terça-feira, 27 de setembro de 2016

ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX

Pintura de John Gast. Título: Progresso Americano (1872)


A CONQUISTA DO OESTE

  • Independência dos EUA 1776
  • tempos difíceis nas primeiras décadas
  • O governo não conseguia controlar o território e arrecadas impostos
A ECONOMIA
  • Indústria de tecelagem
  • Indústria de fiação
  • Revolução nos transportes
REVOLUÇÃO NOS TRANSPORTES
  • Criação do barco a vapor (inventor: Robert Futon - 1807)
  • Estradas de ferro (década de 1840

IMIGRAÇÃO 

  • Imigrantes europeus
  • 42  milhões de europeus nos EUA ( 1820-1930)
  • italianos, irlandeses, alemães, ingleses, judeus (europeus e asiáticos)
  • Objetivo dos imigrantes: "fazer a América"
  • Trabalhavam nas indústrias no Norte e nas terras do Oeste
  • Tinham esperança que no Oeste poderiam trabalhar, , expressar-se e praticar suas religiões

"Navio de Imigrantes" - John Charles Dollman.Pintor inglês (1851-1934)



MARCHA PARA O OESTE

  • Do litoral para o interior dos EUA
  • Foram em pequenos navios pelo Mississipi e pelo Missoure  (rios)
  • Foram também em carroções por terra 
DESTINO MANIFESTO
  • Achavam que os colonos norte-americanos haviam sido escolhidos por Deus para expandir-se pelas terras do continente americano
  • Levariam consigo a CIVILIZAÇÃO
LEI DE TERRAS (1862)
  • O governo cedia um lote de terra no Oeste por apenas 10 dólares
  • Foi uma espécie de Reforma Agrária
  • Ampliou o número de pequenos proprietários
  • Aumentou a oferta de alimentos
  • Os preços dos alimentos baixaram
  • Estimulou o desenvolvimento do país
COMO O TERRITÓRIO DOS EUA SE EXPANDIU?
  • Tomaram terras dos índios
  • Compraram terras
  • Fizeram acordos diplomáticos
  • Guerra contra o México

TERRITÓRIOS CONQUISTADOS E SEUS PREÇOS
  • Louisiana - 5 milhões de dólares (1803)
  • Flórida - 15 milhões de dólares (1819)
  • Alasca - 7,2 milhões de dólares (1867)
  • Óregon ( Costa do Pacífico) - acordo diplomático
  • México- mais da metade do território tomado através de guerra (1848)
  • Ganharam acesso ao Pacífico

SOBRE OS ÍNDIOS NORTE AMERICANOS


índios da Tribo Cherokee

  • Os índios não eram considerados cidadãos
  • Somente o imigrante europeu naturalizado era cidadão
  • Os índios eram vistos como estorvos (peso morto)
  • Grande parte dos indígenas foram assassinados através de massacres


O animal da foto é um BISÃO-AMERICANO ou BÚFALO-AMERICANO

  • As empresas que construíam as estradas, pagavam atiradores para matar os BISÕES
  • Alegavam que os BISÕES atrapalhavam o caminho
  • Os BISÕES serviam de alimento para muitos índios
  • Com a morte dos BISÕES os índios passavam fome
  • O governo desrespeitava os tratados de paz que fazia com os indígenas
  • Foram décadas de lutas: ÍNDIO X EUROPEU
CONSEQUÊNCIA DA CONQUISTA DO OESTE PARA OS ÍNDIOS
  • Mutos povos indígenas desapareceram
  • Outros foram expulsos de suas terras
  • Fora obrigados a viver em reservas indígenas ( região muito fria e de solo pobre)
  • Hoje a maioria dos índios vivem em reservas ou em cidades
  • Os índios hoje são marginalizados 
Líder indígena Touro Sentado ( TUTANKA YOTANKA ) 1960




A GUERRA DA SECESSÃO (GUERRA CIVIL) - 1861-1865
  • Havia diferenças entre a REGIÃO CENTRO-NORTE  e a REGIÃO SUL
  • CENTRO-NORTE : trabalho livre e pequena propriedade, indústrias, mercado interno
  • SUL: trabalho escravo, grande propriedade escravista, mercado externo. ex: anil, fumo,algodão
  • Havia conflito entre as duas regiões
  • Sul - queria conservar a escravidão
  • Norte - queria o fim da escravidão
  • 1860- ABRAHAM LINCOLN : eleito presidente dos EUA ( representava o NORTE)


QUEM FOI  ABRAHAM LINCOLN ?

  • Abolicionista moderado
  • Defensor da indústria
  • Defensor da unidade Norte-Americana
  • Frase: "CHEGOU UM TEMPO EM QUE PERCEBI QUE A ESCRAVIDÃO DEVERIA MORRER PARA QUE A NAÇÃO PUDESSE VIVER"

  • Descontentes, 7 estados do SUL se separam dos EUA e formaram um outro país: ESTADOS CONFEDERADOS DA AMÉRICA
  • GUERRA DA SECESSÃO: NORTE X SUL ( GUERRA CIVIL) 1861-1865


Planta Anil. Serve para fazer corante.

Fábrica de elevadores OTIS-  1853 - New York


Fábrica de Elevadores OTIS - EUA. Atualmente

Escravizados na colheita de algodão nos EUA no século XIX



AGORA VAMOS VER UM VÍDEO INTERESSANTE SOBRE O ASSUNTO




CIDADANIA X RACISMO

  • 6 de dezembro de 1865: Abolição da Escravidão nos EUA (13ª emenda constitucional)
  • 1868- Todas as pessoas nascidas nos EUA ou naturalizadas seriam consideradas cidadãos norte-americanos (14ª emenda constitucional)
  • Teoricamente os afro-americanos seriam cidadãos e teriam os mesmos direitos dos brancos
  • A elite branca, principalmente do Sul, impedia o direto do negro à cidadania.
  • O racismo continuou sendo praticado impunemente
  • Negros e brancos não poderiam estudar na mesma escola, nem usar os mesmos banheiros públicos e nem serem atendidos nos mesmos hospitais
  • 1960: aprovadas leis que proibiam a segregação racial no emprego, locais públicos e nas eleições.
  • AGORA VAMOS VER TRECHOS DE ALGUNS EPISÓDIOS DA SÉRIE TODO MUNDO ODEIA O  CHRIS SOBRE RACISMO NOS EUA



PROSPERIDADE E INTERVENCIONISMO

  • Após a guerra civil o governo reconstruiu o país
  • Entrada de capitais estrangeiros
  • Incentivo à indústria nacional
  • Entrada de imigrantes ( mão-de-obra farta e barata)
  • Ajudaram na prosperidade: os recursos naturais, terras férteis e ferrovias transcontinentais
  • Final do século XIX, os EUA se tornou uma das maiores potências industriais do mundo
  • Rica burguesia industrial
  • Classe operária organizada
  • Concentração de capital nas mãos de pequeno grupo de magnatas que controlavam preços, matéria-prima, transporte e faziam regras de comércio
O IMPERIALISMO
  • Praticado pelos EUA na América Latina e Filipinas
  • Viam os povos da América Latina como atrasados
  • Acreditavam que levavam democracia a civilização a esses povos
  • 1898- EUA anexam ilhas do Havaí
  • Ajudam Cuba a vencer a guerra de independência contra a Espanha
  • Com a vitória de Cuba, os EUA adquiriram: a influência sobre Cuba e o território das Filipinas que era dominado pela Espanha .
  • 1901-1909- o imperialismo dos EUA se intensificou ( presidente Theodore Roosevelt)
  •  Theodore Roosevelt criou a política do Big Stick ( porrete grande) - usava a intimidação pela força para dominar os latino-americanos

Nesta charge, observamos a política do Big Stick, 
de Theodore Roosevelt, trans-formando o Mar do Caribe em um 'lago' norte-americano.

  • Entre 1890-1930- os fuzileiros navais dos EUA  as ilhas do Caribe (Cuba e República Dominicana) 
  • Dominaram a Nicarágua ( América Central)
  • Dominaram as Filipinas 
  • Dominaram o Panamá (pertencia à Colômbia , mas os EUA ajudaram na independência do Panamá em 1903)
  • O Panamá mudou de nome para República do Panamá
  • EUA controlava o canal que ligava o Atlântico ao Pacífico no Panamá
  • Em 1904, os EUA construíram o Canal do Panamá em apenas 10 anos.
  • O Canal do Panamá facilitava o transporte de mercadorias e dava lucros e poder aos EUA.

VÍDEO SOBRE COMO FUNCIONA O CANAL DO PANAMÁ

O canal teve a construção iniciada em 1904 e foi inaugurado
oficialmente em 15 de agosto de 1914

Nenhum comentário:

Postar um comentário