sexta-feira, 26 de julho de 2013

SUPER INFOGRÁFICOS DE HISTÓRIA

AS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS
Clique AQUI
                                 
 Como usar em sala de aula

Este infográfico me chamou a atenção por abordar algumas questões importantes sobre o tema das grandes navegações. Em sala de aula, o professor pode usá-lo para destacar


  • A importância das especiarias para os europeus e a corrida ibérica para encontrar novas rotas que levassem às Índias.
  • A rota dos principais navegadores portugueses, de Dom Henrique de Avis a Pedro Álvares Cabral. O professor pode destacar a morte de Bartolomeu Dias no então Cabo das Tormentas.
  • As tecnologias de navegação, com destaque para as naus e caravelas, que possibilitaram aos portugueses enfrentar o Oceano Atlântico. Aborde também o medo dos monstros marinhos.
  • A chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e o registro das novas terras por Pero Vaz de Caminha. O professor pode debater se a chegada de Cabral foi intencional ou por acaso.


PARÁ NA ÉPOCA DA CABANAGEM

CLIQUE AQUI


Neste infográfico, você vai saber como vivia a população paraense às vésperas do conflito conhecido como Cabanagem. Vai conhecer as suas condições de vida e moradia, suas relações de trabalho, suas ferramentas e o papel da mulher nas comunidades do Pará. A imagem foi extraída da Revista Aventuras na História.

Para conhecer mais sobre o contexto histórico em que ocorreu a revolta conhecida como Cabanagem, leia o resumo sobre o Período Regencial. Para saber mais sobre este conflito e outros que ocorreram neste mesmo período, leia     4 revoltas do período regencial brasileiro



IMIGRAÇÃO NO BRASIL

CLIQUE AQUI

O tema da redação do Enem 2012 foi imigração no século XXI.  A Superinteressante publicou um infográfico muito legal, que vai tirar a dúvida de muita gente sobre o assunto. Neste infográfico, você vai ver que entre 2010 e 2011, quase 600 mil pessoas vieram morar no Brasil. Nunca tivemos tantos imigrantes por aqui desde 1890. Conheça o panorama da imigração no país década a década e a história de estrangeiros que resolveram chamar o Brasil de lar.



PEREGRINAÇÃO ISLÂMICA A MECA

CLIQUE AQUI

Neste infográfico, você vai ver como ocorre a peregrinação de muçulmanos a Meca. Esta peregrinação é prevista na sharia, lei islâmica de obediência aos cinco pilares do islão, dentre os quais a visita à Meca ao menos uma vez na vida.


HISTÓRIA DAS ELEIÇÕES NO BRASIL

CLIQUE AQUI

Neste infográfico, você vai conhecer a evolução das eleições no Brasil, desde o início da colonização, em 1532 – quando iniciam as eleições de âmbito municipal – até 2010, com a introdução da identificação biométrica. Conheça os percalços e as dificuldades para que a democracia se tornasse plena no país. E que assim permaneça, como direito garantido a todos nós. Extraído da Câmara dos Deputados.


BANHOS NA ROMA ANTIGA



Neste infográfico, você vai conhecer como funcionavam as casas de banho na Roma Antiga. Você vai ver que estes locais tinham vestiários, piscinas aquecidas e até bibliotecas. Saiba como funcionavam as grandes termas romanas. Este infográfico foi extraído do site G1.


TECNOLOGIAS DIGITAIS E A AULA DO SÉCULO XXI




Encontrei no blog do amigo Rafael Parente este infográfico criado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, fundamentado em dados referentes a educação e à forma como os jovens estão se relacionando com a tecnologia. O infográfico mostra os componentes de uma sala do século XXI, a  partir das mudanças que já estão ocorrendo nas tecnologias educacionais e no comportamento de alunos e professores.



 TRÁFICO NAS FAVELAS

CLIQUE AQUI


Este Infográfico que mostra como funciona o mecanismo de tráfico nas favelas do Rio de Janeiro. Os pontos de tráfico de drogas, conhecidos como “bocas”, operam como empresas, escondidos em favelas e bairros pobres das grandes cidades. Os criminosos se organizam em uma hierarquia preocupada em garantir o abastecimento de entorpecentes.




CLIQUE AQUI
Neste infográfico, você vai conhecer o interior das caravelas portuguesas. Vai aprender que, para se lançarem ao mar, os portugueses construíram caravelas ágeis e velozes, com o casco feito de madeira de pinho ou carvalho.





Fonte: História Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário