quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.




Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.


Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.


A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.


Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.
O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.

A Primeira etapa da Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.

A Segunda Etapa da Revolução Industrial
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.

A Terceira Etapa da Revolução Industrial

Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.


Fonte: Só História

15 comentários:

  1. Josyleiny de Sena Gois - 2º ano E.M. - Seráfico6 de fevereiro de 2013 20:21

    1- No período industrial os ingleses criaram máquinas para melhorar nas produções. Principalmente em tecidos, que na época quem usava roupas eram os ricos, de tão caro que era.

    2- Navio a vapor e locomotiva a vapor.

    3- Lançadora volante, Spinning Jenny, Máquina a vapor, Water Frame, Mule, Tear Mecânico, Desencaroçador mecânico.

    4- alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“.

    5- Foi um movimento criado onde os trabalhistas lutam contra a mecanização do trabalho proporcionado pelo advento da Revolução Industrial.

    6- No filme Tempos Modernos vimos que a questão do trabalho é percebida de maneiras diferentes em cada contexto histórico e que, na sociedade capitalista, o trabalhador possui apenas sua força de trabalho que pode ser comprada por um capitalista. Com o avanço do processo de industrialização surgem algumas correntes que pensam a organização da produção capitalista, como o fordismo e o taylorismo.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Freitas Sousa - 2º ano do Ensino Médio - Colégio Seráfico7 de fevereiro de 2013 18:48

    1 - Na Revolução Industrial a principal produção era de tecido, então era preciso a criação de novas máquinas. Somente ricos tinham condições de ter roupas. Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.

    2 - Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).

    3 - Calculadora manual.

    4 - As condições eram muito precárias, por conta disso eles se revoltavam e quebravam as máquinas.

    5 - Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial.

    6 - No filme vemos que o trabalho é sempre visto de várias maneiras, o trabalhador possui somente o mísero trabalho. Com a industrialização é organizado o trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Karolayne Landim 2°ano E.M Seráfico13 de fevereiro de 2013 19:30

    1. Com o passar do tempo, foram atrás de novas tecnologias para produzir em maior quantidade e em menor tempo. Com e revolução inglesa isso foi possível, pois tiveram a ajuda do capitalismo. A burguesia inglesa tinha condições de financiar fabricas, adquirir matéria prima e maquinas, como também contrata empregados.

    2. Locomotivas e trens a vapor (terrestres) e navios a vapor(marítimos)

    3. Principais criações foram: Lançadeira volante, spinning jenny, maquina a vapor, water frane, mule, tear mecânicos, descaroçadora mecânico, navio e locomotiva a vapor.

    4. As condições eram péssimas, trabalhavam em lugares suxos, que fediam e com má iluminação.

    5. Era um movimento onde se protestava a substituição da mão de obra humana por maquinas. Os Ludistas fizeram protestos e revoltas, invadindo fabricas e quebrando maquinas entre outros equipamentos.

    6. A relação existente é que o filme mostra justamente a realidade do trabalhador na época, com a pressão existente em cima do trabalhador, a grande exploração, que controlava muitas vezes ate a ida ao banheiro. Mostra que as revoltas eram totalmente reprimidas, e nem segue eram ouvidas. Nos dias de hoje isso não mudo muitos. O filme não tem só relação com o tempo da revolução, mas também pode ser trazido para algumas coisas da atualidade, pois conseguimos muda alguma coisa, não tudo é claro, ainda tem um longo caminho pra caba com a exploração que os trabalhadores forem.

    ResponderExcluir
  4. Jean Pereira Anzolin 2 ano e.m. colegio serafico14 de fevereiro de 2013 16:23

    1- Explique o pioneirismo inglês na Revolução Industrial.

    A vantagem de matéria prima, no caso era ferro que era utilizado para fazer as maquinas. Grande influencia do capitalismo, ja que as condiçoes impostas pela igreja nao eram mais aceitas( como exemplo a proibiçao de lucro). Tambem a facilidade de encontrar mao de obra disponivel.

    2- Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?

    Trem e navios a vapor.

    3- Qual as principal invenção que foi fundamental para a Revolução Industrial?

    Maquinas a vapor, lançadeira volante, tear mecanico, navio e trem a vapor.

    4- Qual a condição dos operários durante a Revolução Industrial?

    Péssimas condições de trabalho tudo muito precario. Alguns dos funcionários chegavam a sabotar algumas maquinas para se "vingar" dos seus patroes.

    5- Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial ficou conhecido como Ludismo. Explique o que foi o LUDISMO.

    Foi um movimento de trabalhadores que protestava contra as péssimas condiçoes de trabalho. Eles faziam greves e chegavam a invadir as industrias e quebrar maquinas dentre outras coisas que faziam para reivindicar seus "direitos" (na epoca nao existiam muitos direitos aos trabalhadores). Um filme que retrata muito bem essa época é tempos modernos com Charlie Chaplin.

    6- Faça uma relação do filme TEMPOS MODERNOS com a Revolução Industrial. Quais as críticas o filme faz a esse sistema?

    As condiçoes precarias e os interesses absurdos dos donos das industrias de produzir cada vez mais, exemplificando no filme inventaram uma maquina que trata os funcionarios dando almoço, assim nao precisando ter o tempo para almoçar tendo aumentos na produçao.

    ResponderExcluir
  5. eduardo 8ºano ifjps29 de maio de 2013 13:35

    1-As primeiras razões de o inicio da Revolução Industrial ter-se dado na Inglaterra foram que esse país:
    _ Possuía uma burguesia muito capitalizada em função dos lucros auferidos com as atividades comerciais da época mercantilista;
    _ Desde o século XVII, controlava as ofertas de manufaturados nos mercados coloniais;
    _ Desde a Revolução Gloriosa de 1688 os entraves mercantilistas haviam sido abolidos da economia britânica, e o Estado, sob governo parlamentar e dominado pela burguesia, atuava no sentido de corresponder aos interesses dessa camada social;
    _ Possuía grande jazida de carvão e ferro, matéria primas indispensáveis à fabricação de maquinas e geração de energia.
    _ Concentrava abundancia de mão-de-obra nas cidades, resultando do forte êxodo rural verificado na Idade Moderna. Nesse período a lã inglesa conquistou um espaço considerável no mercado europeu e muitas antigas pequenas propriedades comunais transformaram-se em grandes propriedades privadas, destinadas à criação de ovelhas. A mão-de-obra excedente dirigia-se às cidades.
    2-Navios a vapor e locomotivas a vapor
    3-Maquinas a vapor, lançadeira volante, tear mecanico, navio e trem a vapor
    4- As condições de trabalho nas primeiras fábricas eram extremamente duras e penosas. Trabalhava-se de sol a sol, no mínimo 12 horas no inverno e 14 horas no verão. A disciplina era severa e as condições de higiene péssimas: espaços reduzidos, viciados e húmidos. A promiscuidade entre homens, mulheres e crianças era frequente, facto este evidente nas obras de Charles Dickens. Aliás, até à primeira metade do séc. XIX, 70% da mão-de-obra utilizada na indústria algodoeira era composta por mulheres e crianças, com a finalidade de poupar nos salários. A abundante presença de crianças explica-se pela maior facilidade de imposição de disciplina
    5-O ludismo foi um movimento que ia contra a mecanização do trabalho proporcionado pelo advento da Revolução Industrial.
    6- As péssimas condições de trabalho para as pessoas que trabalhavam nas industrias como falta de higiene e outras, o filme quis mostrar como era a vida dos trabalhadores no tempo da revolução industrial

    ResponderExcluir
  6. Vinícius de souza lima 8º ano nº:23 I.F.J.P.S29 de maio de 2013 16:40

    1- O pioneirismo inglês na Revolução industrial ocorreu a partir do grande capital que a Inglaterra possuía, originário dos anos de exploração de suas colônias, e da grande mão de obra disponível, originária do processo de cercamento dos campos.
    2-O navio a vapor( como um meio de transporte por via marítima) e o trem a vapor(como um meio de transporte por via terrestre).
    3-Lançadora volante, spinning jenny, Máquina a vapor, Water Frame, Mule, tear Mecânico, desencaroçador mecânico, navio a vapor, trem a vapor.
    4-Os operários trabalhavam em um ritmo abusivo,explorador, trabalhavam até 15 horas por dia, com um salário baixo, em um ambiente precário, onde crianças e mulheres também tinham que trabalhar para sustentar suas famílias.
    5-Foi um movimento contra a mecanização ocorrida na Revolução Industrial, em que trabalhadores quebravam as máquinas das indústrias(sendo os ludistas também conhecidos como "quebradores de máquinas") porque,segundo eles, essas máquinas lhes havia tomado os seus empregos.O nome "ludismo" vem de Ned Lud.
    6-O filme critica a exploradora rotina de trabalho(ao mostrar o personagem de Charles Chaplin exercendo a sua função "automaticamente" após sair da esteira onde ele trabalhava apertando parafusos), as precárias condições de segurança( na parte do filme em que Charles Chaplin fica entre as engrenagens de uma das máquinas)e a obsessão dos donos das indústrias em conseguir lucro(na parte do filme em que o dono da indústria usa uma máquina para alimentar os funcionários, para evitar gastar o tempo do almoço).

    ResponderExcluir
  7. Natália Sousa 8º ano I.F.J.P.S29 de maio de 2013 18:56

    1-O pioneirismo na Inglaterra ocorreu devido terem muito capital,por causa de explorações nas colônias e mão-de-obra abundante,por causa dos camponeses que saíram do campo para a cidade.
    2-O navio a vapor e o trem a vapor.
    3-Lançadora volante, spinning jenny, Máquina a vapor, Water Frame, Mule, tear Mecânico, desencaroçador mecânico, navio a vapor, trem a vapor.
    4-Não tinham uma organização que o defendesse e por isso era explorado ao máximo. Dormia muitas vezes no local onde trabalhava, ganhava um baixo salário. As mulheres e as crianças tambem trabalhavam e por mais de 12 horas diárias. Comiam mal, vestiam mal e passavam as vezes por mendigos. Quando ficavam doentes não tinham assistencia nenhuma. Foi a partir dai que muitos começaram a se unir para lutar por direitos que conhecemos hoje.
    5-Foiuma série de ações dos operários ingleses que deram início a destruiçao das máquinas, identificadas como as responsáveis pelo seu desenprego,pela queda de seus salários e por sua consequênte miséria em fins do século XVIII e início do século XIX.
    6- A relação existente é que o filme mostra justamente a realidade do trabalhador na época, com a pressão existente em cima do trabalhador, a grande exploração, que controlava muitas vezes ate a ida ao banheiro. Mostra que as revoltas eram totalmente reprimidas, e nem segue eram ouvidas. Nos dias de hoje isso não mudo muitos. O filme não tem só relação com o tempo da revolução, mas também pode ser trazido para algumas coisas da atualidade, pois conseguimos muda alguma coisa, não tudo é claro, ainda tem um longo caminho pra caba com a exploração que os trabalhadores forem.

    ResponderExcluir
  8. Denilson Nascimento 8° ano3 de junho de 2013 17:22

    1 - Na Revolução Industrial a principal produção era de tecido, então era preciso a criação de novas máquinas. Somente ricos tinham condições de ter roupas. Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.
    2-O navio a vapor( como um meio de transporte por via marítima) e o trem a vapor(como um meio de transporte por via terrestre).
    3-Maquinas a vapor, lançadeira volante, tear mecanico, navio e trem a vapor.
    4-Os operários trabalhavam em um ritmo abusivo,explorador, trabalhavam até 15 horas por dia, com um salário baixo, em um ambiente precário, onde crianças e mulheres também tinham que trabalhar para sustentar suas famílias.
    Foi um movimento de trabalhadores que protestava contra as péssimas condiçoes de trabalho. Eles faziam greves e chegavam a invadir as industrias e quebrar maquinas dentre outras coisas que faziam para reivindicar seus "direitos" (na epoca nao existiam muitos direitos aos trabalhadores). Um filme que retrata muito bem essa época é tempos modernos com Charlie Chaplin.
    6- No filme Tempos Modernos vimos que a questão do trabalho é percebida de maneiras diferentes em cada contexto histórico e que, na sociedade capitalista, o trabalhador possui apenas sua força de trabalho que pode ser comprada por um capitalista. Com o avanço do processo de industrialização surgem algumas correntes que pensam a organização da produção capitalista, como o fordismo e o taylorismo.


    ResponderExcluir
  9. Eduardo Fontenele 8ºano IFJPS4 de junho de 2013 13:22

    A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
    Ao longo do processo, a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
    A Revolução Industrial é comumente dividida em 3 partes : primeira (1780-1830), segunda (1860-1945), conhecida chamada de Revolução Tecnológica, e terceira (1970-), também chamada de Revolução Digital. A atribuição de datas varia muito de autor pra autor.

    ResponderExcluir
  10. Fatima Santos De Souza,8ºano,Instituto Frei João Pedro De Sexto6 de junho de 2013 16:27

    1 - Na Revolução Industrial a principal produção era de tecido, então era preciso a criação de novas máquinas. Somente ricos tinham condições de ter roupas. Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.
    2 - Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
    3 - Calculadora manual.
    4 - As condições eram muito precárias, por conta disso eles se revoltavam e quebravam as máquinas.
    5 - Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial.
    6 - No filme vemos que o trabalho é sempre visto de várias maneiras, o trabalhador possui somente o mísero trabalho. Com a industrialização é organizado o trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Felipe Cosme Martins N°8 IFJPS6 de junho de 2013 22:02


    A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

    Na primeira metade do século os sistemas de transporte e de comunicação desencadearam as primeiras inovações com os primeiros barcos à vapor (Robert Fulton/1807) e locomotiva (Stephenson/1814).

    A revolução industrial começou com a máquina a vapor.Com ela foi possível construir os primeiros teares.Bombas para diversas aplicações.Locomotivas, navios etc.A principal invenção foi a máquina a vapor todas as outras somente puderam ser construídas em razão da máquina a vapor.Ela foi importante até que se desenvolveram os motores a explosão, diesel e gasolina e a energia elétrica.

    Os operários quando começaram a surgir as primeiras industrias, não tinham uma organização que o defendesse e por isso era explorado ao máximo. Dormia muitas vezes no local onde trabalhava, ganhava um baixo salário. As mulheres e as crianças tambem trabalhavam e por mais de 12 horas diárias. Comiam mal, vestiam mal e passavam as vezes por mendigos. Quando ficavam doentes não tinham assistencia nenhuma. Foi a partir dai que muitos começaram a se unir para lutar por direitos que conhecemos hoje.

    O ludismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812. Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O nome do movimento deriva de um dos seus líderes, Ned Ludd.

    O filme mostra de maneira hilariante o trabalho rápido e sem fim dos operários, apertando botões e parafusos e com minúsculas pausas para almoço.

    ResponderExcluir