quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O QUE É O HAMAS? O QUE É A FAIXA DE GAZA?


Criado em 1987, grupo islâmico não reconhece Estado judeu.
Em 2007, passou a controlar a Faixa de Gaza, território na costa de Israel.


Integrantes do Hamas tomam o escritório do presidente palestino Mahmoud Abbas, em 2007 (Foto: AP)
Integrantes do Hamas tomam o escritório do presidente palestino Mahmoud Abbas, em 2007 (Foto: AP)

O Hamas é considerado a maior organização islâmica nos territórios palestinos da atualidade. Um de seus criadores foi o xeque Ahmed Yassin, que pregava a destruição de Estado israelense.
Seu nome é a sigla em árabe para Movimento de Resistência Islâmica. O grupo surgiu em 1987, após a primeira intifada (revolta palestina) contra a ocupação israelense na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
Além da faceta militar – com as brigadas Al-Qassam – o grupo que controla Gaza também é um partido político. Em sua carta de fundação, o Hamas estabelece dois objetivos: promover a luta armada contra Israel e realizar programas de bem-estar social.
Em 2006, o grupo islâmico venceu as eleições parlamentares palestinas, fato não reconhecido pelo opositor Fatah – partido nacionalista fundado em 1959 pelo líder palestino Yasser Arafat e que concorda com a criação de dois Estados (Israel e Palestina) para a solução do conflito.
Ocorreu, então, o racha dentro da Autoridade Nacional Palestina, após anos de confrontos internos. A divisão fez com que o Hamas passasse a controlar a Faixa de Gaza, a partir de 2007, e o Fatah ficasse com o comando da Cisjordânia.
Israel e Hamas não dialogam – o Estado judeu considera o grupo terrorista.
O Hamas é parte de uma vertente política do Islã que, com as Revoltas Árabes, está sendo combatida em toda a região – primeiro no Egito (com a saída da Irmandade Muçulmana), mas também em países do Golfo. Até seu aliado Irã deixou de apoiá-lo.
Por sua longa história de ataques e sua recusa em renunciar à violência, o Hamas é considerado uma organização terrorista também pelos Estados Unidos, União Europeia, Canadá e Japão.

Mas para seus apoiadores, como Qatar e Turquia, o Hamas é visto como um movimento de resistência legítimo. O grupo islâmico não aceita as condições propostas pela comunidade internacional para ser um ator global legítimo: reconhecer Israel, aceitar os acordos anteriores e renunciar à violência.

Fonte: G1

O QUE É A FAIXA DE GAZA?


Faixa de Gaza é um território localizado na Palestina, entre Israel e o Egito, ao longo do Mar Mediterrâneo. O território é conhecido por estar em constante conflito, uma vez que é reivindicado pela Autoridade Nacional Palestina, como sua propriedade.
Este território do Sudoeste da Palestina é constituído por uma planície costeira que ladeia o litoral mediterrânico e se estende em torno da cidade de Gaza. Abrange uma área de 365 km2 e tem cerca de 1,7 milhões de habitantes.
A Faixa de Gaza é um dos territórios mais povoados do planeta, não possui nenhum recurso natural e possui uma modesta indústria têxtil, alimentar e de cerâmica, que foi muito afetada com os bombardeios israelenses durante os anos de 2008 e 2009. Apresenta pouca infraestrutura e a falta de água é constante. Na Faixa de Gaza está a própria cidade de Gaza, que apresenta palmeiras-tamareiras e pomares. Esta cidade existia já nos tempos de Abraão e nela morreu o personagem bíblico Sansão.

Após o desaparecimento do estado árabe da Palestina, Gaza ficou sob administração egípcia (1948). Em 1967 os Israelitas a ocuparam e a partir de 1970 foi instituída uma política de estabelecimento de colonos, acompanhada da expulsão em massa dos refugiados palestinianos.
Os conflitos na Faixa de Gaza começaram logo após as eleições parlamentares palestinas, quando o partido Hamas, conhecido por seus atentados e ações terroristas venceu as eleições e assumiram então a Faixa de Gaza. Porém, ela é atualmente controlada por Israel, o que tem causado os conflitos. A Faixa de Gaza é totalmente cercada por muralhas, em todos os lados, para separar os dois países.

Fonte: significados.com

Imagens: Google imagem e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário