domingo, 4 de setembro de 2011

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.




Filme " Independência ou Morte" de 1972. 




UMA INDEPENDÊNCIA DIFERENTE








Está chegando o dia  7 de setembro, dia da Independência do Brasil, dia que Dom Pedro I  montado em um alazão próximo às margens do rio Ipiranga e junto de todo seu exército deu o grito de “Independência ou Morte” dando origem ao país soberano que temos hoje. Tudo aconteceu igualzinho ao quadro abaixo:




Essa é a história que todo mundo aprendeu na escola e o quadro acima todo mundo cansou de ver nos livros de história, mas será que aconteceu tudo desse jeito? Há quem diga que não.

A história dos livros didáticos conta o seguinte:

 No final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses. O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o “partido brasileiro”. Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.


MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA

Monumento à Independência


 O Monumento à Independência foi inspirado no famoso quadro de Pedro Américo e realizado pelo italiano Ettore Ximenes, em 1921. O artista fêz uma composição de 131 peças esculpidas em bronze, distribuídas em uma construção de pedra e mármore e foi oficialmente inaugurado em 1922, onde D. Pedro I proclamou a independência do país, em 7 de setembro de 1822.

 No Monumento,em sua cripta está instalada a Capela Imperial, onde repousam os restos mortais de D. PedroI, de sua primeira esposa D. Leopoldina e também de sua segunda esposa Amélia de Leuchtenberg.O Monumento à Independência do Brasil,também pode ser chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria.Localiza-se na cidade de São Paulo, às margens do Riacho do Ipiranga.É parte integrante do conjunto urbanístico do Parque da Independência, onde se encontra também o edifício-monumento erguido em 1890, que hoje abriga o Museu Paulista, além da Casa do Grito.

A PROCLAMAÇÃO 


Em 7 de Setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece”.

Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase “Independência ou Morte!”, rompendo os laços de união política com Portugal.
Culminando o longo processo da emancipação, a 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado Imperador com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na Capital.

Existem versões de que Dom Pedro I montava na verdade uma mula e só deu o grito de independência porque estava de “saco cheio” das pressões que o pai fazia para que ele voltasse para Portugal. Ao contrário do que muitos pensam o processo de independência custou muito caro para Brasil, foi preciso pagar uma multa altíssima a Portugal.

A coisa toda parece não ter sido tão heroica como é contado na maioria dos livros mas como diz o ditado “uma mentira contada várias vezes e por várias pessoas acaba se tornando verdade”.


OPINIÃO


A população em geral se sente distante do processo de mudança política, social e econômica de nosso país. Talvez isso se dê por falta de informação, falta de estudo da História ou algo que o valha. Temos que nos revestir do sentimento de amor a pátria. Fiscalizar o poder público, formar partidos, grupos e comunidades para debater e agir para que a mudança aconteça. Isso deve começar em casa, na escola, no trabalho, em todo lugar. O 7 de Setembro vem para nos fazer refletir sobre isso. Não devemos enxergar essa data como um simples feriado e sim, como uma parada nas críticas destrutivas, que nada contribuem, para repensar nosso país. Isso deve ser feito por todos nós, não devemos delegar poder somente a determinados grupos. Temos que sair de nossa zona de conforto e agir. Vejo por aí tanta gente desiludida com o país, com sentimentos e palavras de derrota. Não devemos nos deixar contaminar por essa corrente de energias ruins e palavras negativas. Isso não resolve o problema. Tenho certeza que a solução existe e só depende de nós encontrá-la. Deixemos a intolerância de lado e vamos dar lugar a uma ação construtiva.


VERDADE OU PIADA?






DOCUMENTÁRIO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO 

BRASIL









TESTE SEUS CONHECIMENTOS JOGANDO AQUI







PARA SABER MAIS

Para saber mais sobre a verdadeira história da independência do Brasil eu vou deixar alguns links que valem a pena a leitura, é bom para formar opinião e ter argumentos para defender ou criticar o assunto. 

73 comentários:

  1. Alunos: Lucas morais nº: 18
    Leonam cesário nº: 17

    07 de setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII. Ainda é muito comum a memória do estudante associar a independência do Brasil ao quadro de Pedro Américo, "O Grito do Ipiranga", que personifica o acontecimento na figura de D. Pedro

    ResponderExcluir
  2. o dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, dia que Dom Pedro I montado em um alazão próximo às margens do rio Ipiranga e junto de todo seu exército deu o grito de “Independência ou Morte” dando origem ao país soberano que temos hoje.
    A coisa toda parece não ter sido tão heroica como é contado na maioria dos livros mas como diz o ditado “uma mentira contada várias vezes e por várias pessoas acaba se tornando verdade”.
    Sempre é bom ter em mãos uns links como estes pois nos acreditamos nos q os livros diz so que a maioria é mentira...
    ainda bem q tem gente que coloca a verdade que é sempre interessante!

    Joyce Maria nº14

    ResponderExcluir
  3. A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira, porem , esse fato vem sendo muito discutido pois a muitas controvercias sobre o assunto ...

    Aluno: Daniel Sousa n° 08

    ResponderExcluir
  4. Márcia Morais. 19
    A independência do Brasil, não aconteceu pela própria vontade do Príncipe.após José Bonifácio, Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses. Logo depois, ao voltar de Santos, no dia 7 de setembro, às margens do riacho Ipiranga ele recebeu duas cartas,juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece”.
    A Independência custou muito caro pra o Brasil, e não foi um ato heroico.

    ResponderExcluir
  5. No dia 7 de setembro, nas margens do Rio Ipiranga, seu exercito gritou "Independência ou Morte". A verdadeira independência do Brasil não aconteceu como os livros, na verdade D.Pedro I não tinha pretensão de causar a Independência isso foi apenas uma questão de momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A independência do Brasil eu já estudei muito e está chegando dia 7 de setembro DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

      Excluir
  6. O de cima e do Guilherme Girão 9 ano

    ResponderExcluir
  7. o dia 7 de setembro é contada até hoje por todos como um ato heroico de D.Pedro.esse acontecimento aconteceu pois D.pedro estava de "saco cheio" das pressões que seu pai fazia para que ele voltasse para Portugal.O processo para a independência custou muito caro para o Brasil,foi preciso pagar uma multa muito alta para Portugal.

    Aluna:Ana Victoria. 9 ano.
    Instituto Frei João Pedro de Sexto.

    ResponderExcluir
  8. A independência no brasil pode não ter sido como os livros dizem e sim pode ter sido um ato para tirar a pressão que dom pedro sofreu de seu pai.

    aluno:Rodrigo Abreu n:27
    serie:9

    ResponderExcluir
  9. Aluna: Mylena Alves da Silva nº24

    Colégio:IFJPS

    A verdadeira História conta que D.Pedro I estava sofrendo de grandes pressões de sua família, para que o Brasil rompe-se com Portugal e o país se tornar independente, Por isso se pronunciou o grito "Independência ou Morte", Ainda Brasil teve que pagar imposto para Portugal.

    ResponderExcluir
  10. A história conta que, voltando de uma viagem a São Paulo, Dom Pedro recebe notícias de Portugal, às margens do riacho Ipiranga. Ele não gosta nem um pouco do que acaba de saber e se convence, finalmente, de que deve se separar da metrópole. Diante dessa certeza, arranca do chapéu as cores de Portugal e, aclamado pelos que o acompanhavam, grita "Independência ou Morte.
    Amanda Monteiro 9 Ano

    ResponderExcluir
  11. Todos pensam que a independência do Brasil não custou nada para nós, ou por quê Don. Pedro I era bom e caridoso, NÃO. A independência do brasil custou muito caro, tivemos que pagar uma multa muito alta para Portugal, e como no texto dis, algumas versões desta história dis que Don. Pedro I, só declarou a independência, pois estava de muito cansado, pela pressão que seu pai fazia, e talves ainda tenha muitas outras coisas a serem descobertas na história da "Independência do Brasil"

    Nome: Eduardo Silva Araújo.
    Nº9.
    9º Ano.
    Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto.

    ResponderExcluir
  12. Guilherme Castro
    n:13 IFJPS
    No dia da indepedencia onde foi armado uns dos maiores circos q o brasil ja viu, no entanto o texto nos mostra a realidade dos fato,Dom Pedro I ,um dos maiores facínora da historia,deu aquele tão aclamado grito de indepedencia, onde ate hoje e visto como herói, sabemos q isso nao e verdade pq ele foi precionado por todos pra q tornace o Brasil dependente

    ResponderExcluir
  13. D.Pedro I nas margens do rio Ipiranga, junto com o seu exercito, montado em seu alazão deu o seu famoso grito "independencia ou morte". mais na verdade o que ancoteceu foi:
    D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece”.
    Existem versões de que Dom Pedro I montava na verdade uma mula e só deu o grito de independência porque estava de “saco cheio” das pressões que o pai fazia para que ele voltasse para Portugal.
    Aluno Lucas Morais
    Nº: 18

    ResponderExcluir
  14. No dia 07 de setembro , foi proclamada a independência do Brasil, enquanto processo histórico, desenhou-se muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais às margens do rio Ipiranga. De fato, para entendermos como o Brasil se tornou uma nação independente, devemos perceber como as transformações políticas, econômicas e sociais inauguradas com a chegada da família da Corte Lusitana ao país abriram espaço para a possibilidade da independência , mas na minha opinião esse fato segue com muitas duvidas .

    Aluno : Mateus Melo n°21
    9°ano - IFJPS

    ResponderExcluir
  15. Amaysle Lima - 4º

    Eu acredito, que existem formas diferentes de contar essa historia, a primeira mostra Dom Pedor I como um herói, que liberta toda a população brasileira das pressões sofridas através de outros países; Já a segunda, mostra o oposto, porquê é como se Dom Pedro I precisasse se libertar de mais uma das reclamações de seu pai, sem se quer pensar nos retornas que está ação traria ao país. Enfim eu acredito que aconteceu um pouco das duas coisas, acho que grande parte desta escolha mal pensada foi porquê o 'principezinho' não soube como lidar com as cobranças de seu pai.

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião, Dom pedro só proclamou a república por interesses própios e porque estava recebendo muita pressão de seu pai e de ser país. Nem todo mundo sabe a verdadeira história. Não há provas realmente concretas de que tudo isso aconteceu. Mas como foi dito: uma mentira de tanto ser dita por várias pessoas e de ser estudada e etc, acaba virando uma verdade.
    Mirella Veríssimo. 9° ano :D

    ResponderExcluir
  17. Raphael Carvalho. 9°
    n:25 I.F.J.P.S

    Eu acho que Dom Pedro fez certo pois se não fosse ele o nosso país não era tão grande assim como é hoje.
    Ele foi o homem do Brasil o único que queria só o bem do nosso país, essas mentiras que viraram verdade eu não gosto pois ele foi um homem muito corajoso em enfrentar seu próprio pai ao dizer que o Brasil é um país independente e brigar por isso!

    ResponderExcluir
  18. João Batista 7° ano6 de setembro de 2011 às 15:07

    Na minha opinião, se não fosse por Dom Pedro, o Brasil não seria o que é hoje. Pois se não fosse ele e o seu famoso grito "Independência ou morte" quem sabe o que o nosso querido e amado Brasil seria nos dias de hoje? Por isso que eu considero Dom Pedro o nosso "Homem da pátria brasileira", ele foi o único a desejar o bem da nossa pátria amada. Ele foi o único que quis que o nosso país fosse independente como os outros. Na minha opinião, Dom Pedro não disse "Independência ou morte" só por que estava de saco cheio, mas sim pois ele queria o bem da nossa pátria. E por isso eu o admiro muito. Viva a independência do Brasil!

