segunda-feira, 15 de abril de 2013

AS SEIS ESPOSAS DE HENRIQUE VIII


Na Inglaterra, a Reforma Religiosa teve um caráter diferente, pois estava ligada a uma disputa entre o rei Henrique VIII e o papa.
O rei era casado com Catarina de Aragão, sobrinha do imperador do Sacro Império Carlos V. Como o casal de reis não tinha filhos homens, apenas uma mulher, Maria Tudor e a rainha era mais velha que o rei, ele pediu seu divórcio, para poder casar-se com uma jovem cortesã inglesa, Ana Bolena. Como o imperador Carlos V era aliado do papa na luta contra Lutero, o papa não quis entrar em choque com ele, não concedendo o divórcio. Inconformado, Henrique VIII, com a ajuda do Parlamento inglês, rompeu com o papa em 1534, através do Ato de Sucessão, documento que dava ao rei a chefia da Igreja na Inglaterra. O rei confiscou os bens da Igreja Católica, passando-os para o Estado. Logo depois, casou-se com Ana Bolena. Ao todo, Henrique Henrique VIII casou-se 6 vezes. A Reforma religiosa na Inglaterra foi sendo realizada e a nova Igreja chamou-se Anglicana. A obra reformista foi concluída no reinado de Elizabeth I, filha de Henrique VIII.

As seis esposas de Henrique VIII foram:








Catarina de Aragão: princesa espanhola, casou-se em 1509, sete semana depois dele se tornar rei. Por causa de seu divórcio, em 1533, houve a Reforma Religiosa na Inglaterra.



















Ana Bolena: casou-se em 1534. Deu a Henrique VIII uma filha, Elizabeth,que depois seria rainha da Inglaterra. Foi acusada de infidelidade ao rei, sendo decapitada em 1536.





















Jane Seymor: casou-se com Henrique VIII seis dias após a execução de Ana Bolena. Deu ao rei seu único filho, Eduardo, morrendo de uma complicação após o parto.





















Ana de Cléves: princesa alemã, Henrique casou-se com ela por motivos políticos, em 1540. Este casamento foi anulado pelo Parlamento 6 meses depois.























Catarina Howard: inglesa, casou-se em 1541 e, um ano depois, admitiu que tinha sido infiel ao rei, sendo decapitada.























Catarina Par: inglesa, antes de se casar com Henrique VIII, em 1543, já tinha se divorciado 2 vezes. Ainda era rainha quando o rei faleceu, em 1547.














Vejam cenas do filme que mostra a execução de Ana Bolena - The Thudors




Nenhum comentário:

Postar um comentário