terça-feira, 15 de setembro de 2015

ROMA ANTIGA










A LENDA

Rômulo e Remo – Wikipédia, a enciclopédia livre


Segundo a lenda, Roma foi fundada pelos irmãos Rômulo e Remo, no ano 753 a.C. Esta mesma lenda informa que os dois eram filho da princesa Reia Silvia, filha do rei de Alba Longa, uma cidade às margens do rio Tibre. O tio de Reia destronou o próprio irmão e mandou matar todos seus sobrinhos. Reia ainda não era casada, nem tinha filhos, por isso foi obrigada a virar uma Virgem Vestal, título dado às sacerdotisas dedicadas à deusa Vesta e, como o próprio nome sugere, uma pessoa proibida, pelo compromisso religioso, de ter relações sexuais.

Mas Reia acabou grávida do deus Marte – deuses nesta época não respeitavam muito esse negócio de virgindade, Zeus que o diga… – e nasceram os gêmeos Rômulo e Remo em 771 a.C. Ao saber deste nascimento, Amúlio – o tio de Reia – mandou jogar as crianças no rio Tibre. O cesto onde estavam os garotos encalhou próximo onde hoje é a cidade de Roma, entre os montes Palatino e Aventino. Encontrados por uma loba, que os amamentou, os garotos milagrosamente escaparam da morte certa. Mais tarde, um pastor encontrou os dois bebês e acabou cuidando dos dois até a idade adulta.

Depois de crescidos, os irmãos fundaram Roma nesta região onde foram encontrados e criados, mas algumas divergências foram resolvidas só quando Rômulo matou Remo – Rômulo queria chamar a cidade de “Roma” e fundá-la no monte Palatino, enquanto Remo desejava nomeá-la “Remora” e fundá-la no monte Aventino.

Assim, com um fraticídio nas costas, Rômulo foi o primeiro rei de Roma. Apesar da origem “lendária” – e dos seis reis que sucederam Rômulo serem chamados também de “reis lendários” – é fato que naquela região já existiam povos bem desenvolvidos, como os etruscos, que mais tarde tiveram sua cultura assimilada por Roma. E não é errado dizer que estes “reis lendários” eram reis etruscos, pois este era o povo daquela região naquela época.

O que Rômulo fez foi fundar uma nova cidade que se desenvolveu recebendo influência direta dos etruscos, mas o que torna Roma especial é a sua História, seus feitos após séculos de fundação. Na época, era apenas mais uma cidade como outra qualquer, e a versão histórica mais confiável atesta que Roma teria sido fundada a partir de uma fortificação militar, construída por volta do século VIII e usada pelas tribos da região para defesa contra as tribos vizinhas.


MONARQUIA ROMANA



A POLÍTICA NO TEMPO DA MONARQUIA





AS CONQUISTAS DOS PLEBEUS



AS GUERRAS PÚNICAS TINHAM ESSE NOME PORQUE OS
 ROMANOS DENOMINAVAM OS FENÍCIOS DE PÚNICOS





O GENERAL JÚLIO CÉSAR COMANDA ROMA






ASTERIX E OBELIX CONTRA CÉSAR

Asterix entre os Bretões" chega aos cinemas franceses

César descobre que a Gália não foi totalmente ocupada pelos romanos, e vê pessoalmente suas legiões derrotadas por uma aldeia de resistentes que tomam uma poção mágica que lhes dá força. Decepcionado, pensa com Lucius Detritus um meio de acabar com os gauleses, e resolve fazê-lo capturando Panoramix, o druida responsável pela poção. Porém Detritus pega a fórmula para virar imperador. Asterix e Obelix terão de fazer de tudo para salvar Panoramix e deter os romanos, mas com uma ajuda inesperada.








ROMA E O CRISTIANISMO 






O FUNDADOR DA IGREJA CATÓLICA ROMANA





PENSADORES ROMANOS







Nenhum comentário:

Postar um comentário