segunda-feira, 16 de abril de 2012

NAZISMO E FASCISMO - 3º ANO


O Tempo Das Ditaduras

ATENÇÃO!
Antes de responder as questões propostas, fique ciente que:
• não serão aceitas respostas copiadas dos colegas e muito menos copiar e colar da internet;• o aluno que de alguma forma se desviar da proposta do blog (o aprendizado, a troca de idéias, a exposição do pensamento) com piadinha ou desrespeito terá sua nota de atividade anulada.
• Toda e qualquer resposta aos questionamentos deverá, obrigatoriamente, ter um porque, uma justificativa clara e lógica.


QUESTÕES PROPOSTAS



1-   1-   O período de entre guerras (1919-1939) foi caracterizado pelo aparecimento de regimes autoritários na Europa. Comente sobre eles.
2-    2-  A que ideologia pertence o pensamento  de  frase de Charles Maurras, dirigente da "Action Française" ?   
  "Mas, um socialismo, liberado do elemento democrático e cosmopolita, cai como uma luva para o nacionalismo".
3-     3- Na década de 1920, o fascismo surge como uma posição política de crítica às democracias liberais e ao comunismo soviético por considerar que essas duas formas de governo destroem o valor supremo da nação e da pátria, quer pela corrupção econômica e política, que pregando o internacionalismo proletário que enfraquece as forças do Estado nacional. Sobre quais ideais se forma o fascismo e em que países consegue se impor como forma de governo?
4-    4-  Caracterize o regime político a que a figura se refere e analise suas conseqüências.

5- 5-     Observe a imagem.


-Em seu famoso painel "Guernica", Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca. Em que circunstâncias históricas Guernica foi destruída?
6-     6- Como surgiram o Nazismo e o Fascismo?
7-     7- Caracterize o Fascismo e analise suas consequências.

28 comentários:

  1. 1)A tomada do poder pelos nazistas e fascistas teve uma significativa participação popular, inclusive com grandes manifestações de massa.A incapacidade dos regimes de democracia liberal de contornarem a crise econômica dos anos 1920/30, também contribuiu para abrir espaços para a expansão dos regimes autoritários.Esses regimes podem ser entendidos como uma alternativa tanto à ordem liberal tradicional quanto ao regime comunista.
    2) Esta frase de Charles Maurras, dirigente da Action Française, permite aproximar pensamento da ideologia fascista.
    3)O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, durante seu governo (1922–;1943 e 1943–;1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que
    surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.
    4)O regime político caracterizado na figura é o nazismo, suas principais consequências foram: Segunda Guerra Mundial, destruição da Europa e perseguição e extermínio de centenas de judeus.
    5)A Espanha, dividida,estava em guerra civil, de um lado as tropas do general Francisco Franco que buscando o poder, contava com o apoio dos nacionalistas, dos italianos facistas de Benito Mussolini e dos nazistas (alemães) de Adolf Hitler, do noutro lado, os da esquerda, governo – Francisco Largo Caballero, contava com o apoio da União Soviética.Guernica, uma cidade antiga de especial significado para o povo basco, traz uma história de conquistas políticas,refletindo na união deste povo, impacto direto na sua moral.Um destaque do julgamento de Nuremberg foi o comandante da Luftwaffe: Hermann Goering, revelou que oataque foi um laboratório para ensaiar “sistemas de bombardeios com projéteis explosivos e incendiários”.
    6)O ditador Adolf Hitler chegou ao poder enquanto líder de um partido político, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou NSDAP). O termo Nazi é um acrônimo do nome do partido (vem de National Sozialist). A Alemanha deste período é também conhecida como "Alemanha Nazista" e os partidários do nazismo eram (e são) chamados nazistas.O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, e durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo.
    7)As principais características do fascismo foram:
    - nacionalismo: exaltação do país italiano que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento;
    - cerceamento da liberdade civil: pois trata-se de um regime autoritário;
    - Unipartidarismo: o único partido permitido pelo governo era o próprio partido fascista;
    - Derrota dos movimentos de esquerda;
    - limitação ao direito dos empresários de administrar sua força de trabalho.

    Mesmo com a exaltação da nação e muitas vezes da raça acima do indivíduo, o fascismo não chegou a ser semelhante igual ao nazismo que utilizava violência e práticas modernas de propaganda e censura para suprimir pela força a oposição política e econômica severa e sustentar o nacionalismo utilizando práticas de xenofobias.
    O modelo econômico adotado pelo fascismo foi eficiente na modernização da economia industrial e na diminuição do emprego.

    BRENA LOPES, 3 ANO ;*

    ResponderExcluir
  2. Elissandra 3º EM17 de abril de 2012 14:59

    1- Os Regimes autortarios da Europa durante esse periodo de guerras sao uma alternativa tanto na ordem liberal nacional como no regime comunista onde o poder dos nazistas significou uma grande participaçao popular com grandes manifestaçoes da massa a incapacidade da democracia liberal tambem contribuiu para esses periodo.

    2- O Facismo.

    3-Fascino é uma doutrina totalitária, anti-democrática e nacionalista criada por Mussolini.E os países que ele conseguiu se impor como forma de governo foram: Alemanha, Espanha e Portugal.

    4- é o nazismo, suas principais consequências foram: Segunda Guerra Mundial, destruição da Europa e perseguição e extermínio de centenas de judeus.




    5- como consequecia o bombardeio deFascino é uma doutrina totalitária, anti-democrática e nacionalista criada por Mussolini.E os países que ele conseguiu se impor como forma de governo foram: Alemanha, Espanha e Portugal.
    aviaçao alemã em apoio o General Franco contra republicanos.

    6-Surgiu do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.

    7-Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns países da Europa, o fascismo. Era um sistema político, econômico e social que ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente nos países em crise econômica (Itália e Alemanha). Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do fascismo, que neste país ganhou o nome de nazismo.

    ResponderExcluir
  3. 1- O período do Entre-guerras (1919-1939) foi a época do descrédito e da crise da sociedade liberal. Essa sociedade, agora desacreditada, havia sido forjada no século XIX, com a afirmação do capitalismo como sistema econômico "perfeito". Na segunda metade deste século, o mundo absorvia os progressos da segunda fase da Revolução Industrial cujo auge se situa entre 1870 e 1914. O imperialismo e colonialismo europeu deram aos principais países desse continente a hegemonia do mundo e, por isso, uma ótica de encarar o futuro de forma entusiástica e otimista.
    2- O fascismo e as ideias centrais do pensamento político de Maurras eram um intenso nacionalismo (que ele descreveu como um "nacionalismo integral") e uma crença numa sociedade ordenada, elitista.

    3- O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, durante seu governo (1922–;1943 e 1943–;1945). Fascismo deriva do nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.

    4- Como um dos objetivos principais, o nazismo e o fascismo, apresentado na figura. Tiveram uma grande influencia na Segunda Guerra Mundial, que tinha como em conta o extermínio dos judeus, junto ao poder de Adolf Hitler .

    ResponderExcluir
  4. O resto ;) não coube tudo na primeira postaguem...
    5- Os fatos que antecederam o bombardeio de Guernica, ocorreram como se estivessem dentro de uma panela de pressão, até explodir com a devastação da cidade. Aconteceu que em 1931 a constituição havia feito da Espanha uma “república democrática dos trabalhadores de todas as classes” Drásticas reformas haviam sido planejadas, porém não chegou a efetivar-se,, pois houve muita violência generalizada com greves e rebeliões. Consistiam em reformas que ainda em nossos dias certamente seria de difícil aceitação, naquela época,mais ainda, realmente não houve chance de efetivar-se. A reforma compreendia em separação entre a igreja e estado, regime parlamentarista, votação extensivo às mulheres e aos soldados, autonomia regional para o país Basco e a Catalunha. Os títulos de nobreza foram abolidos e implantou-se o divórcio. Uma lei agrária, de 15 de setembro de 1932, autorizou a desapropriação dos latifúndios, dentre outras.

    6- Nazismo:No final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi declarada como culpada de todos os problemas causados na Guerra. Então os países prejudicados, fizeram o Tratado de Versalhes, que obrigava a Alemanha a não investir as Forças Armadas de lá e também na industria Bélica. Mas principalmente teria que pagar um preço muito alto para os países que foram prejudicados na Guerra. E eles deveriam aceitar querendo ou não.
    Com a evolução das dividas, muitos problemas vieram atrás: A pobreza, o desemprego e a concentração de renda. Com todas essas dificuldades, veio o fortalecimento do Partido Nazista que fez propróstas que iria ajudar a Alemanha nos problemas e dividas e que iia se vingar dos países que fizeram o Tratado de Versales. E com isso o Partido Nazista foi para o parlamento em julho de 1932 e em 1933 o partido convidou Hitler para assumir o governo alemão e em menos de um mês os Nazistas incendiaram o prédio de Reichstag.

    Fascismo: Nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX;que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo.
    7- A Europa viveu a década de 30 sob a ameaça do fascismo, ideologia totalitária e expansionista que se estendeu por boa parte do continente. As causas foram: a profunda crise econômica iniciada nos Estados Unidos em 1929, que gerou recessão mundial e proletarização das camadas médias; o abuso dos vencedores da Primeira Guerra Mundial sobre a Alemanha derrotada (Tratado de Versalhes); o medo do "perigo vermelho" após a formação da União Soviética; e a perda de confiança de parte da sociedade nas instituições liberais e democráticas.

    Erick Cardoso 3² E.M

    ResponderExcluir
  5. Josilany 3º ano E.M. Seráfico17 de abril de 2012 20:18

    1. fascismo: doutrina totalitária orbitando a extrema-direita
    comunismo: ideologia política e socioeconômica, que pretendia promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e a pátria, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.
    2.A ideologia fascista.
    3.O fascismo é uma doutrina totalitária, anti-democrática e nacionalista, o fascismo consegue se impor como forma de governo para a Alemanha, Espanha e Portugal.
    4.Nazismo: conhecido oficialmente na Alemanha, como nacional-socialismo.É a ideologia praticada pelo partido nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler(1933 a 1945),no nazismo o racismo era mais acentuado, era um regime totalitário,causou grandes consequências como a segunda guerra mundial, a perseguição,assassinato de milhares de judeus e a destruição da Europa.
    5.Durante o bombardeio da aviação alemã em apoio ao General Franco contra os republicanos.(na guerra civil espanhola)
    6.Desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário.
    com o objetivo de solucionar crises
    7.Surgiu na Itália;
    Nacionalismo extremado;
    Estado forte e centralizado;
    consequências:Era um regime rigoroso, não tolerava individuos fora dos padrões impostos.ou seja,eliminavam esses indivíduos que não queriam obedecer o que lhe era imposto, era assassinado.

    ResponderExcluir
  6. 1-Esses regimes podem ser entendidos como uma alternativa tanto à ordem liberal tradicional quanto ao
    regime comunista,incapacidade dos regimes de democracia liberal de contornarem a crise econômica dos
    anos 1920/30,tomada do poder pelos nazistas e fascistas teve uma significativa participação popular,
    inclusive com grandes manifestações de massa.

    2-pertence a ideologia fascista .

    3-O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália,a partir de 1919,
    durante seu governo (1922–;1943 e 1943–;1945).Fascismo é o grupos políticos ou de militância que
    surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX, e os fascistas italianos também
    ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.

    4-O regime político caracterizado na figura é o nazismo,suas principais consequências foram Segunda Guerra Mundial e a
    destruição da Europa e perseguição e extermínio de centenas de judeus.

    5-Na circunstâncias históricas Guernica foi destruída Durante o bombardeio da aviação alemã em apoio ao General Franco
    contra os republicanos e isso foi na guerra civil espanhola.

    6- Surgiram do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário,
    com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.

    7-Surgiu na Itália.
    Nacionalismo extremado e Estado forte e centralizado, e as consequências :Era um regime muito rigoroso, não tolerava as
    pessoas que não queriam obedecer o que lhe era imposto, era assassinado.

    ResponderExcluir
  7. Ana Rikelly 3°ano E.M17 de abril de 2012 23:02

    1-Esses regimes podem ser entendidos como uma alternativa tanto à ordem liberal tradicional quanto ao regime comunista. A incapacidade dos regimes de democracia liberal de contornarem a crise econômica dos anos 1920/30, também contribuiu para abrir espaços para a expansão dos regimes autoritários. A tomada do poder pelos nazistas e fascistas teve uma significativa participação popular, inclusive com grandes manifestações de massa.

    2-A Ideologia dele pertence ao nacionalismo, pois suas idéias centrais do pensamento político baseavam-se num intenso nacionalismo (que ele descreveu como um “nacionalismo integral”) e ele acreditava numa sociedade ordenada elitista


    3-Idéias como o totalitarismo que era o sistema fascista antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo; Nacionalismo entre os fascistas era a ideologia baseada na idéia de que só o que é do país tem valor; Militarismo com os altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra; o Culto à força física nos países fascistas, desde menores os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra; Censura Hitler e Mussolini usou este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos; Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos; Anti-socialismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista.

    4-A figura se refere ao período Nazista na Alemanha comandado pelo Adolf Hitler e esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich e que teve como conseqüência a Segunda Guerra Mundial, destruição da Europa e perseguição e extermínio de centenas de judeus.

    5-Guernica foi bombardeada pelos nazistas em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, o que inspirou Pablo Picasso na sua famosa obra "Guernica" onde ele quer retratar ‘restos de pessoas espalhados por todos os lugares’
    6-Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi palco de uma revolução democrática que se instaurou no país. A primeira grande dificuldade da jovem república foi ter que assinar, em 1919, o Tratado de Versalhes que, impunha pesadas obrigações à Alemanha. À medida que os conflitos sociais foram se intensificando, surgiram no cenário político-alemães partidos ultranacionalistas, radicalmente contrários ao socialismo.

    7-O fascismo é um regime autoritário de extrema-direita desenvolvida por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. Tem como característica o nacionalismo; cerceamento da liberdade civil; Unipartidarismo; Derrota dos movimentos de esquerda E limitação ao direito dos empresários de administrar sua força de trabalho

    ResponderExcluir
  8. 1) Na Itália os fascistas ganham forças sob a liderança de Benito Mussolini, e com a Marcha sobre Roma os fascistas ganham poder na Itália, e Mussolini concede ao Vaticano soberania de Estado Independente. Em 1929 ocorre a queda da bolsa de Nova Iorque, o que gerou crise econômica em todo o mundo. Na Alemanha, Hitler torna-se chanceler e começa a implantar o regime nazista.

    2) A ideologia fascista.

    3) Ideias de Totalitarismo, Militarismo, Culto a força física, Nacionalismo, Censura, Propaganda, Violência contra as minorias, e Anti-Socialismo. Se impôs em países como Itália, Alemanha, Portugal e Espanha.

    4) O Partido Nazista, liderado por Adolf Hitler, surgiu apôs Hitler ver o país mergulhado em crises econômicas e pela humilhação sofrida com a assinatura do Tratado de Versalhes. Suas consequências foram a perseguição aos não-arianos, a morte de milhares de judeus nos campos de concentrações e o início da Segunda Guerra Mundial.

    5) Ondas de bombardeiros e caças se seguiram. Eles lançaram explosivos, bombas de fragmentação e bombas incendiárias; um total de 31 toneladas de munições caiu sobre Guernica naquele dia. Por duas horas e meia, aviões de guerra alemães e italianos bombardearam a cidade, os facistas e nazistas Eles queimaram a cidade e usaram metralhadoras contra as mulheres e crianças, que fugiam em pânico, resultando em diversas mortes.

    6) O fascismo surgiu em tempo de crise, nas dificuldades económicas e sociais do primeiro pós-guerra, e na grande depressão dos anos 1930, quando as elites políticas se mostravam incapazes de integrar as massas através da fórmula democrática parlamentar ou quando existia um crescimento socialista ou comunista paralelo assustando as classes médias. A partir do final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha mergulhou em uma crise económica agravada ainda mais pelas enormes indemnizações impostas pelo Tratado de Versalhes. No plano político, a situação também era grave, pois vários golpes de direita e esquerda se sucederam, todos fracassados. A crise económica mundial de 1929 permitiu a ascensão ao poder do líder do partido Nazista, Adolf Hitler.

    7) O fascismo é um regime autoritário de extrema-direita desenvolvida por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. Como consequência, recuperaram a economia, organizou uma legislação trabalhista, proibiu a emigração, reforçou a censura e passou a perseguir a oposição política por meio da milícia fascista, os camisas negras.

    ResponderExcluir
  9. 1)crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
    2)facista
    3)ideias de tolitarismo,propaganda e anti-socialismo,os países são Alemanha, Espanha e Portugal
    4)e um partido nazista ,liderado por Adolf Hitler ela surgiu quando a Alemanha estava em decadência e também a humilhação que Hitler passou pelo tratado de Versalhes como consequência a segunda guerra mundial,extermino dos judeus e a destruição da Europa
    6)Fascismo é uma doutrina totalitária orbitando a extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolnii na Itália, a partir de 1919 e durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945). A palavra "fascismo" deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão "camisas negras", em virtude do uniforme que utilizavam.
    O nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como nacional-socialismo (em alemão: Nationalsozialismus), é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler, e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945, e esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich.
    5)tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid
    7)e uma pratica política que praticamente proíbe o direito do cidadão ,como consequenciaAs conseqüências da Primeira Guerra Mundial foram desastrosas para a Itália, que perdeu mais de 700 mil soldados e contraiu altas dívidas com os Estados Unidos e a Grã-Bretanha. A Alemanha foi derrotada na Primeira Guerra Mundial e humilhada pelo Tratado de Versalhes (1919-1920). Em 1923, Hitler tentou tomar o poder com um golpe de Estado em Munique (Putsch de Munique), que fracassou após a intervenção do exército e da polícia da República de Weimar.
    Marcos Antonio,3 E.M.

    ResponderExcluir
  10. Andréia Rocha- 3º ano E.M. 
    1. O fascismo e o nazismo foram conhecidos como movimentos de crise da sociedade que desacreditava no governo, tendo o capitalismo como sistema econômico. O nazismo foi comandado por Hitler e o fascismo por Mussolini.
    2. Ideologia fascista.
    3. O fascismo foi um movimento que surgiu na Europa liderada por Mussolini, que é considerado como um regime de direita e que tem como principais características o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo. De modo geral o fascismo é identificado como o regime implantado na Itália no período do pós-guerra.
    4. O nazismo foi um movimento liderado por Hitler ,que surgiu no final da primeira guerra mundial ,quando a Alemanha mergulhou em uma crise econômica devido também pelas as indenizações impostas pelo Tratado de Versalhes.Tendo como uma das principais conseqüências a perseguição e a morte de vários judeus.
    5. Guernica, uma cidade antiga de especial significado para o povo basco, traz uma história de conquistas políticas, refletindo na união deste povo, impacto direto na sua moral. Um destaque do julgamento de Nuremberg foi o comandante da Luftwaffe: Hermann Goering revelou que o ataque foi um laboratório para ensaiar “sistemas de bombardeios com projéteis explosivos e incendiários’’.
    6. Surgimento do nazismo: No final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi declarada como culpada de todos os problemas causados na Guerra. Então os países prejudicados, fizeram o Tratado de Versalhes, que obrigava a Alemanha a não investir as Forças Armadas de lá e também na indústria Bélica. Mas principalmente teria que pagar um preço muito alto para os países que foram prejudicados na Guerra.
    Surgimento do fascismo: Os fascistas, em 1923, passaram a desenvolver um programa de separação da igreja do estado, um exército nacional, um imposto progressivo, desenvolvimento de cooperativas e principalmente a república italiana.
    7. Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo
    - Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na idéia de que só o que é do país tem valor.
    - Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

    ResponderExcluir
  11. 1) Após a 1º guerra, as pessoas estavam descontentes com a situação em que se encontravam (desemprego, miséria), desde modo popularizando de ideologia de regimes autoritários, que prometiam ao povo uma melhora na situação economica. Com a crise 29, o descontentamento popular era cada vez maior, possibilitando a implatação destes regimes.

    2)Fascista

    3) O fascismo era uma doutrina totalitária, desenvolvida por Benito Mussolini, na Itália, a partir de 1919. Tem como principios ideológicos:
    -> Autoritarismo: O govenante governa sozinha, detém o poder legislativo e executivo;
    -> Totalitarismo: O Estado controla toda a vida economica, social e cultural, rejeitando todo o tipo de argumentos;
    -> Nacionalismo: Defesa dos valores nacionais que sustentam as diferenças entre povos e nações e também o nacionalismo economico que defende a produção e consumo de produtos nacionais;
    -> Corporativismo: Tem como objetivo a congregação de interesses entre patrões e trabalhadores, eliminando assim as tensões sociais;
    -> Expansionismo/imperalismo/ colonialismo: Ocupação e dominação politica e economca de nações mais fracas;
    -> Militarismo: O poder assente na força, conhecidas como "camisas negras";

    4) A figura refere-se ao nazismo, que tinha como ideologia, a crença do povo no governo e a obediencia, e o combate as "raças inferiores". A principal consequencia desde regime foi a 2º guerra mundial.

    5) Em 1937, a Espanha estava em plena guerra civil. De um lado nacionalistas, comandados por Francisco Franco e de outro os republicanos. Guernica uma pequena cidade que em fatores historicos salientavam a a diferenciacção entre os bascos e os espanhóis. Com a guerra, o governo decidiu oficializar a completa automia politica dos bascos. Os nacionalistas, começaram a considerar a região de bascos como um foco de traidores, como eles(nacionalistas) tinham apoios belicos,e a cidade não possuia nenhum tipo de defesa, os alemães bombardearam a cidade

    6-) Ambos regimes surgiram após a 1º guerra, pelo descontentamento popular, pela situação economica, social, pelo descontentamento do tratado de Versalhes, com a promessa da melhora da condição do país.

    7-) O Fascismo era caracterizado pela exaltação do país italiano (nacionalismo), regime autoritário, o unipartidarimos. Teve como consequencia dois lados: -> Positivo, pois recuperou a economia; -> Negativo, pois probibiu a emigração, reforçou a censura, e passou perseguir, por meio dos camisas negras, os seus opositores.

    ResponderExcluir
  12. Thamirys Diógenes 3º ano Ens. Médio.
    01. Os Nazistas e Facistas teve uma grande influência popular na época, onde aconteceu a grande manifestação da massa. Com a incapacidade de regimes de democracia liberal a favor de contornar a crise econômica nos anos de 1920\1930, contribuiu com espaços para a expansão dos regimes autoritários. O nazismo foi comandado por Hitler e o fascismo por Mussolini.
    02. A ideologia fascista.
    03. Em 23 de março de 1919, foi fundado o movimento fascista pelo Mussolini, na cidade de Milão, desenvolvido por Benito Mussolini na Itália. O fascismo de certa forma era resultado de um sentimento geral de medo e ansiedade dentro da classe média do pós-guerra, devido convergências de pressões inter-relacionadas de ordem econômica, política e cultural. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.
    04. A figura representa o Nazismo, onde era um regime totalitário que causou grandes consequências como a segunda guerra mundial, a perseguição, assassinato de milhares de judeus e a destruição da Europa.
    05. A destruição ocorreu durante a guerra civil espanhola, onde a aviação alemã ataca as cidades bombardeando pela primeira vez em apoio ao General Franco contra os republicanos. Na época os jornais e a imprensa internacional ficaram muito alarmados, pois o que mais se registrava eram crianças mortas pelo chão com folhas de papel quadriculados identificando as vítimas, a cidade não foi completamente destruída mais ficou bem arrasada.
    06. Nazismo: Regime político de caráter autoritário que se desenvolve na Alemanha durante as sucessivas crises da República de Weimar (1919-1933). O Nazismo baseia-se na doutrina do nacional-socialismo, formulada por Adolf Hitler (1889-1945), que orienta o programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). A essência da ideologia nazista encontra-se no livro de Hitler, Minha Luta(Mein Kampf). Nacionalista, defende o racismo e a superioridade da raça ariana; nega as instituições da democracia liberal e a revolução socialista; apóia o campesinato e o totalitarismo; e luta pelo expansionismo alemão.
    Fascismo: Regime político de caráter autoritário que surge na Europa no período entre-guerras (1919-1939). Originalmente é empregado para denominar o regime político implantado pelo italiano Benito Mussolini , no período de 1919 a 1943. Suas principais características são o totalitarismo, que subordina os interesses do indivíduo ao Estado; o nacionalismo, que tem a nação como forma suprema de desenvolvimento; e o corporativismo, em que os sindicatos patronais e trabalhistas são os mediadores das relações entre o capital e o trabalho.
    07. nacionalismo: exaltação do país italiano que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento;
    - cerceamento da liberdade civil: pois trata-se de um regime autoritário;
    - Unipartidarismo: o único partido permitido pelo governo era o próprio partido fascista;
    - Derrota dos movimentos de esquerda;
    - limitação ao direito dos empresários de administrar sua força de trabalho.

    ResponderExcluir
  13. 1- Nazismo: regime totalitário e militarista que se baseava numa mística heróica de regeneração nacional.
    Fascismo: nacionalismo, unipartidarismo, derrota dos partidos de esquerda.

    2- Ideologia fascista

    3- Totalitarismo, nacionalismo,militarismo, culto a força física, censura, propaganda, violência contra as minorias, anti socialismo. Alemanha, Portugal, Espanha.

    4- Essa imagem se refere ao nazismo, onde tinha como líder Adolf Hitler.O nazismo defendia a idéia de superioridade da raça ariana, onde os judeus e os negros era a raça inferior. Com essa perseguição muitos judeus foram reprimidos e mortos.

    5- Esta obra nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as conseqüências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente basca, durante a guerra civil espanhola, em 26 de abril de 1937.

    6- a partir do final da primeira guerra mundial, a Alemanha mergulhou numa profunda crise econômica agravada ainda mais pelo tratado de Versalhes. Toda essa situação facilitou a ascensão do líder do partido Nazi, Hitler. O fascismo foi desenvolvido pó Benito Mussolini na Itália, a partis de 1919 e durante o seu governo.

    7- O fascismo é uma doutrina totalitária de extrema direita que ocorreu na Itália, opondo-se ao liberalismo, socialismo e democracias. O modelo econômico adotado pelo fascismo foi eficiente na modernização da economia industrial e na diminuição do desemprego.

    ResponderExcluir
  14. 1) Os Regimes Totalitários Europeus que surgiu no período entre-guerras foi caracterizado por terem surgido sobre condições semelhantes: Uma crise econômica e social.

    2) A ideologia do fascismo.

    3) Totalitarismo, controle da mídia e da massa, corporativismo, censura, militarismo e ufanismo. O fascismo conseguiu se estabelecer na Itália e nos países ibéricos (Portugal e Espanha).

    4) O nazismo foi um regime político que estabeleceu suas bases com as ideias do seu criador, Adolf Hitler, no seu livro "Mein Kempf". A ideologia nazista é caracterizada pelo imperialismo, militarismo, nacionalismo exagerado (ufanismo), culto a personalidade e o racismo.

    5) O quadro de Picasso retrata o bombardeiro a cidade com o nome da cidade homônimo. Guernica foi bombardeada por aviões alemães em 1937 por ser uma das últimas cidades a resistir a guerra civil espanhola. Foi o maior ataque terrorista em território espanhol até as bombas no metrô de Madri, em 2004.

    6) O Nazismo e o Fascismo surgiram no meio de uma crise econômica e social sem precedentes. Os países alimentavam vingança do fim da guerra pois todos os dois países (Alemanha e Itália) haviam perdido com a primeira guerra. A Alemanha ainda padecia com o tratado de Versalhes e a Itália estava insatisfeita com o que haviam ganhado com a guerra, o que era quase nada. Com o início da crise de 1929, a insatisfação da população das duas nações só aumentou, e a chegada de dois líderes radicais prometendo o fim das angústias e uma nova era de riqueza e poder fez com que a população de animasse, apoiando os regimes sem imaginar o que viria depois.

    7)O fascismo é um regime baseado nas ideias e manifestos de um único líder que tem todos os poderes e direitos nele, dando o culto ao líder como uma de suas características. Outras características são o Militarismo, o Culto a personalidade, o corporativismo e outros.

    NOME: Claudio Erllon Castro Tavares
    SÉRIE: 3º Ano E.M

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Respeite as diferenças. Lembre-se: todos são iguais perante a lei. Preconceito é crime. Seja legal.

Respeite as diferenças. Lembre-se: todos são iguais perante a lei. Preconceito é crime. Seja legal.