocorridos antes e depois de Cristo nascer. No casa dos acontecimentos anteriores ao nascimento de Cristo, ao lado da data, colocamos a abreviatura a.C.

    9-CULTURAL= o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, praticas[...], que remetem à identidade desse povo a preservação do patrimônio cultural significa principalmente, cuidar dos bens aos quais esses valores são associados[...].

    10-Pra começa vamos explicar o que é O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é uma autarquia do Governo do Brasil, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação do acervo patrimonial tangível e intangível do país. Cuja missão é preservar o patrimônio CULTURAL brasileiro.

    11-Significa um ato administrativo realizado pelo poder publico nos níveis federal, estadual e municipal, visando preservar um bem cultural e impedir a sua destruição ou descaracterização.

    12- Porque é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a parti do nascimento de Jesus Cristo.

    Escola Josefina, Nome : Eric Moreira Saraiva, 6º ANO, Chamada :09

    ResponderExcluir
  2. Tia isabel vc é a melhor prof do mundo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá tia Isabel. A professora Lídia mandou eu visitar o seu blog e hoje eu visitei e gostei muito. Você é a melhor professora. Samir

    ResponderExcluir
  4. Olhei o blog hoje e adorei professora!!! Marcello Gabriel

    ResponderExcluir
  5. Prof amei seu blog vc e a melhor tia isabel 😘 maria clara sexto ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professora gostei muito do blog aproveitei e tou dando uma estudada para a próxima prova preciso melhorar a nota a minha meta é tirar 2 em tudo kkkkk (Ou 1.8)Obrigado por me ensinar novas coisas Fui!!!

      Assiando:Pedro Everton Macedo Uchoa:6 ano

      Excluir
    2. Obrigada Pedro Everton! Visite o blog sempre que você precisar! Um abraço!

      Excluir
  6. Ameii seu blog tia muito criativo
    (isadora 6 ano)

    ResponderExcluir
  7. oi tia isabel sou do 6 sexto ano patronato adorei o blog me ajudou bastante obrigada!!!! Yasmim Souto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isadora! Que bom que você gostou! Um abraço!

      Excluir
    2. Obrigada Yasmim Souto! Que bom que você gostou! Um abraço!

      Excluir
  8. Obrigada Maria Clara! Que bom que você gostou! Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. oi tia Isabel,gostei muito do seu blog,vai me ajudar muito nos estudos,até porque eu quero tirar boas notas e aprender os conteúdos.Beijos!


    (Renata 6 ano :)

    ResponderExcluir