    Escola: I.F.J.P.S.
    Nome: João Batista de Freitas Filho
    N°: 18 Série: 7° ano

    ResponderExcluir
  19. Gabriel Lucas 7° Ano6 de setembro de 2011 às 15:39

    A história da Independência do Brasil é um fato bem marcante na história de nosso país. Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX.
    Há várias versões de ser contada a história da Independência do Brasil uma delas é que Dom Pedro estava passando por um momento difícil de muita pressão de sua família principalmente de seu pai então ele rompeu o laço com Portugal e deu seu grito: "Independência ou morte".Mas isso custou um preço muito caro Brasil teve que pagar uma multa a portugal.
    Outra versão é que no dia 7 de Setembro dia da Independência do Brasil, dia que Dom Pedro I montado em um alazão próximo às margens do rio Ipiranga e junto ao seu exército deu o grito de “Independência ou Morte” e nosso país ficou um País Soberano um país firme.
    O Brasil é o que é hoje graças a Dom Pedro é hoje um país livre.No Brasil existe ainda hoje a Miséria,Desigualdade social,corrupção e etc.Se todos lutarem pelo Brasil conseguiremos fazer toda a diferença e que ele tenha cada vez mais progressos tanto nos fatores políticos como nos fatores econômicos.O Brasil já é vitorioso ele evoluiu muito e por isso é o que é hoje. Viva o Brasil!!

    Escola: I.F.J.P.S.
    Nome: Gabriel Lucas da Silva Simão
    N°:11 Série: 7° ano

    ResponderExcluir
  20. Gabriel Lucas 7° Ano6 de setembro de 2011 às 15:46

    A história da Independência do Brasil é um fato bem marcante na história de nosso país. Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX.

    Há várias versões de ser contada a história da Independência do Brasil uma delas é que Dom Pedro estava passando por um momento difícil de muita pressão de sua família principalmente de seu pai então ele rompeu o laço com Portugal e deu seu grito: "Independência ou morte".Mas isso custou um preço muito caro Brasil teve que pagar uma multa a portugal.

    Outra versão é que no dia 7 de Setembro dia da Independência do Brasil, dia que Dom Pedro I montado em um alazão próximo às margens do rio Ipiranga e junto ao seu exército deu o grito de “Independência ou Morte” e nosso país ficou um País Soberano um país firme.

    O Brasil é o que é hoje graças a Dom Pedro é hoje um país livre.No Brasil existe ainda hoje a Miséria,Desigualdade social,corrupção e etc.Se todos lutarem pelo Brasil conseguiremos fazer toda a diferença e que ele tenha cada vez mais progressos tanto nos fatores políticos como nos fatores econômicos.O Brasil já é vitorioso ele evoluiu muito e por isso é o que é hoje. Viva o Brasil!!


    Escola: I.F.J.P.S.
    Nome: Gabriel Lucas da Silva Simão
    N°:11 Série: 7° ano

    ResponderExcluir
  21. O dia de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe-regente D. Pedro de Alcântara bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.nome:Luis Gustavo;N:23;I.F.J.P.S

    ResponderExcluir
  22. Gabriel Lucas 7° Ano6 de setembro de 2011 às 17:53

    A história da Independência do Brasil é um fato bem marcante na história de nosso país. Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX.

    Há várias versões de ser contada a história da Independência do Brasil uma delas é que Dom Pedro estava passando por um momento difícil de muita pressão de sua família principalmente de seu pai então ele rompeu o laço com Portugal e deu seu grito: "Independência ou morte".Mas isso custou um preço muito caro para o Brasil, teve que pagar uma multa altíssima a portugal.

    Outra versão é que no dia 7 de Setembro foi o dia em que Dom Pedro I montado em um alazão próximo às margens do rio Ipiranga e junto ao seu exército deu o grito de “Independência ou Morte” e nosso país ficou um País Soberano, um país firme.

    O Brasil é o que é hoje graças a Dom Pedro é hoje um país livre.Mas, no Brasil ainda existe a Miséria,Desigualdade social,corrupção e etc.A solução seria que todos lutassem pelo nosso Brasil e assim conseguiremos fazer toda a diferença e que ele tenha cada vez mais progressos tanto nos fatores políticos como nos fatores econômicos.O Brasil já é vitorioso ele evoluiu muito e por isso é o que é hoje. Viva o Brasil!!


    Escola: I.F.J.P.S.
    Nome: Gabriel Lucas da Silva Simão
    N°:11 Série: 7° ano

    ResponderExcluir
  23. No dia 7 de SetembroA história da Independência do Brasil ficou um fato muito marcante na história de nosso país.Pois foi o dia em que Dom Pedro I deu o grito que hoje e muito famoso.Mais qual foi esse grito,e porque ele deu?
    O grito foi:"Independência ou morte".Ele deu esse grito foi por causa que ele passou por muitos conflitos com a sua familia,principalmente com seu pai.Com isso ele deu o Grito :"Independência ou morte"
    Mais para mim graças a goragem de Dom Pedro I o brasil e o que e hoje.
    Nome:Guilherme Vitor 7°ano,
    Escola: I.F.J.P.S.

    ResponderExcluir
  24. No dia 7 de setembro , o dia da independência do Brasil , foi o dia em que Dom Pedro I montava em uma mula e só deu o grito de independência por causa das pressões que o pai fazia para que ele voltasse para Portugal.Isso é o que algumas pessoas dizem.Outras dizem que ele estava montado em um alazão , nas margens do Rio Ipiranga e Junto de todo o seu exército.Ainda não sabemos qual história é a verídica.Mas a mais conhecida são as que hoje , têm em livros didáticos .
    Em 12 de outubro de 1822, o Príncipe ficou sendo o Imperador com o título de D. Pedro I, e foi coroado em 1 de dezembro na Capital.
    Aluna: Emilly Maria n°:08
    série: 7° ano .
    escola: IFJPS.

    ResponderExcluir
  25. *Thaynnah Ferreira da Silva, n° 28
    *IFJPS 9°ANO
    Independência do Brasil foi o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe-regente D. Pedro I bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!".

    ResponderExcluir
  26. leonam cesario munero:177 de setembro de 2011 às 13:45

    Sertos livros didaticos dizem :

    Está chegando o dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, dia que Dom Pedro I montado em um alazão próximo às margens do rio Ipiranga e junto de todo seu exército deu o grito de “Independência ou Morte” dando origem ao país soberano que temos hoje.

    Mas ninguen sabe o que aconteceu de verdade,a verdade e nada alem da verdade e que :

    Que Dom Pedro I montava na verdade uma mula e só deu o grito de independência porque estava de “saco cheio” das pressões que o pai fazia para que ele voltasse para Portugal.

    ResponderExcluir
  27. francisco igor nº10 7°ano7 de setembro de 2011 às 14:01

    O dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, dia que Dom Pedro I montado em um alazão próximo às margens do rio Ipiranga e junto de todo seu exército deu o grito de “Independência ou Morte” dando origem ao país soberano que temos hoje.A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.Em 12 de outubro de 1822, o Príncipe ficou sendo o Imperador com o título de D.Pedro I, e foi coroado em 1 de dezembro na Capital.

    ResponderExcluir
  28. O dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, dia que Dom Pedro I montado em um cavalo próximo às margens do rio Ipiranga e junto de todo seu exército deu o grito de “Independência ou Morte” dando origem ao país temos hoje.A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.Em 12 de outubro de 1822, o Príncipe ficou sendo o Imperador com o título de D.Pedro I, e foi coroado em 1 de dezembro na Capital.
    Marcelo Morais Nº 27
    IFJPS

    ResponderExcluir
  29. Escola: Instituto Frei João Pedro De Sexto
    Nome: Anthony Kairo Silva
    Data:08/09/2011
    A Independência
    O dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, dia que Dom Pedro I montado em um alazão próximo às margens do rio Ipiranga e junto de todo seu exército deu o grito de “Independência ou Morte” dando origem ao país soberano que temos hoje.
    No final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses. O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o “partido brasileiro”. Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.
    Conclusão
    Dom Pedro com todos seus homens ele invadiu todas as terras com os cavalos para nenhuma pessoa reagir, com isso ele disse: "Vida ou morte".As historias de Dom Pedro estão em vários livros de historias conclua lendo eles!

    Professora: Isabel Aguiar

    ResponderExcluir
  30. A Verdadeira História da Independência do Brasil: Versões que tentam contar como ocorreu o Processo de Independência

    1º Versão: Segundo alguns historiadores, Dom Pedro I jamais proferiu a famosa frase: “Independência ou Morte!”. Ela foi criada posteriormente pelo próprio Dom Pedro que estava criando uma reputação e a frase talvez fosse proveniente da fértil imaginação do pintor Pedro Américo. Outros historiadores dizem que há divergências em relação ao dia da Independência. Outras datas consideradas historiograficamente para a Independência, embora menos populares, são: a data da coroação do Imperador (1 de Dezembro de 1822) ou mesmo a do reconhecimento da Independência por Portugal e pela Grã-Bretanha (29 de agosto de 1825).
    2º Versão: Alguns historiadores dizem que o retrato da Independência de Pedro Américo (O Grito do Ipiranga), é na verdade controverso. Alguns estudiosos afirmam que a Independência não aconteceu como retratada. Segundo eles, Dom Pedro I no Dia 7 de Setembro sofria de fortes dores intestinais ou mesmo de disenteria, e voltava de uma viagem montado, não em um belo corcel, mas em uma mula. Segundo alguns, Dom Pedro ao receber a Carta da Coroa Portuguesa, jogou-a no chão e a pisoteou. E a famosa frase: “Independência ou Morte!”, nunca foi dita, segundo uma testemunha ocular Belchior. O grito do Ipiranga foi uma construção do próprio Imperador.

    Minha visão crítica sobre o assunto:

    Pudemos perceber que a Independência do Brasil, como escrita nos livros didáticos, pode ter tido divergências, e pode ter sido contada de forma incorreta. Em minha opinião, Belchior (a testemunha ocular), realmente relatou a “verdadeira história da Independência do Brasil”, já que muitos historiadores acreditam nessa versão. Porém certamente, ninguém poderá afirmar realmente como ocorreu a Independência, já que muito, ainda deve ser aprofundado em relação a esse assunto, e relatos devem ser revistos. Quem sabe uma ou duas dessas versões estejam corretas. E quem sabe Dom Pedro I, realmente elaborou a história da Independência brasileira, que foi ainda mais enfatizada pela pintura feita por Pedro Américo: O Grito do Ipiranga.
    Eu acho que a Independência é um assunto complexo de se abordar, e merece receber a máxima atenção por parte dos historiadores, já que todas as pessoas, que vivem no Brasil, precisam realmente saber a história do país de forma correta, para que a nação possa fazer um futuro melhor. As pessoas que sabem a história são as mais preparadas para “criar” um futuro para a nação.
    Então, devemos sempre teorizar sobre a Independência, desde que façamos isso analisando os fatos históricos. Só uma análise, mais bem aprofundada poderá realmente revelar como foi a Independência brasileira.
    Por enquanto devemos nos basear em tudo que já foi comprovado para podermos realmente afirmar que acreditamos em uma ou outra versão.

    Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome: José Guilherme Costa Gonçalves
    Série: 8º Ano
    Nº: 15
    Professora: Isabel Aguiar

    ResponderExcluir
  31. no dia 7 de setembro nos comemoramos a independencia do Brasil. e foi neste dia que o brasil diz-se independente,mas estou aqui para falar sobre a verdadeira historia da independencia do brasil bom todos os livros que formos le deve se uma so mas e so voce aprofundar mas a sua historia q as diferenças acontecem ai e logico que as duvidas iraõ ocorrer por isso procure sempre a verdade sobre isso pois e um dos fatos mas importantes do nosso país por isso IMFORME-SE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. a real historia da independencia é beem diferente da contada nos livros e o que a maioria das pessoas pensava ser um ato heroico de D. Pedro era apenas pressão e a tal independencia seria a dele e não a de todo pais ou seja o heroi era apenas um egoista e o pais era so mais um pedaço de terra que ele estava a ocupar pra não voltar para Portugal .
    ellen pontes n°11 6°ano IFJPS

    ResponderExcluir
  33. Foi em 7 de setembro de 1822 em que D. Pedro I em que ocorreu o chamado Grito do Ipiranga.D. Pedro I Gritou ''Independência ou Morte''as margens do riacho Ipiranga.D. Pedro I recebeu uma certa de seu pai que ordenava que el voltasse para Portugal para se submeter ao rei e às Cortes. Também recebeu outras cartas uma dela a de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal.Foi a partir dessa carta de José Bonifácio,ele gritou ''Independência ou Morte,rompendo os laços de união política com Portugal.7 de Setembro dia da Independência do Brasil.

    Aluna:Gabriela Fernandes nº12
    Escola:Inst.Frei João Pedro de Sexto
    Serie:7ºano

    ResponderExcluir
  34. Carlos Cândido / nº 5 / colégio : IFJPD8 de setembro de 2011 às 15:49

    Em 7 de Setembro, Dom Pedro I chega ao Brasil, dando o grito independência ou morte e tudo ocorre bem... Talvez não tenha acontecido o que todos pensão que são. Existe versões que dizem que D.Pedro I, não estava montado em um lindo cavalo e disse : Independência ou morte e tudo ocorreu lindo e maravilhoso no Brasil e que hoje estamos aqui ! Essas versões dizem que Dom Pedro I estava em uma mula e que gritou Independência ou morte porque já estava com raiva de seu pai ficar o tempo todo pedindo para que ele voltasse para sua terra natal(Portugal). Para o Brasil ser livre como qual quer outro não foi barato ou de graça, ao contrario teve um custo muito alto para Portugal !

    ResponderExcluir
  35. Catarina Maria 7º ano8 de setembro de 2011 às 16:24

    O dia 7 de setembro e importante porque foi o dia em que Dom Pedro I as margens do rio Ipiranga deu o grito da independência varias historias são contadas uma delas e que Dom Pedro I teria recebido uma carta de seu pai lhe dando ordens de que voltasse a Portugal e que juntas vieram outras duas cartas uma de Jose Bonifacio que dizia que Dom Pedro deveria romper com Portugal e outra de Maria Leopoldina apoiando a decisão do ministro e o advertindo. Outra que ele já estava cansado das ordens de seu pai para que ele voltasse para Portugal. Em fim varias outras historias são contadas pelo povo mas o que podemos afirmar e que graças a Dom Pedro I nosso Brasil e um pais livre apesar da violência,a fome,a pobreza extrema,miséria e etc. mas o Brasil esta melhorando e vai conseguir mudar essa situação
    Nome: Catarina Maria/Serie:7ºAno
    Nº: 6/IFJPS

    ResponderExcluir
  36. Existem várias versões que contam como foi a independência do Brasil. A mais famosa é que D. Pedro estava às margens do rio Ipiranga e por vontade própria declarou o país independente de Portugal. Mas a maioria dos historiadores dizem que ele estava às margens do rio Ipiranga e recebeu três cartas: uma de José Bonifácio, que o aconselhava a romper os laços com Portugal e tornando o Brasil independente, pois se ele acatasse a decisão do conselho de Portugal seria visto com vergonha, então era melhor romper os laços. A segunda era de seu pai, pedindo para que ele voltasse a Portugal pernte às pressões sofridas. A terceira era de sua esposa, Maria Leopoldina, lhe aconselhava: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece". E com isso declarou indepedência ao Brasil. Há ainda outra versão, que diz que D. Pedro estava montado em em um animal de pequeno porte e com dor de barriga na hora em que proclamou a independência do Brasil.

    Ana Carolina Vieira Mesquita.
    Instituto Frei João Pedro de Sexto.
    8° ano.
    n°: 2.

    ResponderExcluir
  37. Hoje em dia se conta muitas versões sobre a independência do Brasil, mas a mais aceitável é a dos livros didáticos, como no texto amostrado acima. Na minha opinião, não importa se ele estava em cima de uma cavalo ou não e se estava de “Saco Cheio” de seu pai, o que importa é que ele proclamou a Independência do Brasil e estamos satisfeitos com isso, pois hoje somos uma país rico em cultura. Além de que D. Pedro I fez uma ótima escolha, preferiu proclamar a independência do que voltar a Portugal com as mãos abanando e ainda foi aclamado no Brasil como Imperador.

    Nome: José Victor Abreu Penha
    N°: 16
    Série: 8° ano
    Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  38. NO DIA 7 DE SETEMBRO,E UM DOS FERIADOS MAS IMPORTANTES POIS ELE BOTA EM FIM A DEPENDENCIA DO BRASIL COM OUTROS PAISES QUE ERAM LIGADOS A ELE MAS SO RESTA SABER SE ISSO VALEU A PENA.MAS ESTAMOS PARA SABER SE TODA ESSA HISTORA E REALMENTE VERDADEIRA NOS LIVROS SEMPRE MOSTRAR SEMPRE A MESMA COISA MAS SE APROFUNDADAR OS NOSSOS CONHECIMENTOS NOS SABEREMOS SOBRE MAS COISAS IMPORTANTES.MAS COMO SABER SE TODAS ESSAS INFORMAÇOES ESTÃO CERTAS? E SEMPRE CONFIRMAR NOS SEUS PROFESSORES POIS ELES DEVEM TER UMA IDEIA QUAL FOI O REAL FATO HISTORICO. NOME: ANA CAROLINA RODRIGUES LIMA
    ESCOLA: I.F.J.P.S.
    SERIE: 8°ANO
    N°: 01

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. A independência do Brasil foi um fato importante para nosso país,que garantiu sua separação e independência do Reino de Portugal.Este fato se deu na data de 07 de Setembro de 1822,às margens do Rio Ipiranga,situado na cidade de São Paulo.Porém,sobre este mesmo fato,há muitas versões,e devido a isso,muitas dúvidas.Por exemplo,alguns acreditam que Dom Pedro I só proclamou a “Independência ou Morte “ brasileira porque o Sistema Colonial estava em crise,e não apenas por querer ser independente,livre de Portugal,além de o mesmo não querer voltar para Portugal,como ordenava certa carta enviada por seu pai. Alguns fatos não conhecidos por nós – 1º A independência não modificou em nada nossa estrutura colonial,apenas nos separou de Portugal; 2º Custou muito caro para o Brasil separar-se de Portugal.Enfim,para compreendermos bem um certo fato,é necessário buscar informações sobre ele,procurando cada vez mais juntar conhecimento.Uma simples observação: Importa sim a versão correta,deste fato que foi e é tão importante para nossa história;Mas o que mais importa mesmo é o carinho e o respeito que sentimos por esta pátria tão querida e amada,que embora desgastada as vezes,tende a caminhar para a frente,evoluindo cada vez mais,assim como seus habitantes.

    Nome: Marília Abreu de Lima,nº 28
    Série : 7º Ano
    I.F.J.P.S

    ResponderExcluir
  41. Henrique G@briel Albuquerque-IFJPS-7ºano

    No dia 7 de Setembro,comemoramos um grande marco da história brasileira,o dia em que foi anunciado "Independência ou Morte",o famoso grito de Dom Pedro I que caracterizou o nosso país até os dias atuais.

    -Tomara que tenha gostado do comentário,JOVEM!

    ResponderExcluir
  42. Lara Fernanda n17 8ano
    Instituto Frei Joao Pedro de Sexto


    No dia 7 de setembro ,comemoramos o dia da independëncia do BRASIL.A qual nao era pra ser tao comemorativa assim , pois o fato da independencia do nosso pais , foi apenas interesse de Portugal em nossas terras.
    Dom pedro I as margens do rio Ipiranga , ao receber uma carta de sua esposa e outra de José Bonifácio , que lhe insentivavam a decretar a independencia do Brasil , para que o mesmo podesse voltar a portugal.
    Dentre todas essas afirmativas podemos perceber que essa data nao é de independencia, pois o Brasil mesmo depois de decretada a "independencia" continuou e ainda continua dependente de outras paises por conta de nossa economia.

    ResponderExcluir
  43. Há varias histórias de como foi a independência do brasil,a que todos conhecem é que o príncipe Dom pedro ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga,recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal.Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a frase “Independência ou Morte!”, rompendo os laços de união política com Portugal.Existem versões de que Dom Pedro I montava na verdade uma mula e só deu o grito de independência porque estava de “saco cheio” das pressões que o pai fazia para que ele voltasse para Portugal,mas foi preciso pagar uma multa altíssima a Portugal.
    André Luiz 6°ano nº:03 escola:I.F.J.P.S

    ResponderExcluir
  44. nome:Rebeca de Lima Souza n°:30
    escola:IFJPS

    É um fato histórico que marca o fim do domínio português e a autonomia politica.Antes disso muitas pessoas morreram em busca desse ideal.Posso citar o caso mais conhecido:Tiradentes,que foi executado pela coroa portuguesa,durante a inconfidência mineira.Depois do dia do Fico D.Pedro tomou uma série de medidas que não agradou a metrópole ,pois preparavam o caminho para a independência.D.Pedro convocou a marinha da guerra e obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino.Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.

    ResponderExcluir
  45. Versoes sobre a independencia do Brasil
    1-
    Há controvérsia sobre a famosa frase "Independência ou morte", que
    teria sido dita por d. Pedro I, por volta das quatro horas da tarde do dia 7 de setembro de 1822, às margens do Ipiranga.
    Pelo menos segundo uma testemunha ocular da cena, o padre Belchior Pinheiro de Oliveira, o primeiro imperador do Brasil jamais a proferiu, e, na sua versão, o episódio foi muito menos glamuroso do que registrou a história oficial.
    Na ocasião d. Pedro voltava de São Paulo para a corte montado numa mula - e não no garboso corcel do quadro de Pedro Américo -, sofrendo com os desagradáveis efeitos de uma indigestão. De fato, segundo o padre, o então príncipe regente "vinha de quebrar o corpo à margem do riacho do Ipiranga, agoniado por uma disenteria, com dores, que apanhara em Santos", quando recebeu a correspondência vinda de Lisboa com exigências para ele inaceitáveis. Ao tomar ciência do conteúdo, atirou os papéis no chão e os pisoteou.
    Depois recompôs a farda e dirigiu-se lentamente à estrada onde estacionara sua comitiva. Parou repentinamente e disse a Belchior: "Nada mais quero do governo português e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal!" Arrancou então o laço azul e branco do seu chapéu, que simbolizava o governo português, e jogou-o fora, dizendo em seguida: "Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil."
    2-
    É esta a versão do padre Belchior, mas não a única. O dístico "independência ou morte" teria sido criado depois do episódio. Já chamado de "rei do Brasil", d. Pedro mandou gravá-lo em ouro e o exibia no braço, preso a uma fita verde-amarela, transformando-o assim no lema do novo Império.

    Em minha opiniao o Brasil ainda hoje nao e um pais totalmente independente pois ainda dependemos muito de outros paises principalmente em relacao a economia.

    Rosely Souza Felix
    28
    8*ano
    Instituto Frei Joao Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  46. Minha visão crítica sobre nossa independência é que realmente a história de Belchior é a verdadeira, pois é a mais complexa e irreverente, onde fala que Em 7 de Setembro de 1822, o príncipe regente D.Pedro, irritado com as exigências da corte que queria a retornação para Portugal, declarou oficialmente a separação política da colônia que governava em relação à sua metrópole, estava proclamada a independência do Brasil com a tal "Independência ou morte", então com isso relativamente nos passa uma real ou hipotética representativa história sobre o ato de nosso país independente, e após de nossa independência houve a coroação de D.Pedro como imperador do Brasil e a coroa portuguesa nos indenizou com 2 milhões de libras, além de manifestações revoltadas.

    Gabriel Costa'
    SÉRIE:8°ANO
    N°:10
    IFJPS

    ResponderExcluir
  47. Matheus Cordeiro Façanha N°23
    8°Ano IFJPS

    Na ocasião d. Pedro voltava de São Paulo para a corte montado numa mula - e não no garboso corcel do quadro de Pedro Américo -, sofrendo com os desagradáveis efeitos de uma indigestão. De fato, segundo o padre, o então príncipe regente "vinha de quebrar o corpo à margem do riacho do Ipiranga, agoniado por uma disenteria, com dores, que apanhara em Santos", quando recebeu a correspondência vinda de Lisboa com exigências para ele inaceitáveis
    Em 7 de Setembro de 1822, o príncipe regente D.Pedro, irritado com as exigências da corte que queria a retornação para Portugal, declarou oficialmente a separação política da colônia que governava em relação à sua metrópole, estava proclamada a independência do Brasil com a tal "Independência ou morte",.

    ResponderExcluir
  48. Bem, eu nunca pensei que a história da independência do Brasil tivesse tantas distorções,principalmente pelo fato do Brasil, de depois de tantos anos sendo uma colônia portuguesa o Brasil ainda teve que pagar uma muta altíssima para se separar dele. Na minha opinião os livros de história normais escondem esses fatos porque na época em que os primeiros foram escritos Portugal ainda tinha alguma influência sobre o Brasil.Mas história é história,e se realmente aconteceu todos os livros deviam ter essas informações.
    NOME:VINÍCIUS DE SOUZA LIMA Nº:26 6º.

    ResponderExcluir
  49. Minha visão critica é que D.Pedro deslocou-se a provincia para acabar com a rebelião que estava acontecendo por lá.Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural,á qual convinha a solução monárquica para a independencia.Em 7 de Setembro,ao voltar de Santos,parado as margens do rio Ipiranga,D.Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse a portugal se submetendo ao rei e as cortes.Ainda teve a versão de Belchior mais não a única pois havia bastante gente que discordava dessa maneira a independencia de nosso país.Mais em relação a minha visão critíca é que não podemos comemorar uma grande data como 7 de setembro,porque nos dias de hoje o brasil ainda não tem uma total liberdade como era pra ter, mais um país muito rico e bem desenvolvido. E essa independencia foi muito marcante para todos nós.

    NOME: Antonio Everson Da Silva.
    SÉRIE:8ano.
    N:05.
    IFJPS.

    ResponderExcluir
  50. Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe-regente no Brasil, D. Pedro de Alcântara de Bragança, também príncipe real do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves, bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
    Mais existem fatos dizendo que d.pedro estava com suas amantes em uma casa ai ele recebeu 2 cartas para proclama a independecia


    Nome: Luiz Claudio de OLiveira junior ,nº 24
    Série : 7º Ano
    I.F.J.P.S

    8 de setembro de 2011 17:20

    ResponderExcluir
  51. Minha visão critica sobre o assunto, é que a verdadeira versão, é a que diz que a independencia foi realmente proclamada em 7 de setembro de 1822, as margens do rio ipiranga e que Dom Pedro I, proclamou a famosa frase: "independencia ou morte" a pedido de seu pai Dom Pedro I.

    Nome:Mariana Costa Nº: 21
    8º ano

    ResponderExcluir
  52. Felipe Cosme Martins 6º ano11 de setembro de 2011 às 12:11

    Gostei bastante das supostas causas da independência brasileira. A que mais me agradou foi quando disseram que Dom Pedro I veio ao brasil para visitar sua amante.
    Outra coisa interessantemente foi saber que Dom Pedro quis a independência porque estava de saco cheio das pressões de Portugal
    beijjjjsssss!【ツ】

    ResponderExcluir
  53. O comentario do dia`8 de setembro de 2011, as 19.24 esta incorreto segue o correto a seguir.
    Rosely Souza Felix.

    ResponderExcluir
  54. Minha visao critica coloca em destaque a verdadeira historia da proclamacao da independencia do Brasil, pois como se pode observar no inicio do texto ,muitos de nos alunos conheciamos a historia contada na maioria dos livros de historia,que Dom Pedro I montado em um cavalo proclamou a independencia do Brasil,mas no real tudo deveu-se apenas a uma carta que o pai de Dom Pedro I e a esposa mandaram para ele pedindo que ele volta-se para Portugal e que proclama-se a independencia do Brasil.Mas enfim o comum e que a mesma frase foi dita e que o dia foi igual,7 de setembro.

    Rosely Souza Felix
    8*ANO
    28
    Instituto Frei Joao Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  55. Blog do Professor Tim7 de setembro de 2012 às 17:33

    Blog da Professora Isabel Aguiar é o mais nacionalista e patriótico. Excelente para lutar na NET pela verdadeira independência do Brasil. Crítico e essencial para a democracia e a cidadania brasileiras.

    ResponderExcluir
  56. o dia 7 de setembro de 1822 foi um dia muito marcante.porque d.pedro proclamou a independencia em sao paulo e ouve muta festa-sem detalhes-,mas nao mudou nada porque os escravos continuaram escravos,etc.ele so fez isso por causa que todos os brasileiros dos ricos aos pobres queriam a independencia de portugual,mas quaze que nao acontecia isso porque a princesa regente mandou uma carta para d.pedro de d.pedro vi o rei dizendo para voltar.e se nao quesse-se voltar perderia a riquesa,o trono e seria um principe pouco poderoso.mas tem muito mais isso so e um resumu.thau.

    ResponderExcluir
  57. Nossa uma linda história a do Brasil, nem tanto.

    ResponderExcluir
  58. bem estas versões não levam em conta o que estava acontecendo na america latina naquele momento, e por tudo e tão heróico e retumbante,ninguem faz menção a outras independecias de outras nações que estavam ocorrendo,e que tudo era uma farsa pra que portugal,e pedro I, não perdessem o controle sobre o país,lembro-me de ter escutado em alguma aula de historia que jose bonifacio, acoselha a dom Pedro I,que faça a independecia antes que alguns aventureiros o fisse, seria estes simon bolivar e sam martin,com apoio britanico,num golpe dom pedro frustra os ideiais sul americanos, dando ele mesmo a independecia do brasil, mantendo o brasil sobre um controle indireto de portugal,pois logo depois dom perdo se tornaria imperador do reino portugues com d. Pedro IV ,o resto e floreado para justificar a independecia com se conta....

    ResponderExcluir
  59. pra min isso tudo é uma chatisse

    ResponderExcluir
  60. Dom Pedro estava "obrando" às margens do riacho do Ipiranga quando recebeu um telegrama o notificando da independência do Brasil. Pelo seu histórico de alcoolismo, o príncipe regente estava bêbado neste momento, e se levantou como que para zombar de Portugal, dizendo a famosa frase "Independência ou morte". Até onde estudei, essa seria a verdadeira independência do Brasil. É triste ver que nossa nação vem cultuando uma célebre independência que não passa de uma mentira que mancha a história de nosso país.

    ResponderExcluir
  61. eu nao acho ke essa seja a verdadeira historia por traz da independencia do brasil...
    por que dom joao nunca iria manda tropas do exercito portugues para lutar contra as ropas do exercito brasileiro que estava com dom pedro

    ResponderExcluir
  62. Poxa...que legal esse site!! parabéns pela iniciativa!! O site me ajudou bastante!!

    ResponderExcluir
  63. Professora o texto fala sobre outras visões sobre a independência mas os links levam somente à história tradicional. Tem alguma outra sugestão?

    ResponderExcluir
  64. nossa ete sate ma ajudou muitoooo!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado por -me abrir a memoria sobre a falso acontecimento.de D. PEDRO I

      Excluir
  65. mim ajudaram muitooooooooo

    ResponderExcluir
  66. q bom q eu tenho vcs muito obrigado ajudaram mais ou menos...!!!

    ResponderExcluir
  67. A nossa independência foi FALSA!Foi toda combinada,D João VI dizia para o filho fazer a independencia,senão o povo faria,e Portugal não mandaria em mais nada,D Pedro seria deposto,D.Pedro não passava de um mentiroso,arrogante,que se fingia de amigo do povo,fez a ''INDEPENDENCIA",para continuar a mandar aqui,ele mandou uma pessoa reescrever toda Historia do brasil,para esconder todos os podres que ele e muitos outros fizeram,mas um dia a verdade virá a tona e todos saberão da verdade.

    ResponderExcluir
  68. Mama mia,
    Quanta mentiras ensinam na escola, eu como professora primária, sem faculdade nunca acreditei, mas tínhamos que fazer o que mandavam, mas trancava a porta e ensinava a verdadeira história da independência do Brasil foi comprada por muitas libras esterlinas como indenização para Portugal e o Brasil não tinha dinheiro e foi emprestar da Inglaterra, foi daí que o Brasil acostumou ficar devendo para os outros países.

    ResponderExcluir
  69. Prof. vc descreve muito bem o sentimento que eu tenho. De que não existe pátria porra nenhuma. É rídiculo o que passo nos trabalhos que já realizei, um horda de imbecis e acomodados, "deitados eternamente em berço esplêndido me chefia".
    Estadistas kkkkk. Tem uma entrevista do JK 1975 no Youtube, em que ele se refere as populações que habitavam o cerrado antes de construir Brasília como: "poucos índios perdidos na floresta amazônica". Como minha família tem origens ali, fica de cara óbvio o desprezo do colonizador JK pelo colonizado. E mais o desprezo pelo próprio território colonizado quando confunde planalto central com planície amazônica.
    É esse é tido como um grande estadista. Aliás, como não há heroísmo nenhum em D. Pedro, não há estadistas em Vargas ou JK. Apenas representam a seu tempo a elite "deitada eternamente em berço esplêndido". O que falar então dos militares e seu aliado Sarney, Collor, FHC, Lula, Aécio kkkkk.
    Infelizmente, todos eles tem em comum o fato, de apoiado por uma mídia "deitada....", como o autor do quadro da "independência", apropriarem-se de valores verdadeiros para construir uma farsa. Farsa onde uma elite indolente e acomodada composta por congressistas, partidos, governantes, judiciário, mídia, para continuar "deitada..." têm que explorar desumanamente a população. Uma forma de vagabundos, acomodados, ladrões e assassinos que se intitulam "destaques do país" continuarem a sugar todos os nossos esforços.
    Partidos políticos que são verdadeiros currais, onde só sai candidato os comprometidos com os "destaques do país", finalmente vem "legitimar" uma nação "independente e democrática".

    ResponderExcluir
  70. Parabéns pela iniciativa, professora. Êxito em sua jornada!

    ResponderExcluir