segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O QUE DIRIA THOMAS JEFFERSON SE ELE VOLTASSE AO MUNDO HOJE?



Evolução tecnológica ...A necessidade já foi a mãe da tecnologia... mas e hoje?

História da evolução tecnológica...

 

As evoluções tecnológicas ocorrem desde que o homem surgiu neste mundo. 

Do simples ato de caçar para alimentar-se, até a descoberta do fogo, a evolução tecnológica têm sido uma constante em nossa existência ao passo que a cada dia surgem novas necessidades e por consequência, novas formas de suprirmos estas necessidades através das invenções e novas descobertas.

Pensemos: Na pré-história, o homem não possuía um centésimo das necessidades que hoje, os aflige. Não precisavam do controle remoto, pois não tinham  TV e nem precisavam  de TV, pois não tinham energia...nem precisavam de energia pois  não tinham consciência de sua existência.  Mas espere, não precisavam  de energia até descoberta do fogo.

O fogo  pode ser considerado um marco na evolução tecnológica. Foi a partir de sua descoberta que ocorreu maior aproveitamento de recursos naturais que precisam de calor para serem úteis. A ideia do combustível foi ganhando espaço através do tratamento  de recursos naturais como argila para a produção de cerâmica, a queima de madeira para a produção do carvão, a fornalha (8000 a.c) utilizada para forjar metal e criar armas...as ligas como o bronze, o ferro e o aço  (1.400 a.c).

Mas muito mais importante que aproveitamento destes recursos, são as transformações que esta evolução promoveu nas sociedades humanas.

 A Revolução Agrícola, ocorrida na Grécia 6000 a.c , outro ponto chave na revolução tecnológica, transformou radicalmente o modo de vida de nômades, que viviam da caça e coleta de cereais que encontravam em seu caminho.

Foi a partir deste evento que os nômades passaram a fixar-se em terras cultiváveis, formando uma sociedade mais sólida. Posteriormente,  em virtude do crescimento demográfico ocorreu a  necessidade de expandir-se para outros territórios, com novas terras ...e assim...espalharam nossa espécie pelo mundo de acordo com as habilidades, afinidades,  fazendo surgir   o conceito de culturas, tribos, territórios...

Percebe  como o a evolução tecnológica afeta diretamente o modo de vida no planeta?

E o que dizer da Revolução Industrial? São períodos diferentes da nossa história mas ambos refletem a necessidade da população daquele contexto.


 No final do século XVIII, a descoberta do carvão como fonte de energia para alimentação de máquinas a vapor e a locomotiva como meio de transporte, revolucionou sistematicamente o modo de vida e a forma de produção. De artesanal, manufaturado, à industrial, sistemático, ágil, em larga escala. E a demanda por produtos industrializados? Cresceu junto com as fábricas... e a alienação, a separação  do trabalhador do fruto do seu trabalho? E o surgimento de tantas ideologias? De tantas relações de trabalho, sociedade e consumo? E o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos?

A evolução tecnológica, favoreceu também corridas armamentistas entre nações imperialistas, em contextos expansionistas como o que precedeu a primeira guerra mundial.

Após a segunda guerra, o período da guerra fria, favoreceu a evolução de tecnologias avançadíssimas ao passo que as duas grandes potências mundiais, rivalizando-se em terra, rivalizaram-se também no espaço, promovendo até mesmo a chegada do homem à lua (fato discutível até hoje se real ou fraude ) mas que representou uma guerra travada  entre dois blocos –capitalistas e socialistas – e que ironicamente, aproveitaram até mesmo cientistas alemães nazistas para o incremento desta empreitada... e que diga-se de  passagem, nos contemplou com a internet, o boom do milênio, já no final dos anos 90, século XX.

Hoje, simultaneamente, nos comunicamos em tempo real com qualquer parte do mundo.

A chamada globalização, advento que transformou a vida da população mundial, último marco da evolução tecnológica na era contemporânea, é o maior exemplo de como a tecnologia  é capaz de superar a si mesma, sob a égide da “ satisfação das necessidades  e das demandas  do homem.

E hoje? Será que já  esgotamos as possibilidades de avanço tecnológico? Será que, diferente de ontem, as descobertas e invenções são de fato para atender nossa demanda, nossas necessidades? Será que já somos capazes de evoluir com sustentabilidade?

São perguntas que ainda não têm respostas claras.

Ainda há muito o que evoluir, pois num paradoxo, apesar de tanta evolução, ainda engatinhamos quando o assunto são doenças incuráveis,  genética, física quântica e outras tantas questões que independente dos recursos disponíveis,  ainda estão longe de  serem respondidas ou resolvidas pela tecnologia.

E tem também a questão da sustentabilidade. Na pré história descobriu-se o fogo e de lá pra cá, queimamos muita vegetação e esgotamos muitos dos nossos recursos naturais.

Mas uma coisa podemos afirmar com certeza: na história da humanidade, percebe-se  que a necessidade primitiva foi a responsável pelo surgimento da tecnologia e sua evolução...mas também podemos constatar uma inversão de sentidos   nos dias de hoje...  a tecnologia se transformou na “ mãe da necessidade”...

Texto adaptado : Tecnologia Interativa






Nenhum comentário:

Postar um comentário