quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918)




I Guerra Mundial - slide 3





Algumas exigências impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes:
-reconhecimento da independência da Áustria;
-devolução dos territórios da Alsácia-Lorena à França;
-devolução à Polônia das províncias de Posen e Prússia Ocidental;
-as cidades alemãs de Malmedy e Eupen passariam para o controle da Bélgica;
-a província do Sarre passaria para o controle da Liga das Nações por 15 anos;
-a região da Sonderjutlândia deveria ser devolvida à Dinamarca
-pagamento aos países vencedores, principalmente França e Inglaterra, uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. Este valor foi estabelecido em 269 bilhões de marcos.
-proibição de funcionamento da aeronáutica alemã ;
-a Alemanha deveria ter seu exército reduzido para, no máximo, cem mil soldados;
-proibição da fabricação de tanques e armamentos pesados;
-redução da marinha alemã para 15 mil marinheiros, seis navios de guerra e seis cruzadores;

Consequências
As fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha, fez nascer neste país um sentimento de revanchismo e revolta entre a população. A indenização absurda enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela guerra. As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (inflação, desemprego, desvalorização do marco). Terreno fértil para o surgimento e crescimento do nazismo que levaria a Alemanha para um outro conflito armado, a Segunda Guerra Mundial.

Música utilizada na aula:
 Legião Urbana - O senhor da guerra.

Para saber mais sobre a crise na região da antiga Iugoslávia, veja AQUI
Mapa animado sobre a desintegração da Iugoslávia.



ATENÇÃO!

Antes de responder as questões propostas, fique ciente que:
• não serão aceitas respostas copiadas dos colegas e muito menos copiar e colar da internet ;
• o aluno que de alguma forma se desviar da proposta do blog (o aprendizado, a troca de idéias, a exposição do pensamento) com piadinha ou desrespeito terá sua nota de atividade anulada.
• Toda e qualquer resposta aos questionamentos deverá, obrigatoriamente, ter um porque, uma justificativa clara e lógica.


Questões sobre o tema estudado:
1-      Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.
2-      No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.
3-      Qual o envolvimento dos EUA na Primeira Guerra Mundial?
4-      :Sarajevo é atualmente palco de guerra. Nos tempos passados também foi o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial. Pesquise sobre os conflitos nessa região atualmente.
5-      "Foi em 1994 que acabou o século XIX (...) De 1815 a 1914, a Europa (...) desfrutara um século de paz (...) Nesse século, a burguesia pôde consolidar o seu poder (...) E o imperialismo colonialista ia bem, obrigado, na África e Ásia. A guerra de 1914 caiu como uma bomba NESTE (PARAÍSO)." A 1º Guerra Mundial descortinou uma série de conflitos camuflados neste "paraíso" . Quais foram?
6-      :Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes. Defina esse tratado.
7-      Destaque os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
8-      As duas Guerras Mundiais, marcadas pelo expansionismo europeu, deixaram conseqüências profundas. A implosão do Império Soviético está contribuindo para frear o perigoso confronto Leste-Oeste. O cotidiano europeu, no entanto, ainda apresenta cenas sombrias. A Guerra Civil na ex-Iugoslávia, entremeada da brutalidade que gera indignação, tem raízes remotas e profundas baseadas em que?

30 comentários:

  1. Elissandra Sales 3º anoEM28 de janeiro de 2012 21:39

    História
    1- Por ter envovido vários países do mundo e ter causado muitas destruições nesses países.A Triplice entente formada pela Inglaterra,França e Russia.
    2-O expansionismo e a exploração imperialista.
    3-A promessa de apoio aos países europeus que compravam mercadorias das industrias norte americanas e os ataques dos submarinos alemães da marinha mercante dos EUA.
    4- Não entendi.
    5-Não entendi.
    6-Foi um tratado de paz assinado pelas potencias Europeias que ocorreu oficialmente a primeira guerra mundial.
    7-Morreram aproximadamente 9 milhoes de pessoas entre civis e militares.
    Desintegraçao dos impérios Otomano e Austro- Hungaro
    Fortalecimento dos EUA no cenário político e militar mundial
    Criação da liga das nações com objetividade da paz mundial.

    8-não entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 8- Ainda hoje o território da ex-Iugoslávia é palco de ressentimentos étnico-nacionalistas e diferenças culturais, essa região desde a Primeira Guerra é disputada por suas riquezas minerais ,na época da guerra era chamada de Bálcãs. Essa disputa territorial foi um dos motivos que deflagaram a guerra. Na postagem sobre Primeira Guerra no blog tem um texto e um mapa interativo que pode esclarecer mais sobre o tema.

      Excluir
  2. Jéssica Araújo 3º ano EM


    1.Ela é chamada de Mundial porque foi vários países de três continentes e os países que integraram a tríplice ententes Inglaterra,França e Rússia.
    2.Os dois são o nacionalismo eslavo e o pan-eslavismo e a disputa imperialista que acirrou e conduziu a guerra.
    3.Porque os Estados Unidos fornecia armas para outros países que estavam na guerra.
    4.A população de Sarajevo odiava os austríacos eo filho do imperador austríaco,e Francisco Ferdinando foi assassinado e esse fato é considerado o causa imediata da primeira guerra.
    5.Foi uma disputa de mercados mundiais pelas nações européias imperialista como a Inglaterra,Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na África e na Ásia.
    6.Foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.
    7.Foi o nacionalismo eslavo a desagregação do Império Turco.
    8.Porque é expressa ressentimentos étnico-nacionalistas e diferenças culturais nos Balções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer dúvida envie recado pelo blog, por e-mail ( isabelaguiar3@yahoo.com.br) ou pergunte em sala de aula, ok?

      Excluir
  3. Josilany 3º ano E.M. Seráfico28 de janeiro de 2012 22:28

    1.Porque atingiu as maiores potências do mundo.Tríplice Entente:Formada pela França, Rússia e Reino Unido.
    2.Foram marcados com confiança e otimismo,em relação ao expancionismo e a exploração imperialista pois achavam que iam ter poder sobre todos os continentes.
    3. A contribuição norte-americana foi decisiva: financeiramente, os EUA passou a auxiliar diretamente os países da Entente; economicamente, foi um golpe na campanha submarina da Alemanha, que passou a ser bloqueada, ao mesmo tempo que, a entrada em cena dos contingentes norte-americanos quebrou o equilíbrio, já precário, mantida pelas Potências Centrais; diplomaticamente, a maioria dos países da América Latina declarou guerra às Potências Centrais.
    4. Expansão de território
    5. A disputa de mercados mundiais pelas nações europeias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na África e na Ásia.
    6. Foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações.
    7. Vários fatores, mais um deles foi o assassinato em Sarajevo do Arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando pelo sérvio nacionalista Gavrillo Princip.
    8. -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 8- Ainda hoje o território da ex-Iugoslávia é palco de ressentimentos étnico-nacionalistas e diferenças culturais, essa região desde a Primeira Guerra é disputada por suas riquezas minerais ,na época da guerra era chamada de Bálcãs. Essa disputa territorial foi um dos motivos que deflagaram a guerra. Na postagem sobre Primeira Guerra no blog tem um texto e um mapa interativo que pode esclarecer mais sobre o tema.

      Excluir
  4. Taynara C. 3º E.M.28 de janeiro de 2012 23:27

    01 - A aliança das três potências Império Britânico, França e Império Russo completada por diversos acordos com outros países constituiu um poderoso contrapeso a Tríplice Aliança formada por potencias como a Alemanha, Áustria-Hungria e Itália,tornou-a mundial devido a grande impacto na economia mundial.

    02- Uma das principais razões para a instabilidade entre esses países foi a corrida imperialista por territórios e mercados durante todo o seculo XIX e também a criação da politica expansionista da Russia.

    03- Os EUA participou de um período chamado de paz amarnada que auxiliou financeiramente os países da Entente. Economicamente derrubou a armada submarina da Alemanha, que foi bloqueada, ao mesmo tempo que, a entrada em cena dos contingentes norte-americanos quebrou o equilíbrio, já precário, mantida pelas Potências Centrais. Já diplomaticamente grande parte dos países da América Latina declarou guerra às Potências Centrais.

    04- As religiões, marcas distintivas e agregadora de cada uma das comunidades locais, parecem ter sido ao longo da história desviadas para motivo de conflito entre essas comunidades.

    05- As rivalidades imperialistas que eram causadas pela ganancia dos países envolvidos em ampliar seu território e comercio.

    06- Foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918 que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

    07- Ocorreu o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, e sua esposa Sofia, Duquesa de Hohenberg, que foram assassinados pelo sérvio Gavrilo Princip, que pertencia ao grupo nacionalista-terrorista armado Mão Negra, que lutava pela unificação dos territórios que continham. sérvios. O assassinato desencadeou os eventos que rapidamente deram origem à guerra, mas suas verdadeiras causas são muito mais complexas. Algumas dessas causas seriam o militarismo, autocracia e a corrida armamentista.

    08- Ainda ha ressentimentos nacionalistas e éticos, além das diferenças culturais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer dúvida envie recado pelo blog, por e-mail ( isabelaguiar3@yahoo.com.br) ou pergunte em sala de aula, ok?

      Excluir
  5. 01 - Foi chamada de mundial pois desfigurou toda a economia global fazendo grandes países como Alemanha , Áustria(austro-húngaro) e turquia(Turco-otomano) deixarem de ser grandes potencias da época, a tríplice entente era formada por França, Rússia e Britânia(emperio) e estados unidos partir de 1917

    02 - Um dos primeiros fatos foi a corrida imperialista por territorios durante todo o seculo XIX, outro fator foi a Russia que estava querendo expandir o seu território.

    03 - os EUA ajudou tanto financeiramente como militarmente pois roubou armas em projeto da Alemanha incluindo submarinos misseis balísticos e aviões.


    04 - A cultura dessa região foi medianamente desviada ao longo dos anos apos o estopim da 1° guerra.

    05 - Foi uma grande disputa gananciosa para ampliação de território e comercio.

    06 - Foi um tratado de paz assinado pelas potencias da época que ocasionou a dissolução da 1° guerra mundial.

    07 - O assassinato do herdeiro do trono Austro-Húngaro e de sua esposa pela organização terrorista da sérvia "Mão Negra"

    08 - Na diferença etinica, cultural e religiosa.

    __________________________________________________________________

    Nome: Leonnardo Miléo da Rocha
    3° E.M

    ResponderExcluir
  6. Renata Batista [3º ano]29 de janeiro de 2012 11:31

    1.porque envolveu vários países de três continentes, e no conflito foram utilizados equipamentos como aviões, tanques e submarinos. Paise: Rússia, Inglaterra, França.
    2.dispulta imperialista e nacionalismo eslavo.
    3.as autoridades do governo dos EUA acreditavam que todos os imperialistas tinham direitos iguais na exploração dos territórios afro-asiáticos.
    4.I Guerra Mundial- um conflito bélico mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.
    5.a disputa de mercados mundiais pelas nações européias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na África e na Ásia.
    6.a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo.
    7.questão balcânica, que pode ser associada O Império Austro-Hungaro foi dividido em territórios independentes: Polônia, Tchecoslováquia, Hungria e Áustria; Surgiu a Iugoslávia como novo país; A Alemanha cedeu uma faixa de terra à Polônia que dava acesso ao mar. Os antigos territórios russoa ficaram independentes, originando os países da Estônia, Letônia, Lituânia e Finlândia.
    8.sentimentos etnicos nacionalistas e cultural.

    ResponderExcluir
  7. Denis Monteiro 3ºE.M

    1 - Porque foi uma guerra de impacto mundial tanto em axpecto economico como em axpecto tecnológico.Tríplice entente: França;Inglaterra e Russia.

    2 - As príncipais razões p/ a instabilidade entre os países europeus, foram a criação da política expancionista da Russia e a corrida imperialísta por territórios durante todo séc.XIX.

    3 - Os E.U.A tiveram participação decisiva na guerra pois além deles auxiliarem diretamente os países da entente com armamentos, eles derrubaram a armada submarina da Alemanha, e enviaram seus contingentes acabando com o equilíbrio existente na guerra até então.

    4 - A região de Sarajevo foi palco do estopín p/ a 1º guerra mundial.Mais recentemente a cidade também foi palco p/ à guerra na Iugoslávia que deixou um rastro de destruição na cidade.

    5 - As rivalidades entre Inglaterra;França e Alemanha causada pelo interesse de ambas em quererem ampliar seus territórios e comercio.

    6 -Foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a 1º guerra mundial.

    7 - Antes de tudo já existia uma tenção entre as potências europeias causada pela corrida armamentista, pelo militarismo e vários outros interesses ocultos, eles só usaram o assasinato do arquiduque Francisco Ferdinando como desculpa.

    8 - Nos ressentimentos que ficaram das duas guerras, tanto nacionalistae e éticos, como diferenças culturais.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Dayanna Oliveira Martins 3°ano
    1- Porque engloba todos os grandes países do mundo em termos econômicos. Nunca havia ocorrido uma guerra tão grande por isso foi chamada de grande guerra. A tríplice entente foi uma aliança feita entre a Inglaterra, França e o Império Russo para lutarem na Primeira Guerra Mundial contra o pan-germanismo e as expansões Alemãs e Austro-Húngaro pela Europa.

    2- A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. Muitas vezes, ações economicamente desleais eram tomadas por determinados países ou empresas.
    - A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações européias.

    3- Os Estados Unidos passaram a lucrar a custa da Primeira Guerra Mundial. Em um curto espaço de tempo, as nações europeias necessitavam de enormes quantidades de alimentos e armas para o conflito. Mesmo permanecendo neutro, o governo norte-americano exportava seus produtos apenas as nações integrantes da tríplice entente.

    4- Atualmente um dos conflitos nessa região é o fato da diversidade de religiões entre as comunidades.

    5-Um dos conflitos gerados foi a corrida armamentista, um exemplo foi a corrida naval entre a Inglaterra e Alemanha uma evidente corrida na construção de navios entre as duas nações.

    6- Foi um tratado de Paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar guerra e fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice entente.

    7- As razões para o início da Primeira Guerra Mundial foram:
    -Imperialismo.
    -Disputas prévias não resolvidas.
    -O assassinato de Francisco Ferdinando.
    -A partilha das terras da Ásia e da África.

    8- A clara diferença étnico-nacionalista, as diferenças culturais e religiosas.

    ResponderExcluir
  9. Renan Anderson 3º Ano E.M.

    1-A guerra foi chamada de mundial por envolver as pricipais potências do mundo e afetar a ecoomia mundial. Entre as países que integravam a Tríplici Entente estavam o EUA, a Rússia e a Grâ-Bretanha.

    2-Dois dos principais fatrores foram: a rivalidade entre a Inglaterra e a Alamanha, que causou a corrida armamentista, e as disputas de território.

    3-A participação do EUA na primeira guera começou apartir da sua segunda fase com a promessa de apoio dos países europes. A participação do EUA foi vital para a decisão da guerra pelo o seu forte poder militar.

    4-A região de Sarajevo, apesar dos acontecimentos durante a primeira guerra, é razoavelmente estável e sobrevive do turismo. Chegou a cediar os Jogos Olímpicos de Inverno. Foi muito afetada durante guerra da Iugoslávia.

    5-Entre as pricipais e prováveis causas da Primeira Guerra Mundial está a já citada rivalidade da Alemanha e Inglaterra, e a disputa imperialista por território.

    6-O tratado de Versalhes foi um acordo de paz que colocava várias limitações á Alemanha. Foi assinado na cidade que que dá nome ao tratado.

    7-No início, já havia uma tensão de rivalidade econômica e política entre as nações, principalmente entre a Alemanha e a Inglaterra, até que a guerra estourar com a morte de Franscisco Ferdinando; o que foi uma desculpa para a já citada rivalidade.

    8-É baseada nas consequências econô,micas e culturais causadas pelas últimas duas guerras.

    ResponderExcluir
  10. Andreia Rocha - 3º ano E.M.
    1. Ela é chamada de mundial, pois envolve os países em destaque no mundo, de forma que afetou a economia e os costumes do mundo, que são influenciados pelos os participantes dessa guerra; As potencias mundiais que faziam parte da Tríplice Aliança foram à França, Inglaterra e Rússia que mais tarde tiveram o apoio Estados Unidos, que alias é uma das maiores potencias mundiais de hoje.
    2. Os fatores que contribuíram para esta estabilidade da Europa foram às rivalidades comerciais, que tem como destaque a ascensão da Alemanha e da Itália. Outro fator muito importante foi às inovações tecnológicas que foram concedidas nessa guerra, que temos como exemplo as metralhadoras e submarinos. Com essa estabilidade foi permitida o surgimento de doutrinas radicais de esquerda e de direita, que influenciaram em destaque na Segunda Guerra Mundial.
    3. A principal participação dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial foi de vender armamentos e alimentos para as nações européias em formas de empréstimos financeiros.O Estados Unidos teve uma participação mais efetiva no ultimo ano de guerra apoiando os países integrantes da Tríplice Entente.
    4.O principal conflito que existe atualmente é na questão da religião,muito conflituosa.
    5. Os conflitos gerados nesse “paraíso” foram por causa das disputas mundiais pelas nações européias, que também gerou opressão aos movimentos na África e na Ásia, que eram, respectivamente, países que possuam muitas riquezas naturais.
    6. O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos os países europeus após o final da Primeira Guerra Mundial.Sendo que nesse tratado a Alemanha assumiu toda a responsabilidade pelo o conflito.Esse tratado teve como principal objetivo gerar a paz entre os países de grande influencia mundial existentes hoje.
    7. Um dos fatores que contribuíram para ocorrer essa guerra foram os atritos entres as grandes potências, devido às questões coloniais. Também ouvi uma disputa dos mercados internacionais pelos os países industrializados que gerou uma concorrência de mercadorias entre a Alemanha e a Grã-Bretanha.
    8. As guerras mundiais deixaram muitas raízes, sendo que a principal dela foi os ressentimentos dos ético-nacionalistas e também as diferenças na cultura.

    ResponderExcluir
  11. Ana Beatriz Barreto - 3º E.M.29 de janeiro de 2012 15:03

    1. Ela foi chamada assim pelo fato de ter envolvido países do mundo inteiro que formaram uma aliança para o combate, causando proporções também mudiais. A Tríplice Entente, formada pela Inglaterra, França e Rússia, está relacionada de modo que lutavam juntas contra a expansão da Alemanha.

    2. Um dos fatores que contribuiram foram os graves problemas econômicos e astentativas de expandir suas áreas de dominação econômica e política.

    3. Antes de participarem da guerra em si, o Estados Unidos ficavam como forneceredores, e só depois de verem que seus investimentos estavam em perigo que foram lutar junto a Tríplice Entente, garantindo sua vitória.

    4. A região de Sarajevo foi não só usada como estopim para a Primeira Guerra, mas era palco para massacres e conflitos étnicos, assim como fatores políticos e religiosos, o que levaram ao fato mais recente que foi a Guerra da Bósnia.

    5. Disputas de comércio e opressão a conflitos nacionalistas, em busca de territórios.

    6. Foi um tratado que reuniu todos os aliados da Primeira Guerra Mundial para reconstruir o cenário europeu, com isso a Alemanha foi responsabilizada e obrigada a aceitar as condições de paz e pagar pelas reparações.

    7. Conflitos imperialistas, busca por colônias, nacionalismo, rivalidades, as alianças, atentado a Francisco Ferdinando em Sarajevo.

    8. Baseada na existência de ressentimento aos conflitos étnicos e nacionalistas.

    ResponderExcluir
  12. Nome:Viviane Portugal 3°ano
    1-Porque foi um conflito em que se envolveram países de todos os continentes. A Tríplice Entende era formada por Inglaterra, França e Rússia.
    2-A corrida imperialista por territórios e mercados, o que gerou violentas rivalidades entre as potências européias e o assassinato de Francisco Ferdinand, herdeiro do trono austro-húngaro.
    3-Eles entraram no conflito com a promessa de apoio aos países europeus que compravam mercadorias das indústrias norte-americanas e os ataques dos submarinos alemães à marina mercante dos EUA.
    4-Em 1914 era o local do assassinato de Francisco Ferdinand,o que acendeu a 1º guerra. Mas recentemente, em 1992, Sarajevo foi palco da guerra da Bósnia.
    5-A disputa de mercados mundiais pelas nações européias imperialistas e a opressão aos movimentos nacionalistas da África e da Ásia.
    6-Assinado em 28 de junho de 1919, o tratado de Versalhes foi uma acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da 1º guerra mundial, onde a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir uma série de exigências políticas, econômicas e militares.
    7-nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
    8-Baseadas nos ressentimentos étnico-nacionalistas e diferenças culturais nos Bálcãs.

    ResponderExcluir
  13. Antonio Ruan 3° Ano E.M .29 de janeiro de 2012 17:00

    1 -A guerra no período de 1914e 1918 recebeu esse no pois foi vários países envolvidos e assim afetou o mundo em diversos fatores.A tríplice entente era formada por França, Rússia e Britânia(emperio) e EUA partir de 1917.

    2 -Um dos fatos foi a corrida imperialista por territorios durante todo o seculo XIX, também teve a Russia que estava querendo expandir o seu território.

    3 -Os EUA era apenas um fornecedor para os países da Tríplice Entente mas depois que os alemães puseram em ação um ousado plano de atacar as embarcações que fornecessem mantimentos e armas para a Inglaterra. Nesse contexto, navios norte-americanos foram alvejados pelos submarinos da Alemanha,no dia 6 de abril de 1917, os EUA declararam guerra contra os alemães e seus aliados.

    4 -Os principais conflitos hoje em dia nessa região são por conta de religião e expansão de territórios.

    5 -Foi uma grande disputa de mercados mundiais e expansão de territórios.

    6 -Alemanha foi considerada culpada pela guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais,semeando o descontentamento e o revanchismo.

    7 -A varias causas mas o que marcou o inicio da guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando,herdeiro do trono Austo-Húngaro.

    8 --É consequências econômicas e culturais causadas pelas últimas duas guerras.

    ResponderExcluir
  14. Raab Justino Braga, 3 EM
    01. Mundial, porque teve o envolvimento de paísesde todo o mundo e tambem afetou todo o mundo. s três países da tríplice entente foram Inglaterra,Rússia e França, a relação entre eles eram as diferenças significantes entre si, por isso se juntaram.

    02. A grande corrida imperialista por territórios e mercados, que gerou rivalidades entre as potências européias e o assassinato de Francisco Ferdinand, herdeiro do trono austro-húngaro.

    03. Financiavam armas para a guerra; possível derrota da França e Inglaterra botaria em risco os investimentos dos EUA na Europa.

    04. Sarajevo não foi só usada para a Primeira Guerra, mas era palco para massacres e conflitos étnicos, assim como fatores políticos e religiosos, o que levaram ao fato mais recente que foi a Guerra da Bósnia.

    05. A disputa de mercados mundiais pelas nações européias imperialistas como a Inglaterra,Alemanha e França e a opressão dos movimentos nacionalistas na África e na Ásia.

    06. Foi um tratado de paz assinado pelas potências européias que encerrou oficialmente a primeira guerra mundial.

    07. Nacionalismo estavo aliado à desagregação do império turco; acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África; oposição e morte de Francisco Ferdinando.

    08. Porque foi expresso ressentimentos étinico-nacionalista e diferenças culturais nos Balcãs.

    ResponderExcluir
  15. 1.) A Primeira Guerra Mundial ocorreu propriamente apenas no território Europeu, mas recebeu esse nome devido que um dos motivos pelo qual os países começarem a entrar em guerra foi pelo domínio das partes colonizadas do mundo. A tríplice entente foi formada pelo Império Britânico, França e a Rússia, que se retirou da guerra em 1917, e posteriormente, pelos Estados Unidos da América.

    2.) Por mais que durante o período entre a guerra franco-prussiana e a primeira guerra não houvesse nenhum confronto armado de grande porte no continente europeu, um clima de instabilidade se encontrava entre os países. A França alimentava raiva da Alemanha devido os territórios da Alsácia-Lorena que foram tomados do país pela nação Germânica, que ganhou a guerra franco-prussiana. Já a Alemanha e a Itália não se conformavam por terem ficado com os piores territórios da África e da Ásia, quando os continentes foram “repartidos” na conferência de Berlim, em 1885. Isso levou os países a acelerarem a indústria armamentista do seu país, dando início ao que foi conhecido como “Paz Armada”.


    3.) Devido ser a nação mais rica do mundo fora da Europa, os Estados Unidos eram o principal exportador de armas, ferro e mantimentos aos países que estavam em guerra. Devido terem tratados comerciais com a França e a Inglaterra, a nação norte-americana destinava tudo que produziam de exportação para os dois países. A Alemanha, com raiva das relações comerciais entre os EUA e a entente, começou a bombardear os navios estadunidenses que chegavam a costa francesa ou britânica. Com medo de perca do poder na Europa e a pressão da população, os Estados Unidos resolvem entrar na guerra em 1917, dando início a terceira fase da guerra.

    4.) A região da Iugoslávia tem sido um palco de guerra desde o início do século XX, tendo sido lá que aconteceu o início da primeira guerra, com o assassinato do príncipe austríaco Francisco Ferdinando no país. Desde desse acontecimento, as nações eslavas que ali habitavam (Bósnia, Sérvia, Montenegro, Kosovo) vivem em guerra pelo seu reconhecimento como países independentes. O ápice desses confrontos aconteceu no fim da década de 80, com a guerra da Bósnia e a terrível “limpeza étnica” que aconteceu por lá.



    5.) Com o início da guerra, os países europeus entraram em uma crise econômica e social devido grande parte da população masculina ter ido a guerra. Com isso, mulheres e crianças foram os responsáveis por manter as nações em pé, trabalhando durante dias sem parar, com exaustão. Até o fim do século XX, era quase impossível se ver uma mulher trabalhando em uma fábrica, pois a sociedade machista não permitia isso. Com isso se iniciou a corrida pelos direitos femininos.

    6.) O Tratado de Versalhes foi um conjunto de sanções e regras que a tríplice entente (ganhadores da guerra) impuseram ao Império Otomano, Império Austro-Húngaro e principalmente, a Alemanha. Alguns dos pontos principais dele eram a diminuição progressiva do exército alemão, a proibição da produção de armas, perda de todas as suas colônias e o pagamento de uma alta indenização aos países vencedores.

    7.) O revanchismo francês, o pan-eslavismo, o pan-germanismo e a má-distribuição das colônias europeias e asiáticas na conferência de Berlim.

    8.) Como tudo que acontece no mundo, sempre há raízes histórias relacionadas a isso. O confronto dos países da ex-Iugoslávia tem acontecido desde a primeira guerra, assim como outros vários conflitos que ainda ocorrem na Europa, principalmente no lado oriental do continente.

    Nome; Claudio Erllon Castro Tavares
    Série; 3º Ano E.M

    ResponderExcluir
  16. Marcos Antonio 3 ano e.m.

    1-e chamada assim por que foi uma guerra envolvendo duas grandes potencias a Inglaterra e a Alemanha ,a tríplice entente :império britânico e russo ,e a frança
    2-os dois fatores principais são disputa imperalista entre a Inglaterra e a Alemanha e o expansionismo onde a Rússia queria fazer seu império crescer
    3-E que já que as naçoes européias necessitavam de enormes quantidades de alimentos e armas para o conflito era a hora ideal para lucrar
    4-atualmente o único conflito e a questão da religião pois La e muito diversificada
    5-rivalidades entre os impérios e a disputas pelo mercado mundial
    6-foi um tratado de paz envolvendo grandes potencias para acabar com a guerra
    7-assassinato de Francisco Ferdinando e rivalidades entre os impérios
    8-foram basiadas em cultura,religião e principalmente na diferença etinica

    ResponderExcluir
  17. Jessica Oliveira , 3º E.M'

    1- Mundial, porque teve uma participação de vários países de todo o mundo e consequencias diversas pelo mundo. A tríplice entente foi formada por Inglaterra,Rússia e França, a relação entre esses países eram as grandes diferenças entre si, por isso se aliaram.

    2- A grande corrida imperialista por territórios e mercados, com isso houve muitas rivalidades entre as potências européias e o assassinato de Francisco Ferdinand, herdeiro do trono.

    3- A maior participação dos EUA na Primeira Guerra Mundial foi vender armamentos e alimentos para as nações européias como empréstimos financeiros.O Estados Unidos teve uma participação mais efetiva no ultimo ano da guerra apoiando a Tríplice Entente.

    4- Foi em Saravejo o assassinato de Francisco Ferdinando, que acendeu a primeira guerra mundial. Recentemente,em 1992, Sarajevo foi o local da guerra de Bósnia.

    5- As rivalidades entre Inglaterra,França e Alemanha causada pelo interesse de ampliar seus territórios e seu comércio.

    6- O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos os países europeus após o final da Primeira Guerra Mundial, esse acordo finalizou oficialmente essa guerra.

    7- Desde o começo, já tinha uma rivalidade econômica e política entre as nações, principalmente entre a Alemanha e a Inglaterra, então a guerra estourou com a morte de Franscisco Ferdinando; que foi usada como uma desculpa para começar uma guerra na qual havia outros motivos.

    8- Pelos ressentimentos étinico-nacionalista e as diferenças culturais.

    ResponderExcluir
  18. 1º - É Chamada de mundial, pois envolveu pais de continentes diferentes, grandes potências "mundiais" da época. Os paises que formaram a Triplice Entente Inglaterra, Rússia e França.

    2º - Rivalidade entre Inglaterra e Alemanha e principalmente a busca incessante principalmente por parte da Alemanha pela conquista de novos territórios.

    3º - De principio era apenar de fornecer recursos bélicos e alimentares, mais ja proximo ao fim ofereceram apoio a Triplice Entente e tiveram grande influencia no resultado final da guerra.

    4º - Nos dia de hoje, existem conflitos motivados principalmente por questões religiosas.

    5ª - A evidente rivalidade entre Alemanha e Inglaterra, e a disputa incessavel por territórios.

    6º - Tratado que citava varias regras aos paises participantes do conflito, principalmente a Alemanha.

    7º - A eminente disputa armamentista e politica, entre Alemanha e Inglaterra e seus respectivos aliados, e é claro a morte do Arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando que foi o estopim para esse conflito.

    8º - Até hoje vagam ressentimento, principalmente politicos e etnicos.

    ResponderExcluir
  19. Tatiana Holanda. [3°ano E.M]29 de janeiro de 2012 22:22

    1 - Por que teve o envolvimento de vários países do mundo. Principalmente na questão econômica e cultural. A Tríplice Entente foi uma aliança militar feita entre o Império Britânico, a França e o Império Russo.

    2 - O final do século XIX e a 1ª década do século XX na Europa, foram marcados por um clima de confiança e otimismo. Os homens da época tinham a sensação de que a Europa teria o domínio definitivo sobre todos os continentes. Porém, por trás dessa aparência de tranqüilidade estavam presentes graves problemas econômicos. E a criação da politica expansionista da Russia.

    3 – Começou a partir da segunda fase da guerra, prometendo apoio econômico aos países europeus. Dando auxilio na guerra com armamentos e alimentos para essas nações em formas de empréstimos financeiros.

    4 – O fato de haver uma grande diversidade de religiões entre as comunidades, faz com que esse seja a principal causa de todos os conflitos.

    5- Era causada pela disputa de ampliação de território e mercado mundial.

    6 – Foi um tratado de paz, assinado por países europeus. Finalizando oficialmente a primeira guerra.

    7 – Disputa principalmente territorial por parte da alemanha, mais baseada também em questoes politicas entre a respectiva alemanha e a Inglaterra.

    8 - Obteve princípios da primeira guerra, e eram os países que não obtiveram sucesso e queriam tomar oq achavam que lhes pertecia.

    ResponderExcluir
  20. Gabriel Dos Santos Mendes[ 3º ano E.M ]29 de janeiro de 2012 22:32

    1- Porque envolveu e atingiu várias potências mundiais e causou muitas consequências devastadoras. E a Tríplice era formada pela França, Rússia e Reino Unido.

    2- Um dos fatores que contribuíram para essa instabilidade foi a corrida imperialista por territórios e mercados, e a criação da politica expansionista da Russia.

    3- A participação do EUA na primeira guera começou a partir da sua segunda fase,e um dos fatores foi também que os EUA foi vender armamentos e alimentos para as nações européia, e também ajudou os países integrantes da Tríplice Entente.

    4- Os principais conflitos atualmente nessa região são por conta de religião e também pela expansão de territórios.

    5- As rivalidades entre Inglaterra, França e Alemanha e a grande disputa pelos territórios foram um dos conflítos.

    6- O Tratado de Versalhes que foi um tratado de paz assinado pelas potências européias que na época acabou oficialmente com a primeira guerra mundial.

    7- Um dos fatores que mais marcaram foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austo-Húngaro. Dentre outros como Conflitos imperialistas.

    8- Na grande diferença étnica cultural e religiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem jovem!!Qualquer dúvida envie recado pelo blog, por e-mail ( isabelaguiar3@yahoo.com.br) ou pergunte em sala de aula, ok?

      Excluir
  21. Ana Rikelly 3°ano E.M29 de janeiro de 2012 22:41

    01- As Rivalidades imperialistas estão entre as principais razões e um conflito que envolveu países de quase todo o mundo. E os países que fazem parte da Tríplice Entente é a Inglaterra que liderava o comércio marítimo; a França que sonhava com a revanche contra os alemães e a Rússia que arrogava o direito de defender e proteger as pequenas nações eslavas.

    02-No início do século as rivalidades entre as potências europeias aumentaram, que foi quando se formou a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança e cada uma defendia seu ponto de vista,sobre os territórios e que melhorava no setor econômico.E também o assassinato de Francisco Ferdinand.

    03-Os EUA mais lucrou com a primeira guerra mundial, era ele que fornecia alimentos e armas para o conflito. Mas no dia 6 de abril de 1917, os EUA declarou guerra contra os alemães, pois eles atacaram as embarcações que iriam fornecer os mantimentos e armas pra Inglaterra.

    04-Em 1914, Francisco Ferdinando e sua mulher foram assassinados em Sarajevo que serviu de pretexto pra começar a primeira guerra mundial e depois da segunda guerra em 1992 a cidade foi cercada pelos sérvios-bósnios e por volta de 2003 a cidade já tinha sido reconstruída.

    05- Conflitos entre vários países de todos os continentes; no início do século XX a rivalidade entre os países cresceram,pois cada país como a Inglaterra,a Alemanha e a França buscavam conservar ou ampliar seu império colonial na África e na Ásia, ocasionando a primeira guerra mundial.

    06-Foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a 1° guerra mundial. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

    07-A rivalidade entre os países da Europa afim de territórios da Ásia e África.

    08-Teve princípios da primeira guerra pois os países que não obtiveram sucesso e queriam de uma certa forma tomar o que era seu, ou o que pensavam ser.

    ResponderExcluir
  22. 1-foi chamada de “Mundial” pois teve o envolvimento de varios paises de todos os continentes. a Tríplice Entente foi uma aliança militar entre o Império Britânico, Império Russo e a França.
    2- o final do século XIX e a 1ª década do século XX na Europa, existia uma grande confiança e aparente tranquilidade pois a Europa acreditava ter total dominio sobre todos os outros continentes porem por tras de tudo haviam grande problemas.
    3-dando auxilio na guerra com armamentos ,alimentos e etc.
    4-por haver grande diversidade de religioes entre comunidades.
    5-por despulta de terras.
    6- foi o tratado que pois um fim da primeira guerra mundial.
    7-dispulta de territorio principalmente porn parte da Alemanha e da Inglaterra
    8-pelos ressentimentos étinico-nacionalista

    ResponderExcluir
  23. Juliana Furtado 3º ano
    01.Porque foi um conflito que envolveu paises de todos os continentes, como Inglaterra, França e Russia.
    02. Uma das principais razoes para a instabilidade forão a rivalidades comerciais ,onde teve consequência humanas e sócio econômicas.
    03.Os EUA ajudou financeiramente e apoiando com alimentos armas e auxiliando os paises da entente economicamente
    04.NÃO SEI
    05.A disputa de mercados mundiais pela nação europeia imperialista como a Inglaterra,Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na Africa e na Asia.
    06.Tratado de paz que pois fim na guerra.
    07.Oposição do imperador Francisco Ferdinando à admissao da Servia no imperio Austro-Hungaro
    08.ressentimento etnicos-nacionalistas e diferenças culturais nos Balcãs.
    Boa Noite jovem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem jovem!!Qualquer dúvida envie recado pelo blog, por e-mail ( isabelaguiar3@yahoo.com.br) ou pergunte em sala de aula, ok?

      Excluir

Respeite as diferenças. Lembre-se: todos são iguais perante a lei. Preconceito é crime. Seja legal.

Respeite as diferenças. Lembre-se: todos são iguais perante a lei. Preconceito é crime. Seja legal.