quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

VOCÊ SABE O QUE É UM ANALFABETO FUNCIONAL?


É considerada analfabeta funcional a pessoa que, mesmo sabendo ler e escrever algo simples, não tem as competências necessárias para satisfazer as demandas do seu dia a dia e viabilizar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.


 EXEMPLO DE ANALFABETO FUNCIONAL


Carta de ex-funcionário de prédio residencial à Administradora.
A carta foi escrita em Canto, na Bahia, e enviada pelo correio.

Essa pessoa, nas estatísticas oficiais, é considerada alfabetizada.


analfabeto-funcional.gif (71227 bytes)

DESCRIÇÃO  DA CARTA 
(CASO NÃO ENTENDA A LETRA)

Canto  25,10,99
Saudação

Oi dimistradora XXXX estou
lhe dizendo que o contrato
o fucionario do predio Rua
di? Ana XXX PomPeia perdis
fone XXXX
então neste codominio eu fui
acidentado e mandado imbora
doente uma treitada de seq-
uestro mi roubou quis tendo
então mui?to prejuizo qui eu
tivo e eu já esquevrir
muito Para ir e não tivo
resPorta ai dentro do cerviso
atoço de quer?a e estou
de cama a culpa ? e de-
sse coduminio sinco do
predio XXX XXX
eise sinco Para o ? tirorio
estão eu estou comunicando
está tendo problema e eu
não mi vender a minha
mulher e mais emportante
do mundo uma maneira
de treitada me roubou
tudo eu já trabalhei





Os níveis de alfabetização 





Analfabeto - Corresponde à condição dos que não conseguem realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases ainda que uma parcela destes consiga ler números familiares (números de telefone, preços etc.);







Rudimentar - Corresponde à capacidade de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta), ler e escrever números usuais e realizar operações simples, como manusear dinheiro para o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica;





Básico - As pessoas classificadas neste nível podem ser consideradas funcionalmente alfabetizadas, pois já leem e compreendem textos de média extensão, localizam informações mesmo que seja necessário realizar pequenas inferências, leem números na casa dos milhões, resolvem problemas envolvendo uma sequência simples de operações e têm noção de proporcionalidade. Mostram, no entanto, limitações quando as operações requeridas envolvem maior número de elementos, etapas ou relações; e







Pleno - Classificadas neste nível estão as pessoas cujas habilidades não mais impõem restrições para compreender e interpretar textos em situações usuais: leem textos mais longos, analisando e relacionando suas partes, comparam e avaliam informações, distinguem fato de opinião, realizam inferências e sínteses. Quanto à matemática, resolvem problemas que exigem maior planejamento e controle, envolvendo percentuais, proporções e cálculo de área, além de interpretar tabelas de dupla entrada, mapas e gráficos.​​​​​​​​​​​​​​​​​


ESTATÍSTICAS

Pesquisa de 2014

Pesquisa de 2014


Pesquisa 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário