terça-feira, 5 de abril de 2016

Glossário das TIC: entenda alguns conceitos básicos

 


Criamos definições simples de alguns conceitos básicos sobre as TIC para ajudar a navegar pelo mundo das tecnologias

por Angela Destri

As inovações tecnológicas trouxeram uma série de nomes e conceitos que podem ainda não estar muito claros para os usuários. Pensando nisso, criamos um glossário básico para os educadores tirarem suas dúvidas sobre o que é o quê no mundo das TIC.

Confira:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Também chamados de AVAs, são plataformas digitais (sites, programas específicos) que permitem o compartilhamento de conteúdos, acompanhamento dos professores e instruções sobre tarefas de casa, por exemplo. 

Aplicativo móvel: É um tipo de software desenvolvido para celulares e tablets – apesar de poder ser acessado por outros dispositivos – criado geralmente para solucionar algum problema do usuário. Porém, existe também aplicativos (ou apps) de entretenimento, como jogos, filmes ou redes sociais.

Ativismo Digital: Podendo ser chamando também de ciberativismo, é o uso de meios digitais para criar e organizar discussões e reivindicações que pretendem transformar a realidade de alguma forma.

Blended Learning: Também conhecido em português como Educação Híbrida, é uma combinação de métodos de ensino que propõem uma “aliança” entre o digital e o presencial dentro e fora da sala de aula.

Blog: É um site alimentado com conteúdos novos, como textos, vídeos, fotos. Podem ser uma ótima ferramenta de interação entre alunos e professores.

Colaborativismo: Um grupo de pessoas que podem ou não se conhecer, conectadas on ou off-line, unem suas habilidades e seus recursos para construir algo juntos, seja um site, um projeto educacional ou um livro, por exemplo.

Comunidade de Prática (CoP): Sistema de aprendizagem social (on ou off-line) em que um grupo se reúne para discutir um mesmo assunto.

Resultado de imagem para blog pngCrowdfunding: Traduzido como ‘financiamento coletivo’, consiste em arrecadar capital para uma iniciativa a partir de diversas fontes, isto é, pessoas e instituições podem fazer doações a projetos. Existem algumas plataformas de crowdfunding bastante conhecidas, como o Catarse e o Kickstarter

Crowdlearning: Partindo do princípio de que é possível aprender qualquer coisa, com qualquer pessoa, em qualquer lugar, o crowdlearning é um conceito que promove trocas entre indivíduos curiosos por um mesmo tema por meio de conversas e debates.

Design Thinking: Uma metodologia usada por profissionais do design e que aos poucos está sendo incorporada pela educação. Consiste em uma nova abordagem das resoluções de problemas, que coloca o aluno como ator do processo educacional, opinando, questionando e propondo soluções. O trabalho acontece em cinco etapas: descoberta das necessidades e dos problemas que precisam solucionar; busca por inspirações e pesquisa para definir um ponto de vista; discussão e desenvolvimento de um plano de ação; experimentação das possibilidades discutidas; desenvolver o conceito inicial a partir dos testes realizados e alcançar uma solução.

Educação a Distância: É um formato de ensino em que os alunos não precisam frequentar um espaço físico, de forma que o aprendizado acontece com a ajuda das tecnologias, por meio da internet. Na maioria dos casos, são disponibilizadas na web videoaulas e exercícios para acompanhamento. Os educadores respondem às dúvidas também online.

Educomunicação: conceito que utiliza ferramentas e repertórios da comunicação como recursos educacionais, isto é, as diferentes mídias e as ferramentas tecnológicas criam uma relação mais colaborativa e interdisciplinar entre aluno e educador. De maneira bem simplificada, todos trabalham juntos para construir uma revista ou um programa de rádio, por exemplo.
Resultado de imagem para startup

Empreendedorismo: É o desenvolvimento de uma ideia inovadora. Pode ser a criação de um novo negócio, um novo produto ou até um novo método de ensino. Pressupõe pró-atividade, criatividade, organização e planejamento.

Formação continuada: É a noção de que o aprendizado do professor não acaba quando ele termina a graduação, de forma que é preciso manter-se atualizado com a ajuda de cursos e trocas entre outros profissionais.

Geração C: Pessoas de 10 a 35 anos que estão conectados, co-criam conteúdos, customizam suas experiências com os dispositivos, se organizam em comunidades e são extremamente curiosos.

Hardware: Pode ser considerada toda a parte estrutural de um computador, como os circuitos eletrônicos, a unidade central de processamento, a memória, o disco rígido e até o mouse.

Hipertexto: É um formato de disposição das informações, na qual o leitor pode clicar em links e seguir caminhos diferentes, sem necessariamente respeitar uma linearidade. Muitas vezes, o hipertexto é usado para complementar o conteúdo, trazendo outros dados além do texto corrido.

Inclusão digital: É o processo de democratização do acesso aos recursos tecnológicos. Não compreende apenas oferecer essas ferramentas, mas também ensinar como usá-las.

Infográfico: É um tipo de representação visual que une textos e imagens para apresentar as informações de forma complementar. Pode apresentar alguns dados numerais e gráficos, criando um conteúdo mais sintético.

Interatividade: É a possibilidade de usar as ferramentas tecnológicas de uma forma mais ativa, com recursos que permitem ao usuário navegar livremente pelo conteúdo.

Interdisciplinaridade: É a articulação entre as disciplinas, para compartilhar não só informações como métodos e fundamentos. O objetivo da interdisciplinaridade é acompanhar a globalização e resistir à especialização excessiva do conhecimento.

Internet das Coisas: É um conceito que conecta nossos objetos do dia a dia à rede da internet, dando a eles uma espécie de inteligência artificial.

Life-long learners: Indivíduos motivados que compreendem a necessidade de manter o aprendizado ao longo de toda sua vida e não apenas durante o período escolar.

Livro digital: Chamados também de livros eletrônicos ou ‘ebooks’, são livros disponíveis em formatos digitais, que podem ser lidos em diferentes dispositivos, como computador, celular e ‘e-readers’, leitores específicos para esse formato. Muitas vezes, oferecem opções de interatividade e hipertexto.

Mobile Learning: Compreende o uso de dispositivos móveis para que o aprendizado aconteça em qualquer lugar e não apenas dentro da sala de aula.

MOOC: Do inglês Massive Open Online Courses, são cursos disponíveis online de livre acesso, ou seja, podem ser acessados por todos os interessados de forma gratuita.

Multidisciplinaridade: Diz respeito a um conjunto de disciplinas trabalhadas simultaneamente, utilizando diferentes olhares para a avaliação e definição de um único objeto.

Nativos Digitais: É a geração de crianças e jovens que já nasceu conectada e tem intimidade com computadores, smartphones, gadgets e a internet.

Nuvem: São espaços na internet, como o Google Drive, em que é possível salvar arquivos, acessá-los de qualquer dispositivo e compartilhá-los com quem quiser.

Podcast: É um arquivo de áudio, como um programa de rádio, gravado em formato digital e publicado na internet.

Programação: É o desenvolvimento de uma linguagem eletrônica para criar um software.

Recursos Audiovisuais (RAVs): São ferramentas utilizadas para trabalhar conteúdos imagéticos, como os já conhecidos retroprojetor, Datashow e vídeos.

Realidade Aumentada: É a união entre o ambiente virtual e a realidade. Ela permite, com a ajuda de dispositivos móveis, complementar aquilo que está no mundo físico. Por exemplo, ao tirar a foto de uma ilustração no livro de História com o celular, um programa de Realidade Aumentada apresenta uma série de informações sobre esta imagem, que não estavam escritas ali.

Recursos Educacionais Abertos (REA): São materiais de ensino disponibilizados na web de forma livre e gratuita. Podem ser cursos, guias, anotações, livros, artigos, vídeos, apresentações, aplicativos, games, ferramentas de gestão, entre outros.

Redes Sociais: São espaços na internet que conectam as pessoas. Podem ser redes de relacionamentos, como o Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, profissionais, como o LinkedIn e comunitárias, como o Atados.

Resultado de imagem para roboticaRobótica: É um ramo da educação que utiliza computador e programação para criar máquinas inteligentes. É preciso desenvolver toda a parte mecânica dos projetos, bem como os circuitos elétricos e os programas de controle.

Sala de aula Invertida: Conhecida no inglês como ‘flipped classrom’, é a união dos diversos recursos tecnológicos como ferramenta para que o aluno aprenda fora da escola e possa trocar informações online com colegas e professores. Ao invés de o educador propor os conteúdos, os alunos buscam aquilo que querem aprender e levam o tema para a sala de aula, fazendo perguntas e estimulando o debate.

Software: É toda a parte interna de um dispositivo, que oferece todo o suporte lógico de seu funcionamento. Funciona como uma sequência de instruções, que dá as diretrizes de como o aparelho deve operar.

Startup: É uma empresa com pouco tempo de existência, que ainda está em estágio de desenvolvimento e evolução. Geralmente, as startups estão no ramo tecnológico e são criadas a partir de uma iniciativa empreendedora.

Storytelling: Traduzido como contação de história, é o processo de criar uma narrativa interessante e envolvente. Pode usar recursos audiovisuais e outros dispositivos para ajudar a transmitir a história.

Tablet: É um dispositivo eletrônico semelhante ao computador, porém menor e mais simples. Oferece mais mobilidade, por não ser conectado por cabos, e tem uma tela touchscreen. É muito usado para leitura, jogos e acesso às redes sociais.

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): Engloba todos os recursos tecnológicos utilizados para mediar a comunicação e a troca de informações entre os indivíduos, ou seja, compreende o uso de hardwares, softwares, sistemas de telecomunicações e tecnologias digitais como facilitadores desses processos. Elas podem ser empregadas em diferentes áreas de atuação no mercado, fazendo uma grande diferença se forem bem utilizadas.

Resultado de imagem para podcast
Transdisciplinaridade: É um princípio teórico, isto é, um conceito mais amplo do que os anteriores. A transdisciplinaridade está entre, através e além das disciplinas. Em última instância, seu objetivo é a compreensão do mundo presente como um todo, superando até mesmo o conceito de disciplina.

Videoaulas: É um formato de aula expositiva gravada em vídeo e disponibilizada na internet.

Videoconferência: Compreende um grupo de pessoas – ou um único indivíduo que não pode estar presente – reúne-se virtualmente por meio de programas específicos que transmitem imagem e som.


Sentiu falta de algum conceito? Conte para nós!


Fonte: www.institutoclaro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário