quarta-feira, 5 de agosto de 2015

QUEM DISSE QUE O JOVEM DO SÉCULO XXI NÃO GOSTA DE LER?


Ouço quase que diariamente, adultos, muitos deles professores, afirmarem: "os jovens de hoje não gostam de ler", "depois que inventaram essa história de internet, o povo não lê mais", "a juventude está se tornando cada vez mais analfabeta"...

Você sabia que desde que a humanidade existe, os adultos subestimam os mais jovens?

LEIA AS FRASES ABAIXO:

1) “Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus”.

2) “Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível”.

3) “Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe”.

4) “Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura”.


Tenho certeza que muitos irão concordar com esses pensamentos e até mesmo acharão bem atuais. 

AGORA VAMOS VER QUEM FORAM OS AUTORES DESSAS FRASES:

  • a primeira é de Sócrates (que viveu de 470-399 antes de Cristo);
  •  a segunda é de Hesíodo (que viveu em 720 antes de Cristo); 
  • a terceira é de um líder religioso do ano 2000 antes de Cristo; 
  • e a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (atual Bagdá) e tem mais de quatro mil anos de existência. (Autor desconhecido).

E AÍ, O QUE VOCÊ ACHOU? 

Se essas frases pronunciadas há tanto tempo fossem verdadeiras, a humanidade não teria tantos gênios, cientistas, escritores, poetas... ao longo desse longo período de tempo.

Cabe a nós analisarmos esse pensamento arcaico que predomina até os dias de hoje. Você ainda continua achando que a tecnologia faz com que os jovens leiam menos e que por esse motivo não teremos no futuro mais nenhum escritor, poeta, cientista, enfim, gênios?

Precisamos repensar nossos conceitos que já estão prá lá de ultrapassados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